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São Luís: Sofrimento na hora de utilizar o transporte coletivo na Cidade Operária

segunda-feira, 29 de março de 2010


O sofrimento diário enfrentado por muitos moradores da Cidade Operária, um dos bairros mais tradicionais da periferia da grande São Luis, com os serviços de transporte público da capital parece não ter fim. Superlotação, estrutura dos ônibus comprometida, falta de higiene (sujos) e os longos tempos nas paradas a espera de uma condução são um dos principais problemas encarados diariamente por vários usuários do bairro que, dependem do transporte público para se locomover.

Segundo informações do mais novo usuários do Fórum Cidadão de O Imparcial On Line, o autônomo, Luis da Conceição, 32 anos, morador da Rua 7, na unidade 101, os ônibus da linha Socorrão II, responsável pelo transporte de passageiros da Cidade Operária até o Centro da cidade são insuficientes devido a grande demanda pelo transporte no bairro. Ele relatou que o tormento começa logo de manhã cedo, às 6h10, onde muitos usuários não conseguem embarcar nos coletivos, em virtude dos ônibus virem de outras localidades vizinha do bairro superlotado.

Diante do tormento, o morador disse que quase sempre chega atrasado aos seus compromissos e reivindica a criação de mais uma linha para suprir ou amenizar a deficiência do número de coletivos no local. “O Socorrão II, a única linha que passa pela unidade 101 e 201 vem superlotado. Passamos mais de duas horas na parada de ônibus esperando um vazio passar para irmos agarrados na porta. Precisamos de uma linha nova para ver se melhora”, relatou indignado.

Para completar a extensa lista de reclamação de usuários insatisfeitos com os serviços de transporte público na Cidade Operária, a universitária, Elziene Lobato, de 22 anos, também moradora da unidade 101, relata ainda o desrespeito dos motoristas da linha Socorrão II. Segundo ela, muitos motoristas não atendem as solicitações de parada feitas pelos passageiros. “Eles simplesmente muitas vezes não param nas paradas de ônibus, por que na maioria das vezes eles já passam atrasados, em relação ao tempo de cumprir a rota no tempo exato”, explicou a universitária.

Procurado pela reportagem do Fórum Cidadão, Francisco Mozar, gerente do Consórcio São Cristovão, responsável pelo transporte da linha Socorrão II, onde atuam quatro empresas: Viação Norte Brasileiro, Mouraujo, Solemar e Marina, informou que não estava autorizado a esclarecer sobre as reclamações e disse que apenas a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) estava apta a informar sobre o assunto. Em nota, a SMTT informou que implantou no início de março um novo serviço de ônibus na Cidade Operária com a finalidade de oferecer mais uma alternativa aos usuários da avenida principal do bairro.

O serviço constitui-se de um novo trajeto, que tem início próximo ao Socorrão II, passa pela Avenida principal do bairro, vai até o Terminal do São Cristóvão, passa pelas avenidas dos Franceses e Africanos, Rua das Cajazeiras (Centro), Praça Deodoro, Terminal Praia Grande e retorna pela Avenida dos Africanos. Ao todo serão 43 viagens diárias. As mudanças fazem parte das melhorias que serão feitas este ano no sistema de transportes onde serão incluídos 300 novos ônibus até o final de 2010.

Fonte: O Imparcial Online
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Curitiba: Inter 2 tem ônibus articulados e estações com três portas


Mais da metade da frota da Linha Direta (Ligeirinho) Inter 2 é formada por ônibus articulados, com capacidade para 170 passageiros e operação de embarque e desembarque em três portas. É que a partir desta segunda-feira (29), 40 dos 70 ônibus da frota do Inter 2 são articulados, com um aumento de 20% na oferta de lugares na linha que, fora das canaletas, é a mais carregada do sistema, com cerca de 80 mil passageiros por dia.

  • A ampliação da capacidade do Inter 2 representará mais conforto e segurança para os passageiros, além de mais agilidade. É que além de passar a contar com 1.600 lugares a mais nos horários de pico, a linha passará a operar em estações totalmente reformadas e ampliadas em 50%, passando a contar com uma terceira porta, agilizando as operações de embarque e desembarque.
As 28 estações, instaladas nas ruas e em terminais, foram reformadas pela Urbs, Urbanização de Curitiba S/A - quatro delas estão em obras - e ganharam também mais espaço interno e mais acessibilidade, com a instalação de elevadores ou rampas e reconstrução das calçadas do entorno, em material anti-derrapante e em cores diferenciadas. Estão em fase final de obras as estações Mercês e Santa Quitéria e do terminal Capão da Imbuia. Também está sendo reformada a estação do terminal Cabral, incluída na obra de reforma geral do terminal que está sendo feita pelo governo do Estado como contrapartida à integração, em 2008, do Terminal Guaraituba, de Colombo.
  • A reforma das estações e a substituição de 40 ônibus comuns por articulados são duas novas medidas de melhoria e ampliação da capacidade do Ligeirinho Inter 2. Há dois anos a Prefeitura implantou a ligação Capão da Imbuia/Hauer e os binários Mario Tourinho e Brasília o que representou a reforma de mais de 20 quilômetros de ruas e avenidas por onde passam 30 linhas de ônibus, incluindo a Inter 2.
    O Ligeirinho Inter 2 tem um percurso circular cobrindo a cada viagem 38 quilômetros em 12 bairros da cidade, passando por Cabral, Jardim Social, Jardim das Américas, Capão da Imbuia, Hauer, Xaxim, Capão Raso, Portão, Santa Quitéria, Campina do Siqueira, Mercês e Centro Cívico.

Fonte: Prefeitura de Curitiba
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Recife: Serviço de ônibus teve intervalos regulares no Pina, no domingo


Quem voltava para casa depois das horas de lazer na praia encontrou ônibus com intervalos regulares; alguns ainda chegavam vazios

Na parada de ônibus da avenida Antônio de Góes, no bairro do Pina, o embarque de passageiros foi tranquilo no último domingo (28). Quem voltava para casa depois das horas de lazer na praia encontrou ônibus com intervalos regulares e alguns ainda chegavam vazios.“Hoje está bom. Bastante ônibus, tanto para cidade, quanto para o terminal de Joana Bezerra”, disse a doméstica Maria Otelina.

O motorista Anderson Nascimento disse que o número de veículos em circulação foi o suficiente para dar conta dos passageiros que deixavam a praia. “Com a quantidade de ônibus saindo, dá para respeitar o intervalo de tempo”.

No último dia 14, no mesmo horário e no mesmo local, a situação era diferente. Com a demora dos ônibus, o canteiro central na avenida Antônio de Góes ficou lotado, e os banhistas corriam na rua para pegar a condução sem se preocupar com o movimento dos carros.

Os ônibus cheios eram um sufoco ainda maior para quem viajava com crianças de colo. De acordo com os motoristas, as empresas haviam colocado poucos veículos em circulação, o que os obrigava a transportar mais gente do que a capacidade máxima permitida.

Fonte:PE360graus.com
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Ônibus poderão ter que adotar o uso de vidros reflexivos


A Câmara analisa o Projeto de Lei 6890/10, da deputada Maria Lúcia Cardoso (PMDB-MG),que torna obrigatório o uso de vidros reflexivos em veículos de transporte coletivo. A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97). A regulamentação da medida será feita pelo Conselho Nacional do Trânsito (Contran).
A deputada já havia apresentado projeto semelhante em 2008, que foi arquivado. Os vidros reflexivos, produzidos à base de óxidos metálicos, refletem os raios solares sem prejudicar a visibilidade dos motoristas. Esse tipo de vidro, segundo Maria Lúcia Cardoso (PMDB-MG), tem sido cada vez mais utilizado pela construção civil por contribuir para a redução da temperatura das edificações e, consequentemente, gerar economia de energia com aparelhos de ar condicionado. Para Maria Lúcia Cardoso, os vidros reflexivos podem ser aproveitadas em ônibus para melhorar o conforto térmico. Ela acredita que o uso de ar condicionado nesses veículos, apesar de também oferecer conforto aos passageiros, tem um preço elevado e aumenta o consumo de combustível, causando danos ambientais.
A proposta, que tramita em caráter conclusivo onde o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo (de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania). O projeto perderá esse caráter em duas situações: – se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); – se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário.

Fonte: Portal do Trânsito
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Ônibus Connectados no Rio Grande do Sul dão comodidade à passageiros


Trinta e seis ônibus da Planalto têm uma comodidade a mais para seus passageiros: internet sem fio. Assim, mesmo durante o percurso da viagem, os passageiros podem conferir seus e-mails, bater papo no MSN, ler notícias, enfim, tudo o que a rede mundial de computadores oferece. Basta estar com um notebook, um netbook ou um celular habilitado para navegação online.

As linhas que operam a internet sem fio fazem ligação, a partir de Porto Alegre, com Santa Maria, Uruguaiana, Rio Grande, Itaqui, São Borja, Santiago, São Gabriel, Quaraí, Rosário, São Gabriel, Alegrete e Jaguari.

Fonte: Intelog
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Diadema inicia a instalação de 80 abrigos de ônibus


Em parceria com a iniciativa privada, a Secretaria de Transportes inicia, nesta semana, a instalação de 80 novos abrigos de paradas de ônibus. A empresa parceira será responsável pela aquisição, implantação, conservação e manutenção dos abrigos e, em contrapartida, obterá os direitos de exploração do espaço de publicidade e propaganda nos abrigos sem ônus para a Prefeitura.

Em novembro do ano passado, a Secretaria de Transportes realizou chamamento público para a seleção de projetos de parceria. Nesta semana, começou a instalação dos sete primeiros abrigos de paradas de ônibus. O projeto dos abrigos é da Secretaria de Transportes do município, que será responsável por prestar orientações técnicas e fiscalização dos serviços.
A parceria tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogada por até cinco vezes. A cada renovação, 20% dos abrigos implantados serão incorporados aos próprios municipais, com permanência do direito de exploração publicitária do espaço por parte da empresa.

Os novos abrigos são de chapa de aço, com assentos, e cobertura em policarbonato. Cada parada terá dois painéis ao fundo, sendo um para publicidade e o outro para uso institucional da Prefeitura. Os 80 abrigos devem ser instalados em até 180 dias.

A Secretaria de Transportes também iniciou projeto de identificação das novas paradas com nome, número e linhas de ônibus que passam no local como medida de orientação aos passageiros. Os nomes escolhidos fazem referência a prédios públicos ou a ruas próximas. Por exemplo, o ponto da rua Amélia Eugênia terá o nome de Central de Atendimento e o da rua Manoel da Nóbrega será a parada Florestan Fernandes para facilitar a identificação dos locais.

Fonte: Prefeitura de Diadema
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