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São Paulo: Corredor Sumaré-Campinas inicia operação em faixa exclusiva com duas novas paradas

sexta-feira, 16 de abril de 2010


As linhas de ônibus metropolitanas e municipais que utilizam a avenida Lix da Cunha, em Campinas, passaram a trafegar, desde o dia 21 de março, no Corredor exclusivo para ônibus implantado pela EMTU/SP.

A faixa exclusiva conta com duas novas paradas, Balão do Tavares e Alberto Sarmento, além da Estação de Transferência Anhanguera, que já se encontra em operação.Passam pela Avenida Lix da Cunha, diariamente, 51 linhas intermunicipais, que ligam Campinas aos municípios de Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Monte Mor e Americana, mais as linhas municipais que compartilham o Corredor.

O horário de funcionamento da operação é das 4h30 às 00h10. O Corredor Sumaré-Campinas, em sua totalidade, conta com 33 km de extensão e 7 km de faixas exclusivas para ônibus. Atende cerca de 3,5 milhões de usuários/mês.

Com a entrega de mais essa obra, o Governo de São Paulo proporciona à Região Metropolitana de Campinas expansão na oferta de viagens, com redução do tempo do percurso, aumento da segurança e diminuição da emissão de gases poluentes.

A obra faz parte do Expansão São Paulo, plano de desenvolvimento do transporte, no qual estão sendo investidos R$ 21 bilhões. O investimento total no Corredor Sumaré-Campinas foi de R$ 150 milhões.

Fonte: EMTU-SP
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Transporte Coletivo em Passo Fundo volta à normalidade com o fim da greve

A normalidade ao transporte coletivo urbano da cidade está sendo retomada nesta sexta-feira, um dia após o fim da greve de motoristas e cobradores da Coleurb, a maior empresa do setor no município.
A paralisação durou oito dias, gerando inevitáveis transtornos aos passo-fundenses.
A definição ocorreu após a interferência do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, que na primeira audiência de conciliação, ocorrida na quarta-feira, como forma de buscar um acordo para o fim do impasse, reapresentou uma proposta de aumento nos salários que já constava no processo do dissídio coletivo, e que em 11 de fevereiro havia sido rejeitada pelos trabalhadores, originando naquela época a mobilização pela greve.
O proposto indicava reposição de 5%, estabilidade de 120 dias e abono dos dias paralisados aos grevistas, além da melhoria em alguns itens na sacola econômica que é oferecida aos colaboradores. Em assembleia realizada ainda na quarta-feira, os trabalhadores que reivindicavam aumento de 8%, desta vez, decidiram aceitar as condições, dando um passo importante para o fim do movimento.
A empresa Coleurb, através da diretora Marineusa Machado, se manifestou também aceitando a proposta na tarde de ontem. Estava encaminhado o acordo.


Fonte: Portal Passo Fundo
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Emendas no Transporte Coletivo beneficiam estudantes de Foz do Iguaçu


Garantia de emprego a cobradores e mudança no Cartão Único para estudantes foram adicionadas à Lei

Três Emendas (uma Modificativa e duas Aditivas) que alteram dispositivos na Lei que rege o transporte coletivo de Foz do Iguaçu foram aprovadas na Sessão Ordinário desta quinta-feira, 15. Após discussões sobre a mudança do Vale Transporte para a Bilhetagem Eletrônica referente aos cobradores, foi adicionado, pelo vereador Sergio Beltrame (PMDB), um parágrafo à Lei que rege o Transporte Coletivo garantindo a permanência desses trabalhadores em cada ônibus em circulação.

Outro fato que também gerou debate e, agora, encaminha-se à solução, é quanto a falta de flexibilidade de horário do Cartão Único para Estudantes. Com a Emenda Aditiva proposta pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação, presidida pelo vereador Beni Rodrigues (PSB) isso foi mudado, podendo, então, ser usado em qualquer horário e itinerário.

A última alteração, de autoria da mesma Comissão, dispõe sobre equipamentos e bens, incluindo veículos adquiridos pelas concessionárias, que tenham por objetivo garantir a continuidade e atualidade do serviço concedido. Foi aprovado pela Casa de Leis, em 1ª discussão, o Projeto que autoriza o Poder Executivo a proceder a abertura de um Crédito Adicional Especial, no valor de R$2.220.000,00 ao Orçamento Geral do Município.

Foi devolvida do pedido de “Vistas” do vereador Beltrame a Nova Redação do Projeto de Lei Complementar que institui o Código Tributário Municipal e Estabelece Normas Gerais de Direito Tributário aplicáveis ao Município. Dentre as alterações, estão artigos referentes ao profissional autônomo. Uma vez inscrito no Cadastro Municipal de Contribuintes, será concedido 50% de redução do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) no valor das parcelas ou do valor da parcela única, para o primeiro exercício de atividade e, para o segundo, 30% de redução.

O vereador Edson Narizão (DEM), propôs Emendas Supressivas ao Projeto do vereador Maninho (PMDB) a despeito da regulamentação dos Motociclistas, ou seja, propôs a anulação de itens do documento. Um deles foi a padronização da cor laranja dos veículos.

Fonte: Camara Municipal de Foz do Iguaçu
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Goiânia: Usuários do transporte coletivo protestam na Praça A


Usuários do transporte coletivo realizaram manifestação no Terminal da Praça A na manhã desta sexta-feira (16). O motivo foi o atraso em algumas linhas alimentadoras, entre elas a (015; Flamboyant-Pça); (401-Circular); e 178 (Jardim Curitiba- Terminal Pça A).
O usuário do transporte coletivo, João Ribeiro, relatou alguns problemas que ocorrem no Terminal da Praça A. "O povo está revoltado, encontrei com uma senhora chorando que tinha que pegar um ônibus para uma consulta com o médico. Havia muito tempo que ela aguardava pelo atendimento, hoje ela perdeu essa oportunidade. Eu fui um dos que ficou atrasado. Muitas pessoas perderam o dia de serviço também", relata.
O presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo, Marcos Massad, foi até o local para dialogar com os usuários. Em meio a tumultos e empurra-empurra, Marcos Massad apontou o que pretende fazer para solucionar o problema no Terminal da Praça A.
"Temos que tirar um pouco de pessoas de dentro dos terminais da Praça A e da Praça da Bíblia é a única solução que há, pois eles são insuficientes para comportar este tanto de usuário que tem aqui".Durante a manifestação, usuários enfrentaram situações desagradáveis. Davi Alves de Moura que esteve no local, mas não participou da manifestação, contou o que presenciou."A situação na Praça A está muito difícil, gestantes, idosos e crianças são empurradas ao entrar nos ônibus, uma falta de respeito. Nós queremos melhoria pois pagamos nossos impostos e a passagem que é R$ 2,25. Do jeito que está não dá ", desabafa.A manifestação durou cerca de três horas. Marcos Massad prometeu verificar o roteiro das linhas para resolver os problemas de atraso de cada uma delas.

Fonte: Portal 730
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Salvador: Apesar das adversidades, sistema de transporte público dá sinais de amadurecimento


O sistema de transporte coletivo por ônibus de Salvador, apesar de todas as adversidades, evoluiu nos últimos anos e amadureceu com a bilhetagem eletrônica, permitindo a integração operacional e tarifária das suas linhas, com possibilidade futura de integração com outros modais de transporte. Entretanto, o caos do trânsito tem refletido negativamente na circulação dos ônibus e veículos particulares e principalmente na vida das pessoas que sofrem muitas vezes por mais de 2 horas nos engarrafamentos até o seu destino. Faltaram planejamento e recursos para as obras viárias essenciais e necessárias à crescente demanda de veículos em circulação na cidade.
Um projeto audacioso aparece agora como solução aos graves problemas do trânsito e do transporte público em nossa cidade, com a promessa de uma verdadeira revolução e significativa melhoria na mobilidade urbana : a RIT – Rede integrada de Transporte.
A RIT, com aproximadamente 130 Km de extensão, é um conjunto de corredores de transporte que será utilizado de forma preferencial por veículos sobre rodas, de alta mobilidade, capacidade e conforto, de baixo custo e facilidade de adaptação, e com possibilidade de integração com outros modais de transporte, a exemplo do Metrô e Trem do Subúrbio. Na 1ª etapa do projeto estão previstas a construção de 36 quilômetros de vias exclusivas para ônibus, nas avenidas Paralela, Juracy Magalhães, ACM, Barros Reis e Vasco da Gama, incluídos também nesta etapa a construção de viadutos, passarelas e mergulhos (pistas escavadas). Na 2ª etapa são mais 41 quilômetros de vias exclusivas que serão implantadas nas Avenidas Dorival Caymmi, Pinto de Aguiar, Gal Costa, Jorge Amado, Suburbana e Barroquinha/Sete Portas. Outros 53 quilômetros de vias compreenderão a 3ª etapa do projeto, abrangendo a Silveira Martins, Orla Marítima e São Caetano.
Este projeto trará ganhos significativos para os usuários que terão um sistema de transporte mais eficiente (transportará 80 mil passageiros por hora) através da redução significativa nos tempos de viagem (de 35 para 22 minutos) e tempo de espera (de 18 para 3 minutos) com maior confiabilidade e segurança, mais conforto, além de melhorias urbanísticas na cidade com a revitalização do espaço público. Os vários terminais de integração estarão localizados nos principais eixos de transporte. Tudo isso representará, sem dúvida, numa melhor qualidade de vida para as pessoas.
No entanto, apesar da importância da RIT para Salvador, questionamos: e o bairro de Cajazeiras, quando será contemplado? Não visualizamos qualquer intervenção prevista nesse Projeto que venha beneficiar diretamente a população do bairro mais populoso da cidade. É preciso complementá-lo para inclusão de vias de acesso direto de Cajazeiras com a BR-324 e outras intervenções que signifiquem um melhor escoamento do trânsito em toda aquela região.
O Sistema de corredores de transportes exclusivos para ônibus com base no BRT (Bus Rapid Transit) ou Trânsito Rápido de Ônibus, já foi implantado com sucesso em grandes metrópoles do Brasil e do mundo: Curitiba (RIT), São Paulo (Interligado), Bogotá (Transmilenio), Quito (Metrobus), México (Metrobus), dentre outras. A Prefeitura busca agora, com a RIT, incorporar também à nossa cidade esse conceito de sucesso nacional e internacional.
Outros tantos projetos de significativa importância para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo foram recentemente apresentados pela Prefeitura de Salvador. Entretanto, se não houver a união e a vontade política das 3 esferas de governo, se não prevalecer o bom senso e profissionalismo, e se não houver a participação da sociedade na discussão desses projetos, ficaremos todos nós a ver navios, à beira do ilusionismo.

Fonte: Boca do Povo
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Motoristas de ônibus dirigem mesmo com multas na carteira

Quem depende de transporte coletivo se arrisca! Isso vale para todo o Brasil.
Em Campo Grande câmeras registram o momento exato do acidente! Uma caminhonete não para no cruzamento e bate no ônibus. Um passageiro desmaia... Por sorte, sem ferimentos graves.
Em Salvador, de tão cheios, ônibus circulam com passageiros pendurados. No mês passado, um estudante de 22 anos, caiu e morreu na hora. Furar o sinal vermelho é proibido, arriscado, mas também é uma rotina na cidade.
Em Goiânia o radar flagra ônibus a 65, 67 quilômetros por hora. A velocidade máxima permitida é de quarenta...
Em Brasília, a quantidade de multas que os motoristas recebem por não respeitar as leis de trânsito traduz o risco que os passageiros correm todos os dias quando embarcam nos ônibus. Nos últimos sete anos, as empresas de transporte coletivo acumularam vinte e nove milhões de reais em multas, mas só pagaram três mil e oitocentos reais.
Mesmo assim os motoristas continuam dirigindo. No Distrito Federal, pelo menos 155 têm mais de 20 pontos na carteira. Vinte e quatro deles somam quarenta pontos ou mais. O primeiro colocado no ranking está com absurdos 195 pontos, o segundo, com 118, e o terceiro com 97. Não tiveram a carteira cassada, mas saíram das ruas. Já o quarto colocado, com 95 pontos, continua em atividade.
“É uma pontuação que leva a crer que temos pessoas que não teriam condições de estar transportando passageiros dentro do sistema”, diz Ricardo Leite de Assis, fiscal da DFtrans.
“Aqui em Brasília, proporcionalmente à frota, os ônibus matam seis vezes mais do que os veículos particulares”, explica David Duarte, professor da Universidade de Brasília (UNB).
Para o professor, especialista em trânsito, isso acontece porque, em geral, o treinamento dos motoristas é ruim. “Esses motoristas entram na profissão sem qualquer preparação técnica. Eles não sabem carregar pessoas, eles dirigem mal o veículo, e é por isso que são tantas vezes multados e se envolvem tanto em acidentes de trânsito”.
Os sindicatos dos motoristas e das empresas de ônibus do Distrito Federal não quiseram se manifestar. O Detran informou que os processos para suspensão das carteiras de habilitação são cheios de recursos e até que sejam julgados em última instância, não há como retirar os maus motoristas das ruas.
Fonte: Jornal Hoje
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