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Em BH, Justiça suspende a greve dos rodoviários

segunda-feira, 15 de março de 2010


O impasse entre rodoviários e patrões, que motivou a greve de ônibus que tumultuou vários pontos de Belo Horizonte, nesta segunda, pode estar perto do fim. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou, na tarde desta sexta, a suspensão da paralisação e dos efeitos da liminar que impunha sanções aos grevistas, concedida na última sexta ao sindicato patronal. Pelo menos nesta terça-feira os ônibus devem circular normalmente em Belo Horizonte e Contagem até que o desembargador Caio Vieira de Melo converse com os representantes do sindicato patronal.

A reunião está marcada para a manhã desta terça, a fim de chegar a um acordo sobre os benefícios e direitos dos trabalhadores. Os rodoviários querem, entre outras coisas, 12% de reajuste, contra 4,36% ofertado pelos patrões. Nesta segunda, a região do Barreiro foi a mais prejudicada pela greve, que teve uma adesão menor do que na primeira paralisação. Mesmo assim, aliada à chuva forte que caiu em vários pontos da capital, o movimento tumultuou muito a vida de quem precisou sair de casa.

A greve também causou aumento de cerca de 10% no movimento de passageiros do metrô. Na apuração parcial da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) foram transportados cerca de 135 mil usuários entre 5h30 e 17h, quase seis mil passageiros a mais, na comparação com a última segunda-feira, dia 8. Atendimento e trânsito De acordo com o último boletim divulgado pela BHTrans o atendimento ao transporte coletivo era realizado em 66% da sua capacidade até por volta de 17h, apesar de algumas empresas operarem com mais de 70% da frota.

A situação da circulação dos ônibus nas estações BHBUS só era normal em Venda Nova e na estação Vilarinho, onde 100% da frota operava normalmente. Na estação São Gabriel corriam 84% dos veículos; no Barreiro 58% e apenas 18% na estação Diamante. Por volta das 18h30, o trânsito na Avenida Amazonas, sentido Centro/Bairro, apresentava retenções devido ao grande número de veículos na via. Nos principais corredores de tráfego da cidade e na área central o trânsito fluía dentro dos padrões para a faixa de horário.

Fonte: Correio Brasiliense
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Moradores dos Altos de Olinda terão novo acesso ao transporte público

As pessoas que moram nos Altos de Olinda passam por sufoco para ter acesso ao transporte público. São 50 Kombis e vans que pegam os moradores e os levam para pegar ônibus. Esse sacrifício todo irá mudar a partir desta terça-feira (16).
O secretário de Transporte de Olinda, João Luiz da Silva Júnior, explicou a importância da mudança. “A demanda de usuários do sistema é grande, e a quantidade de veículos para fazer o transporte para os Altos não tinha condições. As kombis estavam sucateadas e nós tínhamos denuncias de que os kombeiros dificultavam o serviço para idosos e crianças”, falou“São 15 linhas nesse sistema. Um total de 75 ônibus. Na verdade, o primeiro impacto é uma renovação da frota. São 22 ônibus novos, e 25 micro-ônibus novos.
Com isso, após mais de cinco anos com a mesma tarifa de R$ 1,50, passa para R$ 1,70. Depois de 45 dias será R$ 1,85”, contou o presidente do Grande Recife Consórcio, Dilson Peixoto.Com o Sistema de Transporte Municipal de Olinda passando a operar sob a gestão do Grande Recife Consórcio de Transporte, os usuários destas linhas passam a contar com acesso à bilhetagem eletrônica, garantia das gratuidades (para idosos e pessoas com deficiência), renovação da frota, abatimento nas tarifas aos domingos e possibilidade de integração ao Sistema Estrutural Integrado.
A operação do sistema será feita pelas mesmas empresas que vinham operando sob a administração do município de Olinda: Caxangá, Rodotur e Rodolinda (linhas troncais) e pela Cooperativa dos Permissionários de Transporte Complementar de Pernambuco (Cootraol).
A administração dos terminais do Caenga e de Ouro Preto também ficará a cargo do Grande Recife, que fará algumas ações de readequação dos equipamentos, nos moldes dos que são operados pelo STPP/RMR.

Fonte:Pe360graus

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No Rio, Investimentos em transportes são insuficientes

Um estudo mostra que os investimentos em transportes, no Rio de Janeiro, não serão suficientes para evitar problemas no trânsito durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Para a Federação das Industrias do Estado, enquanto não se priorizar os sistemas de trens e metrô, os congestionamentos vão continuar.
Fonte: Uol notícias
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Em Florianópolis, Engarrafamentos são um desafio


Um eixo rodoviário ligando o Norte ao Sul da Ilha, passando pelo Centro. Túneis, um deles sob o Morro da Cruz. Transporte marítimo, que ligaria terminais em Palhoça e Biguaçu a quatro pontos na região insular.

Esta é a ideia do Plano Diretor para resolver um dos maiores problemas de Florianópolis: os congestionamentos.A ideia é que o eixo rodoviário ainda tenha um metrô de superfície ou um sistema equivalente.

– O objetivo é priorizar o transporte coletivo – afirma Cristina Piazza, diretora de planejamento do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf).

O professor de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Lino Peres, é um dos críticos do sistema. O maior problema, segundo ele, é que a mobilidade está concentrada na Ilha.

– Não há estudos pensando na região metropolitana, o que provoca grande fluxo de veículos na cidade. O plano também prevê obras isoladas como túneis para desafogar o trânsito em locais específicos. Ou seja, não estudou o tráfego de maneira sistêmica, de modo a acomodar o tráfego e distribuí-lo – avalia.

Outra novidade no plano são as chamadas “centralidades”. Ao longo do eixo rodoviário, estão previstos espaços que poderão ter centros comerciais e condomínios residenciais.

– Estes espaços também precisarão ter serviços de saúde, educação, cultura e lazer. O objetivo é que as pessoas não precisem ir até o Centro para trabalhar – completa Cristina.

O número destas centralidades e onde elas ficam não estão especificadas e dependerão de projetos e de interesse da iniciativa privada.

Fonte: Diário Catarinense
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Greve dos rodoviários não deixa BH sem ônibus


Apesar do anúncio de greve após assembleia realizada no final da tarde de domingo, alguns ônibus circulam na manhã desta segunda-feira em Belo Horizonte e região metropolitana. Em balanço divulgado às 9h, a BHTrans informou que metade da frota da capital circula normalmente.
Conforme a empresa, a situação é mais precária nas estações BHBus do Barreiro e Diamante. Nos dois terminais, apenas 10% do total de coletivos estão rodando. Já na Estação São Gabriel, são 40% dos ônibus operando nesta manhã. E para quem usa a Estação Venda Nova, a BHTrans comunicou que 98% da frota estão nas ruas.
A reportagem do Portal Uai percorreu importantes vias da capital e confirmou a presença dos coletivos, mas em quantidade bem menor. Na região Nordeste, os veículos pegavam passageiros no início do dia na Rua Jacuí e na Avenida Cristiano Machado. O mesmo ocorria na Avenida do Contorno, no Bairro Floresta, região Leste. Nas avenidas Carlos Luz, Região da Pampulha, e Pedro II, Região Noroeste, alguns ônibus também circulavam.Parte dos usuários do transporte coletivo afirma que a circulação de algumas linhas está prejudicada, com espaço de tempo maior entre as viagens. “Eu uso a linha 8107 (Concórdia-São Pedro) para vir ao trabalho e não tive problemas. Mas parece que algumas linhas estão com menos carros em circulação”, afirmou a psicóloga Cibele Ventura, que trabalha no Bairro Lourdes, região Centro-Sul da capital.

Fonte: Correio Brasiliense
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Em Natal, As estações de transferência estão diferentes


As estações de transferência estão diferentes; foram abertas e mudaram de cor - para verde. Cinco das 12 que existem em Natal funcionam como paradas. Para embarcar em novo ônibus, todos têm que passar novamente pela catraca, no prazo de uma hora para pagar apenas uma passagem.

Mas na visão do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Kelps Lima, as estações não acabaram. Ao contrário, se estenderam para todos os pontos de ônibus.“No início de nossa gestão, havia 11 estações. Agora temos 2.600, porque o cartão do Passe Livre possibilita que a transferência seja feita em qualquer lugar”, disse.

A intenção é modificar todas as estações. O trabalho é gradual para que a população se adapte melhor, segundo Lima.“Temos que educar a população, avisar o que está acontecendo, divulgar os pontos de venda dos cartões”, disse, antecipando também que devem ser construídos aproximadamente 20 novos espaços como esses.

A parada do shopping Midway Mall, na avenida Bernardo Vieira, deverá ser a primeira.“Estamos avaliando os lugares onde se concentram mais pessoas e percebemos que na Bernardo Vieira, as pessoas desembarcam muito para trocar de ônibus”.

Fonte: Nominuto.com
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