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Tarifa de ônibus pode ser reduzida em Manaus

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A passagem de ônibus em Manaus terá seu valor atual de R$ 2,25 reduzido para, no máximo, R$ 2,10. A diminuição de R$ 0,15 no preço da tarifa foi prometida, ontem, pelo prefeito Amazonino Mendes, em entrevista a um programa de TV local. O anúncio oficial, que deve ocorrer dentro de algumas horas, vai irritar os empresários do setor de transporte coletivo da capital, os quais pleiteiam na prefeitura um reajuste ainda para o final deste mês.
“Vou baixar o preço da passagem de ônibus. Agora chegou a vez do povo. Vou fazer isso pela terceira vez como prefeito de Manaus. As empresas vão pular e eu não vou tirar esse direito delas, mas também não vou arredar da minha decisão”, enfatizou Mendes.
O prefeito declarou ainda que irá “forçar as empresas a trabalharem direito e a renovarem a frota de ônibus na cidade”. Ele ainda criticou o sistema em relação ao transporte feito pelos micro-ônibus alternativos e executivos e ainda alegou que os dois sistemas “são predatórios e tiram os passageiros dos ônibus coletivos”.
“Isso está errado e nós vamos consertar o transporte na cidade. Manaus vai ter um sistema de transporte invejável no Brasil”, prometeu o prefeito.
Apesar da declaração de Amazonino Mendes, até o fim da tarde de ontem, a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) informou que não havia qualquer comunicado oficial sobre o assunto.
Na contramão à promessa do prefeito, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram) quer o reajuste da tarifa. Segundo o assessor jurídico do órgão, Fernando Moraes, o aumento é questão de contrato. “Está estabelecido que todo o mês de fevereiro deve haver o reajuste”, declarou o advogado.
Moraes informou ainda que, caso o prefeito insista em reduzir o valor da tarifa, essa medida representaria dificuldades para o sistema de transporte público de Manaus. “Temos um contrato que deve ser cumprido e os parâmetros de gestão do sistema devem ser observados”, exemplificou o assessor. Ele também admitiu que o Sindicato poderá ingressar com uma ação no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) no eventual silêncio da prefeitura em relação ao pedido de reajuste protocolado no último dia 18 no gabinete do prefeito.
No documento, o Sinetram justifica o pedido de alteração no preço da passagem de ônibus tendo como base as séries de reajustes sofridos nos combustíveis, principalmente no diesel, que abastece a frota de veículos da cidade, além da alíquota de 20% concedida para subsidiar o benefício da meia-passagem. “Vamos aguardar o pronunciamento do prefeito até o fim deste mês e, se persistir o impasse, vamos acionar a prefeitura judicialmente”, revelou.
Quanto à declaração do prefeito sobre “forçar as empresas a renovarem a frota de ônibus na cidade”, o Sinetram alegou que a renovação é decorrência natural do contrato de ambas as partes. “Havendo equilíbrio econômico financeiro do sistema, a renovação vai acontecer e isso já está sendo feito. Temos obrigação legal de retirar de circulação os veículos com mais de 10 anos e manter a idade média da frota de seis anos. Isso não significa que não haverá carros com mais de seis anos de vida útil rodando na cidade”, explicou.

Manaus tem 8ª tarifa mais cara
Com o atual preço da tarifa de ônibus praticado na cidade, R$ 2,25, os passageiros que utilizam o transporte duas vezes por dia num período de 25 dias úteis no mês gastam, em média, 22% do salário mínimo em vigor no Brasil (R$ 510). Atualmente, Manaus ocupa a 8ª posição no ranking das passagens mais caras entre as capitais brasileiras ficando à frente de cidades como Salvador e Brasília. Florianópolis (SC) pratica a tarifa mais cara, R$ 2,80. O Rio de Janeiro, com quatro milhões de passageiros diários, não registra reajuste desde dezembro de 2007.
O sociólogo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Luiz Antônio Nascimento, critica o possível aumento de tarifa urbana para o transporte coletivo em Manaus. Para ele, os valores a mais só dão vantagens aos empresários. “Historicamente, todos os reajustes concedidos não resultaram em retorno ao cidadão que convive diariamente com as péssimas condições do transporte público”, analisa o professor. Luiz Nascimento acredita que o advento da Copa do Mundo pode trazer vantagens de investimentos públicos na capital, como a incorporação do monotrilho ao transporte coletivo. “Essa modalidade de deslocamento público vai ajudar bastante”, considera o sociólogo.
Fonte: EmTempo
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Corredor de ônibus de SP serão reformados por R$ 113 mi

A Prefeitura de São Paulo pretende iniciar uma série de obras em corredores de ônibus, a começar pelo Inajar de Souza-Rio Branco-Centro ainda neste semestre. O objetivo é consertar o asfalto deteriorado e "requalificar" a via, permitindo que todos os ônibus usem a faixa exclusiva - junto ao canteiro central. Atualmente, em partes do corredor, como na Avenida Marquês de São Vicente, os ônibus são divididos entre a faixa central e a da direita, provocando problemas ao fluxo quando precisam trocar de faixa.
Serão investidos R$ 113 milhões na requalificação do corredor que liga o centro à zona norte. A previsão é de que as obras sejam concluídas em 20 meses a partir da assinatura do contrato, sendo que a licitação será lançada no próximo mês.
As intervenções vão acontecer entre o Terminal Cachoeirinha e a Praça do Correio, respectivamente na zona norte e centro. No total, haverá obras em cinco avenidas: Inajar de Souza, Comendador Martinelli, Marquês de São Vicente, Rudge e Rio Branco. A São Paulo Transportes (SPTrans) informou que, durante o período de obras, os ônibus vão circular nas demais faixas, junto com os automóveis, e que não deve haver mudanças de itinerários.
Quase todas as vias do corredor sofreram com o período de chuvas e o reflexo é uma grande quantidade de buracos, o que provoca redução na velocidade dos ônibus. "Será colocado pavimento rígido e feita a recuperação do pavimento flexível", explica a SPTrans. A principal inovação, no entanto, será a tentativa de reunir todos os ônibus na faixa exclusiva.
As intervenções preveem novos abrigos de ônibus, reconstrução das faixas e mudanças na sinalização e semáforos, para facilitar a saída dos ônibus dos corredores, quando precisarem fazer conversões. No entanto, a via não terá áreas de ultrapassagem, consideradas fundamentais por especialistas. Segundo a SPTrans, não há espaço nas vias para isso.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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Metrô do Rio para de circular e causa confusão entre passageiros

O Metrô do Rio voltou a dar problemas no início da noite desta terça-feira. Por volta das 19h20, ocorreu um problema no sistema responsável pelo deslocamento dos vagões na estação Central – uma das mais movimentadas do metrô carioca. O problema durou 20 minutos, o suficiente para as composições pararem de circular e prejudicarem o trânsito de passageiros.
A pane ocorreu numa das composições da linha 2, sentido Zona Norte. Segundo a assessoria de imprensa do Metrô Rio, os trens não chegaram a parar, mas o problema no sistema provocou um atraso de 10 minutos entre cada trem. Cerca de 40 minutos depois de o problema ocorrer, o trânsito voltou ao ritmo normal, informou a assessoria.
Passageiros de uma composição da linha 1A relataram, no entanto, que foram obrigados a desembarcar, entre as estações Praça da Bandeira e Central, e retornar à plataforma. Na estação Carioca, usuários informaram que os trens ficaram parados na plataforma durante meia hora.
“Soube pelos funcionários do Metrô que tem gente presa nos vagões”, disse, por exemplo, o estudante Pedro Melo, de 20 anos. Passageiros informaram ter ficado até 20 minutos dentro dos vagões, sem informação sobre o problema.
“Ainda bem que eu não estava dentro de um trem quando o problema ocorreu”, aliviou-se Carla Sampaio, secretária administrativa de 27 anos. “Morro de medo de lugares fechados. Agora vou sempre de ônibus para o trabalho. Gastarei mais tempo, mas pelo menos não vou enfrentar esse tipo de problema”, disse Carla.
Como Carla, muitos passageiros precisaram recorrer às linhas de ônibus. Resultado: lotação e muita espera nos pontos de ônibus. A dona de casa Maria Helena Cavalcanti, de 57 anos, disse que estava indo visitar o marido internado num hospital em Ipanema. "Não sei se vou conseguir chegar a tempo, está tudo lotado nos ônibus", lamentou.
Fonte:OGlobo
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Seis novos ônibus do TCA são apresentados à população de Araras

A renovação da frota do Transporte Coletivo de Araras (TCA) já começou a se realizar. Dos 25 ônibus adquiridos pelo Governo Municipal, seis deles foram apresentados na tarde de ontem (22), à população, ficando expostos na Praça Barão de Araras, em frente à Igreja Matriz.
O prefeito Dr. Nelson Dimas Brambilla (PT) compareceu ao local para conferir de perto juntamente com a população, os novos ônibus que dentro de alguns dias já estarão rodando pela cidade. “É com muita alegria que entregamos nesta primeira etapa alguns ônibus. É uma dívida que o município tinha com a população há muito tempo e, estamos reparando essa grande injustiça”, falou o prefeito.
Conversando com as pessoas que passavam pelo local, o prefeito Brambilla explicou a importância de poder adquirir os novos ônibus. “Com esses novos veículos o povo de Araras voltará a ter dignidade e orgulho da cidade onde mora”, concluiu o Dr. Brambilla.
Os novos ônibus, com o novo layout (pintura), vieram da cidade de Caxias do Sul/RS, onde fica a empresa San Marino Ônibus e Implementos Ltda, empresa vencedora da licitação responsável pelo fornecimento das carrocerias. A empresa Cotali Caminhões e Ônibus de Limeira é a vencedora da licitação e responsável pelos chassis.
Dos 25 ônibus adquiridos pelo Governo Municipal, nesta primeira etapa foram entregues seis deles através de um pedido de urgência feito pelo prefeito Dr. Brambilla, os demais deverão chegar num prazo de 15 dias. “Aos poucos entregaremos todos os ônibus que foram comprados. Preocupado com a situação que se encontra nossa frota, o prefeito pediu para que adiantássemos o máximo possível a chegada dos novos carros”, falou o presidente da empresa de Serviço de Transporte Coletivo de Araras (TCA), José Carlos Carleto Denardi.
O valor do investimento é de pouco mais de R$ 6,5 milhões que a Prefeitura repassou para o TCA. Montante que deverá ser devolvido pela autarquia em até 30 parcelas, corrigidos pelo IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial), com a primeira parcela após 60 dias da chegada dos ônibus.
Os recursos serão provenientes do excesso de arrecadação do repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), da devolução de sobra orçamentária da Câmara, referentes ao exercício de 2009, e também um total de R$ 3 milhões do orçamento da Secretaria de Administração, previsto para 2010.

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ATU pede reajuste de tarifa de ônibus em Santa Maria


Só em ouvir a palavra reajuste, muita gente tem calafrios. Se ele for na passagem de ônibus, mais ainda, já que boa parte da população depende do transporte coletivo para ir à escola ou ao trabalho e até mesmo para o lazer. Porém, ontem à tarde, em reunião com o prefeito Cezar Schirmer (PMDB), a Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) solicitou uma revisão de planilha de custos e o consequente reajuste na tarifa.
– A revisão no valor da passagem foi motivada pela subida do combustível – afirma Luiz Fernando Maffini, presidente da ATU.
O último aumento de preço ocorreu em março do ano passado e foi de 11%. A tarifa, que passou de R$ 1,80 para R$ 2, só foi concedida após a associação se comprometer a cumprir uma série de sete requisitos da prefeitura. Entre eles, retirar os processos contra o município (um, em especial, pedia a suspensão do passe livre e uma indenização por causa da medida), manter o emprego dos cobradores e implantar o Sistema Integrado Municipal (SIM), previsto para estar completamente em funcionamento até 2012. A maior parte das exigências já foi colocada em prática.
O prefeito Schirmer confirmou que o pedido foi feito. Porém, não quis informar – antes de uma análise mais detalhada do documento – qual será sua posição sobre o assunto.

O documento deve seguir agora para a Secretaria de Controle e Mobilidade Urbana, que irá avaliar a planilha. Se der tempo para concluir os cálculos necessários, o resultado será apresentado na reunião do Conselho Municipal de Transportes, prevista para ocorrer no dia 10 de março. Então, os conselheiros devem votar se julgam procedente o pedido. Se a secretaria não concluir o trabalho a tempo, a votação fica para abril.

Mudança – O segundo assunto tratado na reunião de ontem entre o prefeito e a ATU foi o pedido para que, a partir de 1º de março, os passageiros passem a entrar pela porta dianteira do coletivo e a desembarcar pela traseira – o contrário do ocorre hoje. A medida, já autorizada, serve para o usuário ir se acostumando com o novo sistema, já que a troca de lugar das catracas está prevista para começar também nesse período.
No último final de semana, funcionários das empresas de ônibus foram convocados para fazer hora-extra. Empresas de funilaria foram contratadas para dar início à troca de lugar das roletas.Até 8 de março, os 55 novos ônibus comprados pelas seis empresas que fazem parte da ATU passam a circular pela cidade. Os três primeiros chegaram no fim de semana.
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Ananindeua (PA) moderniza transporte coletivo

A partir de quinta-feira, a cidade da Amazônia passa a contar com uma moderna central de controle da frota de ônibus
Utilizar os transportes coletivos na cidade de Ananindeua, no Pará, ficará agora mais seguro e ágil. A partir desta quinta-feira, 25, o município passa a contar com uma moderníssima Central de Controle Operacional (CCO). O sistema funcionará no Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e permitirá, com um simples toque em uma tela de computador, saber o que está ocorrendo com os veículos da frota municipal de ônibus.
A central trouxe ainda outros benefícios aos usuários. O mais recente foi permitir-lhe trafegar pelas ruas da cidade em ônibus novos e confortáveis. Com a chegada da CCO a frota começou a ser renovada. Recentemente, 21 novos ônibus passaram a circular em Ananindeua e novas linhas foram criadas. Com isso, a Prefeitura de Ananindeua passa assistir com transporte de qualidade mais de 30 mil peJunto com a CCO, a cidade de Ananindeua ganhará também o Centro de Atendimento ao Usuário (CAU).
O serviço atenderá pessoas com necessidades especiais, idosos e estudantes. Por meio do CAU, o usuário pode adquirir os cartões eletrônicos que serão utilizados na frota de Ananindeua. O cartão substitui os bilhetes de papel e evita o manuseio de dinheiro nos coletivos, evitando assaltos. Dezenas de cidades brasileiras utilizam os cartões eletrônicos nos ônibus, o que permite agilidade e atendimento especial aos usuários. O CAU ofertará atendimento a todos os usuários de transportes de Ananindeua através de Portal Institucional e SAC.
Com a implantação a CCO de Ananindeua, todos os ônibus que circulam pelas ruas da cidade e estradas do município estão equipados com o que há de mais moderno em termos de tecnologia. Os carros contam rastreamento por GPS (Global System Position), câmeras de monitoramento por imagem, bilhetagem eletrônica e um rigoroso controle na freqüência dos horários dos ônibus. Dessa forma, o Demutran receberá as informações da movimentação da frota em tempo real.
“É um sistema que vem agregar qualidade ao serviço oferecido”, diz Francisco de Mola Neto, empresário que teve a iniciativa de implantar o sistema em Ananindeua. De acordo com ele, a central permite que o Demutran atue imediatamente em qualquer área do município para resolver problemas com a frota.
Outras cidades serão beneficiadas
Por exemplo, o sistema identificará o local onde lentidão no trânsito e quando houver problemas mecânicos com os ônibus. “O doutor José Bento Gouveia [diretor do Demutran] e sua equipe terão, daqui para frente, uma ferramenta altamente eficaz para melhor a qualidade da prestação dos serviços de transportes coletivos”.
O novo modelo gerencial foi desenvolvido e para Ananindeua pela empresa Condor Transporte e Turismo. A iniciativa partiu do empresário Francisco de Mola Neto, que, aliás, conseguiu um feito inédito na cidade: reuniu as cooperativas e outras empresas de ônibus e criou a União das Cooperativas e Empresas por Adesão do Estado do Pará (Uniceep).
Segundo o prefeito Helder Barbalho (PMDB), a inauguração da CCO é uma prova cabal de que a administração de Ananindeua sempre esteve preocupada com o bem-estar e a qualidade de vida de seus munícipes. A opinião é a mesma dos secretários de Transportes, José Bento Gouveia, e de Desenvolvimento Econômico, Reginaldo Ferreira. A exemplo de Barbalho, os secretários avaliam que a iniciativa trará novos investimentos e progresso para Ananindeua graças à mobilidade urbana adquirida com as novas linhas criadas e a integração da frota.
A modernidade não ficará restrita a Ananindeua. O empresário Francisco Mola Neto disse à Agência Amazônia que levará o sistema para outras cidades do Pará. Até julho as cidades de Mosqueiro, Parauapebas, Santa Isabel, Benevides, Santa Bárbara e Marabá também passarão a contar centrais idênticas a que está sendo inaugurada em Ananindeua. A implantação dos novos sistemas acarretará investimentos superiores a R$ 100 milhões.
Fonte: Agência Amazônia
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