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Metro de Teresina ganha novo trem

sábado, 30 de outubro de 2010


A Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP) ganha nesta sexta-feira um novo trem para se somar aos que estão em funcionamento. "Agora, vamos poder transportar mais de 4 mil pessoas por dia", conta o presidente do Metrô, Marcos Silva. Ele afirma que o vagão é todo verde, em homenagem aos 158 anos de Teresina.
Ele acrescenta que a CMTP está concluindo o estudo de viabilidade técnica do trecho de expansão da linha do metrô compreendido entre as cidades de Teresina e Altos. A expansão faz parte do projeto Trens Regionais lançado em Teresina pelo então Ministro dos Transportes, Márcio Fortes, quando inaugurou a estação Engenheiro Alberto Silva, na Praça da Bandeira.
De acordo com o diretor administrativo da Companhia, Antonio Luiz Sobral, o projeto lançado pelo Governo Federal através do Ministério dos Transportes elegeu 35 trechos ferroviários em todo o país, dentre eles os trechos Teresina/Altos, Teresina/Timon e Timon/Caxias.
Sobral diz que o Ministério determinou que fossem iniciados levantamentos de campo da linha ferroviária para encaminhar ao Ministério e ter liberação dos recursos. “Estamos fechando orçamento no valor de R$ 4 milhões para recuperar a linha, trocar 28 mil dormentes, fazer reposição de lastro, além da construção de mais duas estações ao longo da linha para atender as comunidades no longo do trecho”, explicou Sobral. Ele explicou ainda que, além disso, o estudo contempla sinalização e recuperação da drenagem.
“A cidade de Altos faz parte da região da grande Teresina e oferecer a população um transporte barato e de qualidade como o metrô é um ganho para todos”. É o que garante Antonio Sobral. No que se refere a valor da passagem, Sobral lembra que ainda precisa ser feito um estudo de demandas, mas que o valor pode variar de R$ 0,50 a 1,00. “Há um fluxo muito grande de pessoas que moram em Altos, mas trabalham e estudam em Teresina. Muitas pessoas vão e voltam diariamente. E é preciso fazer esse levantamento de quantas pessoas, horários de maior movimento, quais os destinos para fazer a integração com o metrô que entra em funcionamento agora em 2011”, reforça.

Fonte: Meio Norte
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Tarifa máxima para trem-bala está mantida em R$ 0,49 por quilômetro

A tarifa do Trem de Alta Velocidade (TAV) não poderá ultrapassar R$ 0,49 por quilômetro. A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) definiu o valor em edital publicado na quarta-feira (27), que obriga as empresas interessadas em participar da licitação para construção da obra a determinarem este como o valor máximo a ser cobrado dos passageiros.
Para o trajeto completo, com extensão total de 511 quilômetros, a tarifa na classe econômica ficaria em aproximadamente R$ 250. Vencerá a licitação a empresa que apresentar a proposta com o menor valor de tarifa.
De acordo com o edital, a concessionária vencedora terá como remuneração, além da tarifa cobrada, a exploração econômica das estações e receitas extraordinárias, caso ocorram.
As propostas e demais documentos necessários à participação no leilão serão recebidos até o dia 29 de novembro de 2010. A abertura das propostas será realizada em sessão pública no dia 16 de dezembro, quando a vencedora deve ser conhecida.

TAV
O TAV deve passar por ao menos oito estações, ligando as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas e percorrendo os aeroportos do Galeão (RJ), Cumbica (Guarulhos, SP) e Viracopos (Campinas, SP). Somente o tempo do percurso do trecho entre as capitais paulista e carioca deve ser de 1 hora e 33 minutos. O trem deve rodar à velocidade de 350 quilômetros por hora.
De acordo com o relatório da ANTT, aprovado pelo TCU, a receita operacional bruta do empreendimento será de R$ 192,7 bilhões durante os 40 anos de vigência da concessão. Por ano, estima-se que 18 milhões de pessoas poderão circular anualmente nessa ferrovia.

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Metrô Rio terá horários especiais no Dia de Finados

Na próxima terça-feira, feriado do Dia de Finados, o metrô vai funcionar das 7h às 23h, em horário especial. No feriado, os trens da Linha 2 vão circular de Pavuna a Estácio, como já ocorre nos finais de semana e feriados. Quem quiser pegar das estações da Linha 1 terá que fazer a transferência na estação Estácio. Os ônibus "Metrô Na Superfície", que saem das estações Botafogo e Ipanema/General Osório em direção à Gávea, funcionarão seguindo o horário das Linhas 1 e 2. As linhas de integração expressas também irão adotar o mesmo esquema de horário do metrô.
Na segunda-feira, o metrô opera normalmente de 5h até meia-noite com a conexão direta da Linha 2 até Botafogo.

Fonte: O Globo
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Em Blumenau, Paradas do Shopping Neumarkt e do Sagrada Família mudam de lugar com as faixas exclusivas

A partir de segunda-feira a rotina dos usuários do ponto de ônibus em frente ao Shopping Neumarkt vai mudar. Como parte do projeto de implantação do corredor de ônibus da Rua 7 de Setembro, os ônibus farão o embarque e o desembarque de passageiros para a frente do prédio da Volpato. É para lá que a parada será deslocada permanentemente. Também na segunda, o calçamento em frente ao shopping passará por restruturação. A partir do dia 15, será a vez da remoção da parada em frente ao Colégio Sagrada Família, que será realocada para frente do Banco Safra.

Os dois pontos de ônibus são os mais movimentados da Rua 7 de Setembro e passarão a funcionar como paradas de pré-embarque, com guichês para o pagamento antecipado da passagem e leitores de Cartão Siga. De acordo com o presidente do Consórcio Siga, Humberto Sackl, o objetivo é permitir que o usuário embarque no ônibus com a passagem paga e evite a formação de filas nas catracas.

O início das operações de pré-embarque, no entanto, ainda não foi definido. O Consórcio Siga depende da finalização das estruturas metálicas que sustentarão o abrigo dos pontos. A expectativa de Sackl é que as paradas de pré-embarque comecem a operar até o início do próximo ano letivo.

A implantação da faixa exclusiva para ônibus da Rua 7 começou em maio. Os trabalhos haviam sido interrompidos durante a Oktoberfest para evitar confusão no trânsito do Centro com a circulação de mais veículos. A aplicação da nova camada asfáltica do trecho, entre a Rua São José e a Praça da Fonte Luminosa, já foi concluída. O próximo passo agora é completar a sinalização vertical, que está sendo executada à noite. Por último, tachões serão colocados ao longo da pista para delimitar a faixa dos ônibus. Nos cruzamentos, a faixa será delimitada apenas pelo traçado pintado no asfalto.

A previsão do Secretário de Obras, Alexandre Brollo, é de que o corredor comece a funcionar até 1º de dezembro. Há ainda a revitalização do calçamento direito da Rua 7 e a delimitação das ciclofaixas, que serão ligadas até o terminal da Fonte.

Fonte: Jornal de Santa Catarina
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ANTP formula documento sobre Mobilidade Urbana para o proximo presidente do Brasil

O presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Público e do Grande Recife Consórcio de Transporte, Dílson Peixoto, foi um dos dirigentes do setor a manifestar apoio ao documento Os Desafios da Mobilidade Urbana - Contribuição para o Debate Eleitoral de 2010 enviado pela ANTP a todos os partidos e candidatos que concorrem à eleições de 2010.
EM JOINVILLE

Outros secretários municipais, dirigentes públicos e lideranças do setor também patentearam apoio ao texto. "A Fundação IPPUJ (Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville), apoia o documento da ANTP que visa garantir um compromisso com a construção de uma política nacional de apoio ao transporte urbano de qualidade aos candidatos nas eleições de 2010", escreveu Luiz Alberto Souza, presidente da Fundação IPPUJ, de Joinville, Santa Catarina. O manifesto foi publicado nos portais do IPPUJ e da prefeitura de Joinville.

NA FOLHA DE S. PAULO

No domingo, 26 de setembro, a matéria da Folha de S. Paulo intitulada Copa de 2014 é vista como oportundiade para impulsionar investimentos em transporte coletivo, assinalada pelo jornalista especializado Alencar Isidoro, destaca o manifesto da ANTP e sua rcomendação para que o transporte público seja considerado juntamente com o trânsito e com a ocupação do solo urbano. Eis um trecho do texto: “Um manifesto da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) menciona que além do metrô, uma outra alternativa merece ser difundida: os corredores de ônibus conhecidos como BRTs, mais baratos que os metrôs”. Mais adiante, a reportagem afirma: "O manifesto lançado este ano pela ANTP com diretrizes do transporte cita a importância de construir sistemas de transporte ligados à política de habitação e de ocupaão urbana”.

O presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires, foi ouvido para a mesma matéria: “Brasiliense diz que não adianta espalhar novas redes de metrô sem definir estratégias para que as pessoas morem mais perto dos empregos – sob risco de elevar o custo inclusive das tarifas, além da perda de tempo nos deslocamentos". Uma passagem do doumento é citada literalmente: “É urgente implementar políticas de adensamento das áreas urbanas e diversificação do uso do solo, instalando moradias, comércio e serviços ao longo de corredores de transporte público”, relata trecho do documento.

Fonte: ANTP
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Agecopa e prefeitura de Cuiabá discutem obras de mobilidade urbana


Diretores e técnicos da Agecopa se reuniram nesta quinta-feira (28.10) com o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo e secretários municipais para discutir os projetos de mobilidade urbana que preparam Cuiabá para a Copa 2014. O diretor presidente interino da Agecopa, Yenes Magalhães, o diretor de Relações Interinstitucionais Agripino Bonilha Filho e o Assessor Técnico Rafael Detoni fizeram uma explanação sobre as mudanças propostas no sistema viário e de transporte coletivo.
O Plano de Mobilidade Urbana pretende adequar a Capital não só às necessidades geradas pela Copa, mas também considerando o crescimento populacional e imobiliário, que gerou problemas crônicos como as deficiências do transporte coletivo e os congestionamentos. O objetivo destas intervenções (corredores exclusivos para ônibus, duplicação de pistas, trincheiras e viadutos) é melhorar significativamente o trânsito e os sistemas de transporte coletivo e individual, um legado permanente que a Copa trará para toda a população.

BRT's

O foco inicial das discussões é a implantação dos dois corredores exclusivos para ônibus (BRTs), ligando o aeroporto ao CPA e a avenida da Prainha ao Coxipó. Este novo sistema exigirá intervenções nos canteiros centrais e redimensionamento dos estacionamentos públicos, além de desapropriações de imóveis considerando o interesse público.
Participaram da reunião os secretários municipais de Trânsito e Transportes Urbanos,Infra-estrutura, Finanças e de Meio Ambiente, além dos presidentes do IPDU, Sílvio Fidélis e da Sanecap, Antonio Carlos Ventura. Num segundo momento, os 28 projetos da Agecopa serão apresentados a todo o secretariado. “Será a oportunidade de compartilhar informações e iniciar o planejamento de ações na área de Saúde, Educação, Turismo e Voluntariado, por exemplo. O objetivo é discutir e encaminhar medidas que melhorem a qualidade dos serviços prestados pelo Município, tendo em vista o grande fluxo de turistas previsto para 2014”, ressaltou o diretor de Articulação Interinstitucional da Agecopa, Agripino Bonilha Filho.
No dia 19 de novembro será realizada a Audiência Pública na Assembleia Legislativa para que a comunidade tome conhecimento e se manifeste sobre as obras que vão melhorar a mobilidade, o trânsito e os transportes coletivos em Cuiabá e Várzea Grande.


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