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São Paulo: M'Boi Mirim terá faixa reversível para ônibus

segunda-feira, 22 de março de 2010

A Secretaria Municipal dos Transportes (SMT) vai criar faixas reversíveis para ônibus, na tentativa de melhorar a velocidade do transporte coletivo na cidade de São Paulo. Trata-se de um corredor móvel para esses veículos instalados somente nos horários de pico, onde normalmente existe uma faixa de tráfego normal - no sentido contrário de circulação. A primeira experiência será no corredor M"Boi Mirim, na zona sul da cidade, no início de abril.
A decisão de criar a faixa reversível foi tomada após uma reunião na quinta-feira passada entre técnico da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da São Paulo Transportes (SPTrans). A medida foi publicada no Diário Oficial da Cidade. Dependendo do resultado, a medida vai ser implantada em outros pontos da capital, segundo a Secretaria Municipal dos Transportes.
A faixa reversível do corredor M"Boi Mirim vai funcionar no sentido centro-bairro de segunda a sexta-feira, das 6 às 8 horas. Os ônibus ganharam um espaço exclusivo de circulação na Estrada do M"Boi Mirim, entre a Rua José de Barros Magaldi e a Rua Amaro Velho. No total, a via segregada terá 1,5 quilômetro de extensão - tachões e grandes cilindros vão fazer a separação dos demais veículos.
Acessos. Será necessário construir dois acessos para que os ônibus cruzem o canteiro central, um para entrar na faixa e outro na saída. A SMT estima que 176 ônibus por hora utilizem a faixa reversível, enquanto outros 300 vão trafegar pelo corredor já existente neste trecho.
"Tudo que vem para melhorar o desempenho do transporte público é bem-vindo", diz o professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) Jaime Waisman. Ele afirma que as faixas reversíveis melhoram o desempenho dos ônibus e eventualmente pioram o tráfego dos demais veículos, que perdem uma faixa de circulação. Segundo o professor, essa situação pode trazer novos usuários para os coletivos.
No entanto, Waisman diz que a criação de faixas reversíveis se trata de uma medida paliativa e que os benefícios se esgotam rapidamente. "A Prefeitura precisa retomar a política de corredores de ônibus, porque são as grandes extensões em faixa segregada que trazem rapidez e conforto aos usuários e estimulam o uso do transporte coletivo."
No caso de M"Boi Mirim, a faixa reversível vai servir como um auxílio a um corredor que já está sobrecarregado. Próxima ao Terminal Guarapiranga, um grande gargalo se forma nos pontos, sendo que os ônibus não conseguem desenvolver um ritmo constante e os passageiros não conseguem entrar nos coletivos, superlotados. Na última quarta-feira, um protesto de cerca de 200 pessoas fechou a Estrada de M"Boi Mirim por melhorias no transporte.

Fonte: Estadão.com

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Itinerários de ônibus têm alteração a partir de segunda em Cuiába


A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), por meio da Diretoria de Transporte, informa as alterações que serão feitas nas linhas 103-Cidade Verde/Jardim Imperial, 509-Osmar Cabral/Porto e 609-Parque Cuiabá/Santa Isabel a partir de segunda-feira (7), visando atender melhor o usuário do transporte coletivo.

A linha 103 - Cidade Verde/Jardim Imperial - a pedido dos moradores do bairro, dos condomínios e adjacências, passa a atender o bairro Recanto dos Pássaros passando pelas vias: Rua 01, Rua 09 e Rua 11.

A linha 509 - Osmar Cabral/Porto - terá alteração na planilha horária ajustando intervalos entre ônibus e microônibus de forma a proporcionar menos tempo de espera para o usuário.

A linha 609 - Parque Cuiabá/ Santa Isabel - passa a ter um novo horário às 5h53 para que assim o usuário tenha mais comodidade.

Fonte: Gazeta Digital
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Em Canoas, Tarifa integrada beneficia quem usa dois ônibus

Desde domingo, usuários do transporte coletivo de Canoas que utilizam dois ônibus para se deslocar dentro da cidade estão pagando uma única tarifa. O benefício, válido somente no caso de o canoense ingressar no segundo coletivo em até uma hora e meia após o primeiro, foi estendido para qualquer trecho, inclusive para retornar ao mesmo bairro de onde partiu.
Estudantes não estão incluídos, já que usufruem da meia passagem. Sem descartar a possibilidade de aumento no valor da tarifa, a expectativa da Sogal é de que a medida estimule o ingresso de novos usuários.
– Vamos, em trinta dias, conseguir avaliar se houve ou não esse crescimento e o que a mudança impactará para a empresa. Depois desse período, podemos vir a reavaliar o valor da tarifa – afirma o gerente operacional da Sogal, Derju Leite.
Na sexta-feira passada, durante a solenidade de assinatura do decreto que instituiu a integração tarifária, o prefeito Jairo Jorge ressaltou que a iniciativa é inédita no Estado e que no Brasil funciona somente na capital paulista e em Campinas.
– No ano passado, a isenção já ocorria, mas com restrição de sentido. Agora, a mãe que sai de casa para levar o filho na creche pode voltar, pagando uma única tarifa – explica Jairo Jorge.
De acordo com o secretário de Transportes, Luiz Carlos Bertotto, Canoas é o município gaúcho com o maior número de adesões ao cartão eletrônico. A intenção da prefeitura é ampliar os pontos de venda do cartão, hoje localizados apenas na Rodoviária.
– Queremos aumentar ainda mais o número de pessoas portadoras do cartão TEU! Metropolitano. A medida atingirá, diariamente, pelo menos 25 mil usuários – informa Bertotto.
Uma das beneficiárias da segunda passagem é a técnica em enfermagem Lurdes Moreira, 27 anos. Ela mora no Mathias Velho e para chegar até o seu trabalho, no Hospital Nossa Senhora das Graças, usa duas conduções.
– Se não fosse isso, eu gastaria quatro passagens por dia só – afirma Lurdes.
Durante o lançamento da integração tarifária, a prefeitura anunciou a instalação de novos abrigos em 210 pontos de ônibus da cidade.
Com investimento de R$ 750 mil, a remodelação dos locais, está prevista para estar concluída em junho.

Fonte: Intelog

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Começa nesta segunda-feira fiscalização em ônibus de Vila Velha


A partir desta segunda-feira (22) a Secretaria de Transporte e Trânsito de Vila Velha intensificará a fiscalização dos ônibus municipais pertencentes a empresa Sanremo. A operação ocorre até o dia 31 de março e toda a frota será vistoriada. A Prefeitura de Vila Velha envia 15 fiscais e um mecânico para o serviço e eles vão verificar 119 ônibus. Nenhuma rota será alterada e nenhuma comunidade ficará sem atendimento.
Segundo o gerente de Transporte Coletivo, Lúcio Otávio Postay, o processo de fiscalização consiste na averiguação das partes de carroceria, de mecânica e elétrica, bem como, a limpeza de todos os veículos da frota. Como o serviço será realizado das 8 até às 14 horas, período em que circulam os carros extras, a operação não vai atrapalhar a vida dos usuários do transporte público municipal.
“Nós faremos a verificação de tudo até dia 31. Caso haja irregularidades, a empresa terá 30 dias para a regularização, quando a Secretaria de Transporte e Trânsito voltará à garagem para nova revisão. Sem que tudo esteja funcionando bem, a licença não é renovada”, alertou o gerente. A operação de fiscalização é anual e precede o licenciamento para funcionamento.

Fonte: Folha Vitória
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Terminal de ônibus pode ser desativado em Itapecerica da Serra


Telhado quebrado, falta de banheiros, calçadas adequadas, excesso de lixo, mato e constantes assaltos. Essa é a realidade enfrentada pelos usuários do terminal de ônibus do Jardim Jacira, em Itapecerica da Serra. Responsável pelo atendimento de cerca de 60 mil pessoas que moram no bairro e dependem diariamente do serviço de transporte público, o local, que era para ser destinado apenas para embarque e desembarque de passageiros, transformou-se numa área abandonada e esconderijo para criminosos.

Após receber denúncia anônima, a reportagem da Gazeta SP esteve no local, onde encontrou um cenário desolador e de completo abandono. Além da falta de estrutura para receber diariamente cerca de 120 ônibus responsáveis pela cobertura de cinco linhas, que liga Itapecerica aos terminais Santo Amaro, Guarapiranga, Vila Olímpia, Capelinha, Santa Cruz e Pinheiros, o terminal aguarda, desde novembro do ano passado, uma intervenção prometida pela prefeitura e que até o momento não foi iniciada.

Se não bastasse a falta de estrutura, o terminal ainda oferece poucas condições de segurança e trabalho para os funcionários. Durante 40 minutos que a reportagem esteve no local, foi constatado a falta de banheiros para cerca de 25 mulheres que trabalham em três turnos diferentes. “Nós somos obrigadas a pagar para usar em comércios e residências (no entorno do terminal)”, explicou uma cobradora que pediu para não ser identificada com medo de represálias.

A falta de iluminação a noite serve de engodo para bandidos cometerem assaltos e até arrastões. O caso mais comovente é a da doméstica Florinda de Araújo que, durante um assalto há menos de 15 dias, foi obrigada a repassar a dois assaltantes todo o seu salário do mês. Revoltada, Florinda disse que “isso (assalto) é normal aqui (no terminal), mas roubar todo o salário foi uma covardia. Alguém precisa fazer alguma coisa”.

Fonte: Portal o Taboanense
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Cidade do Rio de Janeiro volta a contar com sistema público de aluguel de bicicletas


A cidade do Rio de Janeiro voltou a contar neste domingo (21/3) com um sistema público de aluguel de bicicletas, em estações de bairros da zona sul. O sistema, que é operado por uma empresa privada sob concessão da prefeitura, havia sido temporariamente suspenso em dezembro, depois de um ano de funcionamento, devido a ocorrência de furto de bicicletas.

As principais novidades do sistema são um maior esquema de segurança com câmeras e travas nas bicicletas, para evitar o furto dos equipamentos, e a ampliação do projeto, que antes só tinha oito estações na área de Copacabana. Agora, o usuário poderá alugar bicicletas em 19 estações dos bairros da Lagoa, do Humaitá, da Gávea, do Leblon, de Ipanema, de Copacabana e do Leme.Há duas formas de usar o sistema. A primeira é alugar a bicicleta pelo período de um dia, por R$ 10.

O usuário pode circular com a bicicleta durante todo o dia, das 6h às 22h, mas sempre fazendo trajetos de, no máximo, uma hora. Ao final de uma hora, a bicicleta terá que ficar estacionada em uma das estações. O ciclista poderá voltar a usar uma das bicicletas depois de 15 minutos, por mais uma hora, e assim sucessivamente.

Outra maneira de usar o sistema é fazer uma assinatura mensal de R$ 20, em que o usuário poderá usar a bicicleta todos os dias, a qualquer hora, também com trajetos máximos de uma hora. Se o ciclista passar desse horário sem estacionar a bicicleta em uma das estações, terá que pagar R$ 5 por hora.

O pagamento poderá ser feito por cartão de crédito ou pelo RioCard, um vale eletrônico usado no transporte público fluminense.Segundo o vice-prefeito e secretário municipal do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Muniz, o sistema de aluguel de bicicletas faz parte de um projeto mais amplo de incentivo desse meio de transporte, que inclui também a ampliação da malha cicloviária do Rio dos 150 quilômetros atuais para cerca de 300 quilômetros.

A ideia é integrar a bicicleta ao sistema de transporte público carioca, tornando-a mais uma opção para o cidadão circular pela cidade e se deslocar até pontos de ônibus ou estações de metrô.“A bicicleta é um [meio de] transporte que melhora a saúde e a qualidade de vida da população e também a qualidade do ar da cidade, porque nós estamos usando um meio de transporte não poluente e extremamente barato”, disse Muniz.

Fonte: Correio Brasiliense
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