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São Paulo vai ganhar novo terminal de ônibus na região de Pinheiros

quinta-feira, 29 de abril de 2010


A região de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, vai ganhar um novo terminal de ônibus. A obra faz parte da revitalização do Largo da Batata, e a previsão é de que ela seja concluída até o fim do ano.
O novo terminal vai ficar entre a Rua Sumidouro e a Marginal Pinheiros. Ele vai abrigar 120 linhas de ônibus municipais e intermunicipais, além de fazer interligação com a Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Linha 4-Amarela do Metrô.
O prefeito Gilberto Kassab inspecionou as obras na quarta-feira (28). “Teremos, além da estação, um estacionamento para quase 500 veículos, além de bicicletário e todos os equipamentos que um terminal e uma estação do metrô têm”, afirmou.
A obra de revitalização do Largo da Batata inclui melhorias em várias ruas que devem desafogar o trânsito na região. Também está prevista a construção de calçadões.



Fonte: SPTV
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Linha de ônibus que atende a UFJF terá mais dez horários

A partir da próxima segunda-feira, 3 de maio, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) vai disponibilizar mais dez horários para a linha 525, que atende os alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Com os novos horários, a linha 525 - Universidade passa a sair do campus também às 6h58, 11h35, 12h33, 17h57 e 22h20, e do Centro, às 6h23, 7h21, 11h01, 11h57 e 18h20.
De acordo com a assessoria de comunicação da Settra, a alteração é fruto de uma pesquisa de contraste visual que o órgão realizou com os ônibus que fazem o transporte coletivo para a UFJF. Como resultado, a pesquisa verificou superlotação na linha 525. Há cerca de um mês, o Portal ACESSA.com denunciou a dificuldade dos estudantes para chegar à instituição. Esta é a segunda alteração nos horários dos ônibus que atendem a Universidade em quase dez dias.
Para a estudante de Psicologia Mayara de Campos, a medida vai melhorar o atendimento aos estudantes. "Embora apenas um horário esteja previsto para o período em que vou para a faculdade, por volta das 18 horas, que é o mais crítico, creio que vai melhorar sim", afirma confiante.

Fonte: Acessa.com

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Linhas do Sistema Municipal de Olinda passam a operar com o anel “A”


A partir do próximo domingo (02/05), o Sistema de Transporte Municipal de Olinda, composto por seis linhas troncais e nove linhas complementares – e que passou a operar sob a gestão do Grande Recife Consórcio de Transporte desde o último dia 16 de março - passará a operar com tarifa do anel A (R$ 1,85).

Desde a migração do sistema, estas linhas vinham operando com uma tarifa transitória de R$ 1,70 – fruto de um acordo feito entre a Prefeitura de Olinda e o Grande Recife, com validade de 45 dias. Com a mudança, os usuários destas linhas passarão a contar com o benefício da tarifa promocional aos domingos, pagando apenas R$ 0,95 tarifa por viagem.

Com o ingresso no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) os passageiros do sistema municipal já tinham obtido importantes avanços como o acesso à bilhetagem eletrônica (incluindo usuários do VEM Estudante, VEM Trabalhador e VEM Infantil); garantia das gratuidades (para idosos e pessoas com deficiência); renovação da frota (cuja idade média caiu de oito para quatro anos); possibilidade de integração ao Sistema Estrutural Integrado, que tem como principal característica a circulação em quase toda a RMR com o pagamento de apenas uma tarifa por sentido; ampliação da capacidade de transporte (já que os micro-ônibus possuem mais lugares que as kombis e vans que eram utilizadas), entre outras.

As linhas operam com 98 veículos, sendo 25 micro-ônibus (para as linhas complementares) e 73 ônibus convencionais (para as linhas troncais). Deste total, 47 são veículos novos (os 25 micros e 22 ônibus), acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida. Outros 15 ônibus convencionais serão substituídos por veículos zero quilômetro, em até 120 dias.

Os usuários que utilizam diariamente essas linhas vêm sendo informados sobre a mudança desde o início da operação através de cartazes nos ônibus, panfletos distribuídos por divulgadores nos terminais do Caenga e Ouro Preto e através de matérias veiculadas nos veículos de comunicação.

Em caso de dúvida, os usuários podem obter mais detalhes através da Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife pelo telefone 0800 081 01 58, das 7h às 19h ou pelo site do Grande Recife http://www.granderecife.pe.gov.br/.

Fonte: CGRT
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Blumenau: Inicia reurbanização da Avenida Beira-Rio, Projeto prevê corredor exclusivo de ônibus


Iniciaram as obras de reurbanização da Avenida Beira-Rio. As máquinas congestionaram o trânsito da via. Os trabalhos serão finalizados até o final do ano, garante o secretário de Obras, Alexandre Brollo. A reurbanização será feita da ponte Adolfo Konder até a ponte do Biergarten.
Além do alargamento da calçada, padronização dos dois pontos de ônibus, troca do mobiliário e sistema de iluminação, o projeto prevê também a implantação do corredor exclusivo para ônibus. A previsão é de que o corredor para o transporte público coletivo comece a ser implantado pela Rua 7 de Setembro e, em seguida, chegue até a Beira-Rio. O espaço reservado também está previsto nas ruas São Paulo, Martin Luther e Engenheiro Paul Werner.
Em fevereiro de 2004, começou a reurbanização da primeira metade da Beira-Rio, entre a a ponte da Rua São Paulo, ao lado da prefeitura, e a Ponte Adolfo Konder. Houve mudanças nas calçadas, iluminação e pontos de ônibus. A obra, também executada pela Momento Engenharia (a mesma que revitalizou a Rua XV), custou R$ 4,1 milhões e foi concluída no segundo semestre de 2005.

Fonte: Jornal de Santa Catarina

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Maceió: Conselho analisa proposta de adaptação para ônibus


O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) esteve presente na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para conhecer a proposta de adaptação para o transporte coletivo feito por ônibus urbanos apresentada por uma empresa do segmento.
O objetivo da proposta seria favorecer o uso desse tipo de transporte para pessoas com deficiência física, especialmente aquelas que são usuárias de cadeira de rodas.
Considerando que o transporte coletivo tem como princípio possibilitar ao usuário a capacidade de utilizar o ônibus de forma independente e segura, foi constatado que a proposta de adaptação apresentada não atende aos critérios básicos de autonomia e segurança, dispostos no Decreto nº 5.296/04.
“Acessibilidade ao transporte público significa poder utilizar este serviço com conforto e segurança. Para isso não deve existir nenhuma barreira física na entrada e saída dos ônibus”, afirma Jorge Fireman, presidente do CMDPD.

Fonte: Cada Minuto
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Obra na Avenida Dante Michelini deixa pontos de ônibus lotados em Vitória


Além dos motoristas, os pedestres que dependem do transporte coletivo também ficaram prejudicados com o congestionamento da Avenida Dante Michelini, na manhã desta quarta-feira (28), por conta das obras que estão sendo realizadas em um dos trechos da via. No início da manhã, os pontos de ônibus da avenida e do bairro Jardim Camburi chegaram a ficar lotados por conta do atraso dos coletivos, presos no trânsito. Quem passou pelo transtorno no primeiro dia de interdição da via se adiantou para não perder os compromissos, mas ainda houve gente que precisou enfrentar o problema mais uma vez.

O trecho interditado para as obras de recapeamento da pista fica no sentido Mata da Praia, entre a saída da Rodovia Norte-Sul, em Camburi, até o cruzamento da Dante Michelini com a Avenida Adalberto Simão Nader, na região do bairro Mata da Praia. Quem esperava pelos ônibus depois do trecho em obras estava impaciente com a demora dos coletivos em completar o percurso interditado para as obras.

A professora de educação física Milena Alves, 26 anos, trabalha no bairro Mata da Praia, mas almoça todos os dias em Vila Velha, onde mora. Ela conta que tem duas horas de intervalo para almoçar, mas que perdeu quase metade desse tempo à espera do ônibus, na manhã de desta quarta-feira, em um dos pontos da avenida, na altura da Mata da Praia.

"Eu entendo que as obras são para melhorar a situação na avenida, mas tinha que ter organizado o trânsito melhor, dado outras alternativas, principalmente para os ônibus. Todo mundo sabe que o fluxo de veículos aqui é muito intenso, mais ainda nos horários de pico. Eu não contava com esse atraso. Vou ter que me reprogramar agora", diz.

O publicitário Eric Guimarães, 20 anos, esperava o ônibus em um dos pontos da Rua Carlos Martins, no bairro Jardim Camburi, onde muitas pessoas também ficaram por um longo tempo à espera dos ônibus. "Está muito complicada a situação. Eles escolheram continuar as obras nos piores horários, quando há muita gente no trânsito. Tinha que fazer essas obras durante a noite. Vou ter que sair uma hora mais cedo de casa todos esses dias, para não chegar atrasado nos meus compromissos", conta.

Os reflexos do congestionamento na Avenida Dante Michelini fizeram presentes também na Avenida Norte-Sul. No sentido Serra-Dante Michelini o trânsito ficou praticamente parado na manhã desta quarta-feira. O trânsito começou a melhor, somente com a abertura do desvio, no sentido oposto do trecho em obras, no início da tarde.

Fonte: Gazeta online
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