São Paulo ganha 90 novos ônibus com ar-condicionado e Wi-Fi

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Os passageiros de ônibus da Zona Sul têm disponíveis seis linhas com a frota totalmente equipada com ar-condicionado, Wi-Fi (sistema 4G) e tomadas USB, tornando as viagens de todos os dias mais confortáveis. Os novos coletivos circulam em linhas que atendem bairros como Santo Amaro, Grajaú e Varginha. 

Juntas, as seis linhas têm 90 veículos já equipados com as novas tecnologias e incorporados à operação entre 19 e 24 de outubro. A frota é composta por midiônibus, com capacidade para 54 passageiros; e modelos básicos, que transportam até 75 pessoas cada um. 

Agora, o passageiro desses ônibus também pode aproveitar sua viagem para recarregar seu celular enquanto está indo para o trabalho ou voltando para casa, ou ainda usar a conexão de internet para estudar no caminho da escola e até mesmo postar as fotos tiradas em um passeio nas suas redes sociais. Tudo isso em uma temperatura controlada em 22 graus Celsius internamente.

Desde 2014, os equipamentos de ar-condicionado começaram a ser incluídos no sistema municipal de transporte público por meio da renovação da frota de coletivos da cidade. Atualmente, já são 482 veículos com este equipamento e 344 que contam com Wi-Fi, incluindo os 90 que começaram a operar este mês. 

Os novos ônibus cumprem as linhas relacionadas abaixo, operadas pela concessionária Transwolff. 

6075-21 – Jd. Aruan – Term. Varginha 
6118-10 – Jd. Icaraí – Term. Santo Amaro 
6030-10 – Unisa – Term. Santo Amaro
6016-10 – Jd. Noronha – Term. Grajaú
6044-10 – Dom José – Term. Santo Amaro 
7055-10 – Jd. Guarujá – Term. Campo Limpo

Informações: SPTrans

Leia também sobre:
READ MORE - São Paulo ganha 90 novos ônibus com ar-condicionado e Wi-Fi

Em Porto Alegre, Obras dos corredores da Bento e Protásio serão concluídas em dezembro

Começou hoje mais uma etapa da troca de pavimento do corredor de ônibus da avenida Protásio Alves, em Porto Alegre. O serviço será executado num trecho de 30 metros no cruzamento da rua Cristiano Fischer. O bloqueio parcial no cruzamento irá durar 45 dias. Os ônibus serão desviados para a pista lateral, nos dois sentidos.

Nos próximos dias também será realizado a troca do asfalto num trecho de 250 metros próximo a rua Lucas de Oliveira. Por fim, será executada a substituição do trecho restante no cruzamento das avenidas Osvaldo Aranha e Paulo Gama. A obra está 99,2% concluída.

Outra obra em corredor de ônibus que está sendo realizada é na avenida Bento Gonçalves, embaixo do viaduto da Terceira Perimetral. Obra também deve ser concluída até o fim do ano. O serviço está 99,8% finalizado.

A troca de pavimento mais atrasada é a da avenida João Pessoa. Apenas 60% do reparo foi realizado. A previsão de conclusão é para junho do ano que vem. A empresa responsável está trocando 15 placas de concreto que apresentaram defeito, no trecho entre a rua Venâncio Aires e o viaduto Imperatriz. Outras cinco placas já tinham sido refeitas pela construtora, depois de falhas encontradas. Após a realização deste reparo, a prefeitura irá autorizar a realização da troca de pavimento do asfalto antigo pelo novo.

Sobre a publicação da licitação de construção das novas paradas e dos ônibus BRTs, a prefeitura informa que até o final do ano irá divulgar quando irá ocorrer. Sobre os veículos, as principais características do novos veículos estão o chassi Mercedes-Benz; baixa emissão de gases poluentes; câmbio automático; carroceria com 23m de comprimento; capacidade total para 166 passageiros, sendo 62 sentados; ar-condicionado; acessibilidade por rampa de acesso pela porta central; box para cadeirante; dois conjuntos de portas duplas para desembarque; pintura diferenciada; câmera de monitoramento interno.

Confira a situação de cada um dos corredores de ônibus em obras:

01) BRT Bento Gonçalves
Trecho: Avenidas Antonio de Carvalho e Princesa Isabel.
Comprimento: 5.955 metros.
Largura: duas faixas de 3,50 metros (corredor de ônibus).
Início: 14 de Março de 2012.
Previsão inicial de conclusão: 18 meses.
Nova previsão de conclusão: Dezembro de 2015.
Empreiteira: Consórcio Contepa (Conpasul e Sultepa)
Percentual atual de execução da obra: 99,8%.

02) BRT Protásio Alves
Trecho: Rua Saturnino de Brito até a Rua Sarmento Leite.
Comprimento: 6.850 metros.
Largura: duas faixas de 3,50 metros (Corredor de ônibus).
Início: 12 de Março de 2012.
Previsão inicial de conclusão: 18 meses.
Nova previsão de conclusão: Dezembro de 2015.
Empreiteira: Consórcio Contepa (Conpasul e Sultepa)
Percentual atual de execução da obra: 99,2%.

03) BRT João Pessoa
Trecho: Entre a Avenida Bento Gonçalves e a Rua Desembargador André da Rocha.
Comprimento: 3.346 metros.
Largura: duas faixas de 3,50 metros (corredor de ônibus).
Início: 28 de Setembro de 2012.
Previsão inicial de conclusão: 12 meses.
Nova previsão de conclusão: Junho de 2016.
Empreiteira: Consórcio Giovanella e Construtora Brasília-Guaíba.
Percentual atual de execução da obra: 60%

READ MORE - Em Porto Alegre, Obras dos corredores da Bento e Protásio serão concluídas em dezembro

Fique atento às datas de solicitação para o Bilhete Único Estudante 2015/2016

A SPTrans informa que a partir do dia 7 de dezembro, os estudantes já poderão solicitar o benefício do Bilhete Único Escolar para 2016. Para isso, precisarão estar matriculados no próximo ano letivo em uma instituição de ensino cadastrada no sistema de Bilhete Único Escolar da SPTrans, e ter manifestado a intenção de obter o cartão na unidade escolar em que estudam.

A solicitação é feita pelo próprio estudante, por meio do site do Bilhete Único. Quem ainda não tem o cadastro do Bilhete terá de realizá-lo, informando seu RG e CPF, além de enviar o arquivo de uma foto digitalizada recente em padrão de documento (RG, Carteira Profissional, etc).

Para obter o benefício, é necessário residir a uma distância superior a um quilômetro da instituição de ensino, e que o percurso entre a residência e a escola tenha oferta de transporte público. Vale lembrar que o benefício será liberado a partir de fevereiro de 2016, quando terá início o novo ano letivo.

Prazo para pedir o bilhete de 2015 termina dia 14.

Já os estudantes que ainda não solicitaram o benefício para 2015, terão somente até o dia 14 de novembro para fazê-lo no site http://bilheteunico.sptrans.com.br/, e utilizar ainda este ano. Os alunos que precisarem da segunda via, podem fazer a solicitação até o dia 30 de novembro também no site.

READ MORE - Fique atento às datas de solicitação para o Bilhete Único Estudante 2015/2016

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960