Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Recife: CBTU-Metrorec amplia horário da Linha Sul

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A partir de amanhã, a Linha Sul do Metrô (Recife / Cajueiro Seco) passa a operae diariamente. De acordo com a CBTU-Metrorec , a operação comercial será ampliada para os domingos e estendida até às 23h, como já ocorre na Linha Centro (Recife / Jaboatão / Camaragibe), possibilitando uma maior integração entre as linhas.
O intervalo entre as composições na Linha Sul passa de 17min para 13min de espera, no horário de pico. Os números de viagens diárias, que antes eram 119, passarão a ser de 148, proporcionando uma viagem mais rápida, segura e confortável aos passageiros.
Também a partir desta quarta, o trem diesel que operava apenas no trecho Curado/Cabo, passa a fazer o percurso Cabo/Cajueiro Seco e Curado/Cajueiro Seco. Os usuários da Linha Sul da CBTU-Metrorec que antes tinham a opção de se deslocar de Recife a Cajueiro Seco, poderão ir até a cidade do Cabo ou Curado com apenas um bilhete.
O novo percurso vai reduzir o tempo total da viagem, entre o Cabo e Recife, em 20 minutos. O horário também foi ampliado, iniciando às 5h e o último trem saindo de Cajueiro Seco com destino ao Cabo às 20h40, de segunda a sexta. Aos sábados funcionará até às 13h. A Linha Curado/Cabo vai continuar funcionando normalmente nos horários de pico, atendendo a demanda das estações Jorge Lins e Marcos Freire.

Blog Meu Transporte


Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook

READ MORE - Recife: CBTU-Metrorec amplia horário da Linha Sul

Termina Greve de ônibus na Grande Vitória

Apesar da decisão de assembleia de parar 100% da frota a partir de zero hora desta quarta-feira, os motoristas e trocadores voltaram atrás e os ônibus estão nas ruas da Grande Vitória. Apesar de reclamações de demora por parte de alguns passageiros, nos terminais os ônibus saem normalmente. Até às 12 horas, o transporte deve ficar totalmente normalizado. Nas ruas o que se vê são ônibus lotados, como de costume, mas sem avisos de greve colados nos vidros. O trânsito é intenso nas principais avenidas da capital e há engarrafamento nos acessos da Segunda e da Terceira Ponte.

O clima também tranquilo no Terminal de Itaparica em Vila Velha, na manhã desta quarta-feira (01). A maioria dos passageiros relata ter conseguido embarcar em ônibus nos bairros sem a demora dos sete dias de greve dos rodoviários.

Ainda há pessoas reclamando de transtornos pontuais, em bairros como Balneário Ponta da Fruta, em que passageiros esperaram até uma hora pelos coletivos. No Terminal de Itaparica há linhas que ainda não tem hora para sair como, por exemplo, a 656 com destino ao Terminal de Vila Velha.

De acordo com um fiscal da Ceturb os atrasos e indefinições ocorrem pela falta de funcionários e pelas condições do trânsito na Grande Vitória.  No Terminal de Vila Velha, fiscais informaram que alguns motoristas faltaram ao trabalho, mas que toda a frota estará em atividade até o meio-dia.

Fonte: Gazeta Online
READ MORE - Termina Greve de ônibus na Grande Vitória

Tensão na greve de ônibus na Grande Vitória, motoristas prometem parar tudo hoje

Ao invés dos desejados 30% de reajuste salarial, a justiça determinou 10% para os rodoviários capixabas. Para os tíquetes-alimentação, 5,39% de aumento. Essas e outras 50 cláusulas foram julgadas nesta terça-feira (30) no Tribunal Regional do Trabalho. Em virtude da decisão, antes mesmo do fim da sessão, os rodoviários iniciaram protestos pelas ruas do Centro de Vitória e ruas da Grande Vitória. A promessa é de greve generalizada a partir desta quarta (01).
No entanto, na noite desta terça todos os coletivos já circulavam som cobradores. O julgamento do dissídio coletivo começou às 14 horas no TRT. Mas a confusão do lado de fora da justiça do Trabalho começou pouco mais de uma hora depois. O relator do processo, desembargador Jaílson Pereira da Silva, acompanhado pela maioria dos 11 desembargadores que integram o pleno do TRT, votou pelo reajuste de 10%. Com o percentual, bem abaixo do exigido pela categoria, a revolta foi total quando ouviram do relator que não era necessário o reajuste dos tíquetes-alimentação.
Com gritos e palavras de ordem, como "Vamos! Vamos parar tudo!" e "Categoria unida jamais será vencida", os protestantes fecharam as avenidas Princesa Isabel e Beira-Mar, no centro da capital, pararam um ônibus articulado que passava e ordenaram que os passageiros saíssem. Um passageiro que se recusou a atender a determinação afirmou ter sido agredido e teve de ser escoltado pela polícia para não sofrer represálias de motoristas, fiscais e cobradores.
Revoltado, o motorista Vilson Balbino, 54 anos, contestou. "Há 11 anos estou nessa categoria e nunca vi nada igual. Antes as coisas se resolviam entre sindicado, empregado e patrão, hoje em dia TRT se mete na história. Por que? Com esse salário de merreca... Descontam tudo e não temos nada. Sobra em torno do que depois dos descontos? Uns R$ 400,00. Dá para viver com isso como?".
"Por que acontece isso se o transporte é importantíssimo para a economia e para a sociedade? Ao invés de dar 17% de aumento para juiz, qual a razão de não legalizar a nossa profissão com salário digno, com plano de saúde e tudo que queremos? Se acontecesse isso, essa greve acabaria", acrescentou o motorista Rafael Costa.
Na última parte do dissídio, quatro horas após o início do julgamento, a presidente do TRT foi comunicada pela Polícia Militar que os motoristas já estavam recolhendo os ônibus às suas garagens e deixando de atender a população. Ao mesmo tempo o relator fazia a leitura do pedido de que ao fim da decisão voltasse 100% da frota. E que, a cada dia não cumprido, fosse cobrado R$ 30 mil de multa do sindicato.
Dos sete votantes, cinco foram favoráveis e foi acrescida a decisão da responsabilidade solidária dos diretores do sindicato para que também sejam penalizados pela greve, que a partir deste momento configura como abandono de emprego, segundo a desembargadora. Ela completou que, em caso de descumprimento, entrará contra o Sindirodoviários para que hajam represálias tais quais a demissão dos diretores por justa causa e penhora dos bens para arcar com as multas.
Ao fim da sessão os diretores do sindicato demonstraram perplexidade da decisão, pois alegavam que 50% dos trabalhadores estavam em casa e não tinham como ir imediatamente de volta aos seus postos. Todos os presentes dirigiram-se à Praça Getúlio Vargas onde houve uma assembléia na qual, em discordância ao Sindirodoviários, os trabalhadores mantiveram a greve de 50% por hoje e, a partir da meia-noite, está prevista uma greve geral.

Fonte: ES Hoje
READ MORE - Tensão na greve de ônibus na Grande Vitória, motoristas prometem parar tudo hoje

Taubaté: Usuários questionam redução de linhas aos finais de semana

Os problemas do transporte coletivo em Taubaté são maiores do que a lotação dos ônibus nos horários de pico. Por isso, os usuários do transporte público cobram da prefeitura um maior detalhamento a respeito do projeto que prevê a readequação de todo o sistema a partir de janeiro de 2011.
A população questiona se a ação vai contemplar a ampliação do atendimento das linhas aos finais de semana, fiscalização eficaz ao cumprimento dos horários e a integração dos sistemas regular e complementar, operados pela ABC Transportes e Tctau (Transporte Complementar de Taubaté).
"Como vai ficar o atendimento no final de semana? Assim não pode continuar. Quem tem compromisso como eu, que trabalho aos finais de semana, tem que sair  antes de casa", disse a comerciante Mirian Feliciano, 40 anos, moradora do Jardim Mourisco.
Bilhetagem /
As falhas apontadas pelos usuários se estendem à falta de integração entre as linhas e a ausência de compartilhamento do sistema de bilhete eletrônico pelos ônibus e vans. A bilhetagem eletrônica chegou a ser implementada em algumas vans, mas não avançou, o que provocou o cancelamento do serviço.
A situação é pior para quem precisa pegar dois ônibus para ir e voltar do trabalho todos os dias. "Não  apenas o sistema de bilhete eletrônico, mas os próprios ônibus deveriam ser integrados e a gente pagar apenas uma passagem para se deslocar", afirmou a estagiária Gabriele Pelegrina, 22 anos. Ela mora no Jardim América e trabalha no  Piracangaguá.
Tem gente que questiona  a redução de linhas nas férias escolares . "O trabalhador acaba  penalizado", disse a dona de casa Maria Tereza dos Santos Ferreira, 38 anos.

Fonte: Rede Bon Dia
READ MORE - Taubaté: Usuários questionam redução de linhas aos finais de semana

Termina a greve do transporte coletivo de Blumenau

Cobradores e motoristas de Blumenau aprovaram na noite desta terça-feira as últimas propostas das empresas do Consórcio Siga e do Ministério Público do Trabalho. Com a aceitação da maioria dos trabalhadores, a greve do transporte coletivo chega ao fim. Todas as linhas de ônibus voltam a operar normalmente a partir das 4h desta quarta-feira.

A assembleia da categoria terminou às 22h50min, no Terminal da Fonte, no bairro Garcia. Eles acataram o reajuste de 7% oferecido pelas empresas e o aumento para R$ 250 do vale alimentação, além de auxílio-creche e do arquivamento do processo movido pelo Seterb na Justiça, que cobrava multa diária de R$ 20 mil ao Sindetranscol devido à paralisação total do serviço.

READ MORE - Termina a greve do transporte coletivo de Blumenau

Avenidas da zona norte de Maringá terão faixas para ônibus

O novo formato pensado para o transporte coletivo de Maringá, que está sendo elaborado pela empresa de consultoria Logitrans, de Curitiba, pode contar com uma proposta de criação de pistas exclusivas para ônibus nas principais avenidas que ligam o Centro da cidade aos bairros situados na zona norte.
Segundo a Secretaria de Transportes de Maringá (Setran), o assunto vem sendo debatido esta semana entre a Logitrans, prefeitura e técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Até então, só se discutia a implantação de vias exclusivas para ônibus nas avenidas Brasil e Mauá.
Segundo o gerente de Transporte Coletivo da Setran, Mauro Menegazzo, o principal objetivo dos trabalhos é priorizar o transporte coletivo sobre o individual, o que justificaria a implantação de corredores exclusivos em avenidas movimentadas, como a Morangueira e a Pedro Taques – pelas quais transitam via circulares, segundo a Setran, mais de mil passageiros por hora. "Curitiba serve de modelo porque o transporte coletivo começou a ser priorizado por lá desde 196. Maringá vai fazer isso a partir de agora e o prefeito (Silvio Barros) autorizou a Logitrans a começar os trabalhos do zero", comenta Menegazzo.
Além das avenidas Morangueira e Pedro Taques, as avenidas Mandacaru e Tuiuti também seriam contempladas com corredores exclusivos para ônibus, táxi e viaturas (polícia, bombeiros).
Em todas elas, a medida ocuparia a área reservada a estacionamento e seria aplicada apenas no início da manhã e no final da tarde. "No horário das 5h às 8h30, os ônibus circulariam no sentido norte-Centro, onde hoje é o estacionamento." O mesmo valeria para o sentido Centro-norte a partir das 16h30. "Ficaria proibido estacionar no sentido oposto até o término do horário de rush."
O secretário de Transportes, Walter Guerlles, esclarece que nada será definido – nem mesmo os binários das avenidas Brasil e Mauá – antes da audiência pública marcada para 13 de dezembro, na qual a população poderá se manifestar sobre as propostas formuladas pela Logitrans e dar sugestões. "O que podemos dizer é esse trabalho todo é para colocar o carro em segundo plano", diz o secretário.

Rapidez
Outra novidade antecipada em relação à audiência do próximo dia 13 é que o tempo limite de espera nos dias úteis, em qualquer ponto de ônibus de Maringá, será de 20 minutos.
Esse será um atrativo para que a população anda mais de ônibus e menos de carro. "Linhas coletoras com ônibus melhores percorrerão os bairros mais afastados, trazendo o maringaense até linhas expressas percorridas por veículos maiores nas principais avenidas", diz Menegazzo.

READ MORE - Avenidas da zona norte de Maringá terão faixas para ônibus

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960