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Novo valor de tarifa do Citybus entra em vigor a partir de hoje em Goiânia

domingo, 29 de novembro de 2009


As tarifas do Citybus terão novo valor nos finais de semana a partir de hoje. O usuário poderá pagar R$ 2,25 em moedas, aos sábados e domingos sem o direito de integração. Foi o que divulgou a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), em uma entrevista coletiva realizada ontem na sede do órgão. O DM adiantou a informação com exclusividade na última edição de sexta-feira.

As linhas do micro-ônibus contemplam todos os shoppings e parques da cidade, e são uma alternativa para quem quer deixar o carro na garagem aos finais de semana. Segundo o presidente da CMTC, Marcos Massad, atualmente a média é de sete mil passageiros por dia, e com a nova tarifa reduzida nos finais de semana, a demanda pelo transporte poderá aumentar.

“Desde a implantação do Citybus há oito meses, queremos mudar o hábito dos goianienses que contam com um serviço diferenciado de transporte coletivo que são os micro-ônibus climatizados e extremamente confortáveis e eficazes. Hoje podemos substituir em dadas ocasiões nossos veículos pelo Citybus, desafogando as principais vias de Goiânia, melhorando o trânsito de nossa Capital”, ressalta Marcos Massad.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Setransp), Décio Caetano, afirma que a companhia adotou uma politica de diversificação das tarifas para ser uma forma de estimular o uso do Citybus. Atualmente o serviço oferece variadas tarifas de acordo com a necessidade do usuário. Com o bilhete de R$ 4,50, o passageiro tem o direito à linha integrada, durante o período de 90 minutos. Com o bilhete único de R$ 6,00, o usuário faz quantas viagens quiser ao longo do dia. Existe o trecho único no valor de R$ 3,00 em moedas, sem direito a integração, e por fim, nos finais de semana a tarifa de R$ 2,25, também em moedas, com direito apenas a uma única viagem. “O Citybus opera com a capacidade bem menor do que o seu real poder de trasporte, e nós visamos estimular as pessoas a fazer uso dos micro-ônibus como uma alternativa de transporte”, diz Décio Caetano.
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Transporte coletivo de Taubaté já conta com 5 ônibus adaptados para portadores de necessidades especiais


A partir da próxima segunda-feira, 30 de novembro, o sistema de transporte coletivo de Taubaté contará com cinco novos ônibus adaptados para portadores de necessidades especiais. O anúncio foi feito pelo prefeito Roberto Peixoto na última sexta-feira. Segundo o prefeito, a entrega dos novos ônibus se dá em cumprimento a exigências da atual administração, visando a efetiva melhoria do sistema de transporte coletivo da cidade.
De acordo com o Departamento de Trânsito, as linhas que serão atendidas pelos novos ônibus são Vila Aparecida, Três Marias/Estoril, Gurilândia/Santa Teresa, Distrito Industrial do Una/Quiririm e Cidade de Deus/Vila São Geraldo (via Jardim Paulista).
Desde o dia 19 de novembro já havia um ônibus adaptado circulando em Taubaté. Para que a população possa conhecer como funcionam os novos veículos, dois ônibus estarão expostos neste sábado, 28 de novembro, na Praça D. Epaminondas.
“Com a entrada em circulação dos novos veículos damos um passo muito grande na modernização do transporte coletivo de nossa cidade, principalmente por beneficiarmos a cidade não só com veículos novos, mas com a garantia de acesso também pelos portadores de necessidades especiais”, finalizou Peixoto.
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67% dos moradores da Grande Vitória utilizam o transporte coletivo diariamente


Uma pesquisa realizada pelo Instituto Futura sobre mobilidade urbana mostra que na Grande Vitória 67% da população utiliza o ônibus como meio de transporte para compromissos diários. Quem lida todos os dias com engarrafamentos na Região Metropolitana de Vitória talvez nem acredite, mas apenas 19% da população utiliza carro particular.

De acordo com o estudo, no município da Serra está a maior parcela de pessoas que utilizam os coletivos (79%) e a menor que anda de carro (8%). Por outro lado, em Vila Velha, apenas 58% utilizam ônibus como principal meio de locomoção, e esse município se destaca também na parcela maior de pessoas que se deslocam a pé (7%), chegando a superar o transporte por motocicletas (6%).

Segundo o Ministério das Cidades, mobilidade urbana é o resultado da interação dos deslocamentos de pessoas e bens entre si e com a própria cidade. A partir desse conceito, fica clara a importância da mobilidade urbana para a qualidade de vida da população e para a competitividade de uma cidade. Avaliando a mobilidade na Grande Vitória, a pesquisa aponta que os maiores problemas citados pelos entrevistados são engarrafamentos (31%), desrespeito às leis de trânsito (24%), acidentes (10%) e excesso de carros (8%).

O investimento prioritário para melhorar o trânsito na Grande Vitória, para 19% dos ouvidos, é a ampliação das vias e pontes existentes, para 12% o aumento do número de ônibus, e para 10% a adoção do sistema de rodízio de carros e o aumento do número de guardas e agentes de trânsito. Contudo, a maior parcela de respostas (14%) dos entrevistados que residem no município de Vitória aponta a implantação de transportes alternativos como prioridade.
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Futebol se tornou inimigo Nº01 do Transporte Público nas principais cidades do Brasil, no Recife o número de vandalismo nos coletivos é preocupante


Os números de ônibus depredados na Região Metropolitana do Recife em dias de jogos de futebol são crescentes e preocupam entidades vinculadas ao transporte público em Pernambuco, além dos operadores - motoristas e cobradores - e passageiros, que terminam sendo os grandes prejudicados. Somente este ano, já foram 1.693 coletivos danificados e um prejuízo de R$ 628 mil durante as 81 partidas que aconteceram na Ilha do Retiro, nos Aflitos e no Arruda até o início de novembro. Dois motivos apontados como causa para tanto vandalismo são a audácia de "marginais travestidos de torcedores", nas palavras do presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Dilson Peixoto, e a impunidade por parte da Polícia.

A quantidade de peças que sofreram avarias neste ano - 4.315 - já supera a de 2008, que foi de 3.155. No ano passado, 1.443 ônibus foram depredados, representando um prejuízo de R$ 386 mil. "Esses atos não só danificam o patrimônio, como também ameaçam a segurança de outras pessoas. A gente tem os motoristas e cobradores que, muitas vezes, passam por um sistema de absoluto vexame, de ameaça ou até de agressão mesmo, não só verbal, mas física", afirma Dilson Peixoto.

Para tentar conter a ação dos vândalos, o Grande Recife faz um relatório das depredações a fim de mapear as áreas de maior incidência desse tipo de crime. "Criamos um banco de dados e, em cima disso, identificamos os pontos onde ocorrem as depredações, inclusive com os horários, se antes ou depois do jogo", afirma o gerente de fiscalização Mário Sérgio.

O trabalho mostra que, neste ano, até outubro, as vias de maiores registros de depredação de coletivos são a Avenida Agamenon Magalhães (76 casos), Avenida Norte (75), BR-101 Sul (53) e as avenidas Rosa e Silva e Mascarenhas de Moraes, com 50 e 45 casos, respectivamente. Apesar desse mapeamento - compartilhado durante o ano passado com a Polícia Militar e com o Ministério Público de Pernambuco, sem resultado positivo -, o efetivo da polícia e a equipe de fiscalização do próprio Grande Recife não têm conseguido minimizar os atos de vandalismo.

A média de ônibus danificados em 2008, por jogo, foi de 25 veículos, com 55 peças destruídas. No geral, os baderneiros quebram janela, retrovisor, alçapão, luminária, estofamento de banco e parabrisa. "Eles estão prejudicando um patrimônio que serve a eles mesmos, serve à família deles", observa o gerente.

Ele chama atenção também que essa destruição se reflete junto a todos os usuários. "Infelizmente não é possível fazer a reposição de peças imediatamente, então, muitas vezes, esses ônibus não podem rodar no outro dia, prejudicando grande parte da população". Essas ações são definidas pelo presidente do consórcio como "relação esquisita, esquizofrênica, porque, na verdade, é como se o cara estivesse atirando no próprio pé".
Fonte: JC online
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Substituição dos ônibus articulados pelos novos ônibus já provocam as primeiras reclamações em Sorocaba


A frota de ônibus da Transporte Coletivo Sorocaba (TCS) nem foi completamente substituída e já começam a surgir as primeiras reclamações quanto aos ônibus zero quilômetro das empresas contratadas emergencialmente. A maioria dos passageiros está satisfeita e elogia, mas há os que reclamam da substituição dos ônibus articulados pelos comuns, o que estaria provocando superlotação. Também há queixas dos carros com apenas uma porta no meio para o desembarque, fazendo com que quem fica no fundo nas horas de pico não consiga descer no ponto correto. Já os elogios são para os elevadores para embarcar cadeirantes e o silêncio dos veículos novos ao trafegar.
“Prefiro os ônibus velhos, mas articulados, do que os novos, mas pequenos, que ficam muito lotados”, disse na tarde de ontem o vendedor Aguinaldo Serafim, 35 anos, que utiliza a linha 42 - Laranjeiras. Ele embarca no bairro Vitória Régia e declarou que não aprova a mudança que reduziu a quantidade de embarque nos ônibus sem que aumentasse o número de veículos nas linhas. A doméstica Selma Oliveira dos Santos Silva, 47 anos, gostou das mudanças, mas chama a atenção para a dificuldade para descer pelo meio quando o ônibus está lotado.

Ontem mais 45 novos ônibus da TCS foram substituídos por outros zero quilômetro das empresas Rosa, São João, Reunidas e Jundiá. Eles começaram a atender nas linhas 55 - Rodrigo, 53 - Éden, 46 - Paineiras, 42 - Laranjeiras e no transporte especial. Até o momento foram trocados 93 ônibus dos 183 da frota da TCS. No dia 17 já haviam sido substituídos 48 dos atuais 93.
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Tendência é a prorrogação de contrato com a Visate em Caxias


Em 2010, ano em que Caxias comemora um século da passagem do trem, o prefeito José Ivo Sartori (PMDB) e a Câmara de Vereadores terão de decidir o rumo de outro tipo de transporte: o coletivo urbano. São cinco as possibilidades que se apresentam neste momento para o futuro desse tipo de serviço na cidade. E tudo indica que o trilho a seguir será mesmo o da prorrogação do atual contrato com a Viação Santa Tereza (Visate), como sugeriu o Conselho Municipal do Trânsito e Transportes (CMTT) na última terça-feira.

A prorrogação, com inclusão de melhorias, é o primeiro cenário que aparece num relatório montado pela Secretaria Municipal do Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (SMTTM), a partir das opiniões da comunidade, coletadas em fóruns e seminários realizados neste ano. O que ajuda a sustentar essa hipótese é a explicação do titular da SMTTM, Vinicius Ribeiro. Segundo ele, a licitação que a Visate venceu conta com um prazo de duração do contrato por 10 anos com chance real de prorrogação por mais uma década se a empresa cumprir com as exigências contratuais.
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