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Passageiros sofrem com o excesso de calor nos pontos de ônibus devido ao descaso do poder público

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Mãe com criança de colo sem nenhuma proteção













Paradas lotadas com trabalhadores e idosos sem nenhum conforto

Pontos de ônibus sem proteção se espalham por todo o país. Quem precisa esperar sofre. Em Curitiba o problema são as estações que no frio protegem, mas no verão viram um forno, na Reportagem exibida no Jornal nacional, vemos o sofrimento dos usuários que pagam passagens caras e que são mal-tratados antes mesmo de pegar um ônibus, aí fica a pergunta, será que é desse jeito que estes governos querem incentivar o uso do Transporte Público, tendo que se humilharem em um sol escaldante esperando um õnibus que não tem nem sequer horário pra chegar, até quando seremos desrespeitados pelas instituições competentes, por isso o Blog Meu Transporte estará aqui, junto da população denunciando esta falta de respeito que acontece nas principais cidades brasileiras, tendo que elogiar na hora que vemos avanços, porém é nesta hora que vamos sempre malhar o pau nestes incompetentes governos que ainda não olham o transporte coletivo como deve ser olhado.

Video: Globo
Fonte: Meu Transporte
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DF: Crédito do Passe Livre é liberado


Os créditos do Passe Livre já etão disponíveis. Depois de uma reunião na manhã desta terça-feira (9/2), entre os representantes da Fácil e do Transporte Público do DF (DFTrans), O GDF se comprometeu a depositar o restante do dinheiro, R$ 3,1 milhões. Até esta manhã, haviam sido depositados R$2,5 milhões, mas o total é de R$ 5,6 milhões.

Aqueles estudantes que já são cadastrados precisam levar o cartão de frequência, carimbado pela instituição de ensino na qual ele estuda e a identidade do responsável. A carga deve ser feita nas unidades da empresa responsável pela bilhetagem eletrônica no DF.
O horário de atendimento nas unidade da Fácil é das 8h às 17h. Para mais informações o telefone é 0800 - 94 - 12345.

Fonte: Correio Brasiliense
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Metrô Rio vai operar 24h por dia no carnaval


O Metrô vai funcionar ininterruptamente durante o carnaval. No feriadão, 31 estações das linhas 1 e 2 estarão abertas das 5h do próximo sábado até as 23h de terça-feira, reabrindo novamente às 5h da quarta-feira de cinzas. Só estarão fechadas as estações Catete, Presidente Vargas e Maracanã, por causa do baixo movimento. Nelas, as atividades serão encerradas à meia-noite de sábado e reabertas às 5h da quarta-feira de cinzas.
A concessionária Metrô Rio informa que a conexão Pavuna-Botafogo não vai operar durante o feriadão para que possam ser agilizadas as obras da estação Cidade Nova. Os trens da Linha 2 vão circular de Pavuna a Estácio, onde os passageiros poderão fazer a transferência para a Linha 1.
Os foliões que compraram ingressos para os setores ímpares ou desfilarão nas escolas que se concentram próximo ao edifício Balança Mas não Cai devem descer na Estação Central. Já os que ficarão nos setores pares do sambódromo ou vão desfilar nas escolas que ficam concentradas ao lado do prédio dos Correios devem saltar na Estação Praça Onze.
A empresa informa, ainda, que as linhas de extensão e integração com os ônibus circularão no horário normal de funcionamento e não funcionarão durante a madrugada. A linha Metrô Na Superfície, que normalmente sai da estação de Ipanema/General Osório em direção à Gávea, e o Barra Expresso partirão excepcionalmente da estação Siqueira Campos durante todo o feriado, respeitando determinação da prefeitura.
As linhas 696A e 634A (Del Castilho /Fundão) não vão circular entre os dias 13 e 17 de fevereiro, voltando a operar a partir da quinta-feira, dia 18. Já os ônibus 401A e 401B (Estácio/Rio Comprido) não circulam entre os dias 13 e 16 e voltam a funcionar a partir de meio-dia de quarta-feira, 17.

Fonte: OGlobo
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Em Curitiba, Sindicato ameaça parar ônibus

Depois da terceira reunião de negociação frustrada, o Sindica­­to dos Motoristas e Cobradores nas Empresas de Transporte de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) ameaçou endurecer e iniciar greve se não houver um acordo sobre o reajuste salarial até o próximo dia 19. Está marcado para essa data um quarto encontro, mediado por um juiz e por um promotor do Tribunal Regional do Trabalho no Paraná (TRT-PR), para decidir sobre o salário dos cerca de 6 mil cobradores e 5,5 mil motoristas, que trabalham em 27 empresas de ônibus.
A categoria pede o reajuste da inflação no último ano (4,11%), de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), além de um aumento real de 5%. O salário médio é de R$ 1.350 para motoristas e de R$ 810 para cobradores.
O Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) diz que não nega o aumento, mas quer prorrogar o acerto para maio. Isso porque o sindicato patronal acredita que há insegurança para negociar por causa do edital de licitação das linhas de ônibus, aberto pela Urbanização de Curitiba (Urbs) no fim de dezembro de 2009. Em nota, o Setransp disse acreditar em um acordo, sem a necessidade de uma paralisação: “Esperamos chegar a um acordo antes dessa data (dia 19), contando com o bom senso de todos para que uma solução negociada seja encontrada”.
Para o presidente do Sindi­moc, o vereador Denílson Pires (DEM), é injusto vincular a negociação salarial com a licitação das linhas de ônibus, promovida pela prefeitura de Curitiba. “Não podemos ficar reféns. Não podemos 'pagar o pato' do edital”, desabafou. Ele disse que dia 19 é a última chance para um acordo antes de uma greve. “Será a reunião derradeira.”
Além do aumento de salário, o Sindimoc quer ainda a garantia da Urbs, empresa que gerencia o transporte coletivo em Curitiba, de que as empresas vencedoras do processo de concorrência sejam obrigadas a contratar os atuais funcionários do sistema com as garantias trabalhistas já conquistadas, caso sejam novos grupos empresariais a operar as linhas de ônibus. Os motoristas e cobradores têm, por exemplo, direito a cesta básica e a um anuênio de 2%.
Fonte: Gazeta do Povo
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Pedala BH amplia ciclovias e incentiva o uso de bicicletas na cidade


A rede cicloviária planejada de Belo Horizonte, com cerca de 345 km de ciclovias, será totalmente interligada. A iniciativa faz parte do programa Pedala BH, que tem como objetivo incentivar o cidadão a usar a bicicleta como meio de transporte. O planejamento prevê a implantação de cerca de 20 km por ano de rotas cicloviárias, para que, na Copa de 2014, Belo Horizonte tenha, no mínimo, 100 km de ciclovias para interligar os principais pontos da cidade ao Mineirão. A ideia é fazer da bicicleta uma opção real de locomoção.

Como veículo de transporte, os usuários poderão, por exemplo, utilizar a bicicleta em seu primeiro deslocamento até uma estação de integração, onde poderão deixá-la em segurança em um bicicletário, utilizando, em seguida, o ônibus ou o metrô para completar a sua viagem. Para maior comodidade dos ciclistas, serão instalados paraciclos para o estacionamento de bicicletas em vários locais da cidade.

Além de desafogar o trânsito, a bicicleta não polui, é um veículo barato e acessível, muito utilizada para percorrer distâncias médias em torno de 5 km. Pesquisas realizadas pela Fundação João Pinheiro mostram que o uso da bicicleta existe em toda cidade. Cerca de 0,6% de pessoas fazem uso dela, ou seja, 25 mil viagens por dia são feitas diariamente por esse veículo. Atualmente, Belo Horizonte possui três paraciclos, com um total de 17 vagas, sendo seis vagas em frente ao Parque Guanabara (Pampulha), seis vagas na Rua Pernambuco com Avenida Getúlio Vargas (Savassi) e cinco vagas junto ao Restaurante Popular, próximo à Santa Casa. As vagas são oferecidas gratuitamente à população.

O Pedala BH tem três subprogramas, envolvendo campanhas educativas, monitoramento e infraestrutura, o que abrange a implantação da rede cicloviária planejada, de bicicletários em áreas e prédios públicos e em estações de integração, como também em pontos estratégicos espalhados pela cidade, por meio de parcerias público-privadas, criando facilidades ao usuário da bicicleta.
Fonte: BH Notícias
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Tarifa do metrô sobe para R$ 2,65 nesta terça-feira em São Paulo


Nesta terça-feira (9), a passagem do Metrô na cidade de São Paulo e dos trens da CPTM na Grande São Paulo passa a custar R$ 2,65, ante os R$ 2,55 cobrados pelo bilhete unitário.
Quem foi a alguma estação até as 23h59 desta segunda ainda conseguiu carregar o Bilhete Único com o valor antigo. O valor máximo da recarga era de R$ 200. Em janeiro, foi a vez de a tarifa de ônibus sofrer reajuste, custando agora R$ 2,70.
O governo paulista diz que o reajuste no bilhete do Metrô e da CPTM usa como referência o IPC/Fipe, mas que o aumento foi inferior à inflação acumulada entre fevereiro de 2009 e janeiro de 2010, um total de 4,4%.



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