Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Bilhete único não é mais aceito na mesma catraca duas vezes seguidas

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Mudança implantada vale para bilhete do trabalhador e estudantil.SPTrans diz que medida foi adotada para evitar fraudes.



O passageiro que usa vale transporte e bilhete estudantil em ônibus, metrôs e trens de São Paulo e tentou passá-lo duas vezes seguidas em uma mesma catraca nos últimos dias deve ter se surpreendido com o travamento do validador. Desde o sábado (6), a São Paulo Transporte (SPTrans), que coordena o sistema de bilhete único e do pagamento integrado do transporte público, ajustou as catracas dos veículos e estações para só permitirem a liberação da passagem em um mesmo ponto após um intervalo de 30 minutos, no caso do vale transporte, e 15 minutos, no caso do bilhete estudantil.



A medida foi adotada, segundo a SPTrans, para fazer cumprir a legislação federal que determina que o benefício do bilhete para estudantes e trabalhadores é intransferível. De acordo com a empresa, muitos passageiros cediam o cartão para parentes e amigos usarem o transporte. A atitude é classificada como fraude pela prefeitura. A nova determinação vai afetar diretamente 1,4 milhão de pessoas que possuem cartões subsidiados pelas empresas e 800 mil estudantes. A medida não atinge os passageiros que usam o bilhete único comum.
READ MORE - Bilhete único não é mais aceito na mesma catraca duas vezes seguidas

São Paulo: Recorde de lentidão deixa passageiros indignados em pontos de ônibus

Moradores da cidade reclamam da demora para pegar a condução. Em recorde histórico, lentidão ficou perto dos 300 km de filas
Em um dia de lentidão recorde no trânsito em São Paulo, não foram só os motoristas que sofreram. Nesta quarta-feira (10), véspera de feriado prolongado, havia muita gente esperando ônibus nos pontos de parada ao longo das vias congestionadas na cidade. Quem dependia do coletivo para voltar para casa, ir ao trabalho ou à faculdade reclamou.
Foi o caso da estudante Cristina Tatini, de 32 anos, que estava em um ponto de ônibus na Avenida Pedro Bueno, no Jabaquara, na Zona Sul, e torcia para o veículo chegar logo. Eram 18h20. "Eu cheguei aqui meia hora antes do que o normal e não adiantou nada porque não passou nenhum ônibus. Tenho prova na faculdade às 19h10", afirmou ela, que ia para o Ibirapuera, na mesma região.
Cristina, que se abrigava da chuva forte com um guarda-chuva, informou que o percurso não costuma levar mais do que 30 minutos, mas nesta quarta ela estava menos animada. "Hoje, com certeza, está demorando mais".
Junto com ela, outras pessoas se amontoavam sob uma marquise para se proteger da chuva. A assistente administrativa Sueli Santos, de 40 anos, não escondeu a indignação com a demora do ônibus que a levaria para casa. "Eu pego o (ônibus) Jardim Macedônia e é o único que serve para mim. Deve estar tudo parado", apostou ela, tentando justificar por que o coletivo não passava. Sueli contou que também tinha saído mais cedo, neste caso do trabalho, e que esperava no ponto havia meia hora.
Um pouco mais adiante, na mesma avenida, a aeroviária Rita Araújo, 47, parou em um posto para abastecer o carro. Sabia que a volta para casa, em Santo Amaro (também na Zona Sul), seria mais lenta. "Hoje o trânsito está infernal. Normalmente, o trânsito é ruim, mas acho que hoje (quarta) está pior", afirmou Rita, que calculou fazer em 45 minutos o trajeto que faz em dias normais em meia hora. "Mas isso é pensando positivamente", brincou.
READ MORE - São Paulo: Recorde de lentidão deixa passageiros indignados em pontos de ônibus

Palmas: Motoristas não estão treinados para operar os 26 ônibus adaptados

Apesar das reclamações gerais quanto ao aumento de 40% na tarifa do transporte coletivo em Palmas, pelo menos uma categoria deveria comemorar. Trata-se dos portadores de deficiência física, que passaram a contar com 26 ônibus adaptados a suas realidades. Anteriormente, apenas uma unidade estava adaptada, para um número estimado em 17.252 pessoas (IBGE 2001). Porém, a boa notícia esbarra na falta de motoristas capacitados para operar o sistema e se relacionar com a diversidade. Segundo o presidente da Associação e do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Sebastião Ferreira, os motoristas do transporte coletivo não estão aptos a manusearem o novo sistema do veículo, provocando constrangimento aos usuários deficientes que precisam do ônibus. “O sonho está se transformando em um pesadelo” denuncia.Por causa desta situação, a Associação pretende acionar ainda este mês o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e a Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM) por meio de ofício, para que eles capacitem os motoristas. Caso o impasse não seja solucionado, irá protocolar uma ação no Ministério Público Estadual (MPE). “Para assim valer a Lei da Constituição Federal de 88, que explica de que maneira o Estado atenderá o deficiente físico”, ressalta Ferreira.
READ MORE - Palmas: Motoristas não estão treinados para operar os 26 ônibus adaptados

Rodoviários suspendem paralisação no transporte coletivo de Manaus

A paralisação no transporte coletivo de Manaus, prevista para hoje (10), foi suspensa pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários de Manaus (Sttrm). Segundo o secretário do sindicato, Antônio Cavalcante, a greve foi suspensa porque as empresas de transporte coletivo realizaram o pagamento dos funcionários esta manhã. Cavalcante informou que a reivindicação foi atendida pelas empresas de transporte coletivo somente para os salários atrasados. Segundo ele, caso as empresas voltem a atrasar o pagamento deste mês, o sindicato comunicará os órgãos responsáveis e poderá fazer nova greve que deve tirar de circulação 60% do total da frota de 1,4 mil ônibus da cidade.O diretor executivo do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Manaus (Sinetran), César Tadeu Teixeira, informou que o pagamento foi feito por meio de empréstimo, cujo valor ele não quis revelar.César esclareceu que a medida é paliativa e que, apesar da conquista aparente dos rodoviários, o empréstimo só ameniza a situação temporariamente, mas não soluciona o problema. De acordo com o secretário, a única alternativa para evitar a greve foi contrair novo empréstimo, aumentando o valor da dívida das empresas. Segundo ele, o pagamento não foi feito antes em função do bloqueio das contas das empresas pela Justiça. “O dinheiro da Transmanaus foi confiscado sem a empresa dever. O transporte coletivo de Manaus já está à beira do caos e temos que evitar a greve em meio a tudo isso”, disse.

Possibilidade de nova greve
O secretário do Sinetran, César Tadeu, informou ainda que a possibilidade de não realizar o pagamento dos rodoviários, no próximo dia 20, é grande. Segundo ele, um novo empréstimo seria inviável para as empresas.Caso a previsão se confirme, um novo anúncio de greve deverá ser feito até a data, como já foi anunciado pelo sindicato dos rodoviários.
READ MORE - Rodoviários suspendem paralisação no transporte coletivo de Manaus

Transporte coletivo em Boa Vista fica mais caro


A partir da próxima segunda-feira (15), os usuários de táxis lotação e ônibus pagarão à tarifa dos transportes coletivos com reajuste. O Município acatou o pedido do aumento feito pela Cooperativa dos Motoristas de Táxi Lotação e a empresa Viação Cidade de Boa Vista que presta serviço ao Município.A tarifa do táxi lotação passará de R$ 2,00 para R$ 2,50 e a de ônibus de R$ 1,80 para R$ 2,00.Os transportes coletivos ainda terão que conceder em cada viagem, o direito de meia-entrada aos estudantes ou a gratuidade prevista na Lei Municipal n° 761, de 14 de dezembro de 2004, aos idosos e portadores de necessidades especiais. A decisão do Município atende à recomendação do Ministério Público Estadual.A vaga exclusiva para estudantes ou a gratuidade não poderá ser ocupada por outro passageiro.Caso a população perceba que o direito à meia-entrada ou gratuidade, além de outros serviços de transporte coletivo não forem cumprido, poderão fazer denuncias ligando para Central de Atendimento da Prefeitura de Boa Vista, telefone 156. Os usuários informam o número da placa do automóvel ou ônibus, mais o horário da ocorrência.

Ônibus
O aumento foi estudado pelo Conselho Municipal de Transporte Coletivo (CMTC), após solicitação da empresa Viação Cidade de Boa Vista, a qual presta serviço ao Município alegava que o preço da passagem R$ 1,80 causava desequilíbrio econômico.Conforme o gerente administrativo da Viação Cidade de Boa Vista, Sandro Pereira Salgado, com o aumento da tarifa será possível melhorar o serviço de transporte coletivo. - Outras capitais da região Norte praticam esse preço (R$2,00) e inclusive algumas estudam um reajuste. Trabalhamos para melhorar a qualidade do transporte coletivo, mas para isso precisamos de mais condições. Só esse ano, colocamos mais de 22 novos ônibus circulando na cidade-, destacou Sandro.
READ MORE - Transporte coletivo em Boa Vista fica mais caro

Curitiba: 2.787 toneladas a menos de poluição com novos ônibus

quarta-feira, 10 de junho de 2009


Com a renovação da frota de ônibus, a Rede Integrada de Transporte de Curitiba (RIT) deixou de emitir para a atmosfera 2.787 toneladas de gases tóxicos, de 2005 a 2009. Neste período, a frota recebeu 1.120 novos ônibus, com motores Euro 3, menos poluentes. "Modernizando a nossa frota, também investimos na sustentabilidade do meio ambiente e na qualidade de vida para os curitibanos", diz o prefeito Beto Richa. "Menos poluição representa melhor qualidade do ar para os curitibanos e preservação do meio ambiente."
Desde 2005, 928 ônibus já foram substituídos por novos. Outros 192 entrarão em operação até o fim do ano. No período, também houve ampliação da frota, com mais 100 veículos. A frota da RIT tem 1.910 ônibus.
Os novos ônibus têm motores eletrônicos Euro 3, tecnologia que reduz em 60% a emissão de poluentes resultantes da queima de combustível em relação aos motores da versão Euro 1. Essa tecnologia impede a queima total do combustível; a tecnologia Euro 3 faz a queima quase completa do diesel e reduz à metade a sobra do material tóxico eliminado na forma de fumaça e fuligem.
"A qualidade do ar é resultado de uma série de fatores. A umidade do ar, por exemplo, também influencia. Mas uma das principais fontes de emissão de gases poluentes são os veículos", explica Josiana Saquelli Koch, diretora do departamento de Pesquisa e Monitoramento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Entre os gases tóxicos que sofreram redução na emissão para a atmosfera com a adoção dos ônibus com motores Euro 3, monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos totais e material particulado (mistura de poeiras e fumaça).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a concentração de material particulado na atmosfera não ultrapasse os 50 microgramas por metro cúbico. Os órgãos ambientais brasileiros têm como parâmetro 150 microgramas por metro cúbico, com base em uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Mesmo em exposições de curta duração, há pessoas que podem sentir cansaço, tosse seca, irritação nos olhos, no nariz e na garganta como efeitos da alta concentração da poluição.
De acordo com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que realiza o monitoramento diário da qualidade do ar da cidade, os índices de Curitiba estão dentro dos padrões determinados pela legislação brasileira. Ou seja, a qualidade do ar é boa ou regular.
Segundo um levantamento da OMS, cerca de 2 milhões de pessoas morrem por ano em todo o mundo em decorrência da poluição. No Brasil, um estudo do Laboratório de Poluição Atmosférica da Universidade de São Paulo (USP) aponta que a má qualidade do ar custa em torno de US$ 1 bilhão por ano aos cofres públicos principalmente com mortes ou tratamento de doenças associadas direta ou indiretamente à poluição.
Os cálculos das emissões dos gases da frota de ônibus são feitos pela Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa municipal que gerencia o transporte público da cidade. Cada ônibus passa por, no mínimo, dois testes anuais. A fumaça emitida pelo motor do cano de escape é recolhida e analisada. Em 2008, foram feitos 1.628 testes de fumaça, em caráter preventivo.
READ MORE - Curitiba: 2.787 toneladas a menos de poluição com novos ônibus

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960