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Grande Recife inicia cadastramento de crianças para a bilhetagem eletrônica

sexta-feira, 7 de novembro de 2008


Dando continuidade ao processo implantação do novo sistema de bilhetagem eletrônica, que entrará em vigor em janeiro de 2009, o Grande Recife Consórcio de Transporte iniciará no próximo 18 de novembro o início o cadastramento de crianças menores de seis anos que irão utilizar o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) infantil - cartão gratuito destinado a este público - para garantir o uso de todo o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR), sem ônus e sem limite de utilização. A primeira fase do processo de cadastramento será realizado em vários pontos da região metropolitana e será estendido até o dia 18 de dezembro. Posteriormente a esta data, o atendimento passará a ser feito de forma centralizada, na Gerência Comercial do Grande Recife, localizado na avenida Agamenom Magalhães. O período de entrega dos cartões será posteriormente divulgado. Para solicitar o VEM infantil, os pais - ou responsável legal pela criança - devem se deslocar, entre 9h e 17h, para um dos 11 postos de cadastro (ver lista abaixo) distribuídos na RMR, incluindo terminais de integração e estações do metrô. A documentação exigida será: certidão de nascimento da criança (cópia e original); carteira de identidade ou profissional dos pais ou responsável legal (cópia e original); comprovante de residência (cópia e original) e 01 (uma) foto 3x4 da criança com fundo branco. Após o cadastro, os pais ou responsáveis levarão para casa um protocolo de cadastramento. É importante salientar que o Grande Recife não irá solicitar a presença da criança durante o cadastramento. Para o presidente do Grande Recife, Dilson Peixoto, o benefício destinado às crianças representa o início dos avanços tecnológicos que a nova bilhetagem disponibilizará para os usuários da RMR. “Estamos trabalhando para abranger ao máximo a nova tecnologia para todos os usuários do sistema. Finalmente está chegando ao fim o constrangimento dos pais presenciarem seus filhos se arrastando para passar pela catraca do coletivo”, destacou. Com a utilização do VEM Infantil – que teve um layout criado especialmente para o público com idade abaixo de seis anos, levando em conta à visão da criança sobre o transporte e cidadania – não terá custo para os usuários. O direito do uso é exclusivo do beneficiário, que poderá passar pela catraca como qualquer outro usuário. O primeiro passo para a implantação da nova tecnologia foi o recadastramento dos estudantes que utilizam o Passe Fácil, que teve início no dia 15 de outubro e segue até o final do mês de novembro. Locais de cadastramento: 1.Terminais: •PE-15 •Igarassu •Cais de Santa Rita •Macaxeira 2.Estações de ônibus e metrô: •Recife •Joana Bezerra •Barro •Jaboatão dos Guararapes •Camaragibe 3. Gerência Comercial do Grande Recife (Av. Agamenon Magalhães) 4.Centro de Referência à Assistência Social (Vila Roca – Cabo de Santo Agostinho) Documentação necessária: •Certidão de nascimento da criança (cópia e original) •Carteira de identidade/trabalho do pai ou responsável legal (cópia e original) •Comprovante de residência (cópia e original) •01 (uma) foto 3x4 com fundo branco da criança

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Grande Recife implementa novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica


Montreal Informática. Esse é o nome da empresa vencedora do processo de licitação para a implantação do novo modelo de Bilhetagem Eletrônica no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). A empresa carioca foi oficializada como vencedora da concorrência no último mês de setembro, após o cumprimento de todas as etapas da licitação, incluíndo a entrega e aprovação das amostras de softwares que serão utilizados. A modernização no sistema de bilhetagem contratado pelo Grande Recife representa um avanço inédito no setor. Diferentemente do que acontece em outras cidades (do Brasil e do exterior) – onde há soluções extremamente modernas sendo utilizadas de forma individualizada - o sistema que será implantado na RMR agregará, de forma totalmente integrada, várias soluções tecnológicas. As vantagens da nova bilhetagem serão percebidas de imediato pelos usuários. Um dos destaques será o carregamento embarcado. Ou seja, a inserção de créditos no cartão eletrônico (no Vale-transporte ou Passe Fácil) será feita no próprio ônibus, após pagamento de boleto bancário, que poderá ser gerado, por exemplo, através a internet. Com isso, os usuários não precisarão mais enfrentar filas. No caso do VT eletrônico o pagamento dos créditos continuará sendo feito pelas empresas.
TECNOLOGIA
Outra novidade será a adoção de cartões que utilizam a tecnologia contact less, que dispensa a inserção do cartão no validador. Mais barato, seguro e durável do que os modelos com chip (utilizados atualmente), os novos cartões serão distribuídos sem custo para os usuários. A entrega gratuita da primeira via (que atualmente custa R$ 11,50) será possível graças à redução considerável no custo do material, negociado pelo Grande Recife. A ampliação dos benefícios da bilhetagem eletrônica para um número maior de usuários será possível graças à criação de novas modalidades de cartões. Haverá peças específicas para idosos, pessoas com deficiência, crianças menores de seis anos e usuários eventuais.No caso dos beneficiários de gratuidade, o uso do cartão eletrônico representa o fim de uma das principais queixas deste público: as dificuldades geradas pela limitação do espaço destinado à gratuidade. Com o cartão na mão, idosos e pessoas com deficiência poderão decidir se querem permanecer na área prioritária ou se optam por passar pela catraca, sem a necessidade de pagamento de tarifa, já que a nova tecnologia registra o caráter gratuito deste tipo de utilização. Já as crianças menores de seis anos (que não têm direito ao Passe Fácil), poderão passar pela catraca, sem nenhum ônus, pondo fim a prática de ter pular ou passar por baixo do equipamento. Já os usuários eventuais, como turistas, ou pessoas que utilizam o STPP, mas não têm emprego formal e por isso não possuem o Vale-transporte Eletrônico poderão utilizar a versão pré-paga do cartão. A rotina será a mesma utilizada na telefonia, onde o usuário compra um cartão com uma determinada quantidade de créditos e os utiliza da forma que lhe convém. A idéia do Grande Recife é disponibilizar a venda deste tipo de cartão em pontos comerciais diversos, espalhados em toda a RMR. Para o presidente do Grande Recife, Dilson Peixoto, o avanço tecnológico da nova bilhetagem eletrônica está atrelado à necessidade de mais eficiência ao sistema. “Com o novo modelo de bilhetagem, o Grande Recife dá início a um processo de integração inédito. As vantagens para os usuários serão imediatas”, disse o presidente. Para o diretor de Tecnologia da Informação do Grande Recife, Giovanni Pellinca – que esteve à frente de todo o processo de definição de modelo e da licitação – a chegada do novo sistema representa um avanço que deve ser comemorado com orgulho por todos que fazem parte do STPP/RMR. “Trabalhamos muito e o resultado foi um sistema moderno e confiável”, destacou Dilson Peixoto. Atualmente, entre bilhetes eletrônicos (vale transporte) e Passe Fácil, existem cerca de 560 mil cartões em circulação no STPP/RMR.

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Recife: Entretenimento e informação dentro dos ônibus


Você já imaginou circular de ônibus assistindo a programas voltados para educação, cultura, saúde, culinária, meio ambiente e entretenimento? Isso já é uma realidade para os usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STTP/RMR), graças ao BUSTV, um canal fechado de televisão.O Grande Recife homologou o serviço a partir de um processo de negociação com as empresas operadoras que atuam na RMR. A iniciativa não terá nenhum tipo de custo para o STPP/RMR.O BUSTV começou a operar no final do mês de agosto. Inicialmente, 55 veículos, distribuídos em sete linhas, dispõem do sistema. Os coletivos foram equipados com dois monitores de 19 polegadas e cristal líquido (LCD) e um sistema de áudio especial. Os televisores são produzidos à base de polietileno, material resistente a casos de acidentes com o veículo, e blindados por uma fibra de vidro. Isso impede que possíveis acidentes danifiquem os equipamentos e evita atos de vandalismo.O presidente do Grande Recife, Dilson Peixoto, avalia de forma positiva a chegada do BUSTV no Estado. “O governo estadual tem priorizado obras e ações neste sentido. A chegada da BUSTV representa um avanço importante, pois dará aos usuários do sistema acesso à informação de excelente qualidade”, destacou.
PROGRAMAÇÃO
Os programas exibidos pelo canal BUSTV são adaptados ao tempo de viagem dos coletivos, fazendo com que os passageiros possam desfrutar dos mais variados assuntos durante o percurso. A programação local foi desenvolvida pela empresa Cabra Quente, reconhecida pela qualidade no mercado nordestino, e é controlada por uma unidade central.“Procuramos oferecer informações aos usuários e proporcionar mais de conforto durante o tempo que eles permanecem nos veículos”, destacou o sócio da BUSTV Pernambuco, Lucimério Reis. A grade de programação prevê programetes produzidos nacional e localmente. Haverá também uma cota destinada à publicidade. No Brasil, o BUSTV está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Bahia. A expectativa é de que ao longo do próximo ano, 250 coletivos que circulam pela RMR sejam equipados com o BUSTV.



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Recife: RMR terá Corredor Inteligente para transporte coletivo


O Grande Recife Consórcio de Transporte anunciou mais um projeto inovador para o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR): o primeiro Corredor Inteligente de Transporte do Nordeste. O projeto ligará a Zona Norte da Região Metropolitana do Recife (RMR) ao Centro, através de um Sistema de Gestão Inteligente, chamado de Transporte Rápido por Ônibus (TRO). A novidade foi divulgada no último dia 30 de agosto, pelo presidente do Grande Recife, Dilson Peixoto, na sede da empresa. Um dos destaques do TRO será o monitoramento em tempo real da chegada e da saída dos coletivos das paradas. As obras do Corredor Inteligente serão iniciadas em junho de 2009, a expectativa é que até o fim de 2010 o trabalho esteja concluído.No último dia 29 de setembro, as propostas das empresas interessadas em participar do estudo técnico para a implementação do TRO foram abertas. Três consórcios - formados por empresas locais e companhias do Sul e Sudeste do País estão na disputa.
INOVAÇÃO
Os pontos de embarque e desembarque do Corredor Inteligente terão um novo formato: serão estações cobertas e catracadas, niveladas a altura da porta de embarque e desembarque dos veículos, dando maior acessibilidade aos usuários. De acordo com Dilson Peixoto, o TRO, além de proporcionar maior rapidez nas viagens, haverá melhoria no acesso de idosos e pessoas com deficiência. “Uma das nossas preocupações foi com a acessibilidade. Nosso projeto prevê o que há de mais moderno no setor de transporte público em todo o mundo”, ressaltou. Graças à presença de catracas nas estações, os usuários poderão fazer o pagamento das tarifas (seja em bilhete eletrônico ou em dinheiro) no próprio local, agilizando o processo de embarque. O TRO terá início na rodovia BR-101, a partir do Terminal de Integração de Igarassu, seguindo pela PE-15, Complexo Salgadinho até a bifurcação com a avenida Cruz Cabugá. A iniciativa beneficiará diretamente os municípios do Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Araçoiaba, Itapissuma e Itamaracá, além de ligar as demais cidades da RMR interligadas ao Sistema Estrutural Integrado (SEI), que possibilita ao passageiro o deslocamento para diversos pontos da RMR com o pagamento de uma única passagem por sentido. O Corredor Inteligente deverá apresentar características parecidas com as do Transmilênio, implantado em Bogotá, na Colômbia, mas sofrerá adaptações para se adequar à realidade da malha viária e os deslocamentos locais. No Brasil, a única cidade a ter um projeto similar implantado é Curitiba. Os recursos para o desenvolvimento do projeto virão do fundo de aplicações dos resíduos das vendas de créditos do Vale-transporte Eletrônico e Passe Fácil. Além de incentivos dos governos Federal e Estadual.

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Salvador: Prefeitura corta 25% dos passes livres de ônibus


Uma em cada quatro carteiras de gratuidade no transporte público da capital é negada no processo de recadastramento da Prefeitura de Salvador, iniciado este ano e que vai até 20 de janeiro de 2009. É o balanço parcial feito por Gustavo Almeida, coordenador da Unidade de Gratuidade para Pessoas com Deficiência (UGPD), órgão vinculado à Prefeitura de Salvador que realiza as perícias e concede o benefício do passe livre.
Ele diz que o principal motivo da recusa é que muitas pessoas tinham recebido o benefício sem ter direito. “A gestão anterior concedeu passes sem observância legal. Não tem sentido continuar um erro”, defende. Na abertura do recadastramento, a quantidade de beneficiados chegava a 66 mil pessoas. “Um ano antes, eram 33 mil. Foi um crescimento absurdo em pouco tempo”, avalia.
Entidades representativas das pessoas com deficiência garantem que as negativas estão sendo dadas sem justificativa. “A prefeitura está a serviço do Setps. Os empresários dizem ter prejuízos, porque 30% dos usuários não pagam. Mas não apresentam as tabelas dos lucros nas reuniões”, acusa Edmundo Santos, membro da Associação Vida Brasil, organização não-governamental que trabalha com os direitos destes cidadãos.
Há cinco anos, a dona-de-casa Nivaldeci Arcanjo, 34, sofreu um acidente que a impediu de andar. Ela ainda se recupera do problema, mas teve a revalidação do cartão recusada. “Cheguei aqui com relatório médico e o perito disse que não tenho nada demais. Não posso trabalhar e meu marido está desempregado”, reclamou a usuária. Já o ex-encanador industrial Aurelino Mota, 49 anos, conseguiu a renovação da carteira, mas foi avisado de que não poderia continuar com a permissão de acompanhante. Vítima de um acidente há cinco anos, ele ficou com debilidade permanente no pé esquerdo e precisa de muletas para andar. “Quando saio para resolver algo, como estou sempre em risco de cair, preciso de alguém para me ajudar. É uma humilhação que a gente passa nos órgãos públicos e nos ônibus”, protesta. Nenhum dos dois possui comprovante da recusa do pedido. O coordenador da UGPD, Gustavo Almeida, admite que o indeferimento é feito apenas verbalmente, mas que “nada impede os usuários de pedirem uma cópia do processo”. Para Wilson Cruz, secretário da Comissão Civil de Acessibilidade de Salvador (Cocas), que reúne 17 entidades de deficientes, este é mais um ardil da prefeitura. “Se a entrada não foi de boca e teve um protocolo, por que este procedimento informal?”, questiona. Até mesmo quem pleiteia a primeira via tem queixas do sistema. Maria Luiza Costa, 40, sofre com uma paralisia cerebral estática, doença que limitou o funcionamento do lado direito do corpo. Depois de 12 cirurgias corretivas, ela consegue hoje se movimentar com dificuldades. Há dez meses, Maria Luiza vem lutando para conseguir tirar a primeira via do passe, sem sucesso. “Eles dão prazo para entrega, mas faltando dois dias ligam para informar que não está pronto”. Além de problemas com a gratuidade, as pessoas com deficiência reclamam da falta de acessibilidade no transporte público. “A linha que utilizo, Vale dos Rios, não tem veículo com elevador para cadeirante”, reclama Maria Luiza. Salvador conta com apenas 313 ônibus adaptados para deficientes físicos, o que equivale a 13% da frota de 2.407 veículos, segundo a Superintendência de Transportes Públicos. De sete estações de transbordo (Lapa, Rodoviária, Iguatemi, Mussurunga, Pirajá, Aquidabã e Barroquinha) apenas a da Lapa e Pirajá possuem algum equipamento voltado para os deficientes – ganharam no ano passado dois banheiros adaptados cada. Na Lapa, foram construídas rampas no meio-fio. Segundo informações da STP, com a finalização do metrô, a Lapa vai contar também com elevadores.

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Moradores de Taubaté devem ser beneficiados com as novas mudanças no transporte público


O transporte público de Taubaté deve passar por mudanças no ano que vem. A prefeitura pretende fazer uma nova licitação para o setor. Além disso, a idéia é aumentar o número de linhas e criar o bilhete único. Nos pontos, os passageiros não aguardam apenas pelos ônibus... Querem também melhorias, principalmente no tempo de espera... Janaína Aparecida acha “que poderia ter mais horários disponíveis para alguns bairros, os mais distantes demoram mais”. Maria José Pereira diz que no fim de semana fica quase duas horas no ponto de ônibus, “esperando ônibus para ir para o centro”. Esta situação que pode mudar a partir de 2009. Para o próximo ano o transporte público de Taubaté deve sofrer algumas mudanças. Como o Tribunal de Contas do Estado apontou irregularidades no atual contrato entre a prefeitura e a concessionária que opera no município, até abril de 2009, deve ser aberto um novo processo licitatório para regularizar a situação. E entre as principais modificações previstas está o aumento no número de linhas de ônibus. Hoje, algumas linhas passam por diversos bairros, distantes uns dos outros. A proposta é que esses itinerários sejam sub-divididos. Com o trajeto menor, a idéia é reduzir justamente o tempo de espera. Outra mudança prevista é a integração com o transporte complementar, por meio do bilhete único. “Em determinado momento o cidadão utiliza o ônibus da concessionária, em outro um micro-ônibus do transporte alternativo, indo assim pra sentidos totalmente variados”, explica Valdir de Aguiar, diretor de trânsito da cidade. O contrato da prefeitura com a ABC, que administra o transporte público em Taubaté, vai até 2010. A empresa informou que ainda não definiu se vai participar da nova licitação ou se vai pedir na justiça para que o atual acordo seja cumprido até o fim.

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