Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Fortaleza recebe primeira faixa diagonal para pedestres

domingo, 6 de dezembro de 2015

Fortaleza recebe a primeira faixa diagonal para pedestres, implantada na Praia de Iracema nesta segunda-feira (07). A faixa evita que pedestres façam duas travessias para acessar o outro lado de uma via nos cruzamentos com semáforo. O tempo do semáforo será regulado para que o pedestre faça um único deslocamento. A Prefeitura de Fortaleza anunciou também alterações no trânsito e na rota de linhas de ônibus que trafegam pela Praia de Iracema.
Faixa já existe em SP

A faixa diagonal, também conhecida como "faixa em X", é implementada no cruzamento das avenidas Historiador Raimundo Girão e avenida Rui Barbosa. Assim como as travessias elevadas, a "faixa em X" tem por objetivo reduzir o tempo de travessia do pedestre e aumentar a sua segurança. Ela passa a funcionar a partir de segunda-feira (7).

Segundo a prefeitura, a faixa será implantada em caráter de piloto no Binário da Praia de Iracema, "com grande potencial de ser expandido para outras áreas da cidade". Com a faixa diagonal, os pedestres reduzem o tempo de travessia em até 50%.

Binário da Praia de Iracema
A implantação do binário da Praia de Iracema, que compreende as avenidas Monsenhor Tabosa e Historiador Raimundo Girão, trará mudanças no trânsito da região. A avenida Historiador Raimundo Girão passará a operar no sentido leste-oeste (Beira-Mar-Centro), entre as ruas Silva Paulet e Ildefonso Albano.

A mudança consolidará um binário com a Avenida Monsenhor Tabosa, via paralela que possui sentido contrário. O projeto prevê o prolongamento da faixa de ônibus da Avenida Abolição, que, no sentido leste-oeste, será estendida até a Avenida Rui Barbosa, e no sentido oeste-leste, até a rua Barão de Aracati, ampliando em 1,5 quilômetro a rede de faixas exclusivas para ônibus em Fortaleza.

Mudanças em linhas de ônibus
Em razão das alterações viárias para a implantação do Binário da Praia de Iracema, formado pelas avenidas Historiador Raimundo Girão e Monsenhor Tabosa (Regional II), a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informa que, a partir do próximo dia 12 de dezembro, 20 linhas que passam por aquelas vias terão alterações.

Linhas a serem alteradas
012 - Circular II
016 - Cuca Barra/Papicu
052 - Grande Circular II
054 -Praia do Futuro/Caça e Pesca (Corujão)
056 - Grande Circular II (Corujão)
071 - Antônio Bezerra/Mucuripe
073 - Siqueira/Praia de Iracema (Dom-Fer)
077 - Parangaba/Mucuripe
078 - Siqueira/Mucuripe
092 - Antônio Bezerra/Papicu/Praia de Iracema
099 - Siqueira/Mucuripe/Br. de Studart
120 - Vila do Mar/Náutico/Antônio Bezerra I
130 - Vila do Mar/Náutico/Antônio Bezerra II
752 - Caça e Pesca/Centro
903 - Varjota
905 - Meireles/Centro
906 - Caça e Pesca/Serviluz/Centro
907 - Castelo Encantado/Centro
909 - Praia do Futuro/Caça e Pesca/Beira Mar

Informações: cnews
READ MORE - Fortaleza recebe primeira faixa diagonal para pedestres

CBTU assegura recursos para projetos de expansão do metrô de BH

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) assegurou recursos para dar continuidade aos seus projetos para o ano de 2016. Entre as obras está a expansão e modernização do metrô de Belo Horizonte. A informação foi dada pelo diretor-presidente da empresa, Marco Fireman, que se reuniu esta semana no Ministério do Planejamento, em Brasília, com o secretário-executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz. A CBTU é vinculada ao Ministério das Cidades. 
Beto Novaes/EM/D.A Press
No caso da capital, foram assegurados recursos da ordem de R$ 1,5 bilhão para serem destinados à linha 1 e à construção da linha 2, no trecho Calafate até o Barreiro.

No encontro, o presidente da empresa vinculada ao Ministério das Cidades e que tem sede no Rio de Janeiro esteve acompanhado do diretor técnico Sergio Sessim e do assessor da presidência Flávio Mota. “A CBTU fez uma brilhante apresentação sobre os investimentos realizados no âmbito do PAC, garantindo recursos para continuidade dos nossos projetos no ano de 2016”. 

Em visita à capital mineira para tratar do tema, em junho, onde se reuniu com o governador Fernando Pimentel (PT) e com o prefeito Marcio Lacerda (PSB), o ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), citou o cenário de ajuste econômico para justificar os poucos repasses para 2015 e não falou em prazos para o início da obra. Segundo Kassab, o ministério avalia um repasse de R$ 150 milhões até dezembro, que poderão ser usados para revisar projetos e iniciar as melhorias na linha 1 (Vilarinho/Eldorado). 

Além de Belo Horizonte, as cidades de Recife (PE), Maceió (AL), Natal (RN) e João Pessoa (PB) também tiveram recursos assegurados, segundo a CBTU.  

Com Agência Brasil
READ MORE - CBTU assegura recursos para projetos de expansão do metrô de BH

Curitiba: Operações da Guarda Municipal reforçam segurança no transporte coletivo

A Guarda Municipal de Curitiba vem realizando operações frequentes no transporte coletivo e neste fim de semana abordou 785 pessoas em 18 ônibus do transporte coletivo da cidade. Por meio de operação presença e das operações de prevenção e segurança aos usuários e trabalhadores do transporte coletivo de Curitiba, a Guarda Municipal vem reforçando medidas para coibir assaltos, roubos e furtos em vários pontos da cidade e nas linhas e itinerários mais visados para a prática desses tipos de crime.

As operações acontecem em todas as regionais de Curitiba e, de forma integrada, a Guarda conta com a parceria da Polícia Militar do Paraná, da Polícia Civil e da Urbs. Durante as abordagens, os agentes entram nos ônibus, informam sobre a ação e procedem uma revista procurando especialmente de armas de fogo que possam ser utilizadas em roubos e agressões contra passageiros e trabalhadores das empresas de ônibus. Cães farejadores do Grupo de Operações com Cães (GOC) também participam das operações. Em seguida, os ônibus são liberados para prosseguir viagem.

Dados

De acordo com as estatísticas de atendimentos da Guarda Municipal de Curitiba este ano, das 3.728 ocorrências de diversas naturezas no transporte coletivo até o dia 17 de novembro na cidade, 1.365 foram registradas por motivo de roubo e outros 56 atendimentos constam como sendo por furto, além de 29 tentativas de roubos e furtos. Em 13 desses acionamentos a Guarda constatou o emprego de armas de fogo na prática dos crimes.

Em pouco mais de 34% dos 162 flagrantes de ocorrências no transporte coletivo em 2015 atendidos pela Guarda Municipal de Curitiba, 59 casos foram apontados como sendo por roubos e furtos. Dentre estes, a maior incidência de flagrantes se deu por roubo (50 casos).

Paz no Futebol

No último domingo (29), a Guarda Municipal conteve duas confusões envolvendo torcedores da partida Clube Atlético Paranaense e Clube de Regatas do Flamengo, que aconteceu na Arena da Baixada pela penúltima rodada do campeonato brasileiro deste ano. A ocorrência mais grave foi a de um confronto com cerca de 200 torcedores na rua Brigadeiro Franco, em frente ao Shopping Curitiba. Parte deles iniciou a confusão com desordens e brigas no interior de um ônibus da linha Santa Cândida – Capão Raso. Agentes da Guarda foram acionados de outros pontos da cidade para reforçar a operação. Não houve relato de feridos e uma pessoa foi encaminhada ao 1º Distrito de Polícia, no centro da cidade, por ameaça e desacato à Guarda Municipal.

No Terminal do Sítio Cercado, a Guarda conteve uma briga entre duas divisões de torcedores do Clube Atlético Paranaense. No total, 60 torcedores se envolveram em confronto, colocando em risco a segurança dos demais usuários do transporte coletivo no terminal.

Informações: URBS

READ MORE - Curitiba: Operações da Guarda Municipal reforçam segurança no transporte coletivo

No DF, Expresso Sul chega à W3 Sul

Os passageiros do Expresso Sul tem disponíveis três linhas com destino à W3 Sul. Cada uma parte de um dos três terminais do sistema: Santa Maria (2303/W3 Sul), Gama (2205/W3 Sul) e Park Way (2207/Park Way/W3 Sul). A medida é outro avanço na reorganização das linhas de ônibus em Brasília.

A criação das rotas acarretou na substituição de cinco linhas regulares com destino à Avenida W3 Sul — duas do Gama (0.202 e 202.4) e três de Santa Maria (0.252, 252.6 e 0.272). Os veículos retirados desses itinerários serão transferidos para cobrir locais onde a necessidade é maior.

As mudanças no Expresso Sul se tornaram possíveis depois de um estudo iniciado em abril pelo Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) e pela Pioneira, empresa que opera o sistema. A partir desta quarta-feira (18), equipes da autarquia distribuirão folhetos sobre as alterações.

W3 Norte
As linhas que atendem a W3 Norte também terão mudanças. Por muitas serem conjugadas — ou seja, atenderem as áreas norte e sul —, o número de viagens para a W3 Norte precisou ser ampliado. Em Santa Maria, na linha 252.1, a quantidade passou de 69 para 84. No Gama, na 217.2 e na 0.218, o acréscimo foi de 20 para 36 e de 32 para 36, respectivamente. Ainda foram acrescentados horários nas linhas alimentadoras que operam em cada região. No Gama, serão 489 viagens ao todo, em vez de 402. Em Santa Maria, 347 no lugar de 282.

Horário de pico
A partir de sábado, as outras linhas expressas do Gama (2201) e de Santa Maria (2301), com destino à Rodoviária do Plano Piloto, circularão somente em horário de pico — das 5 às 9 horas e das 15 às 20 horas. Nos períodos de menor movimento — das 9 às 15 horas e depois das 20 horas —, o atendimento será feito pelas linhas paradoras. Nesse caso, o acesso aos ônibus será na plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto. Até então, expressas param na plataforma inferior, e paradoras, na superior.

Já passaram pelo processo de reorganização de rotas de ônibus Águas Claras, Ceilândia, Cruzeiro, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Samambaia, São Sebastião, Sudoeste e Taguatinga. A ideia é que todas as regiões administrativas tenham modificações para atender o sistema de transporte público previsto em licitação em 2011. "Essa mudança amplia a oferta de ônibus e reduz o tempo de viagem", pontua o diretor-geral do DFTrans, Léo Carlos Cruz. Do Gama ao fim da W3 Sul, por exemplo, o passageiro pode chegar a economizar 18 minutos.

Informações: DFTrans

READ MORE - No DF, Expresso Sul chega à W3 Sul

Metrô de Salvador fechado no feriado da terça-feira

Todas as estações do metrô de Salvador estarão fechadas na terça-feira (8) por causa do feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição da Praia. A informação foi divulgada nesta sexta (4) pela CCR, empresa que administra o sistema.

O transporte continua em fase assistida funcionando gratuitamente em dias úteis e aos sábados. De segunda a sexta-feira, o metrô opera das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h às 13h.

O metrô de Salvador vai iniciar a operação comercial em dezembro, conforme já anunciou o governo do estado. A tarifa, no entanto, ainda não foi definida, segundo informou nesta sexta a Secretaria de Comunicação Social do Governo (Secom). A CCR informa que, em caso de dúvidas, os usuários podem ligar para a Central de Atendimento, que atende pelo telefone 0800 071 8020.

Informações: G1 BA


READ MORE - Metrô de Salvador fechado no feriado da terça-feira

Greve de ônibus em Manaus começa nesta segunda-feira

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11), desembargadora Maria das Graças Alecrim Marinho, concedeu uma liminar em relação à greve dos rodoviários de Manaus prevista para acontecer na próxima segunda-feira (7).

Na decisão, tomada ontem, a presidente do TRT-11 determinou que, em caso de haver paralisação, os rodoviários devem manter circulando na cidade 70% da frota de ônibus em Manaus, ou seja, apenas 30% dos coletivos devem ficar retidos nas garagens das empresas, conforme determina a legislação.

A liminar foi concedida após o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Manaus (Sinetram) ter ajuizado um pedido de antecipação de tutela, declarando que o movimento grevista do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Manaus (STTRM) era abusivo e que deveria ser proibido. Os rodoviários alegam atraso de salários.

O Sinetram alegou, em defesa, ausência de plano contingencial de atendimento à população em caso de greve, não ter havido negociação anterior, não ter havido aviso prévio à população e o não comparecimento dos rodoviários à reunião marcada para tratar do assunto.

A presidente do TRT deferiu parcialmente o pedido do Sinetram. Ao contrário do que alegado pelo sindicato dos empresários, a desembargadora Maria das Graças Marinho afirmou que houve sim aviso prévio de 72 horas anteriores à paralisação, também houve negociação entre as partes e que a ausência de tentativa de conciliação não é requisito para considerar abusivo o movimento de greve.

Dessa maneira, a presidente do TRT-11 não tornou a greve dos rodoviários proibida, mas afirmou que 70% da frota continuem circulando na cidade, enquanto houve paralisação. Em caso de descumprimento, o STTRM estará sujeito à multa de R$ 200 mil por dia.

Por Vinicius Leal
READ MORE - Greve de ônibus em Manaus começa nesta segunda-feira

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960