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Problema no RioCard impede alunos de embarcar em ônibus

terça-feira, 1 de dezembro de 2009


Esta segunda (30) foi um dia complicado para os estudantes que usam o RioCard – que dá direito à passagem gratuita. O cartão eletrônico não funcionou nos ônibus, e os alunos foram impedidos de viajar de graça.

Em Niterói, cerca de cem alunos do Colégio estadual Henrique Lage fizeram um protesto. Muitos disseram que não tinham dinheiro para voltar para casa e precisaram da ajuda de colegas. A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros reconheceu que o RioCard teve um problema técnico, e que orientou as empresas a aceitarem o embarque gratuito dos estudantes que tivessem o cartão. Segundo a Federação, o problema já foi resolvido.

O RioCard é a tecnologia mais utilizada no mundo e, atualmente, em diversas cidades brasileiras. Uma iniciativa do Rio Ônibus e da Fetranspor, o RioCard consiste num cartão eletrônico sem contato que funciona por rádio frequência, permitindo estabelecer uma comunicação com o validador (equipamento instalado nos ônibus e que também pode funcionar nas estações de embarque do metrô, trens e barcas) para débito da tarifa e liberação da roleta ou efetivação da recarga.
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ANTT quer que empresas renovem frotas de ônibus


Na transição para o novo sistema de transporte interestadual de passageiros - chamado de Propass -, a Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) está estudando exigir que as empresas concessionárias façam a renovação de sua frota de ônibus. Isso seria feito através dos contratos das concessões. Se a exigência se concretizar, a partir do momento da licitação - que deve ocorrer em 2011 - nenhum ônibus com mais de dez anos de operação poderá continuar sendo utilizado pelas concessionárias.
Depois de finalizar os estudos, a agência vai elaborar o plano de outorga que será enviado ao Ministério dos Transportes, onde será tomada a decisão final. Na situação atual, com as empresas operando por autorização especial, não há amparo jurídico para que se faça essa exigência. Qualquer ônibus que esteja em condições de circular, independentemente do tempo de operação, pode ser utilizado pelas empresas.
A ANTT também pretende exigir que toda a frota de ônibus de uma empresa opere dentro de uma faixa de idade média. Isso significa que as empresas terão ônibus com tempo de operação variado. Os mais antigos serão substituídos por veículos novos. A média ideal ainda está sendo estudada pela agência.
Segundo Sônia Rodrigues Haddad, superintendente do serviço de transporte de passageiros, " isso fará com que a empresa esteja sempre renovando a sua frota, sem que tenha que trocar uma grande parte dela de uma só vez. " Ela disse também que as concessionárias terão um prazo para adequarem sua frota às exigências. Terão, porém, que apresentar um plano de renovação de seus veículos desde o primeiro momento.
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Aracaju: Prefeito inaugura Central de Transportes e Trânsito


Promover a fluidez no trânsito e proporcionar conforto aos usuários do transporte público da capital sergipana. Foi com esses objetivos que a Prefeitura de Aracaju (PMA), através a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), desenvolveu a Central de Inteligência de Transportes e Trânsito (CITT), inaugurada na manhã desta segunda-feira, 30, pelo prefeito Edvaldo Nogueira.
É com muita felicidade que inauguramos essa central desenvolvida por nossos servidores, que possibilitará o controle do sistema de bilhetagem eletrônica, o monitoramento dos horários dos ônibus que realizam todas as linhas na cidade, verificando se estão atrasados, adiantados ou no horário correto através do sistema de GPS. Além disso, também poderemos monitorar os semáforos, controlando eles conforme o tráfego na localidade. Esse é um grande passo que damos utilizando os avanços tecnológicos em favor do bem-estar no trânsito da nossa capital, afirmou Edvaldo.
Segundo o superintendente da SMTT, Antônio Samarone, com o início operacional da CITT as melhorias nos serviços prestados pelo município chegarão a 30%. Qualquer coisa que venha acontecer aqui será registrado e enviaremos agentes para resolver. A possibilidade de controlar os tempos dos semáforos permitirá maior fluidez nas vias. Se em uma direção houver congestionamento e a mão contrária estiver livre, faremos com que o sinal da via congestionada permaneça aberto por mais tempo para que haja uma maior movimentação de veículos. Esse mecanismo está com um projeto piloto na rua Capela e em 2010 desejamos implantar em outros corredores de grande fluxo, explicou Samarone.
Na oportunidade também foi lançado o Portal da Mobilidade (http://www.smttaju.com.br/) onde será possível acompanhar online as linhas e horários de ônibus, efetuar consultas de multas e demais informações sobre o trânsito da capital. Será preciso informar o Renavam do carro e, pronto, a pessoa poderá conferir se o carro tem multa, se não tem. Com esse nosso serviço de inteligência, chega ao fim essa idéia de que temos uma caixa preta, que a SMTT é um a fábrica de multas. A página será o portal da transparência, ressaltou o prefeito.
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Sorocaba: Liminar garante circulação de ônibus


Os ônibus da viação Breda, de Sorocaba, que teve a concessão cassada pela Agência Reguladora dos Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) por falta de condições para rodar, voltaram a circular hoje com uma liminar da Justiça. A medida suspendeu a cassação até a análise do mérito da ação em que a empresa contesta as ações da Artesp. A empresa atende cerca de 3,6 mil passageiros por dia em linhas intermunicipais das regiões de Sorocaba, Grande São Paulo e litoral sul. O dia foi tumultuado para os passageiros. Mesmo com a liminar, a empresa não escapou da fiscalização da Artesp, que detectou atrasos nos horários. Os ônibus foram parados e vistoriados pelos fiscais.
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Prefeitura de SP quer metrô no lugar do corredor

segunda-feira, 30 de novembro de 2009


O prefeito Gilberto Kassab (DEM) mudou o plano do corredor Celso Garcia e agora quer construir uma linha de metrô entre o Itaim Paulista e o Parque Dom Pedro, passando pela Avenida Celso Garcia, na Zona Leste da capital. Para isso, ele pretende contar com verbas federais. Segundo o secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, o novo plano é iniciar as obras dessa linha de metrô em 2011, e começar a operação com três ou quatro estações até a Copa do Mundo do Brasil, em 2014. Procurada, a direção do Metrô, que pertence ao governo do estado, não se pronunciou.

Kassab fez um pedido à bancada paulista na Câmara Federal para que uma verba de R$ 400 milhões fosse incluída nas emendas propostas pelos deputados paulistas no Orçamento da União de 2010, que será votado até o final do ano. Esse dinheiro seria destinado ao projeto executivo da linha de metrô na Avenida Celso Garcia.O secretário Alexandre de Moraes afirma que a ideia é que a linha seja subterrânea, com alguns trechos suspensos. Vamos substituir o projeto do corredor Celso Garcia por metrô. Serão quase 30 quilômetros, e é lógico que é uma obra para anos, afirmou Moraes. Foi uma negociação de três meses (do prefeito com a bancada), completou.Segundo o deputado federal Devanir Ribeiro (PT), líder da bancada paulista na Câmara Federal, a emenda de R$ 400 milhões para o projeto do Metrô na avenida Celso Garcia atende a uma demanda da Prefeitura.

- Nos organizamos na bancada para incluir essa demanda, entre as emendas que vamos apresentar. Já tivemos a aprovação dos 70 deputados paulistas - diz.

Agora, explica o deputado, a emenda vai seguir o trâmite da Casa: passará pela Comissão Mista de Orçamento e, sendo aprovada, será votada com o Orçamento da União, no próximo mês. Com a aprovação da emenda do Orçamento, a verba poderá ser liberada no próximo ano pelo Governo Federal.

Segundo o secretário Moraes, a Prefeitura espera que a bancada proponha uma emenda a cada ano para a construção da linha de metrô. Além da emenda que prevê verbas para o Metrô, também foi incluída uma segunda para a capital, no valor de R$ 720 milhões, destinada à operação e manutenção da atividades das Organizações Sociais (OSs) na área da Saúde.
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O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que é necessário investir em transportes públicos de qualidade nas grandes cidades


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que é necessário investir em transportes públicos de qualidade nas grandes cidades, a fim de beneficiar o trabalhador brasileiro.

Lula participou ontem, no Rio, da abertura da Convenção Mobilidade Sustentável na Renovação Urbana, que reúne prefeitos e representantes de cidades da América Latina com mais de 500 mil habitantes.

"A gente precisa compreender que o investimento na mobilidade urbana é investimento na melhoria de vida das pessoas. Que fazer esse companheiro chegar em casa ou no trabalho mais rapidamente é permitir a ele que tenha um pouco mais de lazer", disse Lula.

Ele defendeu gastos em infraestrutura básica, principalmente para atender às camadas mais pobres da população. "Nós queremos acabar com a máxima, vergonhosa, de que tudo para o rico é desenvolvimento, e para o pobre é gasto", frisou.

Segundo os organizadores do evento, existem no mundo, atualmente, 800 milhões de veículos, número que deve pular para 2 bilhões até 2030. Para evitar que os sistemas de locomoção entrem em colapso, é preciso planejar e organizar o trânsito nas metrópoles, com investimentos em transporte de massa, como trens e metrô.

Além de evitar que os trabalhadores gastem cada vez mais tempo entre sua casa e o trabalho, a medida vai reduzir o aumento incontrolável da poluição, principal vilã do aquecimento global.
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