Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Negociação garante a conclusão da Linha Verde de Curitiba, Modelo nacional de transportes público

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O prefeito Beto Richa reuniu-se nesta quarta-feira (27), em Brasília, com representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), para concluir as negociações do financiamento para a Linha Verde Norte, do Jardim Botânico ao Atuba. "A reunião foi muito produtiva. Estamos satisfeitos com as condições propostas e, em breve, poderemos dar início às obras de conclusão do projeto da Linha Verde", disse Richa.
O contrato com a AFD será de 72 milhões de euros, metade do valor será contrapartida da Prefeitura. Na reunião desta quarta, ficou definido que os juros serão de 3,87% ao ano, com cinco anos de carência e vinte anos para pagamento.
A negociação com os representantes da AFD vem ocorrendo em Brasília há duas semanas. Nesta quinta, o grupo técnico da Prefeitura finalizará os últimos detalhes para a assinatura do contrato, que deve acontecer em fevereiro. "A expectativa é lançarmos o edital para o primeiro lote da Linha Verde Norte ainda em março", afirmou Richa, que retorna a Curitiba nesta quarta.
A Linha Verde é o sexto corredor de transporte e a maior avenida de Curitiba, construída pela Prefeitura no trecho urbano da antiga BR-116. Com sua primeira etapa implantada do Pinheirinho até o bairro Jardim Botânico numa extensão de 9,4km, o trecho Sul da Linha Verde uniu dez bairros que estavam divididos pela antiga rodovia. Ao todo, com a Linha Verde Norte, serão 18km e 20 bairros.
A segunda fase da Linha Verde terá canaleta para uso exclusivo dos ônibus, pistas marginais e vias locais. O trecho norte, onde a rodovia também dará lugar a uma avenida urbana, é do ponto sob a passarela do Centro Politécnico até o Atuba.
A primeira obra da Linha Verde Norte será uma nova trincheira na BR 476, entre os bairros Jardim Social, Bacacheri e Bairro Alto. A nova trincheira fará a interligação entre as ruas Gustavo Rattman, no Bacacheri, e a José Zgoda, no Bairro Alto. O investimento, de R$ 12 milhões, é contrapartida do município. A licitação para esta obra já está aberta.
O lado norte terá obras que incluem sete trincheiras, duas no binário Agamenon Magalhães/Roberto Cichon, uma na Victor Ferreira do Amaral, uma na Gustavo Rattman, duas no Atuba e uma na rua Rio Juruá. Os dois viadutos existentes, da Victor Ferreira do Amaral e do Jardim Botânico, serão ampliados.
Linha Verde Norte:
Avenida terá duas pistas marginais, com três faixas de tráfego em cada sentido, duas pistas locais, de acesso aos bairros e comércio, faixas de estacionamento nos dois lados, Sistema viário com velocidade, sinalização e semaforização de área urbana.
Transporte será em Canaletas exclusivas do ônibus em concreto. Quando toda a Linha Verde estiver implantada, pelas canaletas vão circular três linhas de ônibus: Pinheirinho-Centro (que já está em operação), Pinheirinho-Atuba e Atuba-Centro.
Ônibus com Veículos motor flex, capacidade para diesel ou biocombustível.Motores para combustível ecológico. Biocombustível de origem 100% vegetal. Controle eletrônico da rótula (sanfona) que evitará trepidações e freadas bruscasSistema de áudio MP3 para informações de itinerárioSistema de monitoramento por satélite (GPS).

Trincheiras e Viadutos: Sete trincheiras: duas no binário Agamenon Magalhães/Roberto Cichon, uma na Victor Ferreira do Amaral, uma na Gustavo Rattman, duas no Atuba e uma na rua Rio Juruá. Os dois viadutos existentes, da Victor Ferreira do Amaral e do Jardim Botânico, serão ampliados.
Estações: Ao todo, serão 8 estações (Atuba, Solar, Fagundes Varela, Vila Olímpica, Tarumã, Jardim Botânico, UFPR e PUC). Algumas estações da Linha Verde Norte terão operação diferenciada em relação à Linha Verde Sul.
Nas estações Atuba, Solar, Fagundes Varela, Vila Olímpica, Jardim Botânico, UFPR e PUC (as duas últimas já têm a infraestrura pronta, obra que foi feita durante os trabalhos da Linha Verde Sul), a operação será semelhante os trecho Sul.
A estação Tarumã será um terminal de integração. E na estação Jardim Botânico haverá integração vertical (um ônibus embaixo e o outro em cima).
READ MORE - Negociação garante a conclusão da Linha Verde de Curitiba, Modelo nacional de transportes público

Transporte público do Rio é alvo de reclamações

O ano de 2009 foi repleto de problemas nos trens, no metrô e nas barcas do Rio, serviços de transporte público concedidos pelo governo do estado às concessionárias SuperVia, Metrô Rio e Barcas S/A. Seguranças da SuperVia usaram os cordões dos crachás para chicotear passageiros, e nas barcas, a demora no embarque provocou quebra-quebra e conflito entre passageiros e policiais militares. No metrô, houve a quebra de um veículo-tanque que levou ao fechamento de três estações, no último mês do ano passado.

E 2010 já teve seus problemas. No último dia 18, uma composição de trem andou por alguns quilômetros, a cerca de 100 km/h, sem maquinista. Falhas na conexão direta Pavuna-Botafogo do metrô levaram até o governador Sérgio Cabral a reclamar: “eu mandei um e-mail desaforado para o presidente do metrô.”
As pessoas reclamam do calor, da superlotação, da demora no serviço e do tamanho das filas. E dizem que a culpa é do Governo do Estado e da administração das empresas. Vejam a reportagem do G1 em entrevista aos usuários, o que eles pensam e acham do transporte público do Rio.

READ MORE - Transporte público do Rio é alvo de reclamações

Prefeitos do Médio Vale conhecem sistema integrado de transporte em Recife


Prefeitos e técnicos de municípios do Médio Vale do Itajaí conhecerão nesta quinta e sexta-feira o consórcio do transporte coletivo intermunicipal da região metropolitana de Recife. O sistema público de passageiros, implantado na capital pernambucana, é o único do Brasil que garante a integração física e tarifária no uso de ônibus e outros modais.

A intenção é desenvolver projeto semelhante no Médio Vale por meio da Associação de Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi). A comissão, liderada pela prefeitura de Blumenau, por meio do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes, fará reuniões buscando informações sobre a implantação, manutenção e operação do consórcio. O governo do estado, por meio do Departamento de Transportes e Terminais do Estado de Santa Catarina, também participa da visita técnica.
READ MORE - Prefeitos do Médio Vale conhecem sistema integrado de transporte em Recife

Usuários reclamam do Terminal Campo Limpo


O transporte público disponibilizado no Terminal Campo Limpo não está satisfazendo os usuários. Muitos reclamam das filas, de algumas linhas que segundo eles não estão mais operando, da quantidade de ônibus que precisam tomar para chegar ao destino e do gasto maior para a condução.

O usuário Thiago Francisco conta que a mudança das linhas foi pior para ele ir trabalhar, “moro próximo ao Céu, preciso pegar um ônibus de lá, para conseguir descer aqui e definitivamente depois de enfrentar fila pegar o ônibus que passe na Francisco Morato, são quatro conduções, duas de ida e duas de volta, antes eram somente duas passagens”.

Sandra Regina, 36 anos é psicóloga e explica que o terminal melhorou pelo aspecto de ter mais opções de ônibus, mas a questão de precisar pegar um ônibus para o terminal e depois pegar outro para o destino atrapalhou a vida dos passageiros, que antes dificilmente chegavam atrasados no trabalho.

Para a Enfermeira do Hospital Nossa Senhora das Lourdes, Maria Madalena, o Terminal facilitou a sua locomoção para o trabalho, “aqui dentro do terminal tenho três opções de ônibus para ir trabalhar e, além disso, não preciso enfrentar escadas, como acontece no terminal João dias”, afirmou ela. Ela fala sorridente que precisa tomar dois ônibus para ir trabalhar.

Ela afirma que muitas colegas que moram na cidade de Taboão da Serra precisam se deslocar até Santo Amaro para não chegar atrasadas no trabalho.Além de não terem direito a integração.
READ MORE - Usuários reclamam do Terminal Campo Limpo

Metrô do Recife e de Belo Horizonte param atividades por 24 horas


Os metroviários do Recife decidiram, na noite desta quarta-feira, cruzar os braços por 24 horas. A decisão foi tomada durante assembleia realizada na Estação Central do metrô.

De acordo com a assessoria de comunicação do sindicato dos metroviários, os funcionários da manutenção iniciam a greve de advertência às 22h desta quarta, e aqueles responsáveis por pilotarem os trens suspendem suas atividades à meia noite.Ainda segundo a assessoria, a categoria exige da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) uma resposta sobre a porposta do plano de cargos e carreiras. Os metroviários realizam nova assembleia no dia 10 de fevereiro.
O Metrorec já anunciou que vai montar um esquema especial para atender a população. Os horários de funcionamento das linhas Centro e Sul serão apenas nos horários de pique, das 5h às 8h30, e das 16h30 às 20h. A linha Centro vai funcionar com 13 trens e a linha Sul com três, mantendo o intervalo normal entre os veículos. Apenas a linha a diesel, que segue para o Cabo, não estará funcionando.
Os metroviários de Belo Horizonte também cumpriram a ameaça e paralisaram as atividades nesta quinta-feira. Nenhuma viagem foi feita no metrô da capital, obrigando mais de 100 mil usuários a recorrer a outros meios de transporte. O protesto tem duração de 24 horas e os trabalhadores prometem voltar ao trabalho nas primeiras horas de sexta-feira.
Os metroviários decidiram sequer manter escala mínima. Os trabalhadores exigem que a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) apresente a íntegra do plano de cargos e salários da categoria. “O plano está parado no Ministério do Planejamento há muito tempo. Queremos o desarquivamento imediato”, diz o diretor do Sindicato dos Metroviários, Sérgio Leôncio. Ainda nesta quinta-feira, representantes do sindicato vão participar de videoconferência com o presidente da CBTU.
READ MORE - Metrô do Recife e de Belo Horizonte param atividades por 24 horas

Prefeitura de Teresina aumenta número de veículos do Transporte Eficiente


A Prefeitura de Teresina recebeu esta semana o micro-ônibus que reforçará o atendimento realizado aos cadeirantes de Teresina através do Transporte Eficiente. O veículo é todo adaptado e está recebendo os últimos detalhes como a adesivagem para que possa circular. Com mais esse veículo, sobe para seis o número de carros do transporte eficiente que, a partir de agora, contará com quatro vans, uma Kombi e o microônibus.
O Transporte Eficiente funciona é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS), que coordena o serviço e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), que operacionaliza o sistema com a colaboração da Associação dos Cadeirantes do Município de Teresina (ASCANTE).
Através do transporte os usuários são atendidos 24h por dia pelo telefone gratuito: 0800 86 9009, para fazer agendamentos e também fazer reclamações e sugestões. Além do serviço, as pessoas com deficiência também são atendidas pelo transporte coletivo convencional, que atualmente possui 31 ônibus adaptados.
A secretária de Assistência Social, Graça Amorim, informa que em breve também será implantado o sistema de bilhetagem eletrônica do passe livre municipal do deficiente e do idoso no transporte público da capital. “Com esse sistema, as pessoas que possuem o passe livre municipal poderá ter acesso a qualquer um dos assentos nos ônibus do transporte coletivo de Teresina. Esta medida, com certeza, trará mais conforto aos usuários”, diz.
READ MORE - Prefeitura de Teresina aumenta número de veículos do Transporte Eficiente

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960