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Belém: Usuários não acreditam em ônibus “de graça”

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Um sonho que não vai se realizar. É com esta impressão que muitas pessoas em Belém ficaram após a notícia da aprovação do projeto de lei, que garante a gratuidade aos usuários de transporte coletivo um domingo de cada mês. “Seria muito bom, um verdadeiro sonho. Mas, acho impossível isso se tornar concreto. Vantagem para o povo assim? Do nada? Difícil de acreditar”, disse o vigilante Valdener Melo.
O projeto foi aprovado na última terça-feira, na Câmara Municipal de Belém por unanimidade de 21 votos. Para ser colocado em prática, depende apenas da sanção do prefeito de Belém, Duciomar Costa, que deve receber a matéria na próxima semana e terá um prazo de 45 dias para vetar ou sancionar a nova lei.
As estudantes Camila e Melissa, que dependem de ônibus todos os dias, disseram que se a lei for sancionada, o benefício para os usuários será bom, porém, temem o comportamento dos motoristas dos coletivos. “Eles já não gostam de parar nem para idosos e pessoas que pagam meia-passagem, imagina para quem não vai pagar nada”, afirmou a jovem Camila Campos. Na opinião de Melissa, a maior preocupação será a drástica redução dos ônibus. “Aos domingos e feriados, os ônibus já demoram para passar. Nos domingos em que for de graça, aí é que eles vão reduzir mesmo”.

OTIMISMO

Diferente dos problemas cogitados pela população, o autor do projeto, vereador Otávio Pinheiro (PT), está otimista e afirmou que não haverá grandes transtornos. “O projeto é simples e claro. É uma prestação de contas das empresas com a população,”, ressaltou.
Segundo ele, a ideia de escolher um domingo do mês para a gratuidade nos ônibus, surgiu a partir da necessidade da população. “Pensamos em datas comemorativas como o Dia das Mães, Dia dos Pais, datas em que as pessoas se deslocam para o lazer”, explicou Pinheiro.
O parlamentar disse ainda que caberá à Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), fiscalizar e cobrar o funcionamento da lei. Na opinião do vereador, os empresários irão acatar o projeto, já que um dia de gratuidade por mês, não iria afetar os bolsos das empresas.

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Sistema VLT já é uma realidade no Cariri

Há um ano, o VLT do Cariri é uma solução de transporte público ainda subutilizado.
Dezembro é o mês que marca o primeiro ano do metrô do Cariri, como é chamado o veículo leve sobre trilhos que circula por quase 14 quilômetros entre as cidades de Juazeiro do Norte e Crato, na região sul do Ceará, chamada de Cariri por causa da tribo que escolheu este vale fértil em pleno sertão para fazer morada.
É um presente antecipado de aniversário o espaço que o programa “Cidades e Soluções” abriu para mostrar este símbolo de modernidade numa terra em contradição ambiental. O VLT – transporte ambientalmente mais correto que o ônibus e a van – passa à porta de milhares de famílias que ainda não têm saneamento básico.


Aqui, a taxa chinesa de crescimento do Nordeste não se reflete em investimentos na economia verde. Pelo contrário, só para ficar num único exemplo, a construção civil impulsiona uma especulação imobiliária que avança sobre a Chapada do Araripe, a encosta de remanescente de floresta responsável pela recarga do aquífero que dá a este pedaço dos trópicos o apelido de oásis do sertão.
O VLT do Cariri é, talvez, o único avanço da economia verde. A iniciativa é um exemplo de upcycling gigante, reutilizou a ferrovia que já existia. Foi a locomotiva de uma solução para outras cidades (Sobral, também no Ceará, Maceió, Recife, Macaé, no Rio), que também pensam em adotar a mesma alternativa de transporte público, quando essa primeira experiência completa um ano.
Como repórter da TV Verdes Mares Cariri, afiliada da Rede Globo na terra do Padre Cícero, acompanho o cotidiano do VLT desde a sua inauguração.
Ele foi notícia quando os aparelhos de ar-condicionado pifaram pela primeira vez, quando um dos dois veículos se chocou com um carro, quando os primeiros passageiros embarcaram. Continuou sendo notícia quando deixou de apresentar problemas próprios da adaptação, entrou nos trilhos de vez e virou uma alternativa para os caririenses. Em um ano, o metrô do Cariri é um sucesso ainda subutilizado, transporta menos da metade do que pode.

O VLT ainda é visto mais como cartão postal ambulante e menos como uma alternativa segura e barata (a passagem custa R$ 1 ante R$ 1,30 da van e do ônibus) de transporte público. Em Juazeiro do Norte, cidade mais populosa, com quase 250 mil habitantes, as estações ficam longe demais do centro. A companhia que gere o VLT do Cariri promete uma integração com ônibus que vai aumentar a quantidade de passageiros.
Como jornalista, a gente tem cobrado essa solução, prevista para este mês de novembro. Mesmo transportando menos do que pode, o VLT já é uma alternativa para estudantes e trabalhadores. Crato e Juazeiro do Norte (que já formaram o mesmo município até 1911, quando este se emancipou daquele) tem como destino a união, desta vez via urbanização. O VLT, ou melhor, o metrô do Cariri só reforça esse laço, que foi atado pelo Padre Cícero, “filho” do Crato e “pai” de Juazeiro, como gostava de dizer.

Por Paulo Henrique Rodrigues, repórter da TV Verdes Mares Cariri, CE.


Fonte: Globo News
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VLT x BRT. Salvador ainda tem discussão sobre tipo de transporte

Faltando pouco mais de três anos para o início da Copa do Mundo de 2014, Salvador, sede candidata a abertura do evento, ainda tem uma discussão sobre qual modelo de transporte urbano será adotado. Em fase final de estudos para implantação o Bus Rapid Transit (BRT), com seus ônibus articulados e corredores de tráfego, parece ser o que resolve de maneira mais rápida a questão, já que sua implantação é feita em médio e curto prazo e foi o escolhido pelo governo federal para ser o sistema a ser usado por Salvador.Mas nos últimos dias o senador eleito, Walter Pinheiro, trouxe à tona novamente a utilização do sistema de Veículo Leve sobre Trilho (VLT). No domingo (07) em seu twitter, Pinheiro disse: “VLT. Tempo suficiente, e outra alternativa seria aproveitar o equipamento ‘rodante’ do metrô, colando-o no eixo Acesso Norte-Lauro de Freitas” referindo-se a construção de um corredor do sistema que seria integrado a estrutura já pronta do metrô, assunto que voltou a ser tocado por ele em entrevista ao Jornal A Tarde na quarta-feira (10).
Um dos idealizadores do projeto do BRT, e membro da Secretaria Municipal do Transporte e Infraestrutura de Salvador, Francisco Ulisses, disse hoje (12), durante o evento ‘Projetando o Brasil 2014 – 2016′, no Hotel Catussaba, que “essa discussão é uma discussão morta desde 2009, aliás o VLT não permitirá o avanço do metrô”. Segundo Francisco a intenção é de que as obras já comecem no primeiro semestre do ano que vem, tendo inclusive verba já depositada pela Caixa Econômica Federal.
Enquanto as autoridades decidem se vão rodar trens ou ônibus a população espera por uma decisão sobre qual o sistema vai operar na cidade e atender os cerca de 40 mil passageiros de Salvador, isso há 1307 dias da Copa.

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Bilhete Único intermunicipal do Rio tem representado economia de R$ 2,62 por dia para usuários, diz pesquisa

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Em média R$ 2,62. Esse é o valor que os usuários do Bilhete Único (BU) intermunicipal do Rio, implantado em 1º de fevereiro deste ano, têm economizado diariamente em passagens de ônibus, trens, metrô, barcas e vans legalizadas. A conclusão faz parte do estudo "Impactos sociais do Bilhete Único intermunicipal no Grande Rio", divulgado nesta quinta-feira pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), encomendado pelo governo do estado. Segundo a pesquisa, o BU tem tido uma influência direta no orçamento familiar, com indícios ainda de que influi na geração de empregos.
De acordo com um balanço apresentado no levantamento, a tarifa subsidiada de R$ 4,40 para viagens intermunicipais de até duas horas e meia (no início eram duas horas), com até uma baldeação, tem levado frequentemente a reduções de mais de 50% no valor da viagem. Nos oito primeiros meses de implantação do bilhete, aproximadamente 1,3 milhão de pessoas utilizaram efetivamente o BU ao menos uma vez, num total de 159 milhões de viagens, em média 780 mil por dia nos últimos meses.
- Espera-se que o Bilhete Único afete inequivocadamente os preços médios das passagens intermunicipais. Mas quando se fala em despesas da população com transportes e tempo médio de viagem, os resultados são ambíguos. Isso porque, com as passagens mais baratas, as pessoas podem passar a fazer mais viagens. Mas com maior liberdade de escolha do modal de transporte que vai utilizar - diz Marcelo Neri, coordenador da pesquisa.
Quanto à geração de empregos, Neri destaca que, com as passagens mais baratas, as empresas têm menos empecilhos para contratar. Como indício de possíveis impactos do BU, ele ressalta que, de 2009 para 2010, aumentou a proporção de empregos formais na Região Metropolitana, onde há o bilhete, em relação ao estado como um todo, de 71,06% para 72,15%, principalmente nos municípios da periferia.

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São Paulo: Ônibus da zona leste estão sujos, aponta vistoria

Passageiros de ônibus do Consórcio Leste 4, que circulam principalmente nos bairros da zona leste da capital, correm risco de contrair doenças por causa do excesso de sujeira nos coletivos. Relatório da SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal) encaminhado ao Ministério Público Estadual indica que metade dos veículos vistoriados possui "condições inaceitáveis de limpeza".

Para o infectologista Carlos Magno Fortaleza, da Unesp (Universidade Estadual Paulista), os usuários devem tomar cuidado para não pegar doenças quando são transportados em ônibus nessas condições. "É preciso aumentar a frequência de limpeza desses locais para diminuir os riscos de esses agentes [bactérias e vírus] atingirem as pessoas", afirma.

Empresas não falam sobre o problema

Questionada sobre as medidas que serão adotadas para que as condições de limpeza das linhas do Consórcio Leste 4 melhorem, a SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal na capital) disse que reforçou a fiscalização nas linhas operadas pelo consórcio.
Segundo a empresa, já foram emitidas 4.338 multas neste ano, ante 3.852 autuações no ano passado.
Já o Consórcio Leste 4 informou, por e-mail, que não pode se pronunciar, uma vez que já foi punido por dar entrevistas sem autorização prévia.
A empresa afirmou que somente a SPTrans poderia comentar o relatório que aponta falhas no transporte coletivo, que foi encaminhado à Promotoria.

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Curitiba: Terminal Pinheirinho ganha novos banheiros

A Prefeitura de Curitiba instalou novos sanitários no Terminal Pinheirinho, maiores que os antigos e adaptados para pessoas com deficiência física, que ficarão abertos 24 horas. Localizadas no pavimento térreo, as novas instalações têm 200 metros quadrados. As instalações já existentes, no subsolo, ficam abertas ao público das 6h às 22h.
O Terminal Pinheirinho foi todo revitalizado. A reforma, a cargo da Secretaria Municipal de Obras Públicas, incluiu a implantação de uma nova plataforma de embarque e desembarque, calçadas, banheiros, sinalização, pintura e novas rampas. A construção da nova plataforma ampliou em 40% a capacidade de atendimento do terminal, por onde passam por dia em torno de 130 mil pessoas.
Usuários do terminal dispõem ainda de salão de cabeleireiro, farmácia, lojas de confecções e armarinhos, doces em geral, casa lotérica, lanchonete, minimercado, banca de revista e papelaria, casa de cosméticos, loja de CDs, relojoaria e joalheria. Além disso, ainda funcionam no terminal o Armazém da Família e o Sacolão da Família.
O terminal, na esquina da avenida Winston Churchill com a rua João Rodrigues Pinheiro, é ligado por canaletas exclusivas diretamente à Linha Verde, novo eixo de transporte inaugurado no ano passado com a entrada em operação da linha Pinheirinho-Carlos Gomes, do sistema Expresso.
Confira as linhas de ônibus que passam pelo Terminal Pinheirinho.
>> Expressos: Biarticulado Pinheirinho e Circular Sul (sentido horário e anti-horário);
>> Interbairros IV;
>> Linhas Diretas (ligeirinhos): Santa Cândida/Pinheirinho; Sítio ercado (sentido anti-horário);
>> Linhas alimentadoras: Fazenda/Pinheirinho; Jardim Ludovica; Vila Machado; Cachimba/Olaria; Araucária/Pinheirinho; Fazenda (direto); Piratini/BR-116; Quartel General; Maria Angélica; Pluma; Londrina; Rio Negro; Pfaff; Pinheirinho/CIC; Pompéia; Cachimba; Pirineus; Jardim da Ordem; Kamyr; Pinheirinho/Zoológico; Snta Rita/ Pinheirinho; Vitória Régia.
>> Madrugueiros – Pinheirinho; Fazenda Rio Grande.
>>  Metropolitanos – Tupi; Quitandinha/Pinheirinho.

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