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Bélem: Ônibus x usuários: caos no trânsito de Belém

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Quem depende do transporte coletivo na Região Metropolitana de Belém (RMB) encontra uma série de dificuldades diárias que já se arrastam há décadas.Durante três dias, o DIÁRIO entrevistou usuários, técnicos e trabalhadores sobre a situação dos ônibus em Belém. Nossa equipe constatou que a insatisfação com o sistema de transporte coletivo é sentida por grande parte da população.As reclamações começam antes mesmo de entrar nos coletivos. “Temos que ficar no meio da rua fazendo sinal para que o motorista nos veja. Mesmo assim, ainda tem muitos motoristas que nos ignoram e queimam as paradas”, disse a doméstica Suely Costa, justificando porque é tão comum ver usuários no meio das ruas para tentar chamar atenção dos coletivos.Os motoristas, por outro lado, alegam que a culpa não é deles, e sim da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), uma vez que é ela que estipula prazos de saídas e chegadas. “Temos que cumprir um horário muito apertado. E do jeito que o trânsito está hoje em Belém, não tem como evitar os atrasos. Então às vezes temos que queimar paradas para não atrasarmos o roteiro”, explica o motorista Laurindo Melo.Délcio Farias, assessor técnico do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém - SetransBel, concorda com o rodoviário. Segundo ele, há mais de duas décadas a CTBel não faz uma revisão nos horários que os rodoviários têm que cumprir. “O motorista que faz a linha Marituba Ver-o- Peso tem o mesmo tempo de outro que faz um percurso bem menor. A cidade cresceu, não é como era há 20 anos. A CTBel precisa reorganizar essa planilha de horários”, avalia Farias. >> População reclama também de paradas sem abrigo e da sujeiraPara os usuários dos coletivos em Belém, além das queimas de paradas, outros problemas demonstram descaso dos órgãos competentes. “É uma humilhação ter que ficar horas esperando o ônibus sem nenhum conforto. Temos que encarar a chuva, o sol, além dos problemas de todos os dias”, disse Nazaré Silva. Ela e muitos outros usuários citam a falta de pontos cobertos como um dos problemas da cidade. Sobre essa questão, o diretor de transportes da CTBel, Walter Campos, confirma que, dos 1.500 pontos de paradas de ônibus existentes na RMB, apenas um terço dispõe de abrigo e oferecem melhores condições de conforto. “A prefeitura tem um projeto de revitalização nos abrigos de ônibus, o que já acontece desde 2007. Aproximadamente 500 paradas já foram reestruturadas e a meta é continuar e construir novos abrigos para a população”, garantiu Campos.Os passageiros dizem que dentro dos coletivos a situação também não é nada agradável. “A passagem aumentou e a sujeira nos ônibus também. Além disso, ainda temos que respirar a fumaça poluída que eles soltam”, reclama a dona-de-casa Dilza Cunha.

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Porto Alegre: 2ª Passagem com 50% de desconto


O Tri é o sistema de bilhetagem eletrônica de Porto Alegre que consiste na arrecadação automática da passagem de ônibus, de forma que as carteiras de identificação e as fichas serão substituídas por cartões com créditos eletrônicos. Isso possibilita que a cidade tenha um sistema mais evoluído de transporte público coletivo, como é utilizado em outros grandes centros do Brasil e do mundo. O sistema de bilhetagem eletrônica também tem como objetivo integrar itinerários e beneficiar usuários com descontos na tarifa para usuários de mais de uma linha para um mesmo trajeto, a chamada Passagem Integrada (o usuário paga a primeira passagem inteira e a segunda com 50% de desconto).
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Campo Grande: Tarifaço sufoca empresas e trabalhadores informais

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Quem trabalha informalmente ou está desempregado deverá sentir ainda mais no bolso o aumento da passagem de ônibus de R$ 2,30 para R$ 2,50 a partir de 1º de março. O anúncio veio hoje, antes das festas carnavalescas, e nas ruas os usuários colocam na balança o serviço e o preço e dizem que ‘custa caro’ usar o ônibus.
“Vou ter que gastar R$ 5,00 por dia para poder trabalhar e isso pesa para mim e para muita gente”, diz Carina Gutierrez, de 33 anos, entregadora de marmitas.


Já quem trabalha com carteira assinada tem o índice de desconto no holerite previsto em lei de 6% do salário para o transporte. O empregador é o responsável pelo encargo. O trabalhador que recebe salário mínimo – reajustado de R$ 415 para R$ 465 – e usa dos ônibus terá R$ 27,90 de desconto.
Enquanto quem vive na informalidade, que é a maioria da população, e utiliza seis vezes na semana o transporte público tem que deixar R$ 132,00, ou seja, 28% do salário mínimo e cinco vezes o considerado ideal (6%) para o equilíbrio das finanças, segundo especialistas na área de economia.

Com o encarecimento do transporte público as pessoas trocam o ônibus pela bicicleta, motocicleta e até mesmo faz o trajeto a pé.




Segundo o Perfil Sócio- Econômico de Campo Grande 2004, a quantidade de passageiros está em queda desde 1998, com redução gradativa acumulada em 55 mil passageiros até 2003, caindo de 255 mil por dia para 200 mil, uma redução média de 10 mil usuários por ano.
Os dados do Perfil Sócio-Econômico mostram que em 1998 foram contabilizados 255 mil passageiros por dia, em 1999 o índice já havia caído para 242 mil, em 2000, nova queda de 14 mil, passando para 228 mil passageiros. No ano seguinte, 215 mil passageiros, em 2002, o decréscimo não foi tão acentuado, mas significou cinco mil passageiros a menos – 210 – enquanto em 2003 ficou em 200 mil passageiros, sendo que do ano passado ainda não foi revelado.
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Campo Grande: Tarifa de ônibus sobe a R$ 2,50 em 1º de março, a maior do país

sábado, 21 de fevereiro de 2009


A partir de 1º de março, um domingo, a tarifa de ônibus do transporte coletivo urbano em Campo Grande passa a valer R$ 2,50. Atualmente, o valor é de R$ 2,30. Em termos percentuais, o reajuste foi de 8,7%. Para pagamento exclusivo, no cartão eletrônico (Smart Card) a tarifa passa a custar R$ 2,30. Hoje, é de R$ 2,10.
Os novos valores publicados no Diário Oficial de Campo Grande de hoje elevam a tarifa de ônibus da Capital, novamente, ao posto de mais cara do País igualando-se a praticada em Florianópolis. Porém, no caso da Capital de Santa Catarina quem utiliza o cartão eletrônico paga R$ 1,98.
Em Porto Alegre (RS) a tarifa praticada é de R$ 2,30, em São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), o valor cobrado também empata com a capital gaúcha. Já em Curitiba a tarifa custa R$ 2,20. (veja tabela)
Conforme o decreto, nos dias úteis, no horário compreendido entre 8 e 10h59, será concedido um desconto de R$ 0,10 para o pagamento exclusivo com o cartão, ou seja, custará R$ 2,20.
O mesmo decreto institui a tarifa diferenciada de R$ 1,00 para pagamento no cartão, nas seguintes datas no ano de 2009: 1º de Maio (Dia do Trabalho), 10 de Maio (Dias das Mães), 9 de Agosto (Dia dos Pais), 26 de Agosto (Aniversário da Cidade), 2 de Novembro (Dia de Finados), 25 de Dezembro (Natal), 1º de Janeiro de 2010 (Ano Novo).
O troco máximo para pagamento em dinheiro fica estipulado em R$ 10,00.
Fresquinho
Já a tarifa para as linhas circulares executivas, nos veículos conhecidos como fresquinhos, passa de R$ 2,80 para R$ 3,00 para pagamento em dinheiro. Quem usar o cartão eletrônico obterá desconto e pagará R$ 2,80. O troco máximo também é de R$ 10.

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Recife: Nove linhas ganham ônibus para deficentes


Mais nove linhas de ônibus vão receber veículos adaptados com elevador, para o embarque e desembarque de pessoas com deficiência, dentro do Serviço Especial de Transporte (SET).

As linhas CDU/Shopping, Jardim Piedade, Candeias/Joana Bezerra, Candeias, Moreno/Jaboatão e Loteamento Conceição/Jaboatão farão parte do SET com um veículo por linha.

Já linhas PE-15/Boa Viagem, Joana Bezerra/Boa Viagem irão operar com três coletivos cada, além da linha Totó/Planalto, que trafegará com dois veículos adaptados. Com essas novas linhas, a frota de coletivos com elevador passa a contar com 64 linhas e 75 coletivos.

Os usuários cadeiras podem obter informações sobre os horários das linhas do SET, através do site do Grande Recife ou pela Central de Atendimento ao Cliente pelo 08000-0810158.
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São Paulo: SP Trans autua companhia de ônibus


Jovens Infratores se penduram nos ônibus e quem vira culpado é o motorista


A SP Trans informou nesta quarta-feira (18) que autuou a companhia de ônibus responsável pela linha 8000/10 (Praça Ramos/Terminal Lapa) após a publicação de uma foto tirada pelo internauta Cristiano dos Santos e publicada na qual aparecem jovens pendurados na lateral do veículo. O motorista foi advertido por não ter parado o ônibus e obrigado os pingentes a descer.
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