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DF: Passageiros têm dificuldade para pegar ônibus de madrugada

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O garçom Raimundo de Souza mora em Valparaíso e trabalha no Sudoeste. Quando chega a hora de ir para casa ele fica preocupado. “Quando eu perco o ônibus da 1h, tenho que descer perto de Valparaíso e pagar R$ 15 para uma moto me deixar em casa”, conta.

É por isso que a atendente Eliane de Lima, grávida de quatro meses, se apressa para chegar à parada no horário certo. Ela tem que pegar dois ônibus todas as noites para chegar no Recanto das Emas, onde mora. “Se eu perder esse ônibus, pego só o de 1h30 da manhã”, comenta.

A partir das 21h, os horários das linhas de ônibus são reduzidos em todo o Distrito Federal. “O ônibus passa de uma em uma hora, isso quando não atrasa. Se atrasa, o ônibus vem lotado, quando não acontece de ele quebrar no meio do caminho”, afirma o vendedor Felipe Teixeira.

Das 17 linhas do Corujão, apenas quatro operam seguido até as 6h. A maioria parte da Rodoviária do Plano Piloto a cada uma hora e meia.

“Uma vez, cheguei na Rodoviária e liguei para o motorista para saber onde ele estava e ele disse que o ônibus tinha quebrado e não tinha outro para substituir", diz a atendente Mesiane dos Santos. 

Por isso, auxiliar de garçom Stênio dos Santos já foi obrigado a passar madrugadas inteiras na Rodoviária. “Tem que ficar acordado, não pode dormir, porque aqui tem muita gente ruim”, afirma.

Para evitar dormir em um banco, o cozinheiro José Fernandes dos Santos apela para a casa da ex-mulher. “Quando não dá para ir para o Riacho Fundo 2, eu vou para a casa da minha ex-mulher em São Sebastião. Mas, às vezes, não tem como eu dormir na casa dela aí eu volto para o serviço e durmo no chão”, fala.

Para tentar resolver o problema, o DFTrans informou que está concluindo um projeto de ampliação das linhas noturnas e dos horários. Já as cidades do Itapoã e Arapoanga devem ser incluídas no Corujão. A previsão é de que isso aconteça até o dia 16 deste mês. (Marcelo Cosme)

Fonte: DFTV
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Ônibus híbrido elétrico é apresentado no Rio

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Com o objetivo de incentivar a adoção pelo mercado de transporte coletivo urbano, de tecnologias limpas, capazes de reduzir a emissão de gases do efeito estufa em mais de 30%, foi apresentado, nesta segunda-feira, no Restaurante Porcão Rio's, no Aterro do Flamengo, um ônibus híbrido elétrico, financiado pela Fundação Clinton, do ex-presidente dos EUA Bill Clinton, com recursos de US$ 1,5 milhão do Banco Interamericano de Desenvolvimento. O coletivo da Volvo será testado na linha 172 (Rodoviária - Leblon), operada pelo Consórcio Intersul.
A parceria, inédita no campo do desenvolvimento sustentável, é da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Federação das Empresas de transportes de passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), da Volvo e da Fundação Clinton, através da Clinton Climate Initiative.
Foi assinado também no encontro, um convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Fetranspor. O convênio visa à elevação do desempenho ambiental do setor de transportes; à promoção de experiências com combustíveis alternativos e de tecnologias mais limpas. Além disso, o acordo vai tratar de temas como o monitoramento e controle da poluição sonora; o licenciamento ambiental das empresas de ônibus e o apoio à implantação de um núcleo de educação ambiental no Parque Municipal da Catacumba.
Segundo a Volvo, testes na Europa revelaram economia de 35% no consumo e corte de 80% a 90% no lançamento de gases poluentes no ar. As negociações entre a Fetranspor e a Fundação Clinton duraram cerca de um ano. Segundo o diretor de operações da Fetranspor, Guilherme Wilson, o teste deve durar, no mínimo, dez semanas, período em que serão avaliados emissão de gases poluentes, consumo e performance do veículo. Os ônibus híbridos são 40% mais caros do que os comuns, porém a sua vida útil pode ultrapassar os 25 anos.


Fonte: O Globo
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Londres planeja frota de ônibus híbridos para cortar emissões de carbono

8.000 ônibus de Londres estão a receber uma reforma ecológica em um esforço para reduzir as emissões de carbono na capital pelo quarto durante a próxima década.
Ken Livingstone, prefeito de Londres, quer que todos os novos ônibus a partir de 2012 para ser executado em motores híbridos, que geram dióxido de carbono de 40% menos do que seus antecessores movidos a diesel. O objetivo é colocar 500 ônibus híbridos nas estradas de Londres a cada ano, com o objectivo de criar uma frota verde. "Nós levamos muito a sério o nosso papel na redução das emissões de CO2 e combater as alterações climáticas", disse Peter Hendy, o comissário de transportes de Londres. "Estamos enviando uma mensagem clara para Londres e do setor dos transportes que nós somos sérios sobre isso."
Ônibus híbrido utiliza uma bateria, apoiados por um motor a diesel.
Um estudo de seis ônibus híbridos teve problemas em Londres, este ano, quando os motores a diesel superaquecido, forçando a retirada temporária dos veículos, que decorreu na rota 360 entre Elephant and Castle e Kensington.
O transporte é um importante contribuinte para as emissões de gás carbônico, responsável por 20% de todo o CO2 gerado pelo capital. Ônibus criar cerca de 5% de todas as emissões provenientes dos transportes.
Uma frota totalmente híbrido iria produzir 200.000 toneladas de carbono menos a cada ano. Londres é com o objetivo de reduzir as suas emissões de carbono em 20% até 2020, subindo para 60% até 2050, níveis que estão em linha com as metas do governo de carbono. Tony Bosworth, militante de transporte na Amigos da Terra, saudou a iniciativa, mas pediu Transport for London para adoptar mais ônibus movidos por células combustíveis de hidrogênio, que não emitem carbono. "Reduzir as emissões dos ônibus é uma parte importante da luta contra as alterações climáticas. Ônibus híbridos são um bom passo na direcção certa, mas esperamos Transport for London  vai aumentar a quantidade de ônibus com emissão zero movidos a hidrogénio que eles usam."
Transport for London espera sua frota all-verde para incluir ônibus movidos a biocombustível, bem como híbridos e veículos movidos a hidrogénio. Ele espera para subsidiar a introdução de mais ônibus híbridos no próximo ano, em parceria com uma das operadoras de ônibus da capital. No entanto, não se pode acelerar o programa, pois os fabricantes não produção em massa de modelos híbridos, devido à falta de demanda.
Transport for London espera que a metas de 2012, apoiado por subsídios do contribuinte, vai impulsionar a produção de autocarros mais eficientes.
Fonte: Guardian
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Teatro nos terminais: SPTrans faz parceria para levar entretenimento e cidadania aos passageiros de ônibus na Capital

A partir de segunda-feira, dia 6 de dezembro, haverá apresentações teatrais em 11 terminais e em mais de 100 ônibus que circulam na Cidade para veicular, de forma criativa e cômica, mensagens sobre o tema "Cidadania no Transporte: quando todos colaboram, todos viajam melhor". O evento faz parte da parceria firmada entre a SPTrans e o grupo teatral Parlendas, que vai representar cenas sobre educação e cidadania, principalmente dentro dos veículos, abordando temas como: respeito ao assento preferencial; gentileza nas filas; uso de mochilas e bolsas; volume dos aparelhos sonoros; conversa alta ao celular, conscientizar a não jogar o lixo pela janela, entre outros assuntos do dia-a-dia de quem usa o transporte coletivo.

Sem atrapalhar ou atrasar as atividades nos terminais, dois palhaços vão entrar nos ônibus que estão parados no terminal e criar cenas que devem provocar a discussão de vários problemas encontrados no dia-a-dia. O objetivo é provocar reflexões sobre o comportamento cidadão e da responsabilidade social de cada um em relação ao próximo e mostrar que a preocupação com o coletivo e com o ambiente gera melhorias efetivas a todos os passageiros.

"Um gesto faz a diferença e se cada um melhorar a postura individual, o todo se modifica. A educação e o bom senso podem evitar milhares de problemas. O sorriso e a gentileza são também grandes passos para diminuir o stress. O local mais adequado para a conscientização é o próprio ambiente em que os problemas acontecem, pois ali as pessoas identificam e apontam os problemas", salienta Natália Siufi, produtora do grupo teatral.

Agenda das apresentações:

- Dia 6/12
Terminais
Pirituba: das 7h30 às 9h;
Lapa: das 10h30 às 12h;
Bandeira: das 16h às 17h30

- Dia 7/12
Terminais
A. E. Carvalho: das 7 às 8h30;
Princesa Isabel: das 16h às 17h30

- Dia 8/12
Terminais
Capelinha: das 6h30 às 8h;
Parque D. Pedro: das 16h30 às 18h

- Dia 9/12
Terminais
Varginha: das 6h30 às 8h;
Sacomã: das 17h às 18h30

- Dia 10/12
Terminais
Campo Limpo: das 6h30 às 8h;
V.N. Cachoeirinha: 17h às 18h30

Fonte: Prefeitura de São Paulo
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Poços de Caldas: Concessionária quer aumento de 40% nas passagens

O preço da tarifa do transporte público de Poços de Caldas tem causado um impasse entre a empresa responsável pelo serviço na cidade e a prefeitura. Pela proposta da concessionária, a passagem sofreria um reajuste de quase 40%: passaria de R$ 2 para R$ 2,75. A administração do município não concorda com o aumento.
Em um comunicado publicado nos principais jornais da cidade, o Auto Ônibus Circullare apresentou os motivos que levaram a empresa a pedir esse aumento no valor da passagem. Entre eles estão os investimentos em março deste ano para a implantação do Sistema Integrado de Transporte. De acordo com a concessionária, o novo serviço acumulou um prejuízo de R$ 4 milhões. A Circulare ainda fez um alerta no comunicado: se o reajuste não for aceito, a empresa vai reduzir linhas e demitir funcionários.

Fonte: EPTV
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Em Fortaleza, Transporte coletivo é alvo de desrespeito e falta de cidadania

O Grande Circular II está lotado bem fora do horário de pico. Por volta das 11h30min, Tânia Freire, 29, grávida de seis meses, sobe bem próximo ao Terminal Papicu e não consegue lugar. Ela fica encostada na cadeira amarela, a de prioridade. Mas o garotinho de 10 anos, no assento, não oferece o lugar.

“É de rotina (ir em pé)”. Mas não deveria ser. “Nem sempre tem cadeira e tenho que ir em pé. Falta coragem para exigir (os direitos)”, diz ela, enquanto tenta se equilibrar no ônibus, apertado de passageiros. O menino finge que não ouve os apelos da repórter. Só então o senhor, ao lado do garotinho, oferece a cadeira.

O espaço coletivo é mais que propício para o exercício da cidadania. Em Fortaleza, entretanto, é exatamente o contrário que ocorre. Das 6 horas às 8h30min, é fácil encontrar em cada um dos Terminais de Integração empurra-empurra e filas sendo desrespeitadas. É habitual, quase ninguém reclama. Às 7h30min de uma segunda, no Terminal Conjunto Ceará, a fila da linha Conjunto Ceará/ Aldeota é um caos. No espaço reservado para as duas fileiras, há quatro. Na fila de prioridade, há adolescentes. Quando o ônibus chega, é o salve-se quem puder. “Falta levar a gente!”, reclama uma senhora. Um adolescente aproveita o descuido de uma moça na fila e rouba o lugar.

“A ‘consciência’ é tanta que a pessoa do idoso fica em pé, é empurrada. Esses jovens têm de que se lembrar que um dia vão envelhecer também”, lamenta o aposentado Antônio de Moreira Braga, 64. “É cada vez mais normal ver jovens sentado nessas cadeiras (de prioridade)”, diz. A sorte dos idosos, segundo o aposentado, é que alguns motoristas vão em socorro das pessoas com prioridade. “Teve um dia que o motorista disse que só saía quando eu me sentasse. Num instante uma mocinha deu o lugar”.

Fonte: O Povo Online
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