O preço do vandalismo no BRT de Uberaba

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Nos primeiros três meses de funcionamento do sistema de transporte coletivo Vetor/BRT, a avaliação é de avanços e adequações de linhas e horários, mas também de alguns prejuízos. Segundo a Superintendência de Transporte Coletivo, o município contabiliza prejuízos de mais de R$100 mil em razão vandalismos e furtos, sem contar as inúmeras pessoas que já burlaram o sistema de catracas para utilizar o serviço sem pagar.

De acordo com o superintendente Claudinei Nunes, a quebra dos vidros temperados das estações já causou um prejuízo aproximado de R$22.400, já os danos e furtos dos equipamentos de ar-condicionado resultam em perda de R$60 mil. O prejuízo com o furto de câmeras de monitoramento e as catracas quebradas somam prejuízos da ordem de R$30 mil. “A Polícia Militar e a Guarda Municipal têm identificado essas pessoas. Alguns equipamentos são recuperados, outros não. E também estamos monitorando os casos de evasão. Vemos alunos nas estações 5, 6 e 7 que quebram as catracas ou entrando pela porta de acesso aos ônibus, com sérios riscos de atropelamento. Estamos identificando estes adolescentes e indo até a escola para comunicar a conduta aos pais, bem como coibir novas práticas”, alerta.

O número de pessoas que burlam o sistema para não pagar a passagem também é grande. Somente no início de fevereiro, ele chegava a 6% dos usuários. Embora tenha havido uma queda de cerca de 3% da evasão no mês de março e em abril esse número tenha atingido a média de 1,5% a 2%, o superintendente garante que está trabalhando para que o percentual chegue a zero. “Porque isso prejudica muito o sistema, pois estes usuários não aparecem na contagem da catraca. De repente o ônibus está andando lotado com 100 pessoas, das quais quarenta burlaram o sistema e não aparecem na catraca para que possamos tomar uma providência junto ao órgão gestor para inclusive aumentar o número de veículos na linha”, ressalta Claudinei Nunes.

Há cerca de um mês a Prefeitura anunciou que ampliaria as duas estações que ficam entre o calçadão e a rua Artur Machado, bem na área central da cidade, em virtude do maior volume de usuários que buscam o sistema no local. Questionado sobre o tema, o superintendente afirma que houve um atraso na entrega de alguns equipamentos, mas a empresa já comunicou que alguns chegarão esta semana. Porém, a obra já está bastante adiantada, já que o cabeamento de fibra ótica já foi colocado, por isso ele acredita que antes do dia 20 de maio tudo já esteja pronto para entregar essa ampliação à população. A preocupação é o sistema de ar-condicionado, que deverá passar de 30 mil BTUs para 90 mil nas duas estações. Dez estações também já receberam cobertura lã de rocha com objetivo de amenizar a incidência dos raios solares dentro dos tubos.

Informações: JM Online

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Urbs Curitiba formaliza liberação dos terminais Pinheirinho, CIC e Capão Raso para Araucária e Comec

A Urbs renovou oficialmente, nesta semana, a oferta de novos espaços nos terminais Pinheirinho, Capão Raso e CIC para embarque e desembarque de passageiros de Araucária. Além de formalizar a oferta à Prefeitura de Araucária para ampliação de duas linhas locais do município vizinho até Curitiba, permitindo que os usuários voltem a pagar apenas uma passagem, a Urbs também enviou documento à Comec, propondo o uso da estrutura da capital para viabilizar a criação de uma nova linha entre os dois municípios.

No caso da Prefeitura de Araucária, o documento que formaliza proposta de parceria entre os dois municípios foi elaborado a partir de uma série de reuniões entre os técnicos da Urbs e da CMTC-Araucária, empresa responsável pelo transporte coletivo do município, para definir o funcionamento das linhas locais de Araucária que serão ampliadas até Curitiba.

Pelo acordo, a Urbs libera para estas duas linhas plataforma de embarque e desembarque no Terminal Pinheirinho e estações-tubo nos terminais Capão Raso e CIC, o que já foi feito. A operação das linhas fica inteiramente a cargo da CMTC, à qual caberá, por exemplo, a definição de horários, dimensionamento da frota, frequência dos ônibus, definição das empresas que vão operar as linhas e entendimentos com a Comec.

A utilização dos novos espaços nos terminais de Curitiba será gratuita, ficando a CMTC apenas obrigada a informar à Urbs, 48 horas antes do início da operação, a razão social, o número do CNPJ, endereço e nome completo dos administradores das empresas operadoras que farão a nova ligação entre Araucária e os três terminais de Curitiba.

A nova ligação foi prevista em acordo entre as prefeituras de Araucária e Curitiba, anunciado há duas semanas como forma de minimizar o impacto da desintegração do transporte promovida pela Comec no município de Araucária.

Desde fevereiro, quando a Comec assumiu o gerenciamento do transporte metropolitano, o usuário de Araucária passou a pagar uma passagem no ônibus alimentador e outra nos terminais da cidade. Até então, o usuário pagava apenas a passagem no alimentador e embarcava sem pagar outra passagem nos terminais de Araucária e de Curitiba.

Com a determinação da Prefeitura de Curitiba de manter a integração do transporte, os usuários metropolitanos continuam a se deslocar normalmente dentro da cidade sem pagar outra passagem.

Comec

A oferta feita pela Urbs à Comec – que inclui uma plataforma de embarque e desembarque no Terminal Pinheirinho e a utilização de estações-tubo nos terminais CIC e Capão Raso –  viabiliza, por exemplo, a criação da linha alimentadora que a Comec tentou implantar no início do mês. Já naquele momento a Urbs havia liberado o terminal Pinheirinho para a nova linha, uma vez que o Terminal CIC, pretendido pela Comec, não oferece a menor condição técnica para essa operação.

A formalização da oferta foi feita em documento encaminhado pela Urbs nesta quarta-feira (29), em resposta à solicitação, feita pela Comec na semana passada, para utilização do Terminal CIC como ponto final do novo alimentador.

Na solicitação (protocolo 04-0450657/2015), a Comec argumenta que o novo alimentador apenas utilizaria espaço antes usado pelo metropolitano Angélica/CIC.

O parecer técnico da Urbs, já informado no início do mês por e-mail e agora encaminhado à Comec por ofício, comprova que não é possível a utilização do mesmo espaço por serem linhas com características totalmente diferentes, a começar pela demanda gerada, inclusive, pela decisão da Comec de desviar da CIC o itinerário dos ligeirinhos Araucária/Curitiba e Angélica/Capão Raso.

Esses dois ligeirinhos tinham um intervalo médio, no pico, de três minutos e apenas passavam no Terminal CIC, onde desembarcavam apenas passageiros interessados no entorno ou em alimentadores locais. Vale lembrar que nos horários de pico 4,5 mil passageiros de Araucária se deslocavam nas diversas linhas e pagando uma única passagem para a Rede Integrada de Transporte ou para o centro de Curitiba.

Por outro lado, a linha Angélica/CIC, que foi extinta pela Comec, atendia principalmente trabalhadores da Cidade Industrial de Curitiba. Essa linha transportava 400 passageiros por dia com um intervalo de 70 minutos, o que permitia a utilização de plataforma compartilhada com outros alimentadores.

Não há, segundo o documento da Urbs, termo de comparação do Angélica/CIC com a linha para a qual a Comec pretende utilizar o Terminal CIC. O novo alimentador terá no mínimo 12 mil passageiros por dia, substituindo praticamente toda a rede de alimentadores do terminal Angélica, de Araucária.

A Urbs também reafirma que, chegando ao Terminal CIC,  os usuários com destino ao Eixo Sul ou ao centro de Curitiba não teriam ônibus suficientes para absorver a demanda gerada pelo novo alimentador. Se, ao invés de parar na CIC, esta linha parar no Terminal Pinheirinho, os usuários terão quatro linhas de biarticulados (incluindo Ligeirão), três linhas de Ligeirinhos, Interbairros e alimentadores (vários deles para a CIC e entorno) ficando evidente que esta opção, além de viável, é a melhor para o usuário.

O Terminal Pinheirinho tem uma área operacional de 27,3 mil metros quadrados e registra, por dia, em torno de 130 mil passageiros. Já o Terminal CIC tem uma área operacional de 6,1 mil metros quadrados e 59,9 mil passageiros por dia.

O município de Araucária tem em torno de 120 mil habitantes. Quando era gerenciado pela Urbs, o sistema de transporte metropolitano integrado com Araucária tinha sete linhas, uma frota de 57 ônibus que transportavam, por dia, 46,7 mil passageiros. Esses passageiros se deslocavam de Araucária para qualquer ponto de Curitiba pagando apenas uma passagem.

Informações: URBS

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