Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

SP testa tecnologia mineira que facilita uso de ônibus por cegos e idosos

quarta-feira, 10 de março de 2010


Está sendo testado desde a última semana na cidade de Jaú, interior de São Paulo, um equipamento que promove a inclusão e facilita a vida de pessoas com baixa visão, analfabetos, idosos ou qualquer um que tenha dificuldade de identificar o ônibus que precisa tomar. O DPS 2000 é um sistema que permite a comunicação entre os veículos e os usuários através de um transmissor portátil e um receptor.

O usuário programa o aparelho com a linha que deseja tomar e um sinal de rádio é emitido para os ônibus com o receptor. Quando o veículo entra em um raio de 100 metros do local onde o usuário aguarda, o receptor capta o sinal e emite sinais luminosos e sonoros para alertar o motorista. O sistema também pode ser usado em táxis.“A patente já existe, a empresa está licenciando o equipamento para produção.

A tecnologia foi criada por Dácio Pedro Simões, inventor aposentado, que procurou um professor da UFMG que é nosso sócio”, afirma Adriano Assis, sócio-administrador da fabricante mineira GeraesTec. Segundo ele, cada aparelho receptor deve sair por cerca de R$ 650 e o transmissor portátil será em torno de R$ 250 quando estiverem em produção, custo que pode ser reduzido de acordo com a demanda, mesmo com componentes eletrônicos vindos do exterior e preços vinculados ao dólar.

“Na experiência piloto de Jaú – que vai durar cerca de dois meses - há uma parceria da prefeitura com a empresa de transporte que faz as linhas urbanas. Três linhas de ônibus estão em teste desde quinta-passada. Em Minas tivemos dificuldade para entrar em contato com a agência reguladora de trânsito e com o sindicato das empresas”, diz.

O equipamento será apresentado a partir do próximo dia 16 de março na InovaBrasil, Feira empresarial de Incubadoras e Parque Tecnológicos, numa primeira ação da recém-criada Rede Paulista de Incubadoras. O evento deve ter novidades para as áreas de saúde, alimentação, tecnologia da informação, agricultura, e tantos outros segmentos. De 24 a 27 de março o produto também será apresentado na Feira do Turismo Acesssível, em Recife.
Fonte: Correio Brasiliense
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Rio investe em carros de metrô para 2012


Apesar de ser dado como referência entre os sistemas de metrô no Brasil, o Metrô Rio ainda carece de muitas melhorias. Fabricados em 1975, os trens do metrô carioca ganharão em 2011 um belo investimento: 19 composições de alta tecnologia chegarão da China para os trilhos cariocas.
De acordo com José Gustavo de Souza Costa, presidente do Metrô Rio, os novos trens são as BMW’s dos metrôs. O ‘upgrade‘ será como um retrofit (técnica de arquitetura em que se mantém a fachada, modernizando a parte interna do imóvel) e contará com componentes japoneses, ar-condicionado australiano e um design que será escolhido pelos próprios usuários..
As novas composições estão previstas para chegar ao Rio em meados de 2011 e já estarem funcionando normalmente até 2012. Foi construída, na China, uma pista para a realização dos 5 mil quilômetros de testes previstos antes da entrega. Já para o design interno dos trens, um escritório francês foi contratado. Com tudo isso o intervalo entre um trem e outro deverá diminuir e velocidade de chegada em cada estação aumentará.
Fonte: Rio Temporada
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Belém: Sistema integrado de transporte trará US$ 4 milhões em crédito de carbono


Belém será a primeira capital brasileira de uma região metropolitana a ter um sistema integrado de transporte público associado a um programa de redução de emissão de gás carbônico. No estudo de viabilidade econômica e financeira do projeto, cuja apresentação foi feita em Belém em agosto do ano passado, os técnicos da Jica já haviam previsto, como vantagens do sistema integrado de transportes, a redução de mais de 360 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera em um período de dez anos, com um crédito de carbono equivalente a US$ 4 milhões, além da economia de dois milhões de litros de combustível até 2025, o equivalente a 8% do consumo no setor de transporte na Região Metropolitana de Belém.

Elevado da Júlio César, uma das obras da primeira etapa do Ação Metrópole, cujos recursos para a segunda etapa estão garantidos pelo governo japonês
Belém será a primeira capital brasileira de uma região metropolitana a ter um sistema integrado de transporte público associado a um programa de redução de emissão de gás carbônico. No estudo de viabilidade econômica e financeira do projeto, cuja apresentação foi feita em Belém em agosto do ano passado, os técnicos da Jica já haviam previsto, como vantagens do sistema integrado de transportes, a redução de mais de 360 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera em um período de dez anos, com um crédito de carbono equivalente a US$ 4 milhões, além da economia de dois milhões de litros de combustível até 2025, o equivalente a 8% do consumo no setor de transporte na Região Metropolitana de Belém.
A possibilidade foi apresentada à governadora Ana Júlia Carepa no final da manhã da última sexta, 5 pela comitiva da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), durante uma reunião que tratou sobre aspectos relacionados ao projeto e ao empréstimo de 16,4 bilhões de ienes (moeda japonesa), o equivalente a R$ 320 milhões para a execução das obras da segunda etapa do Ação Metrópole.
Diretor da Jica para a América do Sul, América Latina e Caribe, Noriji Sakakura disse que o projeto é muito importante para Belém, pois organiza o transporte público de toda a região metropolitana - que inclui também os municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará - e reduz a emissão de gases poluentes no planeta. "Estamos dispostos a somar esforços e afirmar o acordo de empréstimo para que o governo realize a segunda etapa do projeto", disse Sakakura.

"O governo teve a ousadia de fazer a primeira etapa do projeto. O apoio da Jica é fundamental para a segunda etapa, que consiste na implantação do sistema integrado de transporte da Região Metropolitana de Belém. A implantação do sistema é um grande sonho da população, por isso estamos trabalhando para que ele se torne realidade", disse a governadora Ana Júlia Carepa.

Fonte: Portal do Governo Do Pará
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Em Santa Maria, depois dos Novos ônibus, agora vem a Bilhetagem eletrônica


A chegada de 55 novos ônibus para o transporte coletivo, que começaram a circular a partir de ontem, é só um passo para o novo sistema que mudará a forma de pagamento da passagem. Até a segunda metade de 2010, todos os ônibus terão catracas eletrônicas acionadas por cartões, o que aposentará as fichas de vale-transporte. A mudança trará vantagens para passageiros, às empresas de ônibus, a quem compra vale-transporte para os funcionários e à prefeitura.

Quando o sistema estiver funcionando, mudará até a forma de comprar passagens. Seguirá a venda na central da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), na Avenida Rio Branco. Porém, será possível também que pessoas e empresas comprem passagens pela Internet. Esses créditos serão repassados diretamente, com tecnologia sem fio, para as catracas dos ônibus.

Vantagens – A lista de vantagens é enorme. Entre elas, estão maior segurança aos passageiros e mais transparência nos dados das empresas de ônibus (veja quadro). Segundo a ATU, a bilhetagem eletrônica deve reduzir a chance de fraudes com uso de carteira estudantil e a venda de fichas de vale-transporte, o que pode aumentar a receita e ajudar a manter a tarifa por mais tempo sem reajustes.

– Em cidades do nosso porte, a estimativa é que a evasão de receita é, em média, de 15% com essas fraudes e desvios – conta Luiz Fernando Maffini, presidente a ATU.

Outra possibilidade é de, em casos extremos, haver o controle de quem usa o vale-transporte de maneira irregular. O sistema registrará horários e ônibus em que cada pessoa usou o cartão, mas os dados serão sigilosos.

Porém, existe a chance de o patrão conseguir os dados por meio de autorização judicial para ver se o funcionário vendeu seu cartão a alguém.

Fonte: Diário de Santa Maria

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Goiás: CDTC discute Eixo Anhanguera


A Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo - CDTC se reuniu nesta Terça-Feira, na Secretaria da Cidades, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, para tratar da renovação da concessão do Eixo-Anhanguera para a Metrobus.

A mudança de linhas e melhorias nos terminais estão na pauta. Participam da reunião o secretário da Cidades, Paulo Gonçalves, os prefeitos de Goiânia, Íris Rezende; de Aparecida, Maguito Vilela; de Senador Canedo, Vanderlan Vieira; o deputado estadual José Nelto; os presidentes da AGR, José de Paula Morais; da CMTC, Marcos Massad; da AMT, Miguel Tiago Ribeiro e o secretário municipal de Planejamento, Luiz Alberto.

Fonte: Goiás Agora

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Secretário identifica problemas no transporte e notifica empresa

Marcelo Hall percorreu linhas do transporte coletivo como passageiro e verificou superlotação em ônibus que transporta universitários
Diante das inúmeras reclamações a respeito do transporte urbano em Dourados, o secretário de Serviços Urbanos de Dourados, Cláudio Marcelo Hall, o Marcelão, decidiu verificar pessoalmente a situação, identificou os problemas e notificou a empresa Medianeira Transportes, que tem a concessão desse serviço. A notificação determina solução imediata.
Na manhã desta terça-feira, o secretário se colocou como passageiro em algumas linhas, inclusive a que segue para o campus universitário, e detectou várias irregularidades.
Na linha do Canaã I, uma das primeiras em que o secretário vistoriou, Marcelão registrou o acúmulo de pessoas perto do motorista no momento de pagar a passagem.
Marcelo Hall ressaltou que em torno de 70% dos usuários do transporte urbano têm o cartão magnético, mas 30% pagam a passagem na hora do embarque. O problema é que as empresas tiraram os cobradores e o motorista acumula a função, o que provoca tumulto.
Outro problema detectado pelo secretário é com relação ao número de ônibus nas linhas. Segundo ele, nos horários de pico é necessário pelo menos um ou dois carros a mais em linhas com maior demanda de passageiros.
Marcelo Hall seguiu também no ônibus que faz a linha aeroporto, atendendo estudantes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Para essa linha são utilizados os carros articulados ou, “sanfonados”.
O secretário observou que existe superlotação e, pelo menos no veículo em que estava, havia mais de cem pessoas. A preocupação, além da falta de conforto das pessoas que utilizam esses ônibus, é com a questão da segurança, Marcelão disse que o risco de uma tragédia no caso de um acidente é muito grande e a empresa deve tomar providência imediata, antes que seja tarde.
Nesta terça-feira, depois de passar a manhã e a tarde utilizando o transporte coletivo, o secretário manteve contato com a direção da Medianeira e notificou oficialmente a empresa sobre a necessidade de resolver esses problemas. A retirada do cobrador, comentou o secretário, poderia ser por contenção de despesa, mas o usuário não pode ser penalizado.
Fonte: AgoraMS
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