Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Maringá: Estudantes poderão cadastrar mais linhas no Passe Livre

terça-feira, 29 de junho de 2010


A Câmara de Maringá aprovou nesta terça-feira (29) o projeto de lei que garante ao beneficiário do Passe Livre do Estudante o cadastramento de quatro linhas de ônibus para o deslocamento diário para a instituição escolar, duas a mais do que é concedido atualmente. O plano de autoria do vereador Humberto Henrique (PT) foi aprovado em primeira discussão por unanimidade (14 votos).
Pelo projeto, os estudantes terão direito a duas linhas que deverão trafegar do bairro onde o estudante reside até o Terminal do Transporte Coletivo Urbano de Passageiros e as outras duas linhas do terminal até a instituição escolar.

Segundo o vereador, o objetivo do projeto é aumentar as opções para o usuário, sem ampliar os custos. “Isso vai dar maior tranquilidade para o estudante, além de fazer fluir o sistema de transporte, evitando ônibus muito lotados”, explicou Henrique. Ele acredita que o projeto possa entrar em vigor logo no início do segundo semestre deste ano. O projeto ainda será votado em mais duas discussões (para a possível inclusão de emendas) antes de seguir para a sanção do prefeito.
A reportagem tentou contato com o secretário dos Transportes, Walter Guerlles e com o gerente do transporte público da Secretaria dos Transportes (Setran), Mauro Menegazzo, mas eles não foram encontrados para comentar o projeto.

READ MORE - Maringá: Estudantes poderão cadastrar mais linhas no Passe Livre

Recife: Prazo de validade da carteira de estudante encerra amanhã


Termina amanhã (30/06) o prazo de validade das carteiras de estudante de 2009, para alunos do ensino médio, fundamental e de cursinhos pré-vestibulares de toda a Região Metropolitana do Recife.
A partir da próxima quinta-feira (01/07) só serão aceitos nas 384 linhas que operam na RMR os documentos confeccionados em 2010. Originalmente, o prazo de validade da versão 2009 do documento seria encerrado no dia 31 de março, mas foi prorrogado para evitar prejuízos aos estudantes, já que apenas 140 mil carteiras tinham sido solicitadas na época. Em 2010 foram 325.950 mil documentos requisitados.

Até o momento, 283.899 mil carteiras já foram entregues as escolas e outras 31.557 mil estão prontas aguardando o resgate. O restante, pouco mais de 10 mil carteiras, está em fase de confecção pelo Grande Recife e, em breve irão estar à disposição das instituições de ensino. Até o momento, 2.046 escolas atualizaram o cadastro. Desse contingente de instituições de ensino, 1.951 escolas solicitaram remessas para a emissão de novos documentos.

Salientamos que desde o último mês de janeiro o Grande Recife disponibilizou as escolas os formulários para distribuição entre os estudantes. Infelizmente, no entanto, várias escolas ainda não compareceram para realizar o resgate destas carteiras . É importante que os estudantes e seus familiares estejam em contato permanente com as escolas, cobrando das instituições o envio das informações ao Grande Recife e o resgate imediato do material impresso.

É importante lembrar que o Grande Recife está recebendo os requerimentos das escolas até 30 de setembro. O requerimento da Carteira de Estudante 2010 tem que ser feito pelas próprias escolas, através do formulário disponibilizado no site www.granderecife.pe.gov.br. As consultas sobre a emissão da carteira podem ser feitas através da Central de Atendimento ao Usuário (0800-0810158) ou no próprio site.

Informações sobre a carteira de estudante 2010:
Carteiras solicitadas: 325.950 mil
Carteiras entregues: 283.899 mil
Carteiras prontas: 31.557 mil
Carteiras em processamento: 10.494 mil
Prazo de entrega da carteira de estudante 2010: 50 dias úteis

Fonte: CGRT
READ MORE - Recife: Prazo de validade da carteira de estudante encerra amanhã

Metrô de SP é cindo vezes mais caro que o de Madri, diz a Secretaria Estadual de Transportes!


De acordo com Antonio Mentor, Líder da Bancada do PT na Assembléia Legislativa de São Paulo, a linha Amarela do Metrô de São Paulo foi parcialmente inaugurada no último dia 25 de maio. Parcialmente porque apenas duas das estações previstas foram entregues – Paulista e Faria Lima. Para o percurso inaugural, saindo da estação Faria Lima, apareceram convidados ilustres, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o prefeito Gilberto Kassab, o governador Alberto Goldman, secretários de Estado, jornalistas e curiosos.

A expansão do Metrô paulistano resume a forma como o PSDB administra o Estado de São Paulo. Uma obra que avança muito lentamente, superfaturada e atrasada em seu cronograma. Há 15 anos o governo do PSDB vem demonstrando essa incompetência gerencial crônica, aliada ao desperdício do dinheiro público, às denúncias de corrupção e às centenas de contratos suspeitos.

A Linha Amarela foi projetada em 1990 e teve suas obras iniciadas em abril de 2004. A ampliação desse sistema de transporte deveria ter começado a atender a população em 2007, mas, próximo à data estipulada o governo do PSDB, adiou para o final de 2008 e, depois, adiou novamente para 2010. O trecho inaugurado agora é composto por apenas duas estações, que estão funcionando com apenas cinco dos 14 trens previstos em contrato.

A incompetência gerencial do governo tucano fica clara quando se compara a extensão do Metrô paulistano com o de outros países. Enquanto o metrô de São Paulo possui 62,3 quilômetros de extensão, o metrô da Cidade do México, que começou a ser construído na mesma época que o de São Paulo, tem 201 quilômetros de extensão e o de Santiago, no Chile, conta com 84 quilômetros. Ao longo do governo do PSDB, o metrô de São Paulo registrou baixíssimo crescimento, de apenas

1,4 quilômetro em média por ano.Já o custo da corrupção no Metrô de São Paulo fica evidenciado quando comparado com o custo de construção do mesmo sistema de transportes, em outros países.

Em Madri, por exemplo, o metrô custou R$ 78,5 milhões o quilômetro, enquanto em São Paulo esse valor sobe para R$ 400 milhões por quilômetro, quase cinco vezes mais! São dados oficiais, fornecidos pelo próprio secretário estadual de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, em audiência pública na Assembleia Legislativa.

Por último, além de todo esse descalabro, as novas estações do metrô podem não aliviar a necessidade do paulistano por um meio de transporte mais rápido e eficiente. Dias após a entrada em funcionamento das estações, matéria do jornal Folha de S. Paulo comprova que, para percorrer a distância de 3.600 metros entre as duas estações, ainda é mais rápido ir de ônibus do que de metrô. Seria cômico se não fosse trágico.

Fonte: Macro ABC
READ MORE - Metrô de SP é cindo vezes mais caro que o de Madri, diz a Secretaria Estadual de Transportes!

SBCTrans investe R$ 11, 6 mi no transporte coletivo do ABC

A cidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, acaba de ganhar 30 novos micro-ônibus, veículos estes que foram entregues pelo prefeito da cidade, Luiz Marinho. Os novos veículos juntam-se aos outros 32 que já foram entregues este ano, com o objetivo de renovar a frota e redimensionar a oferta de linhas no município.
O investimento, realizado pela companhia SBCTrans, concessionária do sistema de transporte coletivo no município, é de R$ 11,6 milhões. A iniciativa ocorreu através do Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU), do município, iniciado em 2009 para reestruturar o sistema de transporte público local.
"O investimento nesses novos veículos melhora a qualidade do transporte porque se faz a substituição dos ônibus antigos, que ultrapassaram sua vida útil de 4,5 anos. Além disso, os recursos ampliam o tamanho da frota em 10%, respondendo as reclamações da população de linhas lotadas, atrasos e falta de ônibus", afirmou o prefeito, Luiz Marinho.
Atualmente, São Bernardo conta com 392 veículos, que atendem 59 linhas de transporte urbano e transportam cerca de 6,5 milhões de passageiros por mês. Estima-se que até o final do ano serão entregues mais 50 ônibus convencionais. No ano passado o investimento na frota pública foi de R$ 21,8 milhões.
"Isso reforça o compromisso que temos com a cidade e com a população de São Bernardo, de oferecer um transporte com qualidade, assim respeitando o usuário", disse o diretor executivo da SBCTrans, José Romano Neto.
Outro projeto para melhoria do transporte público da região do ABC Paulista é o Metrô Leve, que deverá ligar o ABC com as linhas de metrô da capital. O projeto funcional foi entregue ao governo federal no inicio de maio, pela Prefeitura de S. Bernardo, e custou R$ 1,3 milhão. O governo federal também já viabilizou a verba para o projeto básico: custará R$ 27 milhões e será licitado pelo governo do estado.

Fonte: DCI
READ MORE - SBCTrans investe R$ 11, 6 mi no transporte coletivo do ABC

Campo Grande: Motoristas participam de curso sobre direção econômica e defensiva


Com o objetivo de promover a atualização profissional dos motoristas que trabalham nas concessionárias de transporte coletivo da Capital, a Assetur deu início a uma série de cursos que aborda conceitos e noções de direção defensiva e econômica. A iniciativa é desenvolvida por meio de aulas teóricas e práticas, ministradas na sede das empresas e que duram, em média, dois meses.

Segundo informou João Rezende Filho, diretor da Assetur, todos os motoristas irão participar dos cursos. “Já concluímos o curso na Viação São Francisco e agora as aulas vêm sendo ministradas na Jaguar Transporte Urbano”, explicou. Os motoristas recebem informações teóricas e práticas a respeito de direção defensiva e econômica.

O responsável pelas aulas é Laércio José Rodrigues, instrutor técnico da Assetur. Ele disse que inicialmente acompanha os motoristas em determinado percurso, ocasião em que colhe informações sobre como esses profissionais dirigem o ônibus. “Os dados coletados, tanto no aspecto positivo quanto negativo, são levados para a sala de aula, onde são discutidos sob o ponto-de-vista técnico, no âmbito do tema que estamos abordando, que é a direção econômica e defensiva”, ressaltou.

Como exemplo do que é aplicado durante o curso, Laércio Rodrigues citou situações como a forma correta de o motorista acionar o pedal da embreagem, além de noções sobre o funcionamento do motor, câmbio e eixo traseiro, dentre outros componentes. “Fazemos isso para que o motorista, ao receber essas noções, saiba como deve proceder para desenvolver a direção econômica, pois cada componente do veículo, se bem utilizado, garante a redução do consumo de combustível e de pneus, entre outros insumos”, explicou.De acordo com Laércio Rodrigues, todos esses princípios relacionados à direção econômica, qu

ando aplicados, “automaticamente se traduzem em direção defensiva, já que ao evitar frenagens bruscas usando o freio do motor ao invés de acionar o pedal do freio, por exemplo, o motorista evita que passageiros percam o equilíbrio e se machuquem”. Além disso, destacou, “a iniciativa contribui com a política das concessionárias de provocar o menor impacto possível no meio-ambiente, pois com a direção econômica reduzimos a emissão de gases e de outros materiais poluentes”.

Fonte: Assetur
READ MORE - Campo Grande: Motoristas participam de curso sobre direção econômica e defensiva

Nova tarifa de ônibus já está em vigor em Manaus


Os usuários do transporte coletivo de Manaus começaram o dia desta terça-feira (29) com a tarifa do transporte coletivo a R$ 2,10. O novo valor, que substitui o de R$ 2,25, atende a determinação do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). É a quarta mudança do valor da tarifa desde o início de 2009, quando Amazonino Mendes (PTB) assumiu a gestão municipal.
Em 2009, a tarifa estava em R$ 2. Em julho do ano passado, cumprindo determinação da Justiça, o poder público municipal aumentou a tarifa para R$ 2,25. Apesar disso, segundo o próprio prefeito, o sistema não melhorou.
Em fevereiro deste ano, a tarifa voltou a baixar, desta vez para R$ 2,10, valor que passou a vigorar no dia 1º de março. O prefeito alegou, neste caso, que a reorganização do sistema, sobretudo o da meia-passagem, justificava a redução. Porém, no último dia 9 de junho, a tarifa voltou a subir para R$ 2,25.
Na ocasião, o prefeito Amazonino Mendes alegou que o aumento estava sendo feito para evitar o “caos” no transporte coletivo.

Fonte: D24 am
READ MORE - Nova tarifa de ônibus já está em vigor em Manaus

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960