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São Paulo: Bilhete Único Estudante 2011 – Como solicitar e renovar

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Bilhete Único
O Bilhete Único é um cartão exclusivo que facilita o pagamento de passagens entre os meios de transporte publico na cidade de São Paulo. Ele abrange desde os serviços de ônibus, até os ferroviários, como trens (CPTM) e metrôs. A versão para estudantes dá 50% de desconto nas passagens, sendo válidos para alunos tanto da rede publica e privada de ensino fundamental, médio e até superior. Veja abaixo informações de como solicitar e renovar seu bilhete:

Como solicitar um cartão novo pela internet

Se você ainda não tem, ou se perdeu seu cartão de Bilhete Único, acesse o seguinte endereço: http://scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/cartaoInternet/. Preencha os dados na tela e prossiga. O sistema pedirá que você envie uma foto 3×4 recente, e pague o taxa de impressão do cartão. O pagamento pode ser feito via internet banking. Feito isso, o novo cartão deve ser enviado até sua escola em até 20 dias úteis.
Notas:
Há duas modalidades de cartão. O cartão "Só Cota", nada mais é do que o cartão normal de estudante, sem nenhum benefício extra. Já o com "Convênio UNES", pode ser útil ao estudante que queira pagar meia entrada também em shows, cinemas, teatros e outros eventos onde estudantes tem desconto.

Renovação

Para renovar seu cartão, simplesmente peça para sua instituição de ensino que atualize seus dados junto a SPTRANS. Feito isso, se necessário, peça um cartão novo (se o antigo estiver com a validade vencida).

Fonte: SPTrans

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Porto Alegre está com os corredores de ônibus em má conservação e asfalto desnivelado

Utilizados para agilizar o trânsito, os mais de 50 km de corredores de ônibus da Capital dividem a opinião de motoristas e usuários do transporte coletivo.

Enquanto alguns trechos são elogiados por possuírem bons abrigos para os passageiros, asfalto nivelado e limpeza, outros são criticados pela falta de manutenção e pista danificada.

A reportagem percorreu os pontos mais críticos da cidade e constatou que a situação é mais crítica em três pontos, onde há mais insegurança, sujeira e problemas no asfalto.
Enquanto usuários descem e sobem dos coletivos na Estação Santa Catarina, um morador de rua boceja e se deita em um colchão instalado no corredor. Além dos passageiros que utilizam o local para o deslocamento diário, a parada abriga usuários de crack. Suja, com a iluminação danificada e proteções destruídas, a estação é uma das piores visitadas pela equipe de Zerohora.com.

 
Foto: Ronaldo Bernardi

— Temos que estar sempre atentos, porque a qualquer momento podemos ser assaltados aqui. Acabei de descer e não sei para que lado vou! Não existe nenhuma indicação para os passageiros — irrita-se o técnico em telefonia, Jorge Orellana.

Principal problema: sujeira.

Bento Gonçalves

 
Foto: Ronaldo Bernardi

Assaltada por um casal no ano passado, a idosa Maria Duarte de Oliveira, 72 anos, aponta a insegurança como o maior problema dos usuários do corredor de ônibus da Bento Gonçalves. Além de sofrer com a ação dos criminosos, a aposentada destaca a sujeira e a falta de proteção contra a chuva como aspectos negativos.

— É tudo muito feio, muito sujo. Quando chove, não tem jeito, fico toda molhada. Moro há 50 anos aqui e sempre foi assim. Mesmo com a iluminação trocada, continua perigoso — lamenta.

Em frente ao número 6.100, as armações de metal que sustentam a parada de ônibus estão corroídas. Entre os 32 suportes laterais, que protegeriam os passageiros da chuva, apenas um ainda está instalado.

— Já tomei muito banho aqui. É uma vergonha, porque a passagem de ônibus é cada vez mais cara, e o serviço só piora — reclama a promotora de vendas Paula Dornelles, 33 anos.

Principais problemas: sujeira, falta de proteção contra a chuva e asfalto danificado.

Protásio Alves

Apesar dos reparos realizados no corredor de ônibus da Protásio Alves durante o ano passado, alguns trechos ainda apresentam desníveis no asfalto. Em alguns pontos, os motoristas dos coletivas são obrigados a invadir a pista contrária para evitar danos aos veículos.

 
Foto: Ronaldo Bernardi

— Já vi gente caindo no ônibus, porque não tem jeito, a gente desvia e dá uns solavancos. O pior é que não temos o que fazer — desabafa um motorista da empresa Unibus que prefere não se identificar.

Mesmo com melhorias feitas na iluminação e a instalação de novas lixeiras nas paradas, os usuários seguem reclamando da sujeira.

— Tu chega aqui e tá tudo pichado e sujo. Quando chove, tenho que ficar colada na parada para não me molhar — conta a estudante Cristiane Feijó Moraes, 15 anos.

Principais problemas: sujeira e asfalto desnivelado.

Outros corredores:

Pavimentados com concreto em sua maior parte, os corredores da Assis Brasil e da 3ª Perimetral são os mais elogiados pelos passageiros. Com paradas melhor conservadas, as reclamações se restringem à sujeira.

 
Foto: Ronaldo Bernardi

- Costumo pegar a linha Triângulo, que pega um pedaço da perimetral e outro da Assis Brasil. Acho que estamos bem servidos. O pior é a sujeira, mas é bem mais tranquilo viajar em um ônibus que não fica pulando por causa do asfalto ruim - resume o estudante Eduardo Santos, 21 anos.

Contraponto:A assessoria de imprensa da secretaria municipal de Obras e Viação (Smov), responsável pela manutenção do asfalto nos corredores de ônibus, informou que são feitos trabalhos diários para recuperar a pavimentação. A reportagem solicitou contato com o responsável pela divisão de Conservação de Vias Urbanas, mas não obteve retorno até o fim da tarde desta quinta-feira.

O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, informou que sete estações da Bento Gonçalves serão reformadas a partir do segundo semestre, entre a Cristiano Fischer e a João de Oliveira Remião. Por meio de financiamento da Caixa, corredores da Assis Brasil, Protásio Alves/Osvaldo Aranha e Bento Gonçalves/João Pessoa também serão completamente recuperados, incluindo asfalto e estações. São recursos liberados em função da realização da Copa do Mundo.

Fonte: Zero Hora

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No Rio, Bilhete único não deve sofrer reajuste em 2011

O governador Sérgio Cabral determinou, nesta terça-feira, que o valor do Bilhete Único Intermunicipal permaneça R$ 4,40 em 2011, apesar do aumento das passagens dos coletivos. De acordo com o governo, a previsão é de que o subsídio para complementar o valor das passagens às empresas fique em torno de R$ 280 milhões neste ano, valor cerca de R$ 60 milhões maior que em 2010.
"O Bilhete Único é uma revolução econômica silenciosa nas 20 cidades da Região Metropolitana. Tem ajudado milhões de trabalhadores não só a conseguir emprego como também a economizar para investir na melhoria da sua qualidade de vida" afirmou em nota o governador.
No início do mês, o valor das passagens de ônibus intermunicipais foram reajustadas em 5,63%. A tarifa modal passou de R$ 2,35 para R$ 2,50. O percentual, concedido pelo Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), foi menor que o solicitado pela Fetranspor, que reivindicava um índice de 9,42%.
O reajuste da tarifa intermunicipal acontece uma vez ao ano, atendendo a uma determinação do Ministério Público.

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Uso de carros no Centro-Oeste está acima da média nacional

O uso de carros na região Centro-Oeste como principal meio de transporte para se locomover dentro da cidade chegou aos 36,5%, percentual acima da média nacional, que é de 23,8%. Mesmo com o índice, o principal meio de locomoção da população em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal ainda é o transporte público (39,6%). Depois do transporte público e do carro, aparecem o transporte a pé (13,7%), moto (6,5%) e bicicleta (3,7%).

Números fazem parte do "Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips): Mobilidade Urbana", divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta segunda-feira (24).

Os entrevistados classificaram também a sinalização dentro das cidades para locomoção. No Centro-Oeste, 46,4% consideram a sinalização boa e 30,4% acham ruim. Números também estão acima da média nacional, que é de 43,7% e 24,9%, respectivamente.

Questionados sobre quais as características para um bom transporte, 36,8% dos entrevistados elegeram a rapidez como a principal. Em segundo lugar, vem o preço (ser mais barato), característica citada por 13,4%, seguida pelo conforto, eleita por 10,6%.

Sobre segurança, os entrevistados foram questionados se já foram assaltados (ou se conhece alguém que já foi) usando o meio de transporte que mais utiliza. No Centro-Oeste, 70,7% disseram que nunca foram assaltados ou conhecem quem já foi, índice acima da média nacional, que é de 57,7%.

Transporte público

Na avaliação feita pela população da região sobre a qualidade do transporte público, 30,2% acham bom e 30,2% acham regular. No quesito 'bom', o Centro-Oeste só ficou atrás da região Sul, onde 39,5% consideram o transporte público bom.

Fonte: Aquidauna News
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Tarifa de ônibus será reajustada em Aracajú

Apesar de não traçar uma data, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) alega estar finalizando a análise das planilhas de custo do transporte municipal para definir o novo valor da tarifa. A proposta dos empresários do setor, enviada pelo sindicato da categoria propõe R$ 2,45. Atualmente a passagem custa R$ 2,10.
O Portal Infonet tentou uma entrevista com o superintendente da SMTT, Osvaldo Nascimento, para saber qual o andamento das análises e se há algum posicionamento do órgão quanto aos protestos contrários ao reajuste, mas ele não atendeu às solicitações. A assessoria de comunicação do órgão informou que não haverá uma reunião formal entre o empresariado do setor e os representantes do órgão, pois o reajuste da tarifa será anunciado tão logo as análises sejam concluídas, o que deve ocorrer nos próximos dias.
O preço final só sai após um comparativo da proposta enviada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) com a tabela de custos da SMTT. Não há a possibilidade de o valor estipulado pelo órgão ser rejeitado pelos empresários, mesmo que haja discordância. Assim como nos últimos anos, o preço da passagem pode ser menor que o que foi proposto pelo Setransp.
Em alguns protestos realizados na capital pelos movimentos estudantis e pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) a principal reivindicação é o congelamento do valor da tarifa no preço atual, mas, segundo a assessoria, a SMTT só deve atender a essa solicitação caso haja uma ordem judicial. “Assim como o prefeito ressaltou nos últimos dias o reajuste vai considerar o impacto social que a passagem vai ter. Tão logo a análise seja concluída virá o anúncio”, confirma o assessor Vivaldo Campos. Por Diógenes de Souza

Fonte: Infonet
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DF: Horários e trajetos dos ônibus serão monitorados, possibilitando punir os deslizes

O Governo do Distrito Federal pretende retomar, até o segundo semestre de 2011, o controle sobre o transporte público da capital. Para isso, uma das primeiras medidas é investir em fiscalização por GPS em toda a frota de ônibus. De acordo com o secretário de Transportes do DF, José Walter Vasques Filho, só assim será possível controlar os horários e trajetos dos veículos, possibilitando punir adequadamente os deslizes. Além disso, toda a bilhetagem eletrônica deverá ser feita pelo governo e não mais por empresários do transporte.

Só até setembro de 2010, R$ 20 milhões em multas foram emitidos a empresas do transporte coletivo. A maioria das infrações cometidas no ano passado foi por viagens não realizadas, cerca de 55%. As campeãs de autuações são a Pioneira e a Viação Planeta (Viplan), com 25% e 24,27%, respectivamente, do total de reclamações. Apesar da fiscalização diária, no entanto, o Transporte Urbano do DF (DFTrans) enfrenta dificuldade para combater os problemas de regularidade das empresas e respeito aos horários.

Atrasos

"Mais de um terço dos ônibus hoje atrasam para pegar passageiros segundo uma pesquisa do Tribunal de Contas do DF de 2009. São 40% dos ônibus que não chegam no horário. Isso é um desrespeito com o usuário", afirma José Walter. Segundo o secretário, é inadmissível, atualmente, que a frota de ônibus seja fiscalizada por homens apenas nos veículos e nas paradas. "Até mesmo empresas privadas pequenas hoje têm GPS. Celulares têm GPS. Não faz sentido não acompanharmos a tecnologia. O DFTrans vai usar essa tecnologia nos próximos anos", revela.

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