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São Paulo: A guerra contra os Fretados clandestinos continua

quarta-feira, 29 de julho de 2009

A briga entre o prefeito paulistano Gilberto Kassab (DEM) e milhares de pessoas, residentes em outros municípios ou lá mesmo na capital, que se utilizam de ônibus fretados para chegar a seus locais de trabalho, merece ser acompanhada mesmo por quem não mora ou trabalha em São Paulo, nem se utiliza de ônibus fretados - e, por isso mesmo, imagina que não tem nada a ver com isso.
O que está em andamento na capital, neste exato instante, não é o problema isolado de um segmento da população, mas sim um capítulo (pelo que se vê, bastante exaltado) de uma antiga guerra que se desenrola diuturnamente na maior parte das cidades médias e grandes do Brasil e do mundo: a guerra pelo centro da cidade.
É uma guerra acirrada, pois em jogo estão interesses os mais díspares possíveis, além de um fato que sempre pesa muito nas reivindicações: em todo lugar, a característica mais forte do Centro é ser um território de todos e de ninguém, uma região para onde tudo converge e onde a população se encontra para trabalhar, fazer compras, ir ao banco ou passear.
Todos se sentem meio donos do Centro, e, quando alguém impõe limites à utilização que determinado grupo dá a esse território - a exemplo daquela baixada por Kassab, que não quer os ônibus fretados circulando numa área de setenta quilômetros quadrados dentro do chamado centro expandido -, produz-se compreensível revolta. Não importa o que se diga, a sensação daquele que enfrenta a restrição é de quem tem um direito revogado.
No caso paulistano, a polêmica é alimentada por argumentos sensatos, apresentados pelos que não poderão mais ir até o local de trabalho nos ônibus fretados, e terão de, como se diz no interior, fazer baldeação de ônibus ou metrô para chegar a logradouros centrais como a avenida Paulista.
Às alegações da Prefeitura, de que o trânsito ficará mais rápido, observam que cada ônibus transporta mais de quarenta pessoas, as quais causariam problemas muito maiores se resolvessem ir trabalhar em seus carros particulares. E lamentam que se tenha preferido incomodar justamente quem precisa ir ao Centro a trabalho, liberando todos os outros de qualquer proibição.
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Recife: Dia 31 de julho o sistema que utiliza o Vale Transporte Eletrônico e o Vale Transporte de Papel será desativado

terça-feira, 28 de julho de 2009

Dando continuidade ao processo de implantação do novo sistema de bilhetagem eletrônica, o Grande Recife Consórcio de Transporte está realizando, junto às mais de 18 mil empresas (públicas e privadas) cadastradas no órgão, a divulgação do calendário de transição, que marcará o fim da antiga tecnologia e o início a operação plena do novo modelo de bilhetagem. Para que todas as empresas e funcionários tenham acesso às informações, o consórcio montou um cronograma que prevê o prazo final das vendas de créditos, seja de Vale Eletrônico ou de Papel, e utilização dos mesmos. Atualmente, mais de 450 mil trabalhadores utilizam o vale transporte diariamente para seu deslocamento residência/trabalho/residência. A compra de créditos para o Vale Transporte Eletrônico poderá ser realizada, pelas empresas cadastradas, até o dia 30 de junho. Os créditos adquiridos até a data final da comercialização terão validade até o dia 31 de julho.
Desde o início do ano, o Grande Recife vem trabalhando na transição de procedimentos e serviços da antiga tecnologia (que utiliza o Vale Transporte Eletrônico e o Vale Transporte de Papel), para o novo Vale Eletrônico Metropolitano – VEM. Os novos equipamentos – para a leitura, carregamento e gerenciamento – da nova tecnologia já estão 100% instalados e em funcionamento pleno. Desta forma, no dia 31 de julho o sistema que utiliza o Vale Transporte Eletrônico e o Vale Transporte de Papel SERÁ DESATIVADO. A partir de 01 de agosto apenas a nova tecnologia, que utiliza o cartão VEM, poderá ser usada dentro do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife.
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Curitiba: Ônibus terão cartazes de prevenção à nova gripe

Cartazes com orientações de prevenção à nova gripe H1N1 começaram a ser colados nesta segunda-feira (27) em ônibus do transporte urbano. A primeira etapa é dos ônibus alimentadores, que são os que transportam passageiros dos bairros até os terminais, onde é feita a integração. Na sequência serão colados cartazes nos ônibus das linhas Expresso e das linhas que ligam bairros, como Cabral-Portão. O objetivo é que toda a frota circule com os cartazes, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde.As orientações são de medidas simples mas essenciais para evitar a doença. Manter os ambientes ventilados, evitar locais fechados, não tocar olhos, nariz e boca sem antes higienizar as mãos, são algumas das orientações. Se alguém tiver febre acima de 38ºC com tosse ou dor de garganta deve usar máscara e procurar atendimento médico. É importante não tomar medicamento sem prescrição médica.Os cartazes serão afixados em vários pontos da cidade. A Rede Integrada de Transporte (RIT) tem uma frota operante de 1.906 ônibus e transporta, por dia útil, 2,4 milhões de passageiros.
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Aracaju: Órgãos apontam soluções para transporte

Ônibus danificados e superlotados. Linhas atrasadas, e que muitas vezes nem completam o percurso. De um lado, a administração municipal procura tomar medidas paliativas e do outro, os donos das frotas atrasam meses para entregar novos ônibus. E bem no centro do caos que caracteriza o Sistema Integrado de Transportes de Aracaju, está a população aracajuana que, revoltada, continua esperando uma solução. Mas será que o transporte público de Aracaju tem saída?
Para responder a esta pergunta, o Portal Infonet conversou com o superintendente Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Antônio Samarone, e com o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), Adierson Monteiro. Os dois têm opiniões bem distintas no que diz respeito aos principais problemas do transporte coletivo da capital, mas são unânimes em apontar responsáveis: um órgão joga a bola para o outro.


Situação dos ônibus e atrasos
Para Samarone, grande parte dos problemas está na frota e atrasosAlgumas das principais reclamações dos usuários dizem respeito às condições precárias da frota que circulam na capital, e ao atraso das linhas. Estes, para Antônio Samarone, são os problemas centrais do transporte coletivo de Aracaju. “Nosso sistema de transporte funciona com precariedade em decorrência dessa frota, e também pelo descumprimento de horários dos ônibus. Resolvendo isso, nós solucionamos 50% dos problemas”, acredita Samarone. O superintendente reforça, ainda, que a SMTT está cobrando dos empresários a renovação da frota, já garantida pelo prefeito Edvaldo Nogueira, com 111 ônibus que atenderão todos os requisitos de acessibilidade exigidos.
Quanto aos atrasos, Samarone afirma que a solução já está a caminho. “Até a metade de agosto estará funcionando o sistema de GPS, por meio do qual todos os ônibus de Aracaju poderão ser acompanhados pela internet. Com esse sistema, não existe a possibilidade de manipulação dos dados”, diz o superintendente.
Já para o presidente do Setransp e empresário do ramo, Adierson Monteiro, “é muito fácil jogar a responsabilidade nas costas dos empresários”. Para ele, o principal problema do transporte público de Aracaju é a falta de prioridade. “Se o transporte público é para a maioria, ele deveria ter prioridade em cima do individual. O que melhora o transporte é o investimento público. São os empresários que vão modificar a infraestrutura da cidade e as vias para os ônibus?”, questiona o presidente. “Nossos parlamentares, quando forem discutir o plano diretor de Aracaju, têm que priorizar o transporte”, completa.
Sobre a nova frota, Adierson afirma que o atraso na entrega deve-se à “dificuldade que as empresas têm na capacitação de recursos em bancos, e a crise econômica mundial”. Mas para ele, renovar a frota nem de perto resolve o problema. “Ônibus novo melhora o conforto, mas não melhora a fluidez”, pontua.
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São Luís: Transporte público não dá acessibilidade

Falta de acessibilidade e indicações em ônibus, pontos de embarque e desembarque, terminais de integração e faixas de pedestres são algumas das causas da insatisfação de portadores de deficiência em São Luís. Para buscar formas de minimizar a problemática sofrida diariamente, sobretudo por cadeirantes e portadores de deficiência visual, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) fez ontem, em sua sede, uma reunião com entidades locais que representam as pessoas com deficiências ou patologias.
A reunião agrupou representantes da Superintendência de Transportes, do Fórum de Entidades de Pessoas Portadoras de Deficiência e Patologia, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, do Instituto de Previdência e Assistência do Município e da Câmara Municipal.
Na ocasião, foram discutidos planos relacionados à melhoria da qualidade de locomoção para a pessoa com deficiência e foi analisado o panorama da cidade, em termo de acessibilidade para os especiais. Atualmente, segundo Marcelo Tavares, superintendente da SMTT, dos 936 ônibus que circulam em São Luís, apenas 81 têm elevadores que auxiliam na entrada de cadeirante. Outros 58 estão semi-adaptados.
De acordo com o assessor técnico da SMTT, uma das propostas do órgão é intensificar as fiscalizações nos ônibus para que os direitos dos deficientes sejam cumpridos. Além disso, há pretensão em disponibilizar estacionamento rotativo, promover debates relacionados ao assunto e treinamentos para empresas de ônibus da capital. "Até 2014, de acordo com o decreto nº 5296/04, temos que estar com toda a frota adequada aos portadores de deficiência", contou.
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São Paulo: Prefeitura vai mudar ponto de fretados na região da Av. dos Bandeirantes

O secretário municipal dos Transportes de São Paulo, Alexandre de Moraes, disse no fim da manhã desta segunda-feira (27) que o ponto de embarque e desembarque para os fretados instalado na Rua Alvorada, na região da Avenida dos Bandeirantes, Zona Sul de São Paulo, será alterado. Segundo ele, o trânsito gerado na região e as reclamações dos moradores foram maiores que os benefícios. A restrição aos ônibus fretados na capital paulista começou a funcionar nesta segunda-feira.“Recebi uma grande reclamação dos prédios residenciais. É um ponto que deve ser alterado, gerou mais ônus do que bônus”, disse o secretário. Segundo ele, técnicos da secretaria já estavam no local avaliando como seria a mudança. Moraes afirmou que na terça-feira (28) o ponto já deve estar alterado, mas não informou em que novo locais os ônibus deverão parar.
Apesar das reclamações dos passageiros, que relataram vários atrasos para chegar ao trabalho, e das longas filas de fretados nos pontos de parada, o secretário considerou positivo o balanço da manhã deste primeiro dia de restrição aos fretados no centro expandido da cidade. “As empresas perceberam a importância das novas regras, a adesão foi muito grande. Vimos um número maciço de ônibus nos pontos”, explicou.
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