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Foz do iguaçu: Novo transporte coletivo começa na sexta-feira; veja horários e itinerários

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Um novo sistema de transporte coletivo começa a funcionar em Foz do Iguaçu a partir de sexta-feira (14). A proposta do novo consórcio é modernizar todo o serviço dando mais qualidade e conforto aos usuários. Entre as novidades está a nova frota com a idade média inferior a um ano, menor que a prevista no edital de licitação que é de quatro anos. Também será implantado um novo projeto de linhas com novas rotas e horários para otimizar o sistema,  diminuindo o tempo de espera dos passageiros nos pontos de ônibus.

Através do cartão da bilhetagem eletrônica será possível o passageiro seguir o destino de uma região a outra da cidade pagando uma só passagem, mesmo que seja necessário utilizar mais de um ônibus. É a integração temporal. O passageiro desembarca em qualquer ponto e desde que possua o cartão eletrônico, entra no outro ônibus para seguir viagem em um mesmo sentido. Só pagará outra passagem na viagem de retorno. O tempo limite para sair de um ônibus e embarcar no outro será de uma hora. Outro foco do projeto é reduzir a superlotação.   

O diretor de transportes do Foztrans, Fabiano Mayer, informou que a modernização conta ainda com implantação de aparelhos de GPS nos ônibus para ajudar na fiscalização do instituto. "Com isso, por meio de um programa de computação, a gente pode verificar o horário da passagem dos ônibus em cada ponto", afirmou. Estão previstas ainda melhorias nos pontos de ônibus, com o intuito de se proporcionar mais conforto e comodidade aos usuários. Os ônibus, além de integrarem uma frota de 80% nova, são dotados de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.

 Mais investimentos - Na seqüência o município vai construir novos terminais. Além do TTU no centro, será construído o Terminal de Integração Leste, na Avenida João Ricieri Maran com Avenida Araucária, em Três Lagoas; o Terminal Norte, na Avenida Tancredo Neves, região da Vila C e Terminal Sul, na Avenida das Cataratas, próximo ao trevo de acesso à Argentina. Na região de Três Lagoas, os bairros adjacentes terão ônibus alimentadores trazendo os passageiros até a praça central, onde futuramente o Município instalará o terminal.

Fonte: ClicFoz
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Em BH, Usuários crescem 10%, e transporte coletivo só 1%

O número de passageiros de ônibus em Belo Horizonte aumentou quase 10% nos últimos seis anos. Apesar disso, a frota, durante o mesmo período, cresceu pouco mais de 1%. Para os usuários, as estatísticas representam, na prática, a superlotação. Hoje, cerca de 4 mil viagens feitas por coletivos na capital em um dia útil – equivalente a 13% do total – levam mais pessoas do que o considerado aceitável pela Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans). O órgão pretende implantar, em fevereiro, um redimensionamento de horários para tentar resolver o problema.

Entre os passageiros que aguardam no ponto de ônibus, a reclamação é a mesma: em horário de pico é preciso se apertar para entrar no coletivo. A doméstica Maria Aparecida Gomes sempre enfrenta fila para embarcar no ônibus no início do dia, na linha 3053, que sai da estação BHBUS do Barreiro. “Nas férias, fica um pouco mais tranquilo, mas sempre é uma luta. Eu perco pelo menos cinco ônibus lotados antes de conseguir ir embora”, conta.

Transporte Coletivo


A presidente da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo de BH e Região Metropolitana (AUTC), Gislene Gonçalves dos Reis, afirma que a demanda de passageiros não é atendida pela estrutura existente hoje. “A frota não corresponde à demanda. Eles têm feito a troca dos carros velhos por novos, mas várias linhas têm carência de viagens em horários de pico”.

Entre as reclamações mais recebidas pela associação, está a superlotação de ônibus e a escassez de horários, principalmente nas regiões mais distantes do centro da capital. “A integração não atende a toda a demanda, por causa da demora em conseguir embarcar. Às vezes, é impossível receber o desconto na segunda passagem, porque o ônibus não passa antes de vencer o prazo de uma hora e meia”, conta Gislene.

Segundo o engenheiro civil Renato Guimarães Ribeiro, há uma tendência de crescimento no número de passageiros nas principais regiões metropolitanas do país desde o início da década passada. Ele diz que o aumento é um fenômeno causado principalmente pelos incentivos dados pelos governos ao uso dos serviços de transporte público. “As grandes cidades estão investindo nas integrações. Assim, a rede se torna mais eficiente também no aspecto econômico, com os transbordos e as tarifas menores”.

Para tentar adequar a demanda ao serviço prestado, a BHtrans começou, há três meses, a fazer pesquisas sobre as linhas que podem ser consideradas sobrecarregadas. O último levantamento, analisando o serviço em toda a cidade, foi feito em 2001. Os técnicos estudam em quais casos será necessário ampliar a grade de horários.

“Há casos específicos de linhas que passam em estações a cada três minutos, mas, mesmo assim, saem cheias em horários de pico. Para resolver isso, vamos remanejar veículos e deve ser feita a ampliação da frota”, afirma Daniel Marx Couto, diretor de Desenvolvimento e Implantação de Projetos da BHtrans.

O pequeno crescimento da frota, segundo Couto, não diminuiu a qualidade do serviço. Para ele, a troca de veículos por outros maiores e a ampliação dos projetos de integração atenderam à demanda crescente. “Com o redimensionamento, há previsão de aumento de frota. Na volta às aulas, queremos estar com o atendimento adequado em todas linhas”, afirma. 

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No Rio, Corredor expresso Barra-Galeão entra em obras no próximo mês

Dois projetos que prometem desafogar o trânsito da cidade, criando corredores exclusivos para ônibus, sairão do papel em fevereiro. Depois de assinar, ontem, contrato de financiamento com o BNDES, a prefeitura iniciará as obras do corredor expresso BRT Transcarioca, que vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim. Também está prevista, para o próximo mês, a implantação das pistas exclusivas para coletivos em Copacabana.

Com investimento de R$ 1,3 bilhão — R$ 1,1 bi do governo federal e R$ 200 milhões do município — a Transcarioca será concluída em 3 anos. Os ônibus que circularão na via usarão combustíveis ‘limpos’, ou seja, ecológicos. Segundo o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, a tecnologia será desenvolvida em parceria com o setor privado e a intenção é de que seja motor elétrico híbrido. A prefeitura estuda como tornar a medida viável sem pesar na tarifa. “Queremos um veículo articulado grande, que possa no futuro substituir os motores atuais de forma competitiva”, explica Coutinho.



CINE VAZ LOBO RECUPERADO

Segundo o prefeito Eduardo Paes, a previsão é de que outros corredores, como o Transoeste (Barra-Campo Grande), operem com o combustível ecológico. Paes disse que as obras da Transcarioca vão reorganizar o subúrbio carioca. “Teremos obras de urbanização de áreas degradadas da cidade. Nós vamos resgatar o Cine Vaz Lobo”, prometeu.

Segundo o secretário de Transportes, Alexandre Sansão, em fevereiro, será implantado o corredor exclusivo para ônibus na Avenida Nossa Senhora de Copacabana e, logo depois, na Barata Ribeiro. Serão reservadas duas das 4 faixas das vias para ônibus. O projeto prevê ainda redução em 30% de coletivos que passam pelas vias.

Início pelo Viaduto do Campinho

A concorrência para o segundo lote da Transcarioca (Penha-Galeão) acontece dia 8 de fevereiro. As obras nesse trecho estão orçadas em R$ 548,3 milhões. A primeira etapa da obra (Barra-Penha) começa pela construção do viaduto do Campinho. A previsão é de que 400 passageiros utilizem o corredor todos os dias e gastem a metade do tempo no trajeto. Serão 39 km de extensão, 45 estações, três terminais para embarque e desembarque, além de 2 mergulhões e 10 viadutos. Haverá integração física e tarifária com metrô e trens, além do BRT da Av. Brasil. O traçado das atuais linhas de ônibus será redesenhado.
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Recife: Mobilidade urbana será o grande desafio para o novo secretário estadual das Cidades

Com o desafio de melhorar a mobilidade urbana de Pernambuco, o secretário das Cidades, Danilo Cabral (PSB) já prepara suas primeiras ações. Segundo ele, ainda no início de 2011, a frota de coletivos na Região Metropolitana será ampliada. Ao todo, 400 novos veículos serão colocados em uso. Em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM, Cabral assumiu que um dos seus grandes desafios à frente da pasta é o trânsito. "A questão da mobilidade urbana é um problema nacional. Por isso, será um dos desafios da secretaria", afirmou.

O secretário também assumiu o compromisso de ainda em 2011 colocar em circulação coletivos adaptados para pessoas de mobilidade reduzida, GPS e a requalificação de espaços urbanos públicos. "O esforço para resolver a questão da mobilidade urbana depende do investimento em transporte público e requalificação e construção de corredores", afirmou.
Cabral assumiu a pasta com diversos projetos em andamento. Entre eles, a Operação Reconstrução, obras nos terminais integrados, academia das cidades e recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para habitação, além do transporte público.
Danilo Cabral acha que o lançamento do Corredor Norte-Sul, que ligará Igarassu ao bairro de Cajueiro, sai ainda primeiro semestre deste ano.

Fonte: Blog da Folhape
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DF: Recarga de cartões do Passe Livre pela internet terá taxa de 2,57%

Nos postos de recarga, ninguém percebeu a cobrança ainda. A Fácil não quis gravar entrevista, mas explicou que o percentual de 2,57% começou a ser cobrado agora, só para quem recarrega o cartão pela internet - um serviço que existe desde 2008. O pagamento dos créditos é por boleto bancário, só que a Fácil não avisou que iria começar a cobrar.

A empresa também informou que o usuário não é obrigado a pagar. Como o percentual já é debitado automaticamente na fatura, quem quiser que a tarifa seja suspensa tem que procurar os guichês da Fácil com o cartão e documentos e pedir o cancelamento da cobrança.

A Fácil disse que está sem assessoria de imprensa e por isso não divulgou a cobrança. A Secretaria de Transportes disse que a responsabilidade sobre Passe Livre é do DFTtrans, cujo diretor será empossado nesta quarta-feira (12) e não quis falar sobre o problema. - Renata Costa / Josuel Ávila

Fonte: DFTV
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Chuva causa transtornos nos serviços de trem e ônibus em São Paulo

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

As fortes chuvas que atingiram São Paulo na madrugada desta terça-feira causaram problemas na circulação de trens e ônibus. Segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), um alagamento que atinge a região metropolitana de São Paulo provocou a interrupção do serviço entre as estações Caieiras e Franco da Rocha, na linha 7-Rubi.
De acordo com a companhia, desde o começo da manhã até por volta das 9h - quando o serviço foi normalizado - os trens circularam apenas entre as estações Luz e Caieiras e entre Franco da Rocha e Jundiaí, nesta linha. O sistema de transporte gratuito por ônibus foi acionado.
Já a São Paulo Transportes (SPTrans) informou que, devido a falta de energia elétrica provocada pelas fortes chuvas da madrugada, na região das avenidas Mateo Bei e Rio das Pedras, na zona leste da cidade, os trólebus não estão operando desde às 8h. A Eletropaulo foi acionada e trabalhava no local por volta das 9h para resolver o problema.
Segundo a SPTrans, as linhas de trólebus que atendem a região são: 2290/10 Terminal São Mateus - Terminal Parque Dom Pedro II e 342M/10 Terminal São Mateus - Terminal Penha. A companhia solicitou aos usuários dos dois serviços a utilizarem as linhas de ônibus abastecidas por veículos à diesel, que passam pelo local.

Aeroportos

Fonte: Terra

Segundo a Infraero, no aeroporto de Guarulhos dos 78 voos programados para decolar até as 11h, 36 (46,2%) registraram atrasos. Segundo a empresa, a chuva que atingiu a região na noite de ontem e nesta madrugada colaborou com os atrasos, mas o aeroporto opera normalmente. Em Congonhas, foi registrado atraso em 14 dos 80 voos programados (17,5%). O aeroporto opera com o auxílio de instrumentos desde as 6h de hoje devido à chuva.
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