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Rio de Janeiro: Bilhete Único Carioca poderá também ser usado em trem, metrô e barca

sábado, 11 de setembro de 2010


No dia 30 de novembro, um mês depois de o Bilhete Único Carioca (R$ 2,40 por duas horas) ser implantado nos ônibus municipais do Rio, terá início a integração dos coletivos da cidade com o metrô, os trens e as barcas. A informação é do presidente do Rio Ônibus (sindicato que reúne as empresas da capital), Lélis Teixeira. Até lá, serão feitos os acertos entre o governo do estado e a prefeitura, para estipular os preços das tarifas de integração.

Outra novidade anunciada por Lélis é que quem já tem bilhete único intermunicipal (cerca de 1,2 milhão de usuários) ou vale-transporte (700 mil na capital) não precisará se cadastrar para usufruir dos benefícios do Bilhete Único Carioca. Mais que isso: a partir de 30 de outubro, poderá utilizar seus cartões também nos ônibus municipais. O mesmo vale para os futuros portadores de bilhetes municipais, que poderão usá-los em linhas intermunicipais. Só que, neste caso, pagarão R$ 4,40 para embarcar em dois meios de transporte num intervalo de até duas horas e meia entre a passagem pelas catracas.

- O produto será o mesmo. Só com uma roupa diferente - explica Lélis. - Os usuários poderão ter um só cartão, intermunicipal, municipal ou vale-transporte. Será um cartão por CPF.

Opine: Você está tendo problemas para usar o bilhete único intermunicipal?

Um cartão por CPF, para quem não tem

Como os intermunicipais, os cartões municipais serão confeccionados pela RioCard. Diretor-executivo de negócios da empresa, Edmundo Fornasari, informa que os interessados no Bilhete Único Carioca deverão cadastrar seu CPF. A partir de 10 de outubro isto poderá ser feito pela internet (possivelmente através do site wwwriobilheteunico.com.br ) ou num dos sete postos que serão criados, na Central, no Largo da Carioca, em Copacabana, em Campo Grande, em Bangu, na Barra (Terminal Alvorada) e em Madureira.

- Quem fizer o cadastramento pela internet, receberá o cartão pelos Correios. A vantagem é que poderá acessar o sistema 24 horas. Ao receber o cartão, deverá desbloqueá-lo, pelo site ou por telefone - esclarece Fornasari. - Nos postos de atendimento, o usuário se cadastra e recebe o bilhete na hora.

Para carregar o bilhete, uma opção é usar a internet, imprimir um boleto e pagá-lo em qualquer banco. Há ainda a possibilidade de carregar os bilhetes numa das 12 lojas do Rio Ônibus.

Com a integração de todos os modais em 30 de novembro, será possível um passageiro, usando um único cartão, se beneficiar das vantagens dos bilhetes intermunicipal e municipal embarcando em quatro veículos. Ele poderá, por exemplo, em duas horas e meia, pegar um ônibus de Maricá para o Centro, do Centro para Copacabana (R$ 4,40), de Copacabana para para o Leblon, e do Leblon para São Conrado (R$ 2,40).

Está prevista para o dia 17 a assinatura do contrato da prefeitura com os consórcios vencedores da licitação para o transporte por ônibus da cidade. Os consórcios Internorte, Intersul, Transcarioca e Santa Cruz, porém, assumem a operação do sistema em 30 de outubro, data em que o Bilhete Único Carioca começa a valer.

- O bilhete do Rio é diferente do de São Paulo e do de Belo Horizonte. Aqui as empresas não receberão subsídios e precisarão reduzir seus custos. Como não haverá concorrência, uma forma de diminuir custos é através da racionalização. Ou seja, retirando veículos onde eles estão em excesso, na Zona Sul, e colocando mais onde faltam coletivos, na Zona Oeste. Acredito que, logo no início da implantação do bilhete único municipal, já comece a racionalização dos ônibus - prevê Lélis.

fonte: O Globo

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Rio de Janeiro: Ônibus: passageiros sofrem com novos pontos no Centro


Passageiros de dez linhas de ônibus que faziam ponto final na Praça Tiradentes, no Centro, encontraram uma armadilha na nova parada, transferida, nesta quarta-feira, para a Praça da República, no lado ímpar da pista junto ao Campo de Santana, no mesmo bairro. Pelo menos sete placas que indicavam os itinerários estavam cobertas com sacos pretos, confundindo os usuários.

A mudança faz parte do plano da subprefeitura do Centro para a urbanização da Praça Tiradentes e prevê ainda a mudança de lugar de sinais, proibição de estacionamento no entorno da praça, alargamento da calçada e mudança de iluminação. A previsão de conclusão da revitalização é março do ano que vem.

- Faz mais de 15 minutos que estou procurando o ponto do meu ônibus (334, Praça da República-Cordovil). Andei até a Praça Tiradentes e lá me informaram que era aqui. Mas não consigo saber onde é a parada porque as placas estão cobertas e ninguém sabe informar - lamentou a aposentada Vanda Lúcia Monteiro.

Subprefeito diz que confusão é normal no início
O subprefeito Thiago Barcellos disse ser normal um pouco de confusão entre os usuários na primeira semana da alteração no ponto final. Ele falou que estão previstas coberturas para abrigar os passageiros e garantiu que os equipamentos não vão atrapalhar a passagem dos pedestres, apesar de a calçada ser estreita no local:

- Acredito que será necessário um prazo de dez dias para que as pessoas se acostumem com a alteração. Fizemos um acordo com as empresas de ônibus para nos ajudarem na orientação dos passageiros.

Questionado sobre os plásticos sobre as placas e a ausências de fiscais para orientar os passageiros, o subprefeito respondeu que já tinha solicitado a retirada dos plásticos e que os fiscais orientaram os usuários pela manhã e retornariam no começo da tarde.

A Rio Ônibus informou que foram transferidas para o novo ponto final as seguintes linhas: 284 (Praça da República-Praça Seca), 313 (Penha-Praça da República), 334 e 335 (Praça da República-Madureira), 343 (Cordovil-Praça da República), 355 (Praça da República-Madureira) 372 e 373 (Pavuna-Passeio), 383 (Tiradentes-Realengo) e 391 (Carioca-Padre Miguel).

Fonte: O Globo

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CPTM informa alteração da circulação em linhas devido a obras de melhoria dos sistemas

sexta-feira, 10 de setembro de 2010


Neste fim de semana [11 e 12 de setembro], a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] promoverá intervenções de manutenção e obras de melhoria do sistema, modificando os intervalos em quatro linhas. As intervenções são programadas para o fim de semana, a fim de minimizar os impactos, uma vez que nesses dias há uma significativa queda na demanda de usuários:

Linha 7-Rubi [Luz-Jundiaí]
A partir das 16h00 do sábado [11], até as 3h30 da segunda-feira [13], por conta de serviços de substituição de trilhos na região de Várzea Paulista, os trens circularão com maiores intervalos entre Francisco Morato e Jundiaí.

Linha 8-Diamante [Julio Prestes - Itapevi]
Das 20h00 de sábado [11] às 3h30 de domingo [12], obras de remodelação da Estação Engenheiro Cardoso aumentarão os intervalos entre os trens.

Linha 10-Turquesa [Luz - Rio Grande da Serra]
Das 8h00 às 18h00 de domingo [12], haverá obras de substituição de trilhos na região de Ribeirão Pires. Dessa forma, os trens partirão da Estação da Luz com destino a Mauá e Rio Grande da Serra, alternadamente.

Linha 11-Coral [Luz - Estudantes] - Expresso Leste
No domingo [12], do início da operação até às 20h00, devido às obras de melhorias na rede de alimentação elétrica dos trens, no trecho entre Tatuapé e Brás, os trens circularão com maiores intervalos.

Fonte: CPTM

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Obras deixarão estação Jandira moderna e acessível, mas causam interferências durante sua execução


A Estação Jandira, na Linha 8-Diamante [Julio Prestes-Itapevi], da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], passa por obras de reforma e modernização, para melhorar suas condições de conforto e acessibilidade. As intervenções vêm causando interferências na operação da Linha 8-Diamante, em especial nos fins de semana e feriados [confira no site www.cptm.sp.gov.br como fica o esquema de circulação de trens nesses dias]. Os arredores também sofrem algum impacto, devido a obras e interdição dos viários e calçadas.

A CPTM solicita a compreensão dos usuários e da população local, considerando que os benefícios serão muito maiores que os desconfortos ocasionais, os quais deverão se estender até outubro deste ano, quando a estação será entregue.

Para dar a Jandira o mesmo padrão de qualidade das unidades recém-inauguradas, a CPTM irá modificar o layout interno do prédio original, construído no início da década de 1980 pela antiga Fepasa. Serão feitas melhorias nos acessos, instalação de equipamentos de acessibilidade [elevador, banheiro exclusivo, piso e rota táteis, comunicação em Braille, adequação de corrimãos e rampas, etc], implantação de SSO [Sala de Supervisão Operacional] e demais salas técnicas e operacionais.

Segundo o presidente da CPTM, Sérgio Avelleda, executar obras como a de Jandira, sem interromper a prestação de serviços, exige medidas que minimizem os impactos e permitam o cumprimento dos cronogramas. "Estamos trabalhando dia e noite, principalmente nos fins de semana e feriados, para causar o menor transtorno possível à população. Esse esforço se justifica, porque teremos aqui uma estação moderna e adequada às necessidades dos nossos usuários".

Novos equipamentos

A estação terá passarela de transposição às vias, em área não-paga e aberta 24 horas. O acesso às plataformas se dará por meio de escadas fixas, rolantes e elevador [no caso de pessoas com mobilidade reduzida]. As bilheterias serão blindadas. A CPTM também implantará nova infra-estrutura para sistemas elétricos, eletrônicos, hidráulicos, sonorização, iluminação geral e de emergência, circuito fechado de TV, comunicação visual com painéis luminosos eletrônicos, detecção de incêndio, mapa tátil com botoeira, rota tátil e piso tátil de alerta, telefonia, entre outros.

Nos arredores da estação, serão realizadas obra de paisagismo e urbanização e adequações no viário, em caso de necessidade. Atual bicicletário, que hoje conta com 48 vagas, será revitalizado e ampliado para 160 vagas.

Fonte: CPTM

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Porto Alegre: Trensurb anuncia aumento recorde no número de passageiros


A Trensurb registrou no mês de agosto a maior demanda mensal de sua história, onde foram transportados 4.463.560 usuários. O recorde anterior havia sido estabelecido em agosto de 2004 com 4.462.022 passageiros.

No mês de agosto também foi estabelecido novo recorde referente a média de passageiros transportados em dias úteis, com 171.269 passageiros. O recorde anterior ocorreu em novembro de 2004 com o transporte de 170.763 passageiros.

Já no dia 8 de setembro, quarta-feira, foi alcançado o 2º melhor registro da Empresa relativo ao número máximo de passageiros transportados/dia no sistema, excluindo o evento Expointer, com 186.315 usuários no metrô. O dia recorde foi estabelecido em 8 de novembro de 2004, uma segunda-feira, com 188.597 passageiros.

Fonte: Trensurb

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VLTs dimuirão tráfego nas ruas de Santos


O veículo leve sobre trilhos, também conhecido como metrô leve foi projetado para interligar diversos municípios da Baixada Santista. O veículo partirá de São Vicente e percorrerá o trajeto paralelo ao porto de Santos em uma viagem rápida, confortável e funcional, já que haverá a integração do VLT com as linhas metropolitanas e municipais.

O transporte, orçado em mais de meio bilhão de reais, tem capacidade para transportar até 300 passageiros e vai permitir o desafogamento do trânsito de São Paulo, que atualmente dispõe de 500 ônibus que compõem a frota da cidade. O projeto será feito por meio de parceria público-privada e o VLT deverá entrar em operação em 2012

A cidade opera bondes restaurados, que cortam o centro de Santos, principal cidade do litoral paulista, circulando em meio aos prédios históricos que, revigorados, abrigam bares e restaurantes.

Fonte: CBTU

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