Em Natal, Avenida Salgado Filho começa ser sinalizada para corredor semi-exclusivo

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

A prefeitura começou a sinalizar o corredor semi-exclusivo de ônibus na avenida Salgado Filho na madrugada desta quinta-feira (3). O corredor será entregue oficialmente a cidade no próximo sábado (dia 5).

Com a operacionalização do sistema Salgado Filho, as linhas intermunicipais que usavam a via no retorno aos seus respectivos municípios de origens serão relocadas para avenida Prudente de Morais, onde será criado um corredor metropolitano semi-exclusivo para o transporte coletivo. Já os chamados opcionais usarão o corredor Romualdo Galvão com destino ao sentido do Sul da região Metropolitana de Natal.

A expectativa é que os usuários dos transportes coletivos gastarão menos tempo no deslocamento dentro do corredor, além de desafogar o trânsito na via, uma vez que ônibus e veículos particulares estarão separados.

A nova operação das linhas de ônibus intermunicipais prevê seis (06) novos cenários para as linhas intermunicipais:

Cenário 1: Os itinerários para as linhas de ônibus de Barreta, Nísia Floresta, Pirangi, Parnamirim (linhas B e D), São José e todas as linhas da Viação Campos será realizado na volta pela avenida Presidente Bandeira/rua São José/avenida Bernardo Vieira e avenida Prudente de Morais, onde os ônibus seguirão seus respectivos itinerários normais a partir do acesso pela Marginal da BR 101.

Cenário 2: Os itinerários das linhas de Nísia Floresta (via São José) e Parnamirim (Linha D, via Tirol) terão operação com volta pela Rua Potengi, com acesso a avenida Prudente de Morais até a altura da Marginal da BR 101, onde seguirão seus respectivos itinerários normais.

Cenário 3: Os ônibus das linhas intermunicipais Macaíba (linha M), Parnamirim (linha E) e Regomuleiro (Linha R) farão retorno pela Av. Prudente de Morais, onde acessarão a rua Alberto Silva, avenida Senador Salgado Filho, avenida Bernardo Vieira, rua São João, rua Alberto Silva, avenida Prudente de Morais, onde acessarão a Marginal da BR 101 e seguirão seus respectivos itinerários normais.

Cenário 4: Já as linhas de Ceará-Mirim, Extremoz, Jardim Petrópolis e Regomuleiro (via Tirol) estarão operando na ida pela Antônio Basílio e retornando pela Av. Prudente de Morais, onde seguirão seus respectivos itinerários normais.

Cenário 5:As linhas de transportes opcionais intermunicipais acessarão Natal pela avenida Romualdo Galvão e retornarão para seus respectivos municípios pela Rua São José, Raimundo Chaves e Marginal da BR 101.

Cenário 6: Já as linhas de transportes opcionais semi urbanas (Nova Parnamirim e Eucaliptos) deverão realizar seus itinerários pela avenida Romualdo Galvão.

Com esse novo traçado urbano, o Departamento de Estudos e Projetos da STTU criará também um Corredor Metropolitano semi exclusivo para as linhas de ônibus intermunicipais e urbanas na avenida Prudente de Morais. Eesses não são os primeiros corredores exclusivos na capital. Em 2007, foi implantado um corredor exclusivo para ônibus com a criação do sistema Nova Bernardo Vieira com plataformas de embarque e desembarque de passageiros no centro da via. Outro ponto da cidade que conta com a faixa exclusiva de ônibus é avenida. Rio Branco, no bairro de Cidade Alta.

Os usuários de ônibus assim como os motoristas de ônibus e veículos particulares concordam que a ideia é boa, uma vez que os ônibus não precisam competir com os veículos particulares entre as faixas da via, diminuindo assim o impacto no trânsito e melhorando a qualidade de fluidez e a segurança na via.

Além da divulgação na imprensa e nas redes sócias, será disponibilizado na região efetivo da STTU com agentes e educadores de trânsito para divulgar junto aos usuários e motoristas todos os detalhes sobre as mudanças previstas, esclarecer dúvidas e orientar sobre os novos pontos de paradas das linhas intermunicipais.

Informações: Tribuna do Norte
READ MORE - Em Natal, Avenida Salgado Filho começa ser sinalizada para corredor semi-exclusivo

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960