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DF: Ônibus devem circular normalmente nesta quarta-feira, mesmo sem acordo entre rodoviários e empresários

terça-feira, 15 de junho de 2010


Terminou sem acordo a reunião entre o Sindicato dos Rodoviários do Distrito Federal e Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do DF, na tarde desta terça-feira (15/6). A categoria não aceitou a proposta dos empresários, que não negociaram reajuste salarial. Entretanto, de acordo com a assessoria, os ônibus devem circular nesta quarta-feira (16/6).

De acordo com a assessoria do sindicato dos rodoviários, a categoria considerou "inaceitável" a proposta que apenas mantém o acordo coletivo, desde que os rodoviários se comprometessem a não realizar nenhum tipo de protesto. S

egundo a assessoria, sem o acordo coletivo - com cláusulas que garantem benefícios que não estão presentes na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) - os rodoviários perderiam tíquete cesta básica e a jornada de trabalho poderia mudar.Nesta quarta-feira (16), a direção do sindicato vai se reunir para decidir quais atitudes serão tomadas pela categoria.

Reivindicações - Os rodoviários pedem um reajuste de 20%, além de aumento igual no tíquete cesta básica. Eles querem ainda plano de saúde, licença maternidade de seis meses, fim da obrigatoriedade da jornada extra e renovação da frota de ônibus com motor traseiro.



Fonte: Correio Braziliense
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BH investe em Corredores para ônibus, Alargamento da Antônio Carlos e reformulação do Complexo viário da Lagoinha são exemplos de projetos prioritário


A Gerência de Implantação de Corredores (GECOR) foi criada em fevereiro de 2005 com a missão de coordenar o desenvolvimento e a implantação de projetos relativos ao tratamento prioritário para o transporte coletivo, sobretudo em corredores de transporte e estações de integração em Belo Horizonte. Para isto, a equipe da área analisa e aprova os projetos do sistema viário interno e externo das estações e dos corredores de transporte e participa de estudos visando à obtenção de financiamentos para o sistema de transporte, no que se refere ao tratamento de corredores e estações de integração.

Para as estações de integração são desenvolvidos estudos de viabilidade econômico-financeira, com a participação da área na elaboração do edital de operação urbana dos projetos. Já relativamente ao sistema de transporte coletivo, a GECOR desenvolve políticas e medidas para a priorização da circulação do transporte coletivo nos corredores. Além disto, esta gerência participa da concepção e desenvolvimento de projetos relativos ao tratamento de áreas de circulação de pedestres em pontos de embarque e desembarque do transporte coletivo ao longo dos corredores de transporte.

No ano de 2008, a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS) contemplou a capital mineira com a implementação de vários projetos realizados pela Gerência de Implantação de Corredores. Dentre os principais, pode-se destacar o alargamento da avenida Antônio Carlos, a reformulação do Complexo viário da Lagoinha, a implantação da área de integração de ônibus na Rua Aarão Reis, a atualização do projeto arquitetônico da Estação de Integração Diamante, bem como o Licenciamento Ambiental do Pátio de Estocagem para ônibus anexo a esta estação BHBus.

Também foram desenvolvidos, pela GECOR, projetos que ainda serão implementados no município, tais como a estação de integração Pampulha (Av. Pedro I com Av. Portugal), as intervenções viárias no projeto Rota Sul (avenidas Senhora do Carmo, Cristóvão Colombo e João Pinheiro), a elaboração de projeto básico para um trecho da avenida Pedro II e a Estação Alípio de Melo.

Fonte: GECOR, BHTRANS.
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Porto Alegre: Prefeito diz que o principal objetivo é o aprimoramento do transporte coletivo


Porto Alegre é hoje uma grande cidade. Grande em sua história, grande em seu tamanho e, como toda metrópole, conta com grandes problemas. Governar uma cidade assim é conviver diariamente com questões que dizem respeito e preocupam a maioria da população. A mobilidade urbana é um dos temas que mais envolvem cidadãos.

Por isso, a prefeitura trabalha de modo efetivo na orientação, controle e na busca de soluções para o trânsito. O principal objetivo é o aprimoramento do transporte coletivo. Atualmente a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) está trabalhando para a qualificação do transporte coletivo na Zona Sul, Assis Brasil e Lomba do Pinheiro.Mesmo contando com um dos melhores sistemas de transporte público do país, conforme a ANTP, estamos implementando o projeto Portais da Cidade, que vai transformar o trânsito da cidade, com menos poluição, mais rapidez, segurança e eficiência.

A prefeitura também está em tratativas com o governo federal para a construção do metrô da Zona Norte.É importante destacar que Porto Alegre tem mais de 700 mil veículos registrados – um para cada dois habitantes e, por ano, mais de 30 mil novos automóveis passam a trafegar. Isso tem um grande impacto na mobilidade da cidade, pois as obras de ampliação de vias, por mais eficientes que sejam, não têm como acompanhar esse ritmo.

Fonte: Intelog
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Goiânia: Terminais do Eixo Anhanguera serão ampliados e percurso prolongado


Sérios problemas como superlotação, atraso e falta de mais ônibus nas linhas que ainda atormentam os usuários do transporte coletivo de Goiânia forçaram a prefeitura e o governo de Goiás a elaborarem um pacote de melhorias que poderá ser anunciado na semana que vem. Desde o início do ano, uma série de medidas para a melhoria do transporte público da Capital foi anunciada, mas poucas ações deram certo na prática.

O mesmo ocorre com o Eixo Anhanguera, de responsabilidade do governo estadual, por meio da Metrobus. O próprio eixo recebeu pinturas novas, mas os velhos problemas ainda continuam. Os cinco terminais do Eixo Anhanguera estão sempre superlotados, principalmente em horários de pico, devido ao espaço compacto e à falta de reformas estruturais para a ampliação desses pontos. O drama é ainda maior para quem mora nas cidades vizinhas da Capital, que compõem a Grande Goiânia, que fazem o uso cotidiano das linhas alimentadoras.

Esses coletivos estão sempre atrasando e quando chegam, saem com superlotação. A desorganização fica mais evidente quando o ônibus estaciona na plataforma. Na falta de espaços específicos para embarque e desembarque, os usuários são forçados a descer e entrar no coletivo ao mesmo tempo. O empurra-empurra é inevitável. Crianças, mulheres e idosos se espremem para ter acesso ao ônibus, sendo vítimas de uma situação vexatória e humilhante.

O DM foi até o terminal Padre Pelágio, o de maior fluxo de usuários em Goiânia, e colheu alguns depoimentos de usuários insatisfeitos com as linhas alimentadoras. O passageiro, além de pagar R$ 1,15 para entrar no terminal, tem que desembolsar mais R$ 1,10 para ter acesso aos ônibus alimentadores.

Segundo o armador Francisley Ribeiro Castro, 31 anos, o coletivo da linha 139, que sai do Padre Pelágio até Goianira, está sempre cheio e atrasado. “Todos os dias é esse sufoco, o ônibus só anda cheio e sempre chego atrasado no meu serviço”, afirma. O garçom Daniel Lopes Damasceno, 27, reclama que a linha 142, que vai até Trindade, não deveria parar no terminal Vera Cruz. “Tem que ter mais ônibus nas linhas e o 142 não deveria parar em outro terminal, pois o ônibus já sai cheio do Padre Pelágio e fica superlotado depois que passa pelo Vera Cruz”, afirma.

Prefeitura planeja corredores exclusivos
Segundo o secretário estadual de Cidades, Paulo Gonçalves, o governo estadual pretende apresentar, nos próximos dias, uma série de medidas que visam melhorar o Eixo Anhanguera.

De acordo com ele, está em pauta a substituição da frota, além do prolongamento do eixo até a Vila Mutirão, na saída para Goianira. A extensão até o Jardim das Oliveiras em Senador Canedo também está prevista. “O governo pretende ampliar os cinco terminais já existentes e criar outros novos. O plano ainda se encontra em fase de estudo, mas será uma parceria entre o governo estadual, municipal e federal”, adianta.

Outra medida que poderá causar um impacto positivo para a melhoria do transporte coletivo são as chamadas “linhas expressas”, que vão ligar os terminais até um destino específico, sem ter a necessidade de paradas em pontos e outros terminais. “É um projeto da prefeitura, mas nós tivemos acesso. As linhas expressas seriam úteis aos destinos em que a demanda de passageiros é muito grande, como universidades, hospitais e empresas com muitos funcionários”, revela.

Já a assessoria de imprensa do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, declara que até a próxima semana haverá uma reunião com o governador Alcides Rodrigues, que dará o seu parecer sobre o plano emergencial elaborado pela prefeitura. Ainda segundo a assessoria do prefeito, Paulo Garcia está ciente das deficiências do transporte coletivo da Capital, mas que a criação dos corredores exclusivos e a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) poderão dar mais agilidade e conforto aos usuários.

Segundo a assessoria do prefeito, esses projetos poderão ser executados até o final do ano. O presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Marcos Massad, afirma que não fará nenhuma declaração até que o pacote de melhoria seja divulgado pelo prefeito e o governador Alcides Rodrigues. “Não vou comentar sobre o pacote, mas posso dizer que melhorias virão”, diz.

Mudanças e alterações previstas no pacote
Extensão do Eixo Anhanguera até a Vila Mutirão, na saída para Trindade
Extensão do Eixo até o Jardim das Oliveiras
Criação das “linhas expressas”, que vão ligar os terminais a lugares específicos
Prefeitura estuda a implantação de corredores exclusivos
Substituição da frota do Eixo Anhanguera

Fonte: Diário da Manhã
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São Paulo: Corredor Metropolitano Diadema-Brooklin sai em julho


O Corredor Metropolitano Diadema Săo Paulo (antigo Diadema-Brooklin), uma das obras mais antigas e inacabadas pelo Estado, pode começar a funcionar no fim de julho. Foram mais de 20 anos de espera. O corredor de ônibus que liga Diadema a Zona Sul de Săo Paulo é intervençăo mais antiga que o Rodoanel Mário Covas.

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) informou que as obras terminam em meados do męs que vem. Em fase final, estăo sendo instalados os 36 pontos de paradas e estaçőes de transferęncia. Um dos pontos quase concluídos fica próximo ŕ divisa entre a Capital e Diadema, no Jardim Miriam. O investimento ultrapassa R$ 24 milhőes.

O corredor começou a ser construído em 1986 e năo prevę desapropriaçőes. Sinalização vertical e horizontal estăo sendo colocadas na faixa viária. Até o final do próximo mês, os semáforos já devem entrar em funcionamento. A expectativa do superintendente da empresa, José Jacques Namur Yazbek, é de que năo haja atraso nos trabalhos. "Vamos conseguir cumprir a planilha de obras. Assim, cabe apenas ao governo anunciar oficialmente a inauguraçăo", disse Yazbek.

Ônibus a diesel vão atender mais de 70 mil passageiros por dia. A tarifa que o usuário deve pagar ao embarcar em um ponto de Diadema, por exemplo, é de R$ 2,60. A promessa é de agilidade no trajeto, já que os veículos văo trafegar por faixa preferencial. As empresas que vão operar o sistema são a própria EMTU e a SPTrans.

Na estação Morumbi, haverá integração com a linha 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Futuramente, outra interligação será estendida: quando concluída, a estação Campo Belo vai permitir o acesso integrado com o Metrô (linha 5- Lilás). O usuário que precisar acessar a linha de trem pode pagar uma taxa de R$ 5 ao embarcar nos ônibus do corredor. É um desconto de R$ 0,30 sobre a passagem.

O ex-governador José Serra (PSDB) havia prometido em 2008, durante solenidade na Cidade Ademar, divisa com Diadema, que os veículos do corredor seriam elétricos. Contudo, o superintendente da EMTU afirmou que trata-se de um projeto. "Primeiro vamos iniciar as viagens com veículos a diesel. Mas o Estado tem planos para instalar o sistema elétrico", afirmou Yazbek. Além das intervençőes ao longo do trecho, nas próximas semanas a EMTU deve tratar dos carros estacionados no corredor, em Diadema.

Os motoristas se acostumaram com o espaço aberto, transformado em estacionamento gratuito. Lojistas também colocam carros novos e semi-novos à exposiçăo na via inacabada. "Em breve vamos instalar sinalizaçăo indicando que o local é faixa exclusiva. Se for necessário, vamos contatar os empreendedores que transgredirem as normas", pontuou o superintendente.

Surpresa - Por causa da demora na entrega do corredor, muitos passageiros se esqueceram da finalidade da via exclusiva. Mas a rapidez nas viagens atrai a atenção dos usuários. "Tenho de pegar todos os dias ônibus para a Zona Sul. Se realmente for diminuir o tempo de viagem, vou economizar tempo", disse o motorista Marcos Martiliano, morador de Diadema. O técnico em eletrônica Luiz Carlos Silva se preocupa com a integraçăo com Metrô e CPTM. "Tenho de vir para Diadema várias vezes por semana", disse.

O ponto de parada que está sendo construído no Jardim Miriam deve atender a uma demanda de passageiros residentes do Condomínio Residencial Cupecę, com mais de 5 mil moradores. O sub-síndico Durval Marques dos Santos disse que a maioria dos moradores utiliza as linhas de ônibus da avenida Cupecę, por onde corta o corredor: "Vai facilitar nossa vida".”Para o professor da FEI e especialista em trânsito, Creso de Franco Peixoto, o corredor exclusivo de coletivos pode melhorar o tráfego da Regiăo Metropolitana. Mas ressalva que a solução mais viável é a instalaçăo de VLTs (veículos leves sobre trilhos). "É um sistema com resultados muitos positivos na Europa. Mas năo basta. É preciso que o Estado integre todo o transporte público", salientou.

Fonte: Renan Fonseca - Jornal ABCD Maior
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DF: Governador e distritais debatem novo projeto do Passe Livre Estudantil


Em reunião com 13 deputados distritais na manhã desta segunda-feira (14), no Salão Verde da Residência Oficial de Águas Claras, o governador Rogério Rosso discutiu detalhes da nova lei do Passe Livre estudantil, entre outros assuntos também relevantes e emergenciais. “Estamos fazendo uma apresentação orçamentária financeira do DF e discutindo em conjunto as novas regras do Passe Livre”, afirmou Rosso. “O crédito que tem que ser aprovado na Câmara Legislativa do Distrito Federal para que estudantes não tenham problemas com o transporte”, completou.
O governador acredita que o projeto de lei e o orçamento extra do Passe Livre estudantil serão aprovados na Câmara Legislativa ainda nesta semana. “Os deputados distritais estão conscientes de que o assunto é relevante para o GDF, para a Câmara e para a sociedade”, lembrou. “Eles sabem que não foi previsto orçamento para o passe livre estudantil. Os recursos acabaram e teremos que criar um orçamento extra”, reforçou o governador Rosso.
Rosso esclareceu ainda que os 24 parlamentares foram convidados para o encontro e os que não compareceram justificaram a ausência. O governador também explicou que os parlamentares mantêm opiniões divergentes sobre o projeto do Passe Livre e que as soluções estão em discussão. “Vamos criar recursos nas mesmas regras atuais ou vamos criar novas regras para que o governo tenha não só o controle sobre os gastos como também critérios mais justos”, concluiu.

Fonte: Clicabrasília

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