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Zona Oeste é apontada por usuários como a pior empresa de ônibus do Rio

terça-feira, 13 de julho de 2010


A empresa de ônibus Zona Oeste foi apontada como a pior no ranking feito a partir de queixas de usuários à Ouvidoria da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), com 31 pontos. Em seguida, vêm Madureira Candelária (com 30,64 pontos), Transurb (25,45 pontos), Breda Rio (23 pontos) e Vila Isabel (20,41 pontos). O levantamento abrange os meses de abril, maio e junho. As principais reclamações dos passageiros são o não atendimento do sinal de parada para embarque e desembarque, atitudes inconvenientes por parte dos funcionários das empresas, e o não cumprimento de determinações pela autoridade competente. A pesquisa aponta 13 empresas acima da linha de tolerância.
Desde que a "lista negra" foi criada, a Zona Oeste aparece entre as cinco mais problemáticas do Rio nas cinco versões. Ela também ficou em primeiro lugar no último ranking, divulgado em junho.
- A metodologia da fiscalização direcionada vem apresentando resultados satisfatórios que se refletem na melhoria da qualidade do serviço prestado aos passageiros. Esse sistema vai permanecer e ser aperfeiçoado após a licitação das redes de transporte por ônibus que a prefeitura está conduzindo - afirma o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.
De acordo com a SMTR, a fiscalização do órgão manterá o foco nas empresas que detém maior número de pontos. As reclamações dos usuários sobre a qualidade do serviço podem ser feitas através do telefone 2286-8010 (de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h) ou pela internet através do link http://www21.rio.rj.gov.br/siso/internet/frmcadastro.cfm .

Fonte: O Globo
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ATTM disponibiliza transporte coletivo em horários especiais para acesso a praias


No intuito de fomentar o turismo na Capital ao facilitar o acesso dos palmenses e visitantes às praias de Palmas, a Prefeitura de Palmas, por meio da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade - ATTM, disponibilizará ônibus em horários especiais para as praias da Capital.

Os novos horários, que funcionarão durante todo o mês de julho, atenderão os freqüentadores das praias do Buriti, Caju, Prata e Graciosa.

Praia da Graciosa: A Linha 10, saindo da estação Apinajé, fará o transporte coletivo de segunda a sexta-feira, com intervalos de meia em meia hora entre as 5h às 23h, aos sábados das 6 às e 23h, e aos domingos com intervalo de 40 em 40 minutos das 6h às 22h, sendo o último às 23h.

Praia do Prata: Haverá coletivos de segunda a sexta-feira com intervalos de uma hora entre as 8 e 18h, aos sábados com intervalo de meia hora das 8 às 22h, e aos domingos com intervalo de meia hora das 8 às 21h30, com saída da estação Xambioá.

Praia do Caju: Saíra ônibus da estação Krahô aos sábados e domingos a cada uma hora. Aos sábados das 8 às 18h e aos domingos das 9 às 19h.

Praia do Buriti: Com saída da estação Xerente, haverá ônibus aos sábados e domingos às 11, 12, 13, 16, 17 e 18h.

Praia das Arnos

No caso da Praia das Arnos, o diretor de transporte da ATTM, Edenair Alves, explica que o local já é atendido pelas linhas 31, 32, 33 e 4/16, que com saída da Estação Apinajé passa pelo local a cada cinco minutos.

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Transporte coletivo vai sofrer alterações em Taubaté


A empresa IPK Projetos deve entregar para a prefeitura, até o final do mês, um relatório com sugestões de novos horários e rotas do transporte coletivo de Taubaté.

Em agosto, o documento também deve ser apresentado à Câmara e para empresa ABC Transporte e permissionários do Transporte Coletivo de Taubaté (Tctau), responsáveis pelo serviço na cidade.

O relatório foi desenvolvido por meio de uma pesquisa com 4.242 pessoas em 1.084 residências, o estudo apresentou o volume de deslocamento, origem, destino, horário de maior demanda e o motivo da viagem.

O relatório apontou também o perfil das famílias, como a situação socioeconômica e ocupação dos integrantes.

Segundo o levantamento a necessidade de redimensionar o sistema de transporte público da cidade, além de adequar horários e itinerários.A pesquisa revelou que 27,67% dos usuários utilizam o transporte coletivo para trabalho, 14,83 para estudos, 13,18 para fazer compras, a opção lazer também ficou com 13, 18%, outros motivos somam 31.14%.

No período da manhã e tarde o horário de pico é das 7h às 9h e das 11h30 às 13h30. O horário de maior movimento entre a tarde e a noite é das 17h às 19h e das 22h às 22h30.

Fonte: Guiataubaté
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Manaus: Ônibus operam na avenida das Torres


O novo sistema viário de Manaus, avenida Governador José Lindoso, mais conhecido como “avenida das Torres”, corredor de integração das zonas Norte, Leste e Centro-Sul de Manaus, passou a contar, desde ontem, com a circulação da linha de transporte coletivo 457, que atende os moradores das comunidades Águas Claras 2 e Parque das Garças, na Zona Norte de Manaus.

Um dos usuários do transporte coletivo, o comerciante Orlando Vidal, 50, que aguardava o transporte próximo a um sinal de parada de ônibus, disse que a via trouxe melhorias, porém faltam alguns detalhes para ficar perfeita. “Ainda falta a construção de assentos e cobertura nas paradas e sinal inteligente em alguns pontos da via, para que idosos e crianças possam atravessar com mais segurança, principalmente, nos horários de picos, quando os veículos costumam passam em grande velocidade”, declarou.

Em um outro ponto da via, a professora Maria Auxiliadora, 32, que também aguardava a linha 457, comentou a necessidade de se colocar mais ônibus para circular pela avenida das Torres. “A via dá acesso a outros bairros, portanto, o órgão competente tem que avaliar a condição de trazer alternativas no transporte”, comentou a professora.

De acordo com o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), quatro novos veículos devem operar na linha 457, na recém-inaugurada via, após conclusão de pesquisas sobre demanda de passageiros que estão sendo realizadas por técnicos do órgão. Outro ponto ainda a ser definido é com relação as áreas para instalação das paradas de ônibus que estão sendo estudadas. Outras linhas de ônibus deverão operar na via após conclusão de pesquisas sobre demanda de passageiros na área.

A avenida das Torres, que possui 6.300 metros de extensão, com três pistas de cada lado, também serve com caminho alternativo para a Torquato Tapajós e Efigênio Sales, vias que já enfrentam saturação de tráfego, além de facilitar o acesso entre o Distrito Industrial e o aeroporto internacional Eduardo Gomes. A obra entregue no dia 29 de junho, recebeu investimento da ordem de R$ 48,2 milhões.

Fonte: Em Tempo
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Governo lança nesta terça edital do leilão do trem-bala Campinas, São Paulo ao Rio


O governo federal lançará hoje o edital do leilão de concessão do trem-bala que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. A cerimônia de apresentação do documento terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e será realizada às 11h30 no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede provisória da Presidência da República, em Brasília. Na ocasião, Lula também assinará a mensagem ao Congresso para encaminhar projeto de lei que prevê a criação da estatal que participará do empreendimento, a Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade S.A. (Etav).
A estatal Etav deverá ter capital de cerca de R$ 3,4 bilhões e deterá participação de 33% na Sociedade de Propósito Específico (SPE) a ser formada pelos vencedores do leilão de concessão do trem-bala. O governo pretende fazer a licitação até o fim de novembro. Além de ser sócia do projeto, a Etav funcionará como agente do governo brasileiro para receber a tecnologia que será transferida pelos vencedores do leilão. A expectativa do governo é iniciar a construção do trem-bala até o fim de 2011.
Hoje foi vencida a última etapa burocrática para a liberação do edital. O Conselho Nacional de Desestatização aprovou , por meio de resolução publicada no Diário Oficial da União, o processo de concessão do projeto. A licitação ocorrerá por meio de leilão na BM&FBovespa e o critério de julgamento será o menor valor da tarifa-teto, observado o valor máximo de R$ 0,49 por quilômetro.
Há duas semanas o Tribunal de Contas da União (TCU) deu seu aval à concessão do trem-bala. O tribunal reduziu o orçamento previsto para o projeto de R$ 34,6 bilhões para R$ 33,1 bilhões, o que possibilitou a diminuição da tarifa máxima para o trecho entre São Paulo e Rio de R$ 217 para R$ 199, na classe econômica.

Fonte: Estadão
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Barcas são problema, admite Cabral, que promete linha Niterói-São Gonçalo


O governador Sérgio Cabral (PMDB), candidato à reeleição, admitiu nesta segunda-feira dificuldades para fazer melhorias no sistema de transporte de barcas, mas atribuiu o problema a exigências feitas pelo contrato de concessão do serviço, de 1998. Reportagem do GLOBO nesta segunda-feira mostrou que o Rio é dependente dos ônibus, que transportam 70% dos passageiros, enquanto barcas (1%), metrô (4%) e trens (3%) estão longe de serem transportes de massa no estado.

Adversário de Cabral na disputa pelo governo do estado, o deputado Fernando Gabeira (PV) voltou a defender melhorias e ampliação do sistema de metrô e trens. Quanto às barcas, disse que quer corrigir deficiências para criar novas rotas, como a do Galeão até Botafogo. Destacou que é preciso "romper a cumplicidade de políticos fluminenses com os donos de empresas de ônibus":
- Precisamos parar de pensar as linhas de ônibus segundo os interesses das empresas. Os interesses dos usuários é que têm de ser levados em conta.

Chegada de novos trens do metrô em 2011
Cabral disse que, diferentemente de SuperVia e do Metrô, a empresa Barcas S.A assumiu custos com indenizações de funcionários. E afirmou que o governo fará mudanças no contrato para que seja possível o estado participar da compra de novas embarcações:

- O contrato foi efetivamente leonino, mas não temos que abrir mão das exigências que estamos fazendo. Eles demoraram a nos apresentar (uma proposta). Queriam o céu, não vão levar o céu. Mas há um acordo que se, finalizado, será bom, sobretudo para os usuários - disse Cabral, que prometeu fazer as linhas 3 (Niterói-São Gonçalo) e 4 do metrô (Ipanema-Barra).
Cabral, que fez nesta segunda-feira palestra no Iuperj, disse que os investimentos com a compra de novos trens para a SuperVia e o metrô começarão a dar resultados em 2011. Sobre o baixo desempenho do Rio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, ele disse que não tinha esperança de bons resultados:
- É um resultado de médio e longo prazo. Não tenho ilusão, tal era a desestruturação. O crime foi implementado pela prefeitura nas gestões anteriores.

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