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Recife: Carregamento embarcado, principal mudança promovida pelo novo modelo de bilhetagem eletrônica

quinta-feira, 14 de maio de 2009


No próximo dia 1º de junho entra em operação o carregamento embarcado, principal mudança promovida pelo novo modelo de bilhetagem eletrônica quem vem sendo implantado nos ônibus da Região Metropolitana do Recife. Pelo menos na teoria, a novidade deverá trazer conforto e comodidade aos usuários. Os créditos agora serão comprados pela internet, pagos na rede bancária e transferidos para os cartões no interior dos coletivos. Os testes com um piloto já começaram para evitar problemas. Até porque, estamos falando do embarque de passageiros. Se os validadores falharem na hora de transferir os créditos para os cartões, por exemplo, a confusão nos ônibus será grande.

FIQUE POR DENTRO DO CARREGAMENTO EMBARCADO O QUE VAI MUDAR:
O carregamento dos créditos eletrônicos não será feito apenas no posto da Praça Maciel Pinheiro, na Boa Vista, Centro do Recife. Quem quiser, poderá realizar o chamado carregamento embarcado, ou seja, carregar os créditos nos ônibus.

COMO SERÁ FEITO O CARREGAMENTO
O estudante vai entrar no site www.vemgranderecife.com.br (que só estará no ar a partir do próximo dia 15) e preencher um formulário. Esse documento deverá ser impresso e pago na rede bancária. Será cobrada uma taxa de R$ 1 pelo serviço.

COMO OS CRÉDITOS PASSARÃO PARA O CARTÃO VEM:Os créditos estarão disponibilizados no prazo de até 24 horas após o pagamento. Quando o estudante pegar um ônibus e aproximar o cartão do validador os créditos serão transferidos automaticamente.

ONDE PAGAR OS CRÉDITOS:O Grande Recife e o Setrans fecharam uma parceria com a CEF, que estará disponibilizando sua rede para os pagamentos. Serão 216 pontos para pagamento, entre agências, casas lotéricas e algumas lojas. Os créditos, entretanto, serão transferidos em até 24 horas apenas nos dias úteis. Nos fins de semana, serão disponibilizados somente na segunda-feira.

O QUE MUDA NO CARREGAMENTO:Nada. Os limites de créditos continuam sendo de 70, 95 ou 120, podendo ser comprados até três vezes por mês.
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Campinas-SP: Acordo põe fim à greve dos motoristas de ônibus


Depois de mais de quatro horas de audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, motoristas e cobradores do transporte público de Campinas decidiram em assembleia por volta das 23h desta quarta-feira (13) encerrar a greve da categoria iniciada no início da semana. Pelo acordo com a direção da Associação das Empresas do Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), que ainda precisa da aprovação da Justiça para ser oficializado, o que poderá acontecer na semana que vem, os cobradores passarão a ganhar um salário de R$ 615,00, um reajuste de 17,2%. Outra melhoria diz respeito às horas extras trabalhadas. Pela negociação final, o trabalhador que cumprir até 35 horas semanais receberá 50% de adicional. Ultrapassando as 35 horas, o adicional será de 75%. Os demais salários seguirão o acordo definido ontem (12). Motoristas convencionais passarão a receber R$ 1.385,00 e os de microônibus R$ 1.050,00. Ainda foi oficializada a categoria dos motoristas de ônibus articulados, que receberão R$ 1.440,00.

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Recife: Licitação das linhas de ônibus começa no segundo semestre

quarta-feira, 13 de maio de 2009


A licitação das linhas de ônibus, um dos processos mais complicados e esperados desde 2003, quando Pernambuco começou a cogitar substituir a EMTU pelo Grande Recife Consórcio de Transporte, será aberta no início do segundo semestre. A garantia é do presidente do Grande Recife, Dilson Peixoto. Além das linhas metropolitanas, serão licitadas no mesmo pacote os sistemas municipais de ônibus do Recife e Olinda, cidade vizinha à capital. Uma audiência pública para discutir o assunto está prevista para acontecer em julho. A convocação para a discussão será publicada no Diário Oficial entre os dias 10 e 15 do próximo mês. Logo em seguida, o Grande Recife lança o edital da concorrência, com todos os detalhes da disputa. A intenção da antiga EMTU é que as quase 300 linhas do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) da Região Metropolitana sejam licitadas de uma só vez. A expectativa no setor de transporte é grande. Isso porque as operadoras que prestam o serviço estão aí há muitos e muitos anos. Foram entrando e ficando, sem concorrer com ninguém. Para o usuário, a licitação deverá significar um ganho de qualidade no serviço. Pelo menos é para ser assim. Até porque empresas de todo o País - e talvez do exterior - poderão entrar na disputa. Além de ser obrigatória por lei - e há muito tempo, já que a Lei das Licitações (número 8666) data de 1993 -, a concorrência pública dará uma saculejada no serviço prestado no Recife. Muitos empresários do setor, de olho nas mudanças, já vêm se preparando, qualificando os serviços prestados. Mas outros ainda resistem à evolução. A licitação não é garantia de nada, até porque muitos problemas permaneceram nas cidades que licitaram seus sistemas, mas de qualquer forma será um avanço. Principalmente para determinadas áreas da Região Metropolitana, onde a população tem pouca opção de transporte e ainda é levada em veículos velhos. Sem falar que é lei e, como dizem as pessoas de bom senso, lei foi feita para ser cumprida.






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Passagem de ônibus em Joinville tem aumento de 12,2%


O joinvilense que depende do ônibus terá de desembolsar um pouco mais pela passagem. O aumento de 12,2% foi autorizado nesta terça-feira pelo prefeito Carlito Merss (PT). O bilhete comprado antecipadamente sobe de R$ 2,05 para R$ 2,30.A passagem vendida no próprio ônibus passa de R$ 2,50 para R$ 2,70. O aumento vale a zero hora de segunda-feira. Pelo menos 120 dias se passaram desde que Gidion e Transtusa entregaram ao prefeito Carlito Merss o pedido de reajuste.Inicialmente, falaram em 17%, mas acabaram recuando. Concordaram com 12,2% e levaram o que pediram. A administração municipal nega ao alegar que Gidion e Transtusa falavam em uma passagem de R$ 2,40.
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Natal: Reajuste da tarifa de ônibus está previsto para junho


O reajuste da tarifa de transporte coletivo em Natal está previsto para 6 de junho, segundo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 4 de setembro de 2007 entre o poder público, os concessionários dos serviços e o Ministério Público Estadual (MPE).Mas, a promotora Zenilde Ferreira Alves disse que qualquer especulação, agora, sobre o valor do novo índice tarifário “é até uma irresponsabilidade”, porque pode gerar uma expectativa “ e deixar em pânico a população”, usuária de ônibus na cidade.Zenilde Ferreira Alves é titular da 61ª Promotoria e foi responsável pela elaboração do TAC há dois anos. Ela explicou que antes de haver uma definição do reajuste da tarifa de transporte coletivo, vai se reunir com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (STTU), a fim de averiguar se o ajustamento de conduta vem sendo cumprido pelas sete empresas de ônibus: Guanabara, Santa Maria, Conceição, ViaSul, Riograndense, Reunidas e Cidade das Dunas. A promotora lembrou que, no ano passado, em virtude das empresas não estarem cumprindo cláusulas do TAC, o reajuste da tarifa “veio bem depois”. Na época, o reajuste que era previsto para 6 de junho, passou de R$ 1,75 para R$ 1,85, valor praticado até hoje. Ela disse que como houve mudança de gestão na STTU, ficou aguardando que os novos gestores tomassem conhecimento da situação do sistema de transporte coletivo de Natal, mas quando se aproximar o período para concessão do reajuste, afirmou que vai se encontrar com as autoridades públicas para discutir a questão. Segundo ela, o reajuste tarifário leva em conta a aplicação de uma fórmula, “que é muito complexa” e que só os técnicos podem chegar a uma definição. Pelo TAC de 2007, o reajuste da tarifa deve considerar o índice de passageiro por quilômetro, calculado com base nos 12 meses que antecedem a data do reajuste, assim como a variação do IPCA, o chamado Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e ainda a variação dos preços de combustíveis no mesmo período.Antes da TN ouvir a promotora Zenilde Alves, ontem à tarde, o diretor do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Natal (Seturn), Augusto Maranhão, também disse que era “uma mera especulação” se falar em valor de tarifa no momento. Porém, Maranhão confirmou que já vem se reunindo com os técnicos da STTU “para aferir a metodologia para a elaboração da nova planilha tarifária”. Segundo ele, tudo está numa fase preliminar e não se chegou “a nenhuma conclusão”.
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Fortaleza: Ônibus lotados e vias congestionadas


Sair de um trem lotado para enfrentar uma extensa fila de ônibus era algo que a estudante Juliana de Sousa Sampaio, 19 anos, já esperava enfrentar, desde o anúncio da interrupção da viagem na estação de Parangaba, em meados de abril passado. Tal como previa, viveu um “inferno duplo”, conforme disse.“Peguei o trem na estação do Mondubim, com destino ao Centro. Vou chegar atrasada e tudo indica que vou perder o emprego”, disse Juliana. Ela era um dos passageiros do sistema ferroviário que não escondia seu descontentamento com a interrupção da viagem, sem que fosse oferecida outra alternativa aos usuários.O assessor da presidência do Metrofor, Fernando Mota, disse que não havia mais sentido adiar a paralisação dos trens. “Estamos monitorando todas as viagens e isso não está causando maiores transtornos para os passageiros”, afirmou.O Metrofor anunciou, que para amenizar os transtornos aos usuários com a interrupção, houve uma redução em 50% o valor da passagem na Linha Sul. O usuário que pagava hoje na Linha Sul R$ 1 pela passagem e R$ 0,50 a meia, passará a pagar R$ 0,50 pelo bilhete inteiro e R$ 0,25 pela meia passagem. A Linha Oeste continua operando normalmente e com o preço antigo.Em novembro de 2001, os trens que percorriam o trecho entre as Estações Vila das Flores e Aracapé também foram interrompidos devido às obras do Metrofor. Nessa época, ao contrário do que acontece agora, ônibus começaram a substituir os trens no trecho entre as estações.Assim, os usuários tomavam ônibus em paradas próximas às estações Vila das Flores, Maracanaú, Novo Maracanaú, Pajuçara e Alto Alegre. Quatro linhas interligavam as estações ao Terminal de Integração de Aracapé, onde continuavam a viagem de trem. Com a medida, os passageiros não precisaram arcar com custos extras até os seus destinos.
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