Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Recife: AV. Domingos Ferreira em Boa Viagem terá corredor exclusivo para ônibus

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Parte das obras do futuro Corredor Norte/Sul, que ligará os municípios de Igarassu e Jaboatão dos Guararapes, teve as licitações anunciadas ontem pela empresa Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano. O pacote, orçado em R$ 60 milhões, prevê a implantação de oito terminais de integração e três corredores exclusivos de ônibus: Pan Nordestina (PE-15), Abdias de Carvalho e Avenida Domingos Ferreira. Neste pacote, ficou de fora o projeto de requalificação da Avenida Agamenon Magalhães, considerada a espinha dorsal do corredor, cujo projeto está sendo elaborado pelo urbanista Jaime Lerner, a pedido do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setrans).
Na Avenida Domingos Ferreira, o corredor de ônibus será feito na pista leste (esquerda), ao lado do canteiro central, onde vão ser instaladas as 14 paradas de ônibus. Para evitar a remoção de todas as árvores existentes no canteiro, a proposta é remover apenas as que estiverem naárea onde vão ser construídos os abrigos. As paradas vão ser instaladas na altura dos semáforos para permitir a travessia dos pedestres. As paradas vão medir 2,70 metros de largura e terão que avançar em parte da faixa de rolamento. O estreito canteiro tem cerca de meio metro de largura. A faixa de ônibus terá início na Herculano Bandeira e seguirá pela pista leste da Domingos Ferreira até altura da Avenida Barão de Souza Leão.
Na Avenida Pan Nordestina, o corredor exclusivo de ônibus vai dar continuidade ao corredor da PE-15, entre o cruzamento da PE-15 com a Avenida Joaquim Nabuco e a rótula da Avenida Presidente Kennedy, em Olinda. Além das paradas vão ser implantados também retornos pelas ruas Manoel Clementino e Rua D6.
Na Avenida Abdias de Carvalho, haverá a requalificação das paradas no trecho entre a BR-101 e o Túnel Chico Science. Haverá ainda a eliminação de retornos pelas ruas Padre Teófilo Tworz, Santa Edwirges, Vinte e um de Abril e Avenida General San Martin. Já o corredor da Avenida Agamenon Magalhães, ainda não tem prazo definido para ser implantado. A previsão agora é que o projeto seja entregue em abril.
READ MORE - Recife: AV. Domingos Ferreira em Boa Viagem terá corredor exclusivo para ônibus

Câmeras dão mais segurança aos ônibus de Fortaleza


Empresas de transporte instalaram equipamentos para evitar assaltos. Em uma sala, fiscais controlam mais de 200 veículos.
Para prevenir assaltos a ônibus, empresas de transporte de Fortaleza decidiram usar câmeras. Boa parte da frota passou a circular com o equipamento.
Controle – As imagens são monitoradas em uma sala. Os fiscais têm o controle de mais de 200 carros que circulam pela capital. Pelo rastreamento, ficam sabendo a localização exata do ônibus. Em caso de perigo, um sinal vermelho aparece na tela dos computadores. Em seguida, a polícia e a empresa são acionadas.
Dos ônibus que circulam na capital cearense, 90% têm câmeras e localizador via satélite. As empresas investiram R$ 3 milhões em segurança nos últimos anos.
Segundo o sindicato das empresas de ônibus, a violência dentro dos transportes coletivos diminuiu 50% nos últimos quatro anos. “Os assaltos vêm caindo. Em alguns momentos, há espasmos de retorno. Hoje a população já vem deixando de trazer dinheiro para dentro do ônibus para usar cartão. O cartão eletrônico traz essa segurança”, afirma Dimas Barreira, diretor da entidade.
READ MORE - Câmeras dão mais segurança aos ônibus de Fortaleza

Projeto obriga empresas a pôr câmeras em todos os ônibus de Cuiabá

Tramita na Câmara de Vereadores de Cuiabá projeto de lei que obriga as empresas de transporte coletivo com concessão na Capital a instalar circuito de filmagem interna nos ônibus. Segundo a proposta do vereador Ivan Evangelista (PPS), o objetivo de implantar este recurso tecnológico nos veículos é inibir roubos, furtos e vandalismo.
Ele justifica que a sua proposta pretende garantir o mínimo de segurança aos usuários e funcionários das empresas de transporte coletivo, de forma preventiva, além de colaborar com a Polícia no sentido de identificar os criminosos, na prática de delitos no interior dos coletivos da cidade.
“A iniciativa busca essencialmente reduzir o número de atos violentos contra a população usuária, como roubos e furtos, além de coibir a prática de atos de vandalismo”, assinala Ivan.
O projeto do vereador socialista estabelece que as empresas fiquem obrigadas manter em funcionamento câmeras de segurança enquanto o veículo estiver circulando, de modo a garantir a segurança dos seus usuários, além do motorista e cobrador, minimizando assim a possibilidade de atentado a vida e ao patrimônio do cidadão.
“A instalação dos equipamentos tem por objetivo coibir os assaltos e também todo e qualquer tipo de irregularidades que possam ocorrer no interior do meio de transporte”, justifica o vereador.
Pelo projeto, as informações devem ficar arquivadas por mínimo 30 dias. Em caso de crime, o vídeo é repassado para a Polícia Militar. Para o caso de descumprimento da referida lei, as empresas ficarão sujeitas ao pagamento de multa ou até mesmo em perda da concessão caso ocorra reincidência.
READ MORE - Projeto obriga empresas a pôr câmeras em todos os ônibus de Cuiabá

As cidades, o trânsito e o transporte

domingo, 27 de setembro de 2009

Quem usa o transporte coletivo ou dirige um carro nas cidades do Paraná já comprovou: a cada dia, o trânsito parece mais difícil. As razões vão do impressionante aumento na venda de automóveis ao comportamento dos motoristas, mais e mais estressados. Como conseqüência, temos prejuízos para a economia, para o meio ambiente e, claro, para nossa qualidade de vida. Na capital paranaense a situação não é diferente. Mesmo com um sistema de transporte coletivo eficiente, copiado em outros estados e países, Curitiba é a cidade brasileira com a maior proporção de veículos nas ruas: um para cada 1,63 habitante. E já se prevê a duplicação do número de automóveis em dez anos.

O que fazer? A solução deve ser buscada, paralelamente, em três áreas: investimento no transporte coletivo, modernização da infraestrutura de tráfego e educação dos motoristas. É o que estamos fazendo. Depois de 20 anos, voltamos a construir corredores exclusivos para ônibus. Os primeiros 9,4 km estão na Linha Verde, a maior avenida da cidade, que substituiu o trecho urbano da BR 116. Os ônibus que circulam na Linha Verde rodam com diesel feito à base de óleo de soja. E já começamos a trabalhar na primeira linha do Metrô Curitibano, que terá 22 km.

Para dar mais fluidez ao trânsito, implantamos dez novos sistemas binários, que são ruas paralelas com tráfego em sentido contrário, e pavimentamos mais de 500 km de ruas e avenidas, com preferência para aquelas por onde passam ônibus. Motoristas e pedestres não são esquecidos. Nos últimos anos, os curitibanos se acostumaram a ver nas ruas campanhas educativas como a que estendeu tapetes vermelhos para pedestres nos cruzamentos mais movimentados. Rapazes e moças vestidos de anjos circularam nos semáforos, distribuindo orientações para um trânsito mais humano.

Os números mostram que esse é o caminho correto. O total de passagens vendidas por ano no transporte coletivo aumentou de 294 milhões para 324 milhões de 2005 para 2008. Os radares, que antes eram instrumentos usados exclusivamente para punição, foram todos sinalizados, iniciativa que inspirou o Conselho Nacional de Trânsito a determinar a sinalização também em todo o País. Resultado? Redução de 57% no número de atropelamentos nas ruas com radares na capital.Acredito que nossas soluções podem ser adaptadas também a diferentes realidades, em cidades de pequeno e médio porte, até mesmo antecipando problemas futuros.


''No trânsito, as soluções não podem ser deixadas para amanhã''.
READ MORE - As cidades, o trânsito e o transporte

Rio vai ganhar mais 11 estações de aluguel de bicicletas

Bairros contemplados serão Gávea, Ipanema, Leblon e Lagoa. Ao todo, serão 19 estações e 190 bicicletas em outubro.

A partir de outubro, os cariocas vão ganhar mais 11 estações de bicicletas de aluguel. A iniciativa faz parte do projeto Pedala Rio e vai contemplar os bairros da Gávea, Ipanema, Leblon e Lagoa, todos na Zona Sul do Rio.
As estações ficarão em pontos como a Praça Santos Dummont, na Gávea; Praça Antero Quental e Jardim de Alah, no Leblon; Parque do Cantagalo e Praça General Osório, em Ipanema. Atualmente, o Rio tem oito estações de aluguel de bicicletas em Copacabana, também Zona Sul. Com os novos pontos, a cidade terá 19 estações e 190 bicicletas. Em dezembro, os próximos bairros contemplados serão Botafogo, Flamengo, ambos na Zona Sul, e o Centro da cidade, onde mais 19 estações serão construídas e outras 190 bicicletas ficarão à disposição da população. Até o ano que vem serão instaladas mais 12 estações na Tijuca, na Zona Norte. “Com isso iremos completar a primeira fase do projeto, composta de 50 estações e 500 bicicletas”, explica Angelo Leite, presidente da Serttel, empresa responsável pela implantação do Pedala Rio. A prefeitura do Rio prevê a instalação de faixas exclusivas, compartilhadas e zonas 30.
Segundo Leite, desde a implantação do sistema, em dezembro de 2008, foram registrados apenas quatro furtos. "Nossas bicicletas se enquadram na categoria das chamadas smart bikes ou bicicletas inteligentes. Desde a inauguração, nosso sistema registrou apenas quatro casos isolados de furto e vandalismo em janeiro deste ano, o que é insignificante se comparado com os índices europeus", ressaltou.
Como alugar
Para alugar, o usuário tem que adquirir passes, que dão direito a viagens de até 30 minutos. Acima deste período, o usuário passa a pagar um valor adicional, chamado de viagem remunerada.
O passe pode ser de 1 dia (R$ 10), 3 dias (R$ 15), 6 meses (R$ 50) ou 1 ano (R$ 100). É preciso fazer um cadastro no site http://www.mobilicidade.com.br/ para adquirir os passes eletrônicos.
O pagamento é feito com cartão de crédito e as bicicletas são liberadas nas estações por meio do celular.
READ MORE - Rio vai ganhar mais 11 estações de aluguel de bicicletas

Cuiába: Conselho vai discutir reajuste e gratuidade no transporte coletivo

O Conselho Municipal de Transporte e Trânsito – (CMTT), vai se reunir no dia (01) de outubro próximo, às 14 horas, na Secretaria de Transporte e Trânsito - (Setrat), para discutir o realimento do valor da passagem do transporte coletivo de Rondonópolis e também a questão da gratuidade. Até agora o Poder Executivo ainda não se pronunciou sobre autorizar um reajuste. O valor da tarifa está congelado há quatro anos e a empresa Cidade de Pedra, que detém a concessão dos serviços na cidade, passa por desequilíbrio financeiro e pode continuar a demitir trabalhadores. Além disso, já ventila que não terá recurso suficiente para o pagamento da folha de setembro deste ano.
Segundo o presidente do CMTT, Donizete Aparecido Alves de Souza, o conselho vai se reunir e analisar dados referentes aos serviços do transporte coletivo. “A empresa vai colocar as suas dificuldades, será apresentado números sobre gastos e despesas e depois colocaremos em votação entre todos os conselheiros. Logo após a votação teremos o resultado se o conselho vai ser a favor ao reajuste da passagem do transporte coletivo. Posteriormente a decisão será levada para discussão com o Poder Executivo”, explica o presidente Donizete Aparecido.
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas dos Transportes Terrestres de Rondonópolis – (STTRR), disse que não vai aceitar a demissão de funcionários e está se mobilizando e pode deflagrar uma greve no transporte coletivo.
READ MORE - Cuiába: Conselho vai discutir reajuste e gratuidade no transporte coletivo

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960