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Fortaleza: Motoristas ameaçam parar 100% se greve for considerada ilegal

sexta-feira, 11 de junho de 2010


Em seu 3º dia, a greve continua transtornando a população com retenção de ônibus nas garagens e bloqueio de terminal"Se a Justiça declarar a greve ilegal, nós vamos parar 100%".

A ameaça é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro), Domingo Neto, ao comentar o dissídio encaminhado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) à Justiça do Trabalho.

Os empresários, por sua vez, alegam que há abusos dos trabalhadores.De acordo com Domingo Neto, a greve está apenas no seu começo e somente as assembleias poderão deliberar pelo seu término. Ele afirmou ainda que tem funcionado a estratégia de reter ônibus nas garagens de algumas empresas a cada dia, obedecendo os percentuais de circulação de ônibus, como determinou o Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Enquanto isso, o diretor do Sindiônibus, Dimas Barreira, voltou a protestar contra o que ele classifica como "abuso". Ele foi enfático ao afirmar que a retenção nas garagens vem sendo feita por meio de promessas que não poderão ser cumpridas e resultam em atrativas para motoristas, cobradores e fiscais.

"Estão prometendo que não serão descontados os dias parados, nem que haverá demissão para quem faltar ao trabalho. Isso é tão irreal quanto a promessa de que a luta vai chegar à conquista de um reajuste de 45%´´, afirmou Barreira. Ele informou também que a paralisação de ontem nas empresas Viação Urbana, Maraponga e Vega implicou na ausência de cerca de 490 ônibus, que compõem a frota circulante em Fortaleza.

O diretor do Sindiônibus disse que ainda é prematuro mensurar os prejuízos financeiros, decorrentes dos três dias de paralisação parcial.No entanto, tornou a manifestar sua crença de que a Justiça acatará o dissídio, bem como levará em consideração as denúncias de abusos, praticadas pelas lideranças da entidade representativa dos trabalhadores.

Fonte: Diário do Nordeste
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Prefeitura de Sorocaba anuncia reajuste nas passagens de ônibus


A Prefeitura de Sorocaba anunciou nesta quinta-feira reajuste de 4,89% na tarifa do transporte coletivo. Novos preços começam a valer a partir do dia 19.
As variações são de R$ 2,59 para R$ 2,69 no vale transporte, de R$ 2,50 para R$ 2,65 no social e de R$ 1,40 para R$ 1,45 na tarifa de estudante.
Os usuários podem adquirir seus passes e créditos aos preços atuais até o dia 18 de junho, pois a nova tarifa passará a vigorar no dia 19. Os créditos adquiridos até o dia 18 terão validade por 180 dias.
A prefeitura justifica o aumento citando, entre outras coisas, o aumento salarial e de benefícios concedidos à respectiva categoria profissional.

Fonte: Rede Bom Dia
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Tarifa de ônibus de Bauru fica mais cara neste sábado


O aumento da tarifa do transporte coletivo em Bauru passa a valer a partir deste sábado. A tarifa básica, paga com cartão, passará de R$ 2,00 para R$ 2,10 e a tarifa integrada (só viabilizada com cartão) de R$ 2,46 para R$ 2,60. Para o usuário que preferir pagar em dinheiro dentro do coletivo, a passagem será de R$ 2,25 - tarifa atual é de R$ 2,15. No mesmo dia entram em vigor duas novidades: ampliação do passe estudante e desconto de 10% na tarifa para quem circular fora do horário de pico.

A tarifa escolar, para estudantes, passará a ser de R$ 1,58, e a escolar integrada de R$ 1,95 a partir deste sábado. Na mesma data também entra em vigor a ampliação do passe escolar, que poderá ser requerido por quem tem até 25 anos - atualmente o limite é 18 anos.

A Loja da Transurb, associação das empresas que operam o transporte coletivo em Bauru, estará excepcionalmente aberta sábado, das 8h30 às 18h, para atender estudantes com mais de 18 e menos de 25 anos que queiram adquirir o cartão escolar, que dá direito a desconto de 25% na tarifa do transporte coletivo. Tanto o aumento da tarifa quanto a ampliação da faixa etária de alunos beneficiados com o passe estudante foi determinada pelo prefeito Rodrigo Agostinho nos termos do Decreto 11.241, de 12 de maio de 2010.

Também como definido por decreto, no sábado passa a ser concedido bônus de 10% nas viagens realizadas das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30, em dias úteis de segunda-feira a sábado, e pagas com cartões cadastrados de usuários comuns e vale-transporte.Nesses horários, as tarifas serão de R$ 1,89 (básica) e R$ 2,34 (integrada). O bônus não é aplicado aos cartões escolares, já beneficiados com desconto específico, e nem a cartões avulsos, pré-carregados com tarifas básicas.

Os cartões cadastrados também são a única forma de viabilizar integração de viagens, e podem ser obtidos em pontos de atendimento instalados no Poupatempo, nos supermercados Confiança, na Livraria Jalovi da Rodrigues Alves e na Empório Cultural do Bauru Shopping, além da loja da Transurb. Basta apresentar documento de identidade e CPF, fazendo um primeiro carregamento de cinco tarifas comuns.

Já para os estudantes, é necessário comparecer à loja da Transurb, onde é tirada foto para confecção do cartão personalizado. Os estudantes devem apresentar declaração da escola referente à matrícula em 2010, apresentar documento de identidade. No primeiro cartão é necessário ainda fazer um carregamento mínimo de 15 créditos (tarifa simples/estudante), que a partir de sábado corresponderão a R$ 23,70.

Fonte: Jornal da Cidade de Bauru
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Câmara de Diadema aprova a privatização da ETCD


O projeto de lei do Executivo que prevê a privatização da ETCD (Empresa de Transporte Coletivo de Diadema) foi aprovado na tarde desta quinta-feira "a toque de caixa". A proposta foi analisada em 1ª e 2ª discussão e votação em poucas horas.
Com a Casa cheia, os vereadores fizeram uma "manobra" e suprimiram leituras de indicações e requerimentos para agilizar a análise do texto.
Em Diadema, o prefeito petista Mário Reali se elegeu em 2008 contra a desestatização e o discurso de manutenção da ETCD como "instituição pública, viável e com boa saúde financeira", conforme o programa de governo distribuído à população na época.
Agora, a justificativa usada pelos petistas para aprovar a privatização da empresa é o fato de que a ETCD possui hoje uma dívida de R$ 110 milhões.Prefeitura - A Prefeitura de Diadema divulgou no início da noite uma nota em que afirma que o objetivo da proposta, que autoriza a concessão das cinco linhas de ônibus operadas pela ETCD, "é melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, modernizar e aumentar a eficiência do sistema de transporte municipal".
A gestão e fiscalização do sistema de transporte público continuará sob a responsabilidade da Secretaria de Transportes de Diadema. Em caso de descumprimento das ordens de serviço, atrasos de viagens e partidas não cumpridas, a entidade tem a competência de autuar as empresas responsáveis.
"O atual quadro econômico-financeiro da ETCD não permite novos investimentos para atingir os objetivos contidos no processo de modernização e qualificação do atendimento proposto no projeto para o transporte coletivo municipal que está sendo posto em prática", diz a Prefeitura.
Quanto aos trabalhadores da empresa, a administração municipal alega que tanto no edital como no contrato a ser assinado será exigido que a empresa vencedora empregue, preferencialmente, os funcionários da ETCD.

Fonte: Diário do Grande ABC
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Projetos para recuperar a mobilidade do trânsito na Região Metropolitana do Recife já estão prontos, só faltam sair do papel

Por enquanto uma cidade ainda no papel, mas com a promessa de um futuro real: corredores exclusivos de ônibus sobre viadutos, modernas plataformas de embarque e desembarque, tempo de chegada e partida dos coletivos e, de quebra, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para complementar a linha do metrô. Os desenhos, de um futuro que ainda não chegou, fazem parte de importantes projetos de mobilidade urbana previstos no Plano Diretor de Transporte Urbano até 2012, já projetando para o cenário da Copa do Mundo em 2014.

Esses projetos são essenciais para desafogar a situação caótica no trânsito do Recife, apresentada pelo Diario desde domingo, onde as velocidades, em horário de pico, estão abaixo dos 10 km/h nas principais avenidas da cidade. Obras que podem dar uma chance para a cidade voltar a andar.

Dos projetos previstos, três de corredores exclusivos de ônibus sequer foram licitados: Norte/Sul, Leste/Oeste e o da Avenida Norte. A última promessa é que a licitação ocorra ainda este mês. Também ainda no universo do papel, a segunda etapa da Via Mangue, projeto do município para desafogar o fluxo da Zona Sul. Só após a Via Mangue é que o Norte/Sul poderá ser totalmente implementado.

Com 43 quilômetros de extensão, o Norte/Sul, o maior entre os três corredores, ligará o terminal de integração de Igarassu, município da Região Metropolitana, até o terminal de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes. Mas a sua primeira etapa está prevista até o terminal Joana Bezerra, no Recife. A restrição se dá porque não há como dividir o atual espaço da Domingos Ferreira, já saturada com o fluxo médio de 50 mil carros por dia, e um corredor exclusivo de ônibus. "A maior parte do fluxo da Domingos Ferreira será deslocada para a Via Mangue. Enquanto isso não for feito não há como implantar um corredor exclusivo de ônibus nessa via", explicou o secretário das Cidades, Dilson Peixoto.

Encomendado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), o projeto do Norte/Sul foi elaborado pelo urbanista JaimeLerner, pioneiro na implantação de corredores exclusivos de ônibus no Brasil. O modelo de Transporte Rápido por Ônibus (TRO) contempla vias e faixas exclusivas para o tráfego dos coletivos e implantação de estações de embarque e desembarque. Todas elas com o piso do ônibus no mesmo nível da plataforma, a exemplo do metrô, pagamento da tarifa antes do embarque e ainda painéis eletrônicos para informar em tempo real o horário das linhas.

Já o corredor Leste/Oeste, que liga a Avenida Conde da Boa Vista à Avenida Caxangá, implantado há dois anos, sofrerá alterações para se adequar à proposta do TRO. "Além de requalicação das estações haverá uma expansão do trecho até o município de São Lourenço da Mata, que vai sediar a Copa de 2014", explicou Dilson Peixoto.

O terceiro corredor exclusivo de ônibus, o da Avenida Norte, terá início na BR-101, a partir do terminal de integração da Macaxeira, Zona Norte do Recife, até a Avenida Cruz Cabugá, no centro. A proposta do projeto para evitar desapropriações é construir ocorredor sobre um elevado. O equipamento beneficiará, ao todo, 17 bairros daquela região e terá uma extensão de aproximadamente 8,1 km. O trecho elevado terá, segundo o projeto, cerca de 5 km, da entrada do Vasco da Gama até o viaduto da Agamenon Magalhães.


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Em Salvador, terminais da região do Iguatemi sofrem com insegurança


A tensão aumenta quando o dia chega ao fim. Com iluminação e segurança insuficientes, assaltos tornaram-se uma constante na estação de ônibus da Rodoviária e assustam os usuários diariamente. Não distante dali, outro equipamento urbano sofre com mais problemas. Na Estação Iguatemi, mais nova (construída em 1997), e com frota total de ônibus duas vezes maior (786 contra 324), as queixas ultrapassam os furtos.

O comércio desenfreado, feito por profissionais sem credenciamento, faz do local uma verdadeira feira livre. “Existem muitosambulantes. Aqui é pior, porque a maioria é clandestina”, afirma o supervisor da Estação Iguatemi, Antônio Bernardes da Matta. Isso pode ser comprovado com uma checagem no site oficial da Transalvador.

Enquanto a Estação Rodoviária tem 40 ambulantes credenciados, não há dados sobre a Estação Iguatemi. Para Matta, o comércio dificulta a manutenção da limpeza e a segurança do lugar, que recebe mais de 65 mil usuários por dia. Na Estação Rodoviária, o desabafo dos passageiros não esconde a insatisfação, unânime. “Os assaltos são constantes aqui. Basta escurecer”, revela o auxiliar de plataforma marítima, Alex dos Santos, que pega condução na estação todos os dias.

O supervisor de uma empresa de ônibus, Hugo Oliveira, confirma o perigo e garante que, além da escuridão à noite, buracos e assaltos, a estrutura também deixa a desejar. “Quando chove, é um fedor de esgoto insuportável. Toda vez que cai a chuva inunda tudo”. A falta de policiais e seguranças preocupa. “Isso aqui é foco de bandido. Não tem policiamento. Apartir das 17 horas, as mulheres são sempre alvo. Eles só procuram asmulheres”, diz o despachante Giovani Ferreira Chaves.

Fonte: A Tarde
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