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São Paulo: Crianças com deficiência ganham transporte especial

quinta-feira, 16 de julho de 2009

A Secretaria de Estado da Educação assina hoje, dia 07/07, convênio com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, EMTU/SP, para a criação do Serviço Especial de Transporte Conveniado - “Ligado”. O novo serviço visa atender às pessoas com deficiência, na modalidade porta a porta. Nessa primeira fase transportará alunos autistas que freqüentam as escolas da rede estadual de ensino e entidades assistenciais como a Associação Amigos dos Autistas - AMA e Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD. Serão 400 pessoas transportadas entre alunos e acompanhantes até o segundo semestre deste ano. A ideia é prestar atendimento às pessoas dos programas de governo ligados às áreas da educação, saúde, cultura e lazer, por meio de contrato firmado diretamente com a EMTU/SP. Na primeira etapa o serviço, operado por 52 micro-ônibus, será executado pelos motoristas autônomos credenciados na Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e que têm o Certificado de Registro de Operação.

Política de acessibilidade
O convênio firmado com a Secretaria de Estado da Educação vem ao encontro da política de acessibilidade da EMTU/SP, que conta com vários serviços e projetos para propiciar às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida transporte e deslocamentos seguros e eficientes. O processo de concessão das linhas intermunicipais metropolitanas na Região Metropolitana de São Paulo viabilizou um aumento substancial de ônibus adaptados para as pessoas com deficiência, uma exigência do edital na concorrência pública que também será feita da região do ABC e nas Regiões Metropolitanas da Baixada Santista e de Campinas. Em São Paulo, já operam mais de 1.000 ônibus adaptados para transportar as pessoas com deficiência, o equivalente a 21% do total de veículos do transporte metropolitano.

Gratuidade e conforto
Há também o benefício da Carteira de Identificação do Passageiro Especial que garante a esses usuários a isenção do pagamento da tarifa nas linhas intermunicipais metropolitanas. Neste ano, 45 mil pessoas utilizam a carteira, considerando as três Regiões Metropolitanas de São Paulo (São Paulo, Baixada Santista e Campinas). Particularmente em São Paulo, há uma parceria com o Consórcio Metropolitano de Transporte que criou o BOM Especial, um cartão eletrônico que facilita a mobilidade dos usuários que podem passar pela catraca e utilizar os bancos reservados na parte traseira do ônibus.
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Fortaleza: Recuperação da Osório de Paiva beneficia usuários de três terminais

Seis equipes da Operação Tapa-Buracos, da Prefeitura de Fortaleza, atuam na avenida Osório de Paiva, corredor de acesso os terminais de ônibus Parangaba, Siqueira e Lagoa. Com a recuperação total da via, onde circulam 47 linhas, mais de 260 mil usuários do transporte público serão beneficiados. Esta semana, a Operação atua ainda em pontos como Praia do Futuro, Beira-Mar e Praia de Iracema, além dos corredores comerciais do Centro, tendo em vista o aumento do fluxo de veículos por conta do período de férias.

Confira as linhas de ônibus que circulam na Osório de Paiva:

025-Opaia/Lagoa
027-Siqueira/Papicu/Aeroporto
029-Parangaba/Náutico
030-Siqueira/Papicu/13 de Maio
038-Parangaba/Papicu
050-Siqueira/Messejana/Papicu
051-Grande Circular I
052-Grande Circular II
067-Lagoa/Albert Sabin
069-Via Expressa/Lagoa
070-Clube de Regatas/Parangaba
077-Parangaba/Mucuripe
078-Siqueira/Mucuripe
319-Parque São José/Osório de Paiva
320-João XXIII/Centro
322-Granja Portugal/Lagoa
329-Parque Santa Rosa/Siqueira
330-Cj Esperança/Siqueira
331-Cj Esperança/Centro
332-Siqueira/Lagoa
333-Bom Jardim/Centro
334-Mondubim/Siqueira I e II
335-Bom Jardim I
336-Parque Santa Cecilia I
337-Jardim Jatobá/Siqueira I
338-Canindezinho342-Parque São Vicente
345-Cj Ceará/Siqueira
346-Jardim Fluminense
351-Joquei/Bonsucesso
352-Bonsucesso/Joquei
355-Siqueira/José Bastos
360-Siqueira/João Pessoa
361-Siqueira/Osório de Paiva/Parangaba
362-Siqueira/Vila Manoel Sátiro/Parangaba
363-Vila Manoel Sátiro/Centro
366-Bom Jardim II
369-Parque Santa Rosa/Parangaba
376-Parque Santa Cecilia II
378-Canindezinho/Urucutuba
381-Santa Maria/Siqueira
382-Parque Jerusalém
384-Parque Santana
386-Planalto Granja Lisboa I e II
387-Jardim Jatobá/Centro
390-Av. João Pessoa
397-Jardim Jatobá/Siqueira II
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São Paulo: Com frota menor, lotações espremem usuários

As lotações da capital têm justificado o nome. De tão cheias, é difícil embarcar em alguns dos micro-ônibus da SPTrans (empresa da prefeitura que cuida do transporte público) na periferia. A frota está 8% menor do que há três anos (perdeu quase 500 veículos), mas há 6 milhões de passageiros transportados a mais do que em 2006.
'Cresce oferta de lugares', diz SPTrans
Esse quadro provoca, diariamente, cenas que colocam os usuários em situações pouco dignas. Os passageiros têm de esperar por dois ou às vezes três micro-ônibus para embarcar. A opção é dar o bilhete único para o cobrador, pedir para outro passageiro girar a catraca e entrar por trás dos veículos, onde a disputa por espaço é menos pior.
Não que a briga seja apenas para entrar nos veículos. A capacidade deles, em geral, é de 33 pessoas, menos da metade do que um ônibus comum. Com corredor mais estreito, o passageiro corre o risco de não descer onde quer, porque não consegue se movimentar dentro do coletivo.
Todo o transporte público da capital - lotações e ônibus comuns - funciona com menos veículos do que há três anos, conforme o Agora publicou em maio. A justificativa da gestão Gilberto Kassab (DEM) para o quadro é que não houve queda de assentos, porque os ônibus antigos foram substituídos por veículos maiores, articulados ou biarticulados. Mas a maior parte da redução de veículos foi nas lotações - que entram em ruas onde os ônibus não cabem.

Mais gastos
Apesar de contar com quase 500 ônibus a menos, a prefeitura tem gasto mais verba para manter essa frota rodando. Era perto de R$ 100 milhões em maio de 2006. Em maio último, foram R$ 180 milhões. Parte desse custo extra é explicado pelo congelamento da tarifa. Em novembro de 2006, a passagem passou de R$ 2 para os atuais R$ 2,30. Manter a tarifa congelada até o fim do ano foi uma promessa do prefeito Kassab.
Especialistas dizem que os micro-ônibus são uma saída interessante para o transporte público. Eles vão aonde ônibus maiores têm dificuldade. Mas é preciso colocar cada veículo no lugar adequado.
"Há espaço para todos os tipos de ônibus. Os biarticulados, nos corredores e em avenidas com grande demanda concentrada; ônibus de menor porte, em locais de difícil acesso ou aonde não se dirigem ônibus grandes. Cabe à administração pública locar o equipamento certo para atender, com a mesma qualidade, a população", diz o professor de engenharia de trânsito Heitor Kawano, da FEI.
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Recife: Prazo de validade da carteira de estudante 2008 encerra amanhã

terça-feira, 14 de julho de 2009

O Grande Recife Consórcio de Transporte informa que se encerra amanhã (15/07) o prazo de validade da carteira de estudante 2008. O documento que é utilizado por 330 mil estudantes do ensino médio, fundamental e de cursinhos pré-vestibulares, é responsável por garantir o direito de utilizar a meia passagem através da aquisição de créditos para o Vale Eletrônico Metropolitano Estudante (VEM). Durante o ano, o Grande Recife ampliou o prazo de validade da Carteira de Estudante 2008 por três vezes. Tudo isso, porque houve um atraso na entrega da documentação por parte das escolas. Até o momento, o consórcio confeccionou cerca de 300 mil carteiras, sendo 256 mil documentos que já foram entregues e, outras 44 mil que estão prontas, apenas aguardando o resgate por parte das escolas. Aproximadamente 30 mil carteiras solicitadas, enviadas recentemente, estão em processamento, e deverão ser entregues na próxima semana. As escolas que ainda não requisitaram carteiras para seus alunos, têm até o dia 30 de setembro de 2009 para solicitar o documento. O requerimento para a emissão das carteiras só pode ser feito ao Grande Recife pelas escolas.
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Região oeste de Uberlândia ganha novos ônibus

Começam a circular, no próximo dia 12, 34 novos ônibus que reforçam a frota da Viação Sorriso de Minas, empresa de transporte público urbano, na cidade de Uberlândia. Conforme pré-estabelecido por meio de licitação com a Prefeitura, os novos Mercedes Benz - Neobus chegaram à cidade no último dia 29 e atendem a todas as determinações: são zero quilômetro, possuem elevadores, garantindo a acessibilidade, e também chassi de 13,2 metros de comprimento, o que amplia a capacidade de acomodação dos passageiros.
Os novos ônibus somam-se aos 96 veículos da Sorriso de Minas já em circulação e garantem a melhoria no transporte em mais de 33% da rota total do município, área atendida pela empresa. "Com este crescimento, o atendimento à população nesta região será beneficiado com a melhor distribuição dos veículos e cumprimento dos horários pré-estabelecidos pelo órgão gestor para a circulação dos ônibus", ressalta o diretor da Sorriso de Minas, Leandro Gulin.
Para atender à nova frota, a Sorriso de Minas também aumentou seu quadro de funcionários: 150 colaboradores, vindo das empresas que estão deixando o sistema SIT, foram contratados para garantir a eficiência na prestação do serviço.
Outro investimento da empresa foi em aprendizagem: um profissional especializado da Neobus esteve em Uberlândia para o treinamento de todos os 339 motoristas da empresa para os novos veículos, mais modernos.
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Natal ganha 60 novos ônibus adaptados


Frota especial irá atender gestantes, idosos, obesos e pessoas com deficiência física. Ônibus começam a circular neste final de semana.
Sessenta novos ônibus com acessibilidade para idosos, gestantes, obesos e pessoas com limitações físicas foram apresentados nesta sexta-feira (10) e estão sendo colocados em circulação na cidade a partir deste final de semana. O investimento global das sete empresas (Guanabara, Santa Maria, Conceição, Via Sul, Riograndense, Reunidas e Cidade das Dunas) que compõem o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) – foi de R$ 15 milhões.Com os novos veículos, o transporte coletivo da cidade atinge a marca de aproximadamente 12% de adaptação à acessibilidade para cadeirantes, representando uma das maiores frotas adaptadas. Nos novos carros, os assentos preferenciais para idosos, gestantes e pessoas com limitações físicas são na cor amarela. No espaço reservado às cadeiras de rodas, um assento dobrável pode ser acionado para oferecer lugar extra aos demais passageiros. E, seguindo as novas normas para o setor, é oferecido também banco especial para pessoas obesas.As mudanças nos ônibus obedecem à resolução nº 316/2009 do Conselho Nacional deTrânsito (Contran), que determina alterações no espaçamento entre os bancos, no tamanho dos assentos, na largura do corredor e nas saídas de emergência, entre outras medidas. A resolução obriga as empresas fabricantes de ônibus a seguirem as normas e elas têm dois anos para se adequar. Como a resolução não é retroativa, a frota antiga permanece como está.Durante a apresentação dos ônibus, o diretor de comunicação do Seturn, Augusto Maranhão, disse que a falta de acessibilidade das vias e do transporte público é, para muitos, a verdadeira limitação para o crescimento pessoal e profissional.

“Este é um bom momento para se abordar a necessidade de dotar a cidade de condições de acessibilidade nas calçadas, pontos de ônibus, pois somente assim, os usuários poderão usufruir os benefícios oferecidos pelos ônibus”, destacou.Maranhão lembrou ainda que a mudança põe Natal entre as primeiras a ter frota adaptada às diversas necessidades dos usuários. "São ônibus modernos e novos que têm como maior objetivo valorizar o usuário. Acredito que Natal seja uma das primeiras cidades a fazer estas modificações porque a resolução do Contran é tão nova que só quem estava renovando a frota agora poderia atender", diz o diretor.
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