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Fortaleza: Sindiônibus oferece 5,5% de reajuste e motoristas podem entrar em Greve

sexta-feira, 28 de maio de 2010


Em uma nova rodada de negociação, realizada na manhã desta sexta-feira, 28, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus) ofereceu 5,5% de reajuste para motoristas e cobradores. A categoria pede 45% de reajuste salarial. Em rodadas anteriores, o Sindiônibus havia oferecido 4,5%.
  • De acordo com Tobias Brandão, um dos diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Ceará (Sintro), “a greve será inevitável”, pois a categoria não vai aceitar o percentual oferecido. Os trabalhadores vão se reunir em duas assembleias, nesta sexta-feira, 28, a partir das 16 horas, e sábado, 29, às 9 horas. “Não estamos pedindo aumento salarial, estamos pedindo perdas. Sabemos que as empresas têm condições de pagar”, afirma Tobias. As assembleias servirão para a categoria decidir quando deve ter início a paralisação, obedecendo o prazo legal de 72 horas para deflagrar greve, segundo Tobias Brandão.
Segundo a assessoria de comunicação do Sindiônibus, o reajuste de 5,5% foi oferecido após cálculos do que seria mais viável para as empresas de ônibus e de forma que atendesse à variação da inflação, que foi de 5,49%. O percentual proposto repõe a inflação, medida pelo INPC/IBGE, nos últimos 12 meses (de maio/2009 a abril/2010), segundo o Sindiônibus.
  • Ainda de acordo com o Sindiônibus, a Procuradoria Regional do Trabalho vai julgar uma ação cautelar movida pelo sindicato, que prevê que, em caso de greve, seja garantido um percentual mínimo de carros operando, por se tratar de um serviço essencial. Além disso, o Sindiônibus pede a proibição do bloqueio das garagens das empresas e da depredação dos ônibus.
“A movimentação na entrada da garagem cria um constrangimento que induz o profissional que ia trabalhar normalmente a aderir à paralisação, sob pena de ser marginalizado pelos colegas”, acredita o o presidente da Comissão de Negociação Intersindical do Sindiônibus, Frederico Lopes.

Fonte: O Povo online

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Paulistanos devem demorar cerca de quatro minutos para circular entre as estações Paulista e Faria Lima


Após a inauguração do primeiro trecho da linha 4-Amarela do Metrô, prevista para as 12h de terça-feira (25), os paulistanos vão circular entre as duas novas estações, Paulista e Faria Lima, em aproximadamente quatro minutos. De acordo com consórcio ViaQuatro, que vai operar o ramal, o tempo será esse até que as duas outras estações entre a Paulista e Faria Lima, Fradique Coutinho e Oscar Freire, estejam prontas.

Com dois meses de atraso, uma das obras mais aguardadas do transporte público, terá 4,9 km de extensão e vai ligar as estações Paulista, na rua da Consolação, e Faria Lima, no largo da Batata, em Pinheiros.

Nos primeiros meses, as estações funcionarão fora do horário de pico, apenas entre 9h e 15h. O período reduzido é adotado para que sejam feitos os ajustes necessários quando o volume de passageiros é menor. O consórcio ViaQuatro estima que nesse período cerca de mil pessoas utilizem as duas estações da linha 4. A previsão é de que o horário seja expandido para o padrão de toda a rede até setembro.

Nos próximos dias - entre uma e três semanas -, usuários não precisarão pagar pelas viagens na linha 4, que vai funcionar no esquema de operação assistida. De acordo com o Metrô, nesse primeiro período os passageiros só podem fazer a integração entre essas duas estações da linha 4-Amarela e entre a linha 2-Verde.

As obras da linha 4 começaram em abril de 2004. A previsão inicial era de que a primeira fase ficasse pronta até 2008. Mas problemas com desapropriações de imóveis e o desmoronamento da estação Pinheiros - em janeiro de 2007, matando sete pessoas - atrasaram as inaugurações. Após Paulista e Faria Lima, a previsão é de que duas novas estações sejam abertas até novembro: Butantã e Pinheiros. Entre as duas, os trens do Metrô passarão 15 m abaixo do leito do rio Pinheiros. Até abril, o governo promete também entregar as estações República e Luz.

Por essas seis estações, deverão passar diariamente 700 mil passageiros por dia. Numa segunda etapa, prevista para 2012, haverá ainda as estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Mackenzie-Higienópolis.

Fonte: R7.com
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Salvador: Ônibus seletivos e micro-ônibus aderem à bilhetagem eletrônica


A partir desta terça-feira (1º), as linhas dos serviços seletivo e micro-ônibus de Salvador serão integradas ao sistema de bilhetagem eletrônica. Com a incorporação desses serviços, toda a frota que integra o sistema de transporte coletivo por ônibus de Salvador passa a ser atendida pela bilhetagem eletrônica.
As linhas que aderiram ao sistema podem ser consultadas na internet. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3535-0039.

Fonte: Correio da Bahia
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Secretário diz que São Paulo será a “cidade da mobilidade” até 2014


O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portela, afirmou, na manhã desta terça-feira (25), que São Paulo será a “cidade da mobilidade” até 2014. - 95% das viagens [de transporte público] vão ser feitas em tempo ideal.
A afirmação foi feita durante a cerimônia de inauguração do primeiro trecho da linha 4-Amarela, na estação Faria Lima, na zona sul de São Paulo. Além de Portela, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o governador Alberto Goldman (PSDB), o prefeito Gilberto Kassab (DEM), o secretário municipal de Transporte, Alexandre de Moraes, e vários outros políticos participam do evento.
Portela disse ainda que, até o final deste ano, São Paulo terá transporte em 240 km de trilhos, sendo 162 km administrados pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e 78 pelo Metrô. Até 2014, segundo ele, essa malha deve atingir os 420 km.
Enquanto os políticos discursavam dentro da estação, do lado de fora o público se concentrava em frente aos portões para experimentar o transporte. Por volta das 12h, cerca de 50 pessoas esperavam a abertura do local para fazer a viagem de Pinehiros à Paulista.
A partir desta terça, as estações Paulista e Faria Lima passam a funcionar em caráter experimental das 9h às 15h. O publico poderá acessá-las gratuitamente nas próximas semanas, durante esta fase de testes. O consórcio ViaQuatro estima que nesse período cerca de mil pessoas utilizem as duas estações da linha 4. A previsão é de que o horário seja expandido para o padrão de toda a rede até setembro.

Diferentemente das outras linhas do metrô paulista, a Amarela será administrada em uma parceria público-privada. Nos próximos 30 anos, a linha será operada pelo consórcio Via Quatro. A linha também promete ser a mais moderna de São Paulo. Os vagões vão ter ar-condicionado, acesso à internet sem fio e os trens serão operados de forma automática, sem maquinistas.
Com dois meses de atraso, uma das obras mais aguardadas do transporte público, tem 4,9 km de extensão e liga as estações Paulista, na rua da Consolação, e Faria Lima, no largo da Batata, em Pinheiros.
As obras da linha 4 começaram em abril de 2004. A previsão inicial era de que a primeira fase ficasse pronta até 2008. Mas problemas com desapropriações de imóveis e o desmoronamento da estação Pinheiros - em janeiro de 2007, matando sete pessoas - atrasaram as inaugurações. Após Paulista e Faria Lima, a previsão é de que duas novas estações sejam abertas até novembro: Butantã e Pinheiros. Entre as duas, os trens do Metrô passarão 15 m abaixo do leito do rio Pinheiros. Até abril, o governo promete também entregar as estações República e Luz. Por essas seis estações, deverão passar diariamente 700 mil passageiros por dia. Numa segunda etapa, prevista para 2012, haverá ainda as estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Mackenzie-Higienópolis.

Fonte: R7.com
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São Paulo: Portas de plataforma serão instaladas em mais 7 estações do Metrô neste ano


As portas de vidro de plataforma, com abertura sincronizada com as portas dos trens, serão instaladas em pelo menos mais sete estações da rede de Metrô paulistana até o fim deste ano, incluindo três paradas da Linha 3 - Vermelha (Corinthians/Itaquera - Palmeiras/Barra Funda): Vila Matilde, Carrão e Penha. Um contrato assinado entre o Metrô e o consórcio Trends Poscon, de abril do ano passado, também prevê a instalação das portas em todas as demais estações da Linha 3, a mais movimentada do sistema, o que deve ocorrer longo de 2011.

Hoje, três estações já contam com os equipamentos: Sacomã (da Linha 2 - Verde), que opera com o sistema desde o fim de janeiro, e as duas novas paradas da Linha 4 - Amarela, inauguradas nesta semana: Paulista e Faria Lima.
As duas novas estações da Linha Verde, cuja inauguração está prevista para o fim de julho (Vila Prudente e Tamanduateí) já serão entregues com as portas. Na sequência, ganham os equipamentos três estações da Linha Vermelha: Vila Matilde (que já está com portas instaladas desde fevereiro em um das plataformas e terá o equipamento funcional até o fim de junho); e, na sequência, Penha e Carrão, onde a colocação começa nas próximas semanas.

Além dessas estações, Butantã e Pinheiros, da Linha Amarela, com inauguração prevista para o fim de novembro, também terão as portas ainda em 2010. Até o fim do ano, portanto, 10 das 62 estações que formarão a rede (atualmente são 58 estações) contarão com as portas.
O contrato de fornecimento das portas para a Linha Vermelha, firmado entre a Companhia do Metropolitano e o Trends Poscon (formado pelas empresas Trends Engenharia e Infraestrutura, brasileira, associada com a coreana Poscon Co. Ltd,), é de R$ 71 milhões e prevê que as demais estações da Linha 3 terão os projetos executivos, fornecimentos e instalações das portas previstas para até o fim de 2011. A informação é do consultor em transporte que atua nas empresas, Peter Alouche. O consórcio é o mesmo que fornece as portas para a Linha 4 - Amarela.
"As portas de plataforma aumentam substancialmente a segurança, evitando a queda de objetos e de pessoas nas vias, inclusive suicidas. Ainda impedem que pessoas autorizadas e animais entrem nos trilhos", diz Alouche. Segundo ele, os equipamentos contribuem para organizar o acesso aos trens quando as plataformas estão cheias. "Na Linha 3, a instalação é mais complicada, porque ela está em funcionamento". Segundo Alouche, os trabalhos devem ocorrer de madrugada.

Onde as portas estarão operando neste ano
Linha 2 - Sacomã, Vila Prudente e Tamanduateí
Linha 4 - Em todas as estações que estarão abertas (Faria Lima, Paulista, Pinheiros e Butantã)
Linha 3 - Vila Matilde, Penha e Carrão
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História das portas
O primeiro sistema metroviário do mundo a contar com portas de plataforma foi o de São Petesburgo, na Rússia, na década de 1960, quando a cidade ainda se chamada Leningrado. As portas eram de madeira e nem sempre se alinhavam com as dos trens.
Algumas cidades do mundo cujos metrôs hoje têm as portas (não necessariamente em todas as estações): Seul , Copenhagen, Tóquio, Pequim, Paris, Londres e Barcelona, entre outras.

Fonte: Estadão
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Metrô do Rio tem plano para dobrar capacidade de atendimento até o Mundial de 2014


Hoje em dia uma das formas prediletas de se chegar ao bairro do Maracanã em dias de jogo é de metrô. Evita engarrafamentos e há uma saída que desemboca na porta do estádio, chamada, adivinhem!, Estação Maracanã. A despeito de toda a reclamação que os usuários têm sobre lotação, frequência de trens etc., o Metrô ainda é o jeito predileto de se ir pro Maraca.

Concessionário do serviço, o Metrô Rio informa que está investindo R$ 1.15 bilhão na expansão da rede e em melhorias. Batizado de Metrô Século XXI, o projeto inclui a construção da Conexão Direta Pavuna-Botafogo (extensão da Linha 2 – já em operação), a compra de 19 novos trens e a construção das estações Cidade Nova e Uruguai – esta última, nas adjacências do Maracanã. Para quem é de fora do Rio, é bom dizer que essa conexão direta agiliza a vida de quem mora na Zona Sul da cidade, em bairros como Copacabana, Ipanema, Leblon, Gávea, Jardim Botânico, Laranjeiras e outros.

Os investimentos também contemplam a expansão da Linha 1, com a construção da Estação Uruguai, que vai começar a partir de 2012 e, pelo planejado, deve ficar pronta para 2014. Além disso, o Metrô Rio repete como um mantra (já que vive a ouvir reclamações de lotação) que já comprou 19 novos trens (114 carros), que chegam à cidade ano que vem.

Com as novas estações e essas novas composições, a empresa informa que haverá aumento de 63% da frota, e que isso permitirá mais que dobrar a capacidade do metrô carioca. Além disso, todas as estações estão sendo modernizadas e terão acessibilidade total até setembro deste ano. “Com certeza a expansão da frota e todas as melhorias no sistema farão o Metrô Rio dobrar sua capacidade de 550 mil passageiros ao dia para mais de 1,1 milhão de passageiros por dia até 2014”, afirma Joubert Flores, diretor de relações institucionais da concessionária.

Flores informa que o Metrô Rio “modernizou todo o Centro de Controle de Tráfego, de onde é monitorada toda a operação diária. Os sistemas de controle, sinalização, ventilação e energia também estão sendo ampliados e modernizados.” Até o fim deste ano, a intenção é que as 34 estações das linhas 1 e 2 estejam totalmente adaptadas para portadores de necessidades especiais e modernizadas para ter acessibilidade plena (mecânica, podotátil, tátil e auditiva).

“As estações construídas pelo Governo do Estado antes da década de 90 não possuem acesso para cadeirantes, e apenas as mais recentes (Botafogo, Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Ipanema/General Osório) foram construídas já com equipamentos de transporte vertical. Com a renovação do contrato de concessão, a concessionária assumiu o compromisso de tornar todas as estações do sistema totalmente acessíveis.

Para cada estação foi elaborado um projeto específico, levando em consideração as características estruturais e particulares de cada uma. Com base nos projetos, foram compradas 27 plataformas verticais e 22 elevadores que serão instalados nas estações”, continua Joubert.

Então o que eles dizem é o seguinte. Vai continuar possível e recomendável ir ao Maracanã de metrô. A diferença maior é que em vez de chegar lá espremido, durante o Mundial o usuário terá conforto. Inclusive os portadores de necessidades especiais.

Blog Rio de Janeiro no Mundial
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