Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Recife: Seis linhas de ônibus têm seus itinerários alterados na Avenida Bernardo Vieira de Melo

sábado, 22 de maio de 2010


O Grande Recife Consórcio de Transporte irá modificar, a partir de amanhã (22/05), o itinerário de seis linhas que trafegam pela Avenida Bernardo Vieira de Melo. Com a alteração, as linhas passarão a trafegar pelas Avenidas Presidente Castelo Branco e Presidente Kennedy.

A mudança acontecerá em virtude da alteração do plano de circulação do trânsito feito pela Prefeitura de Jaboatão. As linhas 020-Candeias/Dois Irmãos, 070-Candeias/Joana Bezerra, 071-Candeias, 072-Candeias (Complementar), 910-Piedade/Rio Doce (Via Barra de Jangada) e 060-Conjunto Catamarã, que trafegam no sentido subúrbio/cidade não trafegarão mais pela Avenida Bernardo Vieira de Melo no trecho entre as ruas Capitão Médico Osias Ribeiro e Aniceto Varejão.

Com a mudança, essas linhas irão trafegar pela Avenida Ulisses Montarroyos, Rua Capitão Médico Osias Ribeiro, Avenida Presidente Castelo Branco, Avenida Presidente Kennedy, Rua Aniceto Varejão, Avenida Bernardo Vieira de Melo. Os usuários estão sendo informados da mudança por meio de cartazes informativos afixados nas linhas envolvidas e também cartazes nas paradas dessas linhas.

Os novos pontos de paradas no sentido subúrbio/cidade seguem abaixo:

Parada 1 - Av. Pres. Castelo Branco, (Candeias), em frente ao Nº7675.
Parada 2 - Av. Pres. Castelo Branco, (Candeias), ao lado do Nº6565, junto ao Aconchego da Magna.
Parada 3 - Av. Pres. Castelo Branco, (Candeias), em frente ao Restaurante do Bambam, junto o poste de concreto S/Nº.
Parada 4 - Av. Pres. Castelo Branco, (Candeias), em frente à Banca do Felipe, ao lado da Autofap.
Parada 5 - Av. Pres. Castelo Branco, (Candeias), em frente ao Nº5467, ao lado da Galeria Spazzio Samarino.
Parada 6 - Av. Pres. Castelo Branco, (Candeias), na lateral do Nº105/ Edifício Salomão.
Parada 7 - Av. Pres. Castelo Branco, (Candeias), em frente à Loteria Monte Carlo, ao lado da Panificadora Dona Rosa.
Parada 8 - Av. Pres. Castelo Branco, (Candeias), ao lado do Nº4813/MP Mundial Autopeças.
Parada 9 - Av. Pres. Castelo Branco, (Candeias), lado oposto ao Nº4334/Edf. Bertioga, a 2 metros da casa vizinha.
Parada 10 - Av. Pres. Castelo Branco, (Candeias), ao lado do Nº4321, próximo ao Cerpe.
Fonte: CGRT
READ MORE - Recife: Seis linhas de ônibus têm seus itinerários alterados na Avenida Bernardo Vieira de Melo

DF: Estudantes continuam sem o Passe Livre

Sem o repasse dos R$ 6 milhões os postos da Fácil ficaram vazios nesta sexta-feira, dia 21. Nenhuma recarga será feita até que a verba seja liberada. A previsão mais otimista é de que isso aconteça só na próxima terça-feira (25).
Os deputados não votaram o projeto que transfere o crédito da Secretaria de Obras para a de Transportes. "Essa questão do Passe Livre vai dar cadeia. Porque o que estão fazendo nesta cidade, o dinheiro está sumindo pelo ralo da incompetência e provavelmente da corrupção. Isso vai dar cadeia”, afirma o deputado Paulo Tadeu, líder do PT.
O governo tentou garantir a colocação dos créditos antes da transferência do dinheiro, mas o decreto infringe a lei que determina primeiro o repasse dos recursos. Desde o início do Passe Livre foram liberados mais de R$ 23 milhões. Em fevereiro, R$ 7 milhões para pagar as passagens dos estudantes. Em março, 8,2 milhões e em abril, mais R$ 8 milhões.
Durante a audiência pública sobre mudanças na lei, Wagner Canhedo, dono de empresa de ônibus e da Fácil, disse que o recurso é insuficiente para arcar com o Passe Livre. “Foi aprovado nesta Casa uma despesa de R$ 19,5 milhões, por mês, para atender 150 mil estudantes mês. E qualquer um que souber fazer conta vai chegar a essa conclusão”, enfatiza o empresário do transporte. Esse valor não está especificado no projeto, apenas a quantidade máxima de passagens por mês: 54.
O que a lei determina é a apresentação pela Fácil de um demonstrativo mensal da utilização dos créditos, por cada estudante beneficiado. De abril para maio, o cadastro dos estudantes aumentou 30%. Wagner Canhedo disse durante a audiência pública que faz o relatório quinzenalmente.
Mas, de acordo com o governo, até hoje não foi feita nenhuma prestação de contas detalhada ao DFTrans. E a Corregedoria tem tido dificuldade, inclusive, em ter acesso ao banco de dados da Fácil para fazer a auditoria na empresa. Canhedo disse que apresentaria os números ainda hoje à Câmara Legislativa.
Fonte: DFTV
READ MORE - DF: Estudantes continuam sem o Passe Livre

Segunda edição do Show Bus da Mercedes-Benz traz soluções e tecnologia para transporte urbano


Quem costuma andar de ônibus sabe o quanto é desagradável passar horas dentro de veículos desconfortáveis e muitas vezes quentes. E para quem vive em grandes centros urbanos, a tarefa fica ainda mais difícil. Foi pensando em oferecer um produto melhor para seus clientes, e consequentemente à população, que a Mercedes-Benz realizou nos dias 18 e 19, em São Paulo, a segunda edição do Show Bus.

Um dos destaques do evento foi o seminário sobre sistemas BRT - Bus Rapid Transit, que reuniu autoridades, empresas operadoras, gestores, consultores e fornecedores no debate da implantação e operação do BRT na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, na qual o Recife (São Lourenço da Mata) vai ser uma das cidades-sede.

Para demonstrar de forma prática o conceito do moderno sistema de transporte coletivo urbano, a Mercedes-Benz montou, nas dependências da sua fábrica, a Estação BRT. O visitante conferiu, na área externa da exposição, uma ambientação típica de pontos de parada de corredores exclusivos, com sinalização e acessibilidade a um ônibus articulado, que fez um trajeto por vias internas da fábrica. O evento contou com o apoio e a presença de várias empresas que atuam no segmento de ônibus. Os parceiros que participaram do Show Bus tiveram espaços próprios para divulgar seus produtos e serviços, bem como para incrementarem o relacionamento com os clientes.

Considerado o maior evento do setor de ônibus do Brasil, o Show Bus também é a maior ação de relacionamento com clientes de ônibus do País e da América Latina. Empresários de vários países visitaram a feira e conferiram as novidades do mercado. Foram lançados dois novos chassis, o O 500 RSDD 8x2 e o OF 1730, e foi apresentada a versão Low Entry do OH 1518. Ao todo, foram expostos 15 modelos da marca. Outra novidade foi a revelação do início nos testes com biocombustíveis, como diesel de cana e biodiesel. Os produtos e serviços pós-venda e as ações ambientais nas unidades da empresa também foram apresentadas nos dois dias.

"O Show Bus mostra claramente a importância do negócio ônibus para a Mercedes-Benz do Brasil, maior fabricante e líder em vendas no mercado brasileiro e nas exportações de ônibus, bem como para a Daimler Buses, unidade de negócios da Daimler AG que é líder mundial em participação no mercado de ônibus", afirmou Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil. "Nossa forte e tradicional liderança de mercado e a ampla experiência de 53 anos de atuação no País nos credenciam a realizar um evento abrangente, que conta com a participação de clientes de todo o país e da América Latina, parceiros e outros profissionais ligados ao setor", destacou o executivo.

Fonte: Diário de Pernambuco
READ MORE - Segunda edição do Show Bus da Mercedes-Benz traz soluções e tecnologia para transporte urbano

Passagem de ônibus mais cara aumenta movimento no metrô em Teresina


Após o aumento da passagem de ônibus, que passou a vigorar desde o último sábado, 15, cada vez mais os teresinenses vêm optando por formas alternativas de deslocamento. Utilizando o metrô ou mesmo através de caminhadas mais prolongadas, a população tenta diminuir os gastos ao sair de suas casas para o trabalho. Esse é o caso da cabeleireira Sandra Maria, residente no bairro Dirceu II, zona Sudeste da cidade. Sempre que necessita ir ao Centro comercial à procura de produtos de beleza, a empreendedora não pensa duas vezes em esperar um pouco mais pelo metrô.

“Desde que o metrô foi inaugurado passei a usá-lo, pois além de ser um meio mais econômico, é muito mais confortável do que os ônibus da cidade”, enfatiza Sandra. Segundo ela, o gasto quase quatro vezes menor com transporte representa uma economia significativa para a renda familiar. “Enquanto que se anda uma vez de ônibus, se pode andar quase quatro vezes de metrô”, salienta a cabeleireira. Preocupada com os gastos, a dona-de-casa e estudante Teresa Antunes também engrossa a lista de pessoas que resolveram abandonar o ônibus.

Teresa comenta que o último reajuste no preço da passagem de ônibus foi decisivo para que ela descartasse o uso do meio de transporte. “O preço cobrado nem de longe justifica a qualidade do serviço oferecido, pois os ônibus sempre vivem lotados e demoram muito a passar pelas paradas”, argumenta. De acordo com Conceição Castro, supervisora da subestação da Praça da Bandeira, somente na última semana houve um aumento de 10% no número de pessoas que utilizam o metrô da capital.

“Após a euforia da população em conhecer a nova estrutura do metrô, está havendo uma consolidação desse meio de transporte, já que o aumento do número de passageiros é crescente a cada dia”, ressalta Conceição ao comentar que nos fins de semana o movimento de passageiros é ainda maior. “Desde que começamos a abrir a estação aos sábados e domingos, percebemos que a quantidade de pessoas na estação é bem maior do que em dias comuns”, afirma a supervisora. Durante a semana a estação abre às 6h30 e fecha às 19h. Já nos fins de semana, abre às 6h30 e fecha às 14h.

CMTP aponta metrô como um “avanço atrasado”

Questionado sobre uma matéria veiculada nacionalmente, na qual constava que o serviço metroviário de Teresina é o pior do país, Antônio Sobral, diretor administrativo da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos, afirma que: “O metrô da cidade é um avanço atrasado, se compararmos com outros Estados, a exemplo de São Paulo, onde esse tipo de transporte começou a funcionar ainda na década de 70”, analisa.

Entretanto, mesmo o metrô aparecendo tardiamente na cidade, Sobral destaca que ao todo, somente seis Estados possuem esse tipo de serviço, dois deles no Nordeste. “Não podemos comparar a quantidade de pessoas que utilizam o serviço em Teresina com aqueles que usam em São Paulo, pois além da última possuir um número maior de habitantes que a da nossa capital, ainda estamos passando por um processo de consolidação desse tipo de transporte”, ressalta Antônio Sobral.

A despeito da matéria publicada pelo jornal de circulação nacional, onde consta que 1,6% da população utiliza o metrô, Sobral elenca que atualmente esse número atinge os 4%. Segundo a Companhia Metropolitana de Teresina (CMTP), dentro de aproximadamente 45 dias o órgão deve concluir os últimos reparos na obra da Estação Bandeira. Banheiros, cadeiras e bebedouros serão fixados no local para dar maior conforto aos usuários, sem mencionar no desenvolvimento de projetos que otimizem o tempo que o usuário passa nas dependências da estação.

Além de terminar a construção do projeto original, Antônio Sobral garante que até o final deste ano os projetos de prolongamento do metrô devem ser entregues para os órgãos competentes. “Nosso intuito é estender o serviço metroviário para o Centro Administrativo, zona Sul, Altos e Campo Maior”, acrescenta Sobral.

Governador anuncia dois novos trens

O metrô de Teresina vai ganhar uma série de inovações, começando pela operação de dois novos trens. Também serão realizados dois cruzamentos de linhas, instalação de bicicletário e duplicação da linha férrea no trecho entre os bairros Renascença e Matinha.Todas essas mudanças foram discutidas ontem, em Brasília, pelo governador Wilson Martins e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.

Parte das inovações serão realizadas com recursos do próprio Estado, enquanto outras serão fruto de convênio entre o Governo do Piauí e a União. Os dois novos trens devem começar a operar nos próximos dois meses, segundo informou o diretor da Companhia do Metrô, Antônio Sobral, que acompanhou o governador na audiência. Com os dois novos trens, o tempo de espera entre as viagens será reduzido de 33 para 12 minutos, o que aumentará o uso do transporte ferroviário em Teresina.

Já o prefeito Elmano Ferrer disse ontem, em reunião com os vendedores do Shopping da Cidade, que vai construir a passarela que vai ligar a Estação do Metrô ao segundo piso do shopping. “A construção dessa passarela é um pedido meu e não importa se vai ser compartilhado com o Governo ou será somente a Prefeitura. Só sei que iremos fazer”, afirmou Ferrer.

Fonte: Portal O Dia
READ MORE - Passagem de ônibus mais cara aumenta movimento no metrô em Teresina

Urbanista defende que ônibus sejam ‘metronizados’


O arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba, defendeu, em Campinas, o que chamou de metronização do ônibus, ou seja, dar ao ônibus a mesma performance do metrô. “O futuro está na superfície, porque não há mais condições de aplicar tanto dinheiro em metrô”, disse o ex-governador do Paraná e primeiro a implantar um sistema de BRT no País.

Ele alertou, no entanto, que, sem a concepção correta da cidade, não adiantará aumentar a frota.Curitiba fez sucesso com seu sistema de transporte porque planejou, disse Lerner. Não apenas linhas de ônibus e corredores, mas especialmente porque utilizou o transporte como indutor de desenvolvimento. Nos anos 70, integrou o transporte ao uso do solo.

A opção foi por implantar um desenvolvimento radial a partir do Centro, por corredores de transportes. As indústrias que ficavam no entorno do Centro foram levadas para a região oeste, no Distrito Industrial, e um novo zoneamento foi estabelecido ao longo dos corredores, priorizando o uso residencial e serviços.

Assim, Curitiba tem hoje 72 quilômetros de corredores. Junto com isso, foi criado um sistema trinário de transporte, ou seja, um conjunto de três vias de 100 a 200 metros entre elas, sendo uma via rápida para o centro, uma via em sentido único para os bairros e, no centro, uma pista com três vias, formada por uma canaleta exclusiva e duas vias de acesso local.

Para atender a demanda, a cidade se estruturou de tal forma que hoje tem nove ônibus operando na linha circular, 50 convencionais, 385 atuando nas linhas troncos, 24 articulados, 162 biarticulados, além de articulados interbairros e linhas diretas.

O BRT de Curitiba nasceu, segundo Lerner, porque a cidade não tinha dinheiro para implantar metrô, problema da maioria das grandes cidades. A utilização de ônibus em corredores exclusivos, embarques e desembarques rápidos por meio de plataformas elevadas no mesmo nível dos veículos e o sistema de pré-pagamento da tarifa deram agilidade ao sistema. (MTC/AAN)

Fonte: PUC Campinas
READ MORE - Urbanista defende que ônibus sejam ‘metronizados’

Ministro das Cidades, Márcio Fortes dá sinal verde para o VLP


O ministro das Cidades, Márcio Fortes, disse ontem que há grande possibilidade de o sistema de veículo leve sobre pneus (VLP) que a Prefeitura de Campinas pretende implantar no Corredor Ouro Verde, ligando o Centro ao Aeroporto Internacional de Viracopos, seja incluído no PAC da Mobilidade.

Segundo ele, a prioridade na área de transporte na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) será para projetos de BRT, sigla de bus rapid transit, sistema de ônibus de alta capacidade, que utiliza corredores exclusivos.“Teremos R$ 18 bilhões para investir em metrô, BRT e obra viária. Vamos deixar os veículos leves sobre trilhos (VLT) para casos excepcionais e concentrar em BRT (que usa ônibus)”, disse.

O ministro informou que, em um mês, os prefeitos e governadores começarão a ser chamados a Brasília para serem informados das regras e apresentarem seus projetos de mobilidade. A proposta do governo é liberar os recursos para que as obras aprovadas tenham início em 2011 e conclusão em 2014.

Já há, segundo ele, 20 projetos de BRT aprovados para as 12 cidades que serão sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014. “Temos que implantar o sistema no País todo, especialmente nas regiões metropolitanas”, disse. O ministro participou, em Campinas, do Show Bus, promovido pela Mercedes-Benz. A Prefeitura vai conceder a operação dos corredores e arcar com as obras de implantação do VLP.

Para isso, busca financiamento de R$ 406 milhões para a infraestrutura, tanto do Corredor Ouro Verde, onde circularão os VLPs, quanto do Corredor Campo Grande, onde circularão os ônibus biarticulados adquiridos recentemente pela Itajaí Transportes Coletivos. Quem vencer a concessão, comprará os VLPs, orçados em R$ 310 milhões.

Os termos da concessão ainda estão em discussão, mas a operação do corredor deverá ser feita por um período variável entre 30 e 40 anos e ganhará a licitação a empresa que oferecer o maior valor de outorga e a melhor técnica.O plano inicial era que os VLPs, uma espécie de metrô sobre pneus com piloto automático, circulassem nos futuros corredores Campo Grande e Ouro Verde, sendo que o corredor Campo Grande utilizará a faixa de domínio do antigo VLT para fazer a conexão com o novo Terminal Multimodal de Campinas. Mas a Prefeitura avaliou que faltariam recursos.

Embora o projeto de dotar Campinas de um sistema de média capacidade de transporte tenha partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a garantia dos recursos não se firmou até agora.

Por isso, a Prefeitura mudou o projeto e optou por implantar biarticulados no Corredor Campo Grande e VLPs no Ouro Verde.Alguns grupos internacionais já se interessaram pelo projeto, como a japonesa Mitsui.

Executivos da empresa estiveram em Campinas com representantes da francesa Lohr Industrie, que fabrica e comercializa sistemas de transportes de passageiros, e manifestaram interesse em financiar a compra dos VLPs.

Fonte: PUC Campinas
READ MORE - Ministro das Cidades, Márcio Fortes dá sinal verde para o VLP

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960