Prefeitura de SP abre nova consulta pública para corredores de ônibus

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Após ter a licitação da construção de 126 km de corredores de ônibus barrada pelo Tribunal de Contas do Município (TCM) há 10 meses, a Prefeitura de São Paulo decidiu abrir 4 novas concorrências para agilizar parte do projeto original. A licitação original foi desmembrada e reapresentada após readequações exigidas pelo TCM.

A nova concorrência prevê a construção de corredores para ônibus, chamados BRTs (transporte rápido de ônibus, na sigla em inglês), divididos em quatro lotes. A licitação faz parte do Plano Municipal de Mobilidade Urbana que prevê entregar 150 km de corredores até 2016. Os corredores são estruturas à esquerda, por onde circulam ônibus e táxis com passageiros.

Em janeiro deste ano, O TCM justificou a suspensão da licitação apontando ausência de comprovação de recursos orçamentários suficientes para arcar com os custos das obras, falta de justificativa para a realização de concorrências individualizadas, projeto básico incompleto e falta de especificações técnicas.

O projeto original estava dividido em dez lotes e previa a construção de 17 corredores em avenidas importantes de São Paulo, como a 23 de Maio, que cruza a região Central, e a Celso Garcia, na Zona Leste, além da construção de terminais. Já a nova consulta pública diminuiu de 10 para 4 os lotes disponíveis para obras.

A São Paulo Transportes (SPTrans) diz que as obras estão estimadas em R$ 1,2 bilhão e devem ter início no começo do próximo ano. Os recursos serão destinados com recursos do governo federal através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade.

Os corredores estão localizados na Radial Leste - trecho 3, são 9,4 km de vias exclusivas para ônibus; Perimetral Bandeirantes/Salim Farah Maluf com 16 km; e Perimetral Itaim Paulista/São Mateus com outros 16 km de extensão.

Os demais corredores, que totalizam 85,4 km, tiveram seus projetos básicos apresentados à Caixa Econômica e aguardam liberação de recursos.

A empresa vencedora será aquela que apresentar o menor preço para a execução das obras.
Atualmente, a cidade de São Paulo possui dez corredores à esquerda, que totaliza 120,9 km de extensão.

Informações: G1 São Paulo

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Caxias do Sul pretende adotar o Sistema Bus Rapid Transit (BRT)

Rio de Janeiro pode ser inspiração para cidades que querem ter o sistema Bus Rapid Transit (BRT), mas pretendem diminuir custos ou se adequar a uma demanda menor. A prefeitura adquiriu mais de 100 ônibus articulados K 310, da Scania, com o investimento total de R$ 95 milhões, para operar na rede alimentadora. Caxias do Sul (RS) foi outro município que optou pela versão mais compacta do veículo. 

O modelo possui 15 metros de extensão e é o menor da categoria com, no mínimo, três metros a menos do que as demais estruturas. Com a diminuição no tamanho, o veículo gasta menos combustível e tem menor necessidade de manutenção, o que pode diminuir o custo repassado ao usuário através da tarifa.

"Quando operam um veículo de 15 metros, há um ganho de tempo na viagem, por conta da maior agilidade nas manobras", explicou Eduardo Monteiro, responsável por vendas de ônibus urbanos da Scania no Brasil, durante o 16º Etranspor e 10ª Fetransrio, realizada este mês, no Riocentro, onde a empresa apresentou o chassi do articulado a representantes do setor rodoviário. 

Informações: O Dia


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Em Salvador, Obras de mobilidade na Bonocô estão em fase final

A Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô) passa por obras para dar maior fluidez e reduzir o congestionamento há cerca de 30 dias. Com as intervenções, o ponto de ônibus que se localiza no final da via, sentido Iguatemi, próximo ao Posto Mataripe, será realocado e ficará a alguns metros antes, onde está sendo construída uma baia para que os coletivos não parem na pista principal. A expectativa é que em dez dias as obras sejam concluídas.

Informações: BHTrans


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Em Brasília, Mais 33 ônibus novos chegam na Bacia 4

Os usuários do Núcleo Bandeirante, Samambaia, Recanto das Emas e Riacho Fundo 1 e 2 vão receber, nesta quinta-feira (20), mais 33 ônibus da nova frota. São 25 carros articulados e 8 convencionais que vão reforçar linhas cuja operação é feita pela Urbi, o que representará mais conforto para esses moradores.

Os coletivos articulados – que possuem com ar-condicionado – têm capacidade para transportar por viagem 130 pessoas, e os convencionais para atender a 85 passageiros. A Urbi, cujos carros têm a cor azul, já disponibilizou 529 veículos para a população da Bacia 4 – 46 a mais do que previsto no edital que renovou a frota. 

“A licitação foi feita  por regiões geográficas. Assim, sempre que houver necessidade, após um estudo técnico do DFTrans e emissão das ordens de serviço, a empresa deve adquirir novos coletivos”, explica o diretor-geral do Transporte Urbano Distrito Federal (DFTrans), Jair Tedeschi. 

Nos ônibus novos, os passageiros podem realizar – em um período de até duas horas, no mesmo sentido – a integração com os ônibus da TCB, com os novos carros das demais bacias, além do Metrô. Para contar com o benefício, os usuários devem portar um dos cartões do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA).

Os coletivos das empresas operam em cinco bacias, previstas na licitação que reformulou todo o Sistema de Transporte Público Coletivo. Essa reformulação representa uma renovação quase total da frota operante no DF – ficando de fora apenas os micro-ônibus das cooperativas que possuem contratos ainda vigentes.

Serviço
Entrega simbólica de novos ônibus da Urbi
Data: 20 de novembro
Horário: 10h
Local: Terminal Sul de Samambaia

Informações: DFTrans

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