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Primeiro trecho do metrô de Salvador fica pronto este mês

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Até o final do mês já estará pronta a eletrificação da segunda linha do Metrô de Salvador, já que a primeira das duas existentes já foi concluída que é o trecho do lado direito, no sentido Lapa – Acesso Norte. A informação foi prestada pelo secretário municipal de Transportes e Infraestrutura (Setin) Euvaldo Jorge, que evita marcar datas para a inauguração. As linhas poderão ser usadas nos dois sentidos, quando o metrô estiver funcionando.
De acordo ainda com o secretário, com as linhas energizadas, os testes dos trens podem começar. A previsão é de que estes testes durem  no mínimo seis meses e meio, ou seja, andar de metrô mesmo só a partir de abril de 2011. “Estamos fazendo um esforço tremendo para o metrô funcionar o mais rápido possível. O prefeito quer inaugurar o metrô e entregar à população”, garante Jorge.
Os quatro trens do metrô serão movidos a energia elétrica,  produzida por uma subestação instalada na Avenida Bonocô. Cada um possui seis vagões e só podem ser testados corretamente sob a tensão de três mil volts em corrente direta. Primeiro serão conferidos sistemas como a abertura das portas, iluminação e ar-condicionado, por exemplo.
Só depois os trens serão testados em movimento, primeiro sem passageiros (a direção é controlada por computador) e depois em testes com pessoas. Nos testes sem passageiros são colocados pesos artificiais para simular a lotação do trem.
O secretário da Setin  explicou que  antes de ser iniciado os testes, cada um dos 24 vagões passará por uma “reabilitação”, para detectar se o tempo em que ficaram parados, durante um ano e nove meses num armazém no CIA, causou algum dano aos equipamentos. A inspeção prévia ao início dos testes foi uma exigência das empresas fabricante e fornecedora dos trens, a coreana Rotem e a japonesa Mitsui.
Custos operacionais avaliados
Em relação aos custos operacionais do metrô, o presidente da Companhia de Transportes de Salvador (CTS), Herbert Mota, afirma que os estudos  ainda não estão concluídos e tem sido alvo de constantes reavalições; tendo em vista o grande número de variáveis ainda a serem consolidadas e discutidas com os diversos integrantes do processo operacional(Setin, CTS, Cptm, Vicoufer dentre outros) e que estes dados estarão mais evidenciados a partir de jan/fev de 2011.
Questionado sobre como deveria ser o valor da tarifa para cobrir totalmente os custos de operação, Mota adiantou que nos sistemas de transporte em qualquer lugar do mundo a tarifa não é vista apenas como o resultado de uma simples conta aritmética, também não é um mero cálculo econômico da relação custo/nº de passageiro, como alguém menos informado possa imaginar, a tarifa é fruto de estudos complexos; em que são levados em conta diversos fatores e principalmente precisa ser observada do ponto de vista social, levando-se sempre em conta o interesse da população.
Para o presidente da CTS, o gestor deverá, sempre com o foco maior no interesse público; observar o conjunto dos modais de transporte de uma cidade, e de forma equilibrada e eficiente; visando à mobilidade, o conforto e a melhor economicidade;  utilizar-se dos recursos técnicos disponíveis para construir uma modelagem  matemática que permita a integração intermodal, garantindo ao usuário um valor de bilhete justo compatível com o viés de integração.
Com o metrô não deverá acontecer algo muito diferente disso ou seja o preço do bilhete deverá ficar próximo ao do BRT e ônibus; modais estes que deverão ser integrados.
Mota adianta ainda estudos preliminares relacionados com a quantidade estimada de  passageiros transportados por dia pelo metrô indicam que  poderá transportar com folga e conforto todos os passageiros definidos para o carregamento originalmente previsto; num primeiro momento apenas com a integração com ônibus no Acesso Norte e posteriormente todo o carregamento dos BRT‘s com integração no Acesso Norte e Retiro.
“Em números redondos, considerando um padrão de conforto metade do máximo permitido pelas normas internacionais para sistemas metropolitanos de transporte sobre trilhos; a oferta de lugares previstos para o primeiro momento será de 10.000/15.000 passageiros/hora/pico; considerando uma jornada de 10 horas diárias teríamos uma oferta de lugares de algo como 100.000/150.000 passageiros/dia; o tempo de viagem previsto para o trecho Acesso Norte/Lapa é de 12 minutos e o intervalo entre trens está previsto em 6 minutos; considerando a utilização de quatro composições com quatro vagões cada.
O sistema poderá ampliar a oferta se necessário, no entanto o que os estudos indicam é que só será necessário à medida que forem sendo implantadas as estações do Tramo 2 (Retiro, Jauá, Pirajá) o que irá permitindo novos carregamentos integrados com o sistema de ônibus e BRT”, explicou
Ele informou ainda que o estudo sobre o replanilhamento dos preços do metrô está em andamento com sua conclusão prevista conforme Plano de Trabalho para março de 2011.

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Santos receberá workshop do Prêmio ANTP de Qualidade no Transporte Coletivo no dia 27 de outubro

Está programado para a manhã de 27 de outubro de 2010, das 8h às 12h30, no Cosmopolitan Plaza Flat, localizado Rua Bahia, 174, Gonzaga, Santos-SP, o 'workshop' Como melhorar o desempenho das organizações de transporte e trânsito público.

O encontro é uma iniciativa do Prêmio ANTP de Qualidade voltada para dirigentes de organizações do setor – operadoras rodoviárias urbanas e metropolitanas, operadoras metroferroviárias, gestores de transporte e trânsito e operadoras de transporte rodoviário de longa distância –, visando à divulgação do Programa de Incentivo, Treinamento e Educação para a Melhoria da Qualidade e Eficiência da Gestão do Transporte e Trânsito Urbanos.

Gestão para a excelência. O evento busca estimular as organizações de transporte e trânsito a adotarem modelos de gestão orientados para a excelência do desempenho e, em conseqüência, melhorarem a qualidade de seus serviços de forma contínua e sustentada.

Gratuito. A participação é isenta de ônus. Informações sobre inscrições podem ser obtidas com Andréia Lopes, assistente do Prêmio ANTP de Qualidade, por meio do telefone (11) 3371-2294 ou pelo endereço qualidade@antp.org.br. Apoio institucional e patrocínio. O Prêmio ANTP de Qualidade tem apoio institucional das seguintes organizações: ANTT, NTU, ABRATI e MBC, e é patrocinado em seu 8º Ciclo Bienal pelas seguintes empresas e entidades: Shell, Michelin, Volkswagen Caminhões e Ônibus, WPlex, Dataprom, Denatran. Sebrae e Marcopolo.

Fonte: ANTP
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Rio de Janeiro: Estação Cidade Nova do metrô será inaugurada no dia 1º de novembro

Metrô Rio informou, nesta quinta-feira, que a Estação da Cidade Nova, a 35ª, será inaugurada no dia 1º de novembro. De acordo com a concessionária, o investimento foi de R$ 80 milhões distribuídos entre o projeto e na urbanização do entorno.
A nova estação terá horário de funcionamento das 10h às 14h entre segunda e sexta-feiras. A medida vale para um primeiro momento para que sejam feitos ajustes no sistema. Aproximadamente 10 mil pessoas devem utilizar a estação.
Com 3.267 metros quadrados, a estação da Cidade Nova terá uma passarela de acesso à Prefeitura e está instalada a 6,45 metros de altura sobre a Avenida Presidente Vargas - a altura visa dar passagem sem problemas aos carros alegóricos durante o carnaval.

Fonte: O Dia Online
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Recife: Interdição na Avenida Conde da Boa Vista altera o itinerário de 160 linhas

Em função das interdições que serão feitas, amanhã, a partir das 16h, pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) ao longo de toda a Avenida Conde da Boa Vista, o Grande Recife Consórcio de Transporte irá alterar o itinerário de 160 linhas que trafegam pela via. A ação faz parte do plano de contingência, que tem caráter permanente e será acionado sempre que houver comprometimento da circulação dos coletivos em vias de grande fluxo - como é o caso da avenida, uma das principais ligações do subúrbio com o centro da cidade, que será palco de um evento político, previamente agendado e informado às autoridades de Segurança Pública de Trânsito.
As alterações acontecerão a partir das 16h e prosseguirão enquanto durar a interdição. Com a medida, os motoristas dos ônibus serão orientados pelos divulgadores do Grande Recife a se dirigirem para as vias alternativas, nos sentidos cidade/subúrbio e subúrbio/cidade. As equipes estarão distribuídas nas 16 estações de embarque/desembarque nos sentidos cidade/subúrbio e subúrbio/cidade, orientando o local para onde os usuários devem se dirigir, de acordo com a linha que ele irá utilizar.
As linhas foram divididas em grupos, levando em consideração sua origem e destino. Cada grupo terá um trecho alternativo criado pela equipe da Gerência de Programação do Sistema. Com a mudança, os coletivos atenderão todas as paradas da via para onde serão transferidos.
A diretora de Operações do Grande Recife Consócio de Transporte, Taciana Ferreira, destaca a importância da observação, por parte dos usuários, das informações que serão disponibilizadas nas estações de embarque e desembarque.
“Assim como no Carnaval ou em outros eventos em que é necessário intervir na circulação de coletivos sabemos que os transtornos são inevitáveis. Por isso temos um plano de contingência que busca minimizar estes problemas, criando rotas alternativas e evitando que os usuários permaneçam nos locais por onde os ônibus não terão condições de trafegar. Ainda não havia sido necessário colocar este plano em prática durante o período de campanha eleitoral, mas diante da realização de um ato de grande porte, que gerará interdições, optamos por acioná-lo”, destacou. Os cartazes informativos serão afixados nas estações no início da manhã.
As dúvidas podem ser esclarecidas através da Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife pelo telefone 0800 081 01 58 ou acessando o site http://www.granderecife.pe.gov.br/.
Fonte: CGRT
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Metrô de SP terá espaço cultural em 16 estações

Com flash mob, performance, ópera, balé clássico e uma big band de jazz, o Metrô lança hoje na Estação Paraíso o Projeto Encontros, espaço cultural com programação permanente que será implementado em outras 14 estações até o fim de 2011. O espaço piloto, instalado na Estação Santa Cecília desde abril de 2009, foi o primeiro passo para o projeto. No Paraíso haverá área para exposições, arena para apresentações, espaço infantil e integração com a biblioteca.

Até o fim do ano, as Estações Sacomã e Corinthians-Itaquera também vão receber o projeto. Em todas as estações contempladas haverá painéis com a história dos respectivos bairros. Naquelas com nomes de times de futebol serão criados memoriais dos clubes, com homenagens a ídolos eleitos pela internet.

Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, o objetivo do projeto é fazer com que o metrô, que já reúne serviços como as farmácias Dose Certa e os postos do Acessa SP, com computadores ligados à internet, tenha também um "lado cultural e de lazer".

"Cada estação terá uma vocação artística, para que o público possa acompanhar as manifestações culturais com as quais se identifica", explica Portella. "No nosso piloto, na Santa Cecília, o foco são os curta-metragens, a dança de salão e o teatro rápido. Na Estação Paraíso, a ideia é apresentar música clássica, jazz, ópera, que não é música comum. É a primeira vez que haverá ópera em um metrô."

Vencedor da licitação de dez anos aberta pelo Metrô, o consórcio Bus Magia, formado pelas empresas Bus Mídia e Cinemagia, é o responsável pela implementação do projeto nas estações e pela programação cultural. A contrapartida para eles será a possibilidade de explorar a mídia das estações. No futuro, segundo o secretário, o projeto poderá ser estendido para estações da CPTM.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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Metrô de Recife inaugura projeto piloto de acessibilidade e emergência

A CBTU-METROREC inauguou nesta quinta-feira o projeto piloto do Sistema de Acessibilidade e Emergência (SAE). O metrô do Recife será pioneiro a adotar essa nova tecnologia no Brasil, utilizando um sistema de intercomunicação por meio da tecnologia de IP, permitindo aos usuários se comunicarem diretamente com o chefe de estação, por meio da rede interna de computadores e futuramente com Centro de Controle Operacional (CCO).

De acordo com a direção do metrô, o sistema, de fácil operação, permite ao usuário solicitar a comunicação pressionando um botão de chamada no ponto de atendimento. A partia daí, o SAE direciona a chamada para o supervisor da estação e estabelece um canal de comunicação em viva-voz e mãos livres sem a necessidade de segurar monofones ou ficar pressionando para falar. O sistema é dotado de vários níveis de programação e tem a capacidade de desviar ligações para outras centrais de atendimento nos casos de central ocupada ou na ausência de quem atenda nesta central.

A inauguração contou com a presença do Superintendente do metrô do Recife, José Marques de Lima, gerentes e responsáveis das áreas de operação, comunicação e manutenção.

Fonte: Diário de Pernambuco
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