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São Paulo: Trânsito atinge 111 km até em Dia Mundial Sem Carro

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Mesmo com a comemoração do Dia Mundial Sem Carro, data que incentiva os motoristas a deixar os veículos em casa em prol da utilização do transporte público, o trânsito em São Paulo atingiu a marca de 111 km de congestionamento às 19h desta quarta-feira (22). Às 19h25, a cidade tinha 89 km de lentidão.
O índice das 19h correspondeu a 12,8% de todas as vias monitoradas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). No horário, a Marginal Pinheiros era o corredor de maior congestionamento, com 8,9 km de lentidão pela pista expressa entre as pontes Cidade Universitária e João Dias no sentido Interlagos.
A Zona Sul da capital paulista era a região de maior morosidade, com 48 km de lentidão, seguida pela região Oeste, com 17 km.
A CET diz não ter sentido alterações significativas no trânsito durante todo o Dia Mundial Sem Carro.
Prevendo que mais moradores da cidade pudessem deixar o carro na garagem e optar pelo ônibus, a SPTrans colocou mais veículos na rua. Ao todo, foram 36.442 viagens adicionais nesta quarta. Em dias normais, são feitas pela manhã 93.076 viagens e à tarde, 112.418, totalizando 205.494 partidas – nesta quarta, esse número foi de 241.936.
Com relação ao Metrô, a assessoria de imprensa informou que não houve mudança no número da frota. Por dia, passam pela rede cerca de 3,6 milhões de pessoas. O mesmo ocorreu na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que recebe diariamente aproximadamente 2,4 milhões de usuários. A quantidade média de 119 trens operando foi mantida.
De forma inusitada, vaqueiros e boiadeiros lembraram o Dia Mundial sem Carro com uma cavalgada pela Avenida Paulista, que normalmente sofre com o trânsito pesado. No lombo dos animais, eles dividiram o asfalto com carros e ônibus.

Fonte: G1.com

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No Rio, Redistribuição de linhas de ônibus começa por Copa e Santa Cruz

A redistribuição das linhas de ônibus vai começar por Copacabana e Santa Cruz. O bairro da Zona Sul será o primeiro a ter o número de coletivo e pontos encolhido e o da Zona Oeste será o primeiro a ter a oferta de transporte rodoviário ampliado.
Os dois bairros devem ser ainda os primeiros a receber corredores exclusivos para ônibus, com a Av. Nossa Senhora de Copacabana funcionando como teste a partir de janeiro. A Secretaria Municipal de Transportes conclui até o final do mês levantamento que definirá as mudanças e incrementará a fiscalização.
Enquanto os projetos não saem do papel, filas intermináveis, coletivos lotados e espera para embarcar continuam a fazer parte da rotina de quem usa o transporte público na Zona Oeste. Para os moradores da região, novas linhas — sobretudo para Centro e Zona Norte — e maior frota resolveriam o problema.

Para chegar às 7h ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Fundão, a dona de casa Joelma Martins, 39 anos, sai de Campo Grande às 4h30. O motivo da antecedência é a pouca oferta de ônibus e as longas filas. “Para conseguir atendimento, tenho de madrugar. Fico no ponto mais de meia hora”, lamenta.

Já o soldador Alax Pitter, 21, precisa de duas conduções para chegar ao trabalho, porque não há ônibus direto para o Maracanã. “Os pontos não têm cobertura.

Ficamos na fila, no sol ou na chuva, por quase uma hora. Preciso sair três horas antes de pegar no trabalho para não me atrasar”, reclama.

Ontem, das 14h às 15h, apenas um ônibus da linha 871 (Campo Grande-Sepetiba), da Algarve, passou pela Rua Cesário de Melo. O mesmo panorama foi identificado com a linha 859 (Campo Grande-Base Área), da Ocidental.

Em Santa Cruz, a situação é igual. Faltam linhas para o Centro e os coletivos estão malconservados. Segundo o motorista Marcelo Araújo, 40, a linha 380 (Santa Cruz-Tiradentes), da Viação Zona Oeste, apesar de cadastrada, não passa pela Av. João XXIII; outras da empresa só operam na parte da manhã.

Viações líderes de queixas venceram licitação de linhas

Sete empresas dos 4 consórcios vencedores da licitação de ônibus do Município do Rio, que começa a operar em 30 de outubro, lideram a lista de queixas dos usuários, segundo a Subsecretaria de Fiscalização. Nos últimos cinco rankings elaborados pela pasta, Estrela Azul, Campo Grande, Rubanil, Pégaso (líder do consórcio Santa Cruz), Transurb, Madureira Candelária e Vila Isabel são as campeãs de reclamações.

Este ano, a Subsecretaria de Fiscalização abordou 943 coletivos e puniu 473. Anteontem, todos os abordados no Leme, Gávea, São Conrado e Barra foram retirados de circulação: dois deles eram piratas e todos operavam para a Amigos Unidos. Procurado, o Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio (RioÔnibus) não comentou as estatísticas.

Fonte: O Dia online

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Motoristas e cobradores fizeram paralisação-relâmpago em Florianópolis

Funcionários da empresa de transporte coletivo Canasvieiras, que atende comunidades do Norte da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, fizeram uma paralisação-relâmpago na madrugada desta quarta-feira.

Conforme o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano da região (Sintraturb), os ônibus não saíram das garagens entre 4h e 6h.

A manifestação, segundo o diretor de Comunicação da entidade, Antônio Carlos Martins, teve como objetivo pressionar os donos das empresas de transporte coletivo e a prefeitura a melhorarem as condições de trabalho de motoristas e cobradores.

Segundo ele, os patrões estariam "empurrando com a barriga" a correção de irregularidades trabalhistas reivindicadas pela categoria nas reuniões já realizadas para definição da Convenção Coletiva de Trabalho.

Os trabalhadores querem acabar, entre outras pendências, com o suposto excesso de horas de trabalho de alguns profissionais. Às 10h, Martins disse que deve se reunir com representantes das empresas e da prefeitura para uma nova rodada de negociações.

A Polícia Militar (PM) foi acionada para atender a um tumuldo na garagem da empresa em Canasvieiras por volta das 5h. Quando os policiais chegaram ao local, a situação já tinha voltado ao normal. Eles foram avisados que se tratava de uma manifestação.

Desde o final da madrugada, era grande o número de pessoas prejudicadas pela paralisação nas paradas de ônibus nas comunidades atendidas pela empresa. A situação deve voltar ao normal nas próximas horas.

Fonte: Diário Catarinense

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Dist. Federal: Dia Mundial sem Carro mostra falhas no transporte público

No Dia Mundial sem Carro, comemorado nesta quarta-feira (22), os moradores do Distrito Federal enfrentam vários problemas como precariedade do transporte público e falta de ciclovias, para deixar de usar os veículos particulares.
O Dia Mundial sem Carro foi instituído na França, há dez anos, para reduzir congestionamentos e poluição. Por lá, um sistema de ciclovias e aluguel de bicicletas tirou milhares de carros das ruas.
A ideia do evento é mostrar que existem alternativas de transporte, e estimular as pessoas a, de vez em quando, deixarem o veículo particular em casa. Com isso, a população contribui com o meio ambiente e ameniza os congestionamentos.
O problema é que, para deixar o carro em casa e usar o transporte público no DF, é preciso ter coragem. Os ônibus andam sempre lotados. Cenas de coletivos quebrados e paradas lotadas são comuns. Já o metrô, que vai funcionar o dia inteiro de graça nesta quarta-feira, só atende à Asa Sul e mais quatro cidades.
A maioria da população não tem outra alternativa a não ser comprar um carro. Já são um milhão e duzentos mil circulando diariamente, provocando congestionamentos, acidentes e poluindo o ar.
Para o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Gustavo Souto Maior, a culpa é do governo, que não investe no transporte de massa. “Temos que ter um transporte coletivo de boa qualidade, temos que oferecer alternativas para as pessoas andarem mais de bicicleta e a pé”, destaca.
O borracheiro Lindomar Cruz mora em Ceilândia, uma das cidades atendidas pelo metrô, e já achou a solução que os ambientalistas querem no dia de hoje. Ele vai até a estação de bicicleta, para na Rodoviária e completa o percurso até a Asa Norte, onde trabalha, pedalando.
“Falta ciclovia. Não tem como disputar espaço com os carros. É tanto que, quando pedalo no Plano, vou por dentro das quadras”, diz Lindomar.

Fonte: G1.com

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Florianópolis: Internautas apontam falhas no transporte coletivo como causas para não deixarem o carro na garagem

 A opinião dos internautas sobre deixar o carro em casa por um dia é quase unânime, a maioria diz ser inviável devido a ineficiência do transporte coletivo. Por isso, nesta quarta-feira, Dia Mundial Sem Carro, muitos seguiram com sua rotina normal e usaram os automóveis à vontade.

Perguntados sobre o que falta para deixarem o carro na garagem por um dia, os internautas responderam que o transporte público precisa melhorar e muito. Para eles é preciso aumentar a grade de horários, melhorar o atendimento e baratear o valor da passagem.

Outro ponto enfocado pelos que responderam ao mural é a criação de outros modais, como transporte marítimo, trens e metrôs. Esses últimos segundo a internauta Alice Schneider de Camboriú, no Litoral Norte do Estado, são mais limpos e rápidos e poderiam ser instalados em cidades "pontuais". Os internautas ressaltaram, também, que em muitas cidades não há sequer ciclovias.

No Facebook, Ivan Pimentel disse que desde que veio morar em Florianópolis em 1998 não usou mais carro:

— Essa cidade não merece mais veículos em suas ruas — destaca.

Outra internauta, Thaina Leonetti, que defende o Dia Mundial Sem Carro, diz que as pessoas deveriam caminhar mais, até por uma questão de saúde:

— Tem gente que usa o carro para andar duas quadras, que exagero! Isso é uma questão de saúde, caminhar faz bem e ainda ajuda o meio ambiente.

Fonte: Diário Catarinense

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Prefeitura de Ponta Grossa adquire 29 novos ônibus

A Prefeitura de Ponta Grossa irá incorporar à frota de ônibus coletivo da cidade 29 novos carros. Destes, 24 substituirão coletivos já com dez anos de uso, vida útil máxima dos ônibus urbanos em Ponta Grossa, e outros cinco serão disponibilizados para novas linhas. Com isso, a frota do municipio será composta de 202 ônibus. Os carros começaram a chegar no inicio do mês e atualmente passam pela revisão obrigatória e emplacamento. A expectativa é de que os novos ônibus comecem a rodar em outubro, logo após as eleições.

Dos 29 novos ônibus, um é articulado, dois são midibus e 26 são convencionais. A Prefeitura se antecipou a legislação, que determina o tempo de uso do coletivo, e já programou a troca antes dos dez anos completos. Os ônibus mais antigos completam dez anos de uso no dia 31 de dezembro.

Os coletivos que entrarão em operação possuem dispositivos para permitir o embarque de deficientes físicos e cadeirantes. A legislação municipal determina que até 2014, todos os ônibus deverão estar adaptados. Atualmente, dos 197 carros que compõem a frota do municipio, 89 estão aptos a transportar pessoas com deficiências, representando 45% dos carros. Com a nova aquisição essa porcentagem aumentará para 60%, com 118 veículos adaptados.

De acordo com o chefe da Divisão de Fiscalização Viária, da Secretaria de Planejamento, Luis Eduardo Lemes, ainda não foram definidas quais as linhas que os novos ônibus atuarão. A prioridade da troca, segundo ele, serão as linhas que não possuem ônibus adaptados para pessoas deficientes. A partir da operação dos novos carros, Ponta Grossa passa a ter 100% das linhas com ônibus adaptados.

Fonte: JM News

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