Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Aracaju: Custo operacional do transporte pode ser reduzido em 15%

sexta-feira, 21 de maio de 2010


A maioria das pessoas talvez não se dê conta de que um ônibus rodando a 10 quilômetros por hora transporta apenas a metade do número de passageiros que levaria se operasse a 20km/h. Mas os empresários de transportes conhecem bem essa realidade.
Sabem que há uma relação quase linear entre a velocidade operacional da frota nas horas de pico e o custo operacional. Sabem que aumentar a fluidez e a velocidade comercial do transporte público é essencial para conter os custos e as tarifas e estancar a perda de passageiros para o transporte individual.
É claro que criar faixas exclusivas para o transporte coletivo – com ônibus de grande capacidade formando verdadeiros metrôs de superfície, livres de congestionamentos – é fundamental. Porém, essa solução é, por definição, limitada aos eixos troncais. A grande maioria dos ônibus urbanos roda – e continuará a rodar – na vala comum do trânsito, disputando espaço com o automóvel.
A frota de veículos no Brasil cresceu 76,5% entre 2001 e 2009. Incentivos fiscais para aquisição de motocicletas estão roubando milhões de passageiros dos sistemas de transporte coletivo (sem contar que roubam milhares de vidas de jovens). Milhões de carros, tanto os mais novos quanto as sucatas ambulantes que ninguém tem coragem de tirar de circulação, entopem as vias e os cruzamentos, impondo severos atrasos ao trânsito em geral e comprometendo a qualidade do transporte coletivo em particular.
Pesquisas da CNT revelaram que em 11 grandes cidades brasileiras, nos principais corredores sem tratamento preferencial para o transporte público, a velocidade operacional medida era de apenas 14,7km/h. Para levar essa velocidade a 17kmh, é preciso um aumento de 15%. Pode parecer pouco, mais isso significaria uma economia de 20 minutos num percurso hoje realizado em duas horas.
Os principais nós do trânsito brasileiro estão nos cruzamentos, onde milhares de semáforos alocam o tempo precioso dos usuários ao espaço viário disponível. A indústria nacional oferece no mercado equipamentos sofisticados de controle: semáforos com LEDs de alta visibilidade e manutenção baixa, controladores de tempo que dividem os tempos verdes conforme os fluxos em tempo real, “tags” para priorizar ônibus e veículos de emergência e comunicação de dados de alta tecnologia. De rápida implantação e custos relativamente baixos estes sistemas de verdadeiros computadores da rua podem gerenciar o congestionamento e minimizar os atrasos dos veículos de transporte público.
E não podemos esquecer das conversões à esquerda, que permanecem nos ‘nós’, criando cruzamentos com semáforos de “três tempos”, onde as frotas de ônibus perdem um tempo valioso. Há, ainda, a permissão de estacionamento permitidos junto ao comercio, que roubam uma faixa inteira de trânsito, a falta de binários essenciais, e – temos que admitir – os costumeiros pontos de ônibus nas esquinas, que bloqueiam faixas inteiras justamente nos cruzamentos mais críticos.
Os empresários de transportes em todas as grandes cidades do país poderiam baixar os custos nas suas linhas principais e troncais em cerca de 15% aumentando a velocidade comercial do ônibus que trafegam junto com o trânsito. Sem custo; basta otimizar a operação dos cruzamentos principais, minimizando os atrasos e oferecendo prioridade aos ônibus de maior porte. Mas é preciso convencer os gestores municipais a melhorar a circulação nos pontos críticos dos itinerários, com sinalização e técnicas de engenharia de tráfego modernas e adequadas.
Não é necessário fazer mirabolantes importações de “semáforos inteligentes” onde um computador “faz tudo”, (porque atrás de um semáforo inteligente muitas vezes se esconde uma esperteza). Não há computador mágico que faz tudo: há que programar todos os sistemas com dados reais e calibrar a programação de acordo com as características da realidade local.
São tarefas complexas e que exigem paciência e treinamento, mas os resultados são positivos e aparecem quase instantaneamente. A engenharia nacional dispõe de toda a tecnologia e dos recursos humanos necessários. Falta apenas a demanda dos grupos mais interessados. E no trânsito brasileiro, o grupo que perde mais com os congestionamentos são as empresas de transporte.
O título diz que os benefícios operacionais poderiam ser obtidos de graça. Confesso, menti. Vai custar o esforço de identificar os ‘nós’ do trânsito, quantificar as perdas de tempo mais brutais e buscar as soluções junto à industria. Mas será um esforço visando ao legitimo interesse próprio e a modernização do país. Vale lembrar que na última eleição para o Prefeito de Londres, a reprogramação dos semáforos foi um dos principais pontos da campanha do candidato do partido Conservador. Que acabou ganhando.
Alan Cannell é engenheiro civil pela University College com mestrado em Transportes pela Leeds University, ambas em Londres. Atuou como chefe Controle de Trânsito por 10 anos no IPPUC, Curitiba. É diretor técnico Programa Volvo de Segurança. Atualmente trabalha no Jaime Lerner Consultores Associados.

Fonte: NTU Urbano 152
READ MORE - Aracaju: Custo operacional do transporte pode ser reduzido em 15%

Mercedes aposta em sistema de trilhos


A Copa do Mundo de 2014 exige do Brasil urgência na realização de melhorias não apenas nos estádios, mas também na infraestrutura de transporte público urbano, segundo especialistas. Com o foco no potencial de negócios nessa última área, a Mercedes-Benz realizou ontem, em sua unidade de Campinas (SP), seminário sobre o tema BRT (em inglês, trânsito rápido de ônibus). A atividade faz parte do Show Bus, grande evento de relacionamento com parceiros e clientes da montadora, que reuniu empresários, consultores e representantes do setor público.
Um dos presentes ao seminário foi o ministro das Cidades, Márcio Fortes, que afirmou que o
  • BRT - sistema de transporte por meio de corredores exclusivos de ônibus como o Expresso Tiradentes, de São Paulo ou a estrutura de transporte de Curitiba (PR) - é prioridade para a Copa do Mundo devido à rapidez em sua implementação e também pelo custo menor em relação ao metrô nas cidades que sediarão os jogos.

INVESTIMENTO - O ministério tem R$ 7,7 bilhões de recursos compromissados para obras de infraestrutura de transporte para o Mundial. A maior parte desse montante vai para projetos de BRTs, em cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Recife e Manaus. O valor não inclui gastos com a aquisição dos veículos, que ficarão a cargo das operadoras, mas com a construção dos corredores, estações para embarque e desembarque e a integração com outros sistemas.
As perspectivas são promissoras para a Mercedes, segundo o vice-presidente de vendas da companhia, Joachim Maier. A empresa, que atualmente detém mais de 50% do mercado de ônibus no País, projeta que o potencial é de 3.000 a 4.000 veículos comercializados em função apenas dos investimentos nessa opção de transporte.
  • EXPECTATIVA - A companhia, que já é o maior fornecedor de veículos para sistemas desse tipo na América Latina e exporta chassis de ônibus para mais de 30 países, espera abocanhar parte importante dessas vendas. "Podemos oferecer gama ampla, de articulados até microônibus para operar nas linhas alimentadoras (que levam as pessoas até as redes principais)", afirma o executivo da montadora.

VALORES - Como idéia de valores, o novo chassi de ônibus articulado O500 RSDD 8x2, lançado durante a Show Bus, custa R$ 305 mil, sem incluir o encarroçamento.
Maier cita ainda que o BRT representa hoje 10% dos negócios da companhia e destaca que a empresa, que produz atualmente 30 mil ônibus ao ano, também se prepara para o aumento da demanda futura.
A montadora investe R$ 1,5 bilhão até 2012 ampliar em 25% a capacidade produtiva da fábrica de São Bernardo.

  • Preço e tempo de instalação estão entre as vantagens
    Também presente ao evento, o ex-governador do Paraná Jaime Lerner, que é arquiteto, enumerou as desvantagens de outros sistemas. "O metrô é 100 vezes mais caro por quilômetro e o VLT (veículo leve sob trilhos) é dez vezes mais caro. E o tempo de implantação é de menos de três anos; não leva 20 anos. Também não precisa de subsídio, normalmente se sustenta", afirma. Ele acrescenta que os corredores exclusivos estimulam as pessoas a deixarem seus carros em casa, e estes são os principais fatores de emissão de poluentes no transporte.
    Para o presidente da ANTP (Associação Nacional de Transporte Público), Ailton Brasiliense, essa é uma solução que chega a ser "óbvia". "Não é só de transporte, mas de qualificação urbana, para repensar a cidade olhando os próximos dez, 15, 20 anos, com um plano urbano", diz.
    O dirigente acrescenta que é importante pensar a integração de sistemas, "se possível com bilhete único", já que os ônibus não resolvem tudo. Ele cita que, para fluxo de 5.000 a 10 mil pessoas por hora em uma direção, compensa o BRT, mas, para 50 mil a 60 mil pessoas/hora, é mais vantajoso a implantação do metrô. "É preciso um plano diretor", assinala Brasiliense.

África do Sul optou pelo BRT para atender às necessidades da Copa
Como parte dos preparativos da Copa deste ano, que começa no dia 11 de junho e termina no dia 11 de julho, a África do Sul optou por implantar o sistema BRT, como alternativa de infraestrutura de transporte. Uma das cidades que recebe investimentos desse tipo é Joanesburgo.
Parte dessa operação na cidade já está em funcionamento e deverá facilitar o acesso dos turistas para os jogos. O engenheiro Wagner Colombini Martins, autor do projeto de implantação, destaca que o custo estimado ficou em US$ 5 milhões por quilômetro, contra US$ 100 milhões por quilômetro do metrô.
Para as cidades brasileiras, deficientes em transporte público, que receberão jogos na próxima edição do Mundial, em 2014, a diferença de preço pode se tornar fator importante na escolha do projeto a ser implantado.
A Mercedes informa que fez vendas para atender esse projeto.

READ MORE - Mercedes aposta em sistema de trilhos

Nova paralisação do transporte coletivo em Blumenau não deve ocorrer até dia 2 de junho


Está marcada para dia 2 de junho a próxima audiência do Ministério Público do Trabalho com o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Público (Sindetranscol), Siga e Seterb, para solucionar as reivindicações dos motoristas e cobradores. A exigência da procuradoria é de que até essa data o sindicato não promova nova paralisação, sob pena de responder na Justiça.

Cerca de 400 motoristas e cobradores paralisaram os serviços em forma de protesto nesta quinta-feira, das 4h às 7h, para questionar as multas cobradas pelo Seterb ao Consórcio Siga, repassadas aos trabalhadores. As multas se referem a estacionamentos em local indevido nos terminais, atrasos no itinerário, embarque pela porta traseira de pessoas não-autorizadas e falta de identificação do trabalhador.

De acordo com o presidente do Sindetranscol, Ari Germer, são descontadas da folha dos funcionários e variam de R$ 55 a R$ 105. Presidente do Consórcio Siga, Humberto Sackl garante que multas não são arcadas pelos funcionários.

O contrato prevê apenas multas sobre a responsabilidade individual, como o não-uso do crachá. Apesar de esclarecido no contrato de trabalho a possibilidade de multas, o procurador do Trabalho em Blumenau, Eder Sivers solicitou às empresas a análise das multas para verificar se a culpa das infrações cobradas é de responsabilidade dos trabalhadores.

Fonte: Jornal de Santa Catarina
READ MORE - Nova paralisação do transporte coletivo em Blumenau não deve ocorrer até dia 2 de junho

Greve do transporte coletivo na capital acreana

READ MORE - Greve do transporte coletivo na capital acreana

Emdurb prevê tarifa da Circular a R$ 2,35


Em tempo recorde – menos de dois dias úteis – a Emdurb concluiu a análise técnica sobre o pedido da Circular para reajuste do valor da tarifa de R$ 2,10 para R$ 2,50. Com pressa, já despachou o documento para o gabinete da prefeitura, que deve remeter à análise do SAF (Sistema Auxiliar de Fiscalização do Transporte Coletivo) ainda hoje.
Fazendo uso da chamada tabela Geipot, que gera reajustes sobre os indicadores utilizados pela empresa para justificar o aumento, a autarquia chegou ao valor de R$ 2,351 e a julgar pela agilidade na análise do pedido é possível imaginar o empenho que será dado à questão.
Na planilha apresentada a Circular mostra um suposto cálculo aferido em junho de 2009, pela Emdurb, em que a passagem teria chegado a R$ 2,461. O técnico responsável pela análise, Antônio Magaroto, diz desconhecer o cálculo que teria gerado esse valor.
“Em 2009 os lançamentos apresentaram uma tarifa em torno de R$ 2,31. Não sei de onde tiraram isso”.
O presidente do SAF, Antônio Carlos da Silva, acredita que os documentos devem chegar hoje ao sistema, que tem até 15 dias úteis para avaliar o pedido, votar, e devolver para definição do prefeito Mário Bulgareli.
“Assim que chegar os 11 membros começam as apreciações. Deveremos ter uma sessão extraordinária na próxima semana e trataremos o tema com toda atenção devida”.

UJS e usuários rejeitam R$ 2,35
Para o presidente regional da UJS, Marcos Aurélio dos Santos, a discussão sobre transporte coletivo em Marília não deveria estar sobre o preço da passagem, mas sobre os avanços na abertura de licitação para a exploração do serviço.
“Temos a lei aprovada, podemos ter uma passagem bem mais em conta, até com duas empresas explorando o serviço, mas continuamos tendo que combater os desmandos da Circular”.
Entre os usuários é perceptível a revolta contra o pedido de aumento. “R$ 2.10 já é mais caro que muita cidade grande por ai. A Circular não cansa de querer explorar quem precisa do ônibus”, diz o desempregado Raiden da Silva.

Fonte: Jornal Diário

READ MORE - Emdurb prevê tarifa da Circular a R$ 2,35

Uberaba: Modelo de pontos de ônibus em forma de tubos é criticado na Câmara de Vereadores


A implantação das estações tubos de transporte coletivo, em toda a avenida Leopoldino de Oliveira, está gerando polêmica entre os vereadores da oposição. De acordo com o vereador Itamar Ribeiro (DEM), a instalação de pontos de ônibus neste formato sugerido pela consultoria do engenheiro Jaime Lerner pode gerar confusão no tráfego de automóveis na avenida, visto que será destinada uma via para a circulação do transporte coletivo, podendo atrapalhar a circulação dos carros.

O projeto do engenheiro de Curitiba traz uma reformulação do trânsito de Uberaba. Entre as mudanças está o sistema de transporte coletivo; dois terminais de integração serão construídos no percurso e também dez estações de ônibus para interligar as regiões leste e oeste da cidade. De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Karim Abud Mauad, a circulação de ônibus irá reduzir de 80 para 12 carros, além disso, de três em três minutos terá coletivos nos pontos de ônibus.

Entretanto, a situação ainda gera dúvida. De acordo com Itamar, as avenidas de Uberaba são estreitas demais para ter uma via destinada aos coletivos. Municípios como Curitiba, Goiânia e até mesmo Uberlândia têm condições de receber uma transformação no trânsito de tal forma. Sobre esta alegação, Karim afirmou que não haverá problemas no trânsito, visto que a via não será exclusiva para a circulação de ônibus, os motoristas poderão utilizar esta via.

Além disso, o vereador afirmou que os uberabenses, melhor do que ninguém, conhecem as necessidades do município, portanto, deveria ser investido em mão-de-obra da cidade. "Antes de realizar projeto de tal amplitude, há várias irregularidades que precisam ser vistas e analisadas no trânsito da cidade. Discordo plenamente da alteração para mão única em algumas ruas. Antes de fazer uma grande ação, precisa ser feito o básico", alerta Itamar.

Esclarecimentos - O vereador ainda irá protocolar um requerimento na sexta-feira pedindo esclarecimento ao Executivo sobre o projeto de reformulação do trânsito de Uberaba e sobre a construtora que irá realizar o serviço. Já na sessão de ontem na Câmara Municipal, Itamar enviou ao Executivo inúmeros requerimentos pedindo esclarecimento sobre convênios celebrados para a realização de diversas obras. Entre eles está a solicitação para enviar a cópia do contrato, no valor de mais de R$ 427 mil, sobre o Programa de Saneamento para Todos.

Outro requerimento é para o envio do convênio de R$295 mil, do Executivo com a Caixa Econômica Federal, sobre a implantação de sinalização turística na cidade, sendo onde será instalada a sinalização, a cópia do documento e o cronograma das atividades.

Fonte: Jornal de Uberaba
READ MORE - Uberaba: Modelo de pontos de ônibus em forma de tubos é criticado na Câmara de Vereadores

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960