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Transporte público eficiente é desafio para Copa do Mundo em 2014

quarta-feira, 22 de julho de 2009

SÃO PAULO - Além da construção e reforma de arenas esportivas, o Brasil tem um grande desafio a enfrentar para sediar a Copa de 2014: oferecer transporte público de qualidade para os visitantes. Em grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro (ambas escolhidas para serem cidades-sede), o desafio é ainda maior e demanda um conjunto de soluções de transporte urbano.
Nesses grandes centros, é necessário que haja uma conjugação de projetos de transporte, como corredores de ônibus e linhas de metrôs, compostos de várias tecnologias e agindo de forma integrada, de acordo com o diretor-superintetendente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Marcos Bicalho.

Ele ressalta ainda que para atender todas as exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa) no quesito transporte, os municípios deverão fazer uma parceria com o governo federal para garantir os investimentos. "As autoridades devem agir logo e definir o quanto antes os projetos e investimentos para conseguir realizá-los a tempo", afirmou. "Este tema deve ser tratado com muita atenção pelos governantes", disse.

Bicalho disse que há, em Curitiba, um sistema da década de 1970, que pode ser muito eficiente nas cidades-sede menores: o BRT (sigla em inglês para ônibus de trânsito rápido), uma espécie de trem articulado cujas tarifas são cobradas em estações e não dentro dos veículos, como nos ônibus convencionais. Segundo ele, o BRT tem uma velocidade de transporte mais rápida, além de mais regularidade no atendimento.

"O BRT tem um baixo custo de implantação se comparado ao metrô, por exemplo. Enquanto um quilômetro de metrô custa aproximadamente US$ 100 milhões, o BRT custa US$ 10 milhões", afirmou. O tempo de implantação do BRT também é inferior ao do metrô – o primeiro leva entre 24 e 36 meses para ser implantando, já o tempo do metrô é indefinido. "O de Belo Horizonte está em obra há 27 anos", ressaltou.Conforme Bicalho, o transporte via BRT é um modelo brasileiro que já foi exportado para países como Colômbia e Chile. "A África do Sul também comprou para a Copa do Mundo do ano que vem", disse.
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Florianópolis: Floripa by Bus, colorido veículo tem dois andares

Os turistas que visitam Florianópolis têm a chance de conhecer a avenida Beira-Mar, o Centro Histórico e praticamente toda a região Sul da ilha em uma tacada só, gastando menos de uma tarde. O responsável pela ajuda é o Floripa by Bus, serviço de city tour feito em um ônibus panorâmico de quatro metros de altura.
Ao todo, são 3h para se observar tudo e só descer uma vez. O colorido veículo tem dois andares, é aberto, anda devagar e toca música alta. Durante o trajeto, os motoristas costumam buzinar e os pedestres batem fotos do pitoresco ônibus. Resultado: você também vira atração turística por alguns minutos. Isso aconteceu comigo no começo de maio, quando visitei Floripa atrás de novidades para o GUIA BRASIL 2010.
Partimos na hora do almoço do shopping Iguatemi, costeamos o manguezal do Itacorubi e atravessamos por baixo da ponte Hercílio Luz. Depois, vimos o Centro Histórico e seguimos para o Sul. É nessa região da cidade, com cara e clima de vila colonial, que os locais mais param para ver você passar. Aqui, cruzamos as fazendas, o Morro das Pedras e paramos na praia da Armação, para uma rápida caminhada até a prainha de Matadeiro (esta vale muito a visita). Uma funcionária, que acompanha todos os passeios, dá explicações em um português carregado de sotaque castelhano e em um inglês meio improvisado, se necessário.
O turista também ouve músicas como o hino de Floripa e áudios bacanas (estes em português claro) sobre a cidade: suas belezas naturais, a origem do nome, a história da imigração açoriana.

Os famosos ventos da cidade podem incomodar quem está sentado no andar superior. Se for o caso, dá para sentar na parte de baixo, também adaptada para deficientes. E há coberturas em casos de chuvas sem aviso (a empresa distribui capas) e calor excessivo (dá para comprar água e água de coco).
Além deste passeio, há outras duas rotas para o Leste. Ambas são pelo menos meia hora mais curtas e passam pela Lagoa da Conceição e pelas praias Mole e Joaquina; uma sai de manhã, às 9h, e a outra (feita somente aos sábados) é noturna.
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Transporte coletivo: Tarifa de R$ 2,50 passa a vigorar a partir desta 4ª em São José

Nova tarifa sofreu reajuste de 19%
As tarifas do transporte coletivo de São José dos Campos passam a custar R$ 2,50 a partir desta quarta-feira, 22. O reajuste de 19% foi autorizado pela Câmara e, de acordo com a Secretaria de Transportes, é menor do que o solicitado pelas empresas, que precisaram reajustar os salários dos motoristas e cobradores em 23,80% nos últimos dois anos e cinco meses.O cálculo da nova tarifa foi feito seguindo a fórmula estipulada no edital de licitação e no contrato de concessão, que prevê reajustes anuais.A nova tarifa é semelhante à praticada em cidades como Campinas, São Caetano do Sul, Guarulhos, Osasco e Santo André.

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Aracajuanos criticam transporte público

“Os ônibus que circulam em Aracaju estão cada vez mais danificados, principalmente os que fazem as linhas Eduardo Gomes/Zona Oeste e Marcos Freire II/Piabeta. Não existe ao menos local para que os usuários que viajam em pé, possam se segurar. Um absurdo”.
Wilams disse sentir na pele o drama de quem precisa trafegar nos ônibus em Aracaju. “Semana passada eu entrei em um ônibus que faz a linha Marcos Freire II/Piabeta e fiquei surpreso: um dos bancos de dois lugares estava seguro em apenas um ferro, balançando o tempo inteiro. Uma senhora foi sentar e aí o pessoal se revoltou e arrancou o banco, o que gerou confusão com o motorista. Mas já pensou se a senhora sentasse? Era queda na certa”, lamenta o estudante.

Sem identificação
A falta de identificação com o itinerário na porta dos ônibus e nas placas instaladas nos terminais também é motivo de reclamações. “Aqui no Terminal do DIA, quem não sabe o ponto certo, perde o carro. Tem horas que a gente não encontra um fiscal para perguntar e no lugar das placas, ou tem um buraco ou existem pichações”, afirma a usuária Josefina Santos que mora na Prainha e reclama que o único ônibus que passa no local é o Santa Maria/DIA.

De guarda chuva
“Todos os dias eu enfrento a mesma maratona para ir e voltar do trabalho. A rotina não muda: horas esperando nos terminais, cadeiras praticamente soltas dentro dos ônibus, faltam barras para os usuários se segurar. E quando chove a situação piora, pois os vários buracos no teto e as janelas quebradas fazem com que as pessoas fiquem totalmente molhadas. Imagine um monte de guarda-chuvas abertos dentro do ônibus”, destaca o marceneiro Francisco Santana que mora no Santos Dumont, mas trabalha no Distrito Industrial de Aracaju.
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Manaus-AM: Rodoviários ameaçam paralisar transporte coletivo pela quinta vez

Funcionários das empresas de transporte coletivo de Manaus ameaçam paralisar pela 5º vez este ano, 60% da categoria amanhã (21), caso as empresas não paguem hoje (20) o reajuste de 7% junto com o adiantamento salarial.O anúncio foi feito ontem (19), pelo presidente do Sindicato dos Rodoviários de Manaus, Josildo Oliveira, que informou ainda, que a determinação é deixar apenas 40% da frota circulando. A paralisação coincide com o retorno das aulas de algumas instituições, o que deve tumultuar o trânsito na cidade.O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Manaus (Sinetram), Acir Gurgacz, disse que os rodoviários já estão cientes de que não haverá pagamento do reajuste. Segundo ele, as empresas não têm como pagar o valor reivindicado porque a Prefeitura de Manaus não reajustou a tarifa de ônibus na cidade.Para os rodoviários, a paralisação está dentro dos critérios exigidos na lei de serviços essenciais a população. Josildo disse que todas as partes envolvidas já foram comunicadas e a greve será realizada respeitando a antecedência de 72 horas.
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Ribeirão usará cartão eletrônico para barrar roubo a ônibus

Ribeirão Preto já registrou 89 assaltos a ônibus este ano, contra os 142 casos de 2008. Para evitar a violência sofrida pelos motoristas, as três empresas de transporte coletivo urbano do município investiram R$ 1,5 milhões para a implantação de um cartão especial que será usado para pagar a passagem.
As máquinas começam a funcionar em setembro. Com a medida, o dinheiro não vai mais ser aceito. As passagens só poderão ser pagas com o cartão eletrônico, que poderá ser recarregado em vários pontos e até na internet.


Violência
No final de semana, um motorista foi baleado na barriga enquanto trabalhava no Bairro Parque Ribeirão. O bandido praticou o crime apenas para levar algumas moedas que estavam no caixa. A vítima está internada na Santa Casa. Por causa dos assaltos, Ribeirão Preto não possui cobradores desde 2007. São aceitos bilhetes e cartões nas catracas ou dinheiro pelo motorista.
O Sindicato dos Empregados no Transporte Coletivo acredita que falta policiamento, principalmente em bairros mais distantes e encaminhou um ofício às polícias Militar e Civil. A PM alega que mantém as rondas e faz reuniões frequentes com os responsáveis pelas empresas de transporte.
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