Ônibus biarticulado começa a operar na segunda no BRT Transoeste

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

A partir da semana que vem, o BRT Transoeste passará a operar com capacidade ampliada. Isso porque, na próxima segunda-feira, o corredor receberá o novo ônibus biarticulado, o maior do país e que transporta até 270 passageiros. Os veículos têm duas sanfonas, 28 metros de comprimento e capacidade 85% superior à lotação máxima dos modelos articulados de 18 metros, também em circulação na cidade. 


Além disso, mais 12 veículos articulados passarão a circular no sistema BRT da Zona Oeste e no Transcarioca até dezembro. O ônibus biarticulado vai trafegar no trecho entre a Estação Mato Alto e o Terminal Alvorada. Entre os 12 articulados, nove são para o Transoeste e três, para o Transcarioca. Cada articulado tem capacidade para até 160 pessoas. 

Outra novidade no BRT Transcarioca, anunciada para o próximo sábado, é o serviço Alvorada-Galeão (semidireto), que passará a fazer parada na Estação Fundão. Isso vai permitir que os ônibus que saem do Terminal Alvorada com destino ao Aeroporto do Galeão e já fazem integração com o metrô, em Vicente de Carvalho, com os trens da Supervia, em Madureira (Manaceia), parem também no Fundão. Os intervalos da linha continuarão em 20 minutos.

O biarticulado leva 270 pessoas e é o maior em operação no país

Foto:  Severino Silva / Agência O Dia

Informações: O Dia

READ MORE - Ônibus biarticulado começa a operar na segunda no BRT Transoeste

Marcopolo destaca inovação e tecnologia e os seus 65 anos de fundação na Fetransrio 2014

A Marcopolo, uma das líderes mundiais em soluções para o transporte coletivo e a mobilidade, participa da FetransRio 2014 e destaca inovação e tecnologia com a apresentação de diversos modelos de ônibus para atender às demandas brasileiras e internacionais por modelos urbanos e rodoviários. Entre os principais destaques estão o Viale BRS Low Entry e o Novo Torino, desenvolvidos para os modernos sistemas de transporte coletivo, e o Paradiso 1800 Double Decker 8x2, o modelo rodoviário mais sofisticado da marca e do mercado brasileiro.

Como forma de comemorar os seus 65 anos de fundação e reconhecer e valorizar a trajetória da empresa e das pessoas que fizeram e fazem parte da construção de sua história, promove, em seu estande na FetransRio, a Exposição 65 anos Marcopolo. A ação tem como objetivo apresentar fatos importantes da história da fabricante caxiense de uma maneira inédita e diferente.

A exposição tem como mote “Nas idas e vindas da vida, conte sempre com nossa energia” e exibe painéis com registros de alguns dos principais momentos e fatos históricos da companhia. O objetivo é torná-los conhecidos do público mais jovem que não vivenciou a trajetória da empresa ao longo dos últimos 65 anos.

Em estande com mais de 1.000 metros quadrados, localizado em área privilegiada na entrada do Pavilhão do RioCentro, a Marcopolo expõe alguns modelos de sua linha de rodoviários e urbanos, com destaque para o Viale BRS Low Entry e a milésima unidade do urbano Novo Torino, produzida na fábrica Marcopolo Rio, além do Paradiso 1800 DD, entre diversos outros veículos.

O ônibus urbano Viale BRS Low Entry, assim como os Viale BRT articulado e biarticulado, fornecidos recentemente para os modernos sistemas de transporte coletivo de cidades como Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Florianópolis e Campinas, entre outras, representam soluções para a mobilidade nos grandes centros urbanos. 

Segundo Walter Cruz, gerente de Estratégia e Marketing da Marcopolo, como maior fabricante de ônibus da América Latina a empresa tem o compromisso de marcar a sua participação de maneira diferenciada e apresentar soluções para os seus clientes e para a evolução da mobilidade nas cidades brasileiras. “Temos investido contínua e maciçamente em inovação e no desenvolvimento de variados modelos de veículos, inclusive com combustíveis de fontes renováveis. E estamos atentos às necessidades e demandas dos mercados brasileiro e internacional”, salienta o executivo.

Viale BRS Low Entry

Um dos modelos de maior destaque da Marcopolo na FetransRio 2014 é o urbano Viale BRS Low Entry. O ônibus tem 13.400 mm de comprimento, capacidade para 40 passageiros e atende todos os requisitos de acessibilidade. Para oferecer mais conforto e segurança, conta ainda com sistemas de ar-condicionado e monitoramento interno com quatro câmeras e gravador de imagens.

Produção de 1.000 unidades do Novo Torino 

Outra novidade da FetransRio 2014 é o Novo Torino, urbano de maior sucesso da marca, que foi remodelado este ano e do qual a Marcopolo comemora a fabricação da milésima unidade na Marcopolo Rio, centro exclusivo de produção de ônibus destinado ao transporte de passageiros em centros urbanos da empresa. Com mais de 30 anos de história, o Torino já superou as 100 mil unidades produzidas, das quais cerca de 20 mil foram exportadas.

Segundo Paulo Corso, diretor de operações comerciais da Marcopolo, a produção de mais de 1.000 unidades do novo modelo reforça o grande sucesso alcançado pelo Torino em seus mais de 30 anos de presença no mercado. “O Torino é o modelo urbano mais bem-sucedido em toda a história da indústria de ônibus brasileira. Suas características de conforto, segurança e robustez sempre foram razões do seu sucesso. Com certeza, estes foram os atributos que permitiram conquistar os empresários do setor e alcançar esta expressiva marca”, explica o executivo.

O Novo Torino foi concebido para oferecer conforto e segurança para os passageiros, menores custos operacional e de manutenção para o operador, além de mais ergonomia e praticidade para motorista e cobrador. Com visual moderno e tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, conta com sistema multiplex redesenhado, painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas, sistema de ar-condicionado opcional, novos conjuntos óticos traseiro e frontal que incluem luz diurna, que agrega mais segurança no trânsito urbano.

Paradiso 1800 Double Decker

A Marcopolo expõe também o seu ônibus rodoviário mais sofisticado, o Paradiso 1800 Double Decker 8x2. O modelo foi desenvolvido para oferecer o mais elevado padrão de qualidade disponível no mercado nacional e internacional. Com conforto e comodidades comparáveis às da primeira classe de voos internacionais para proporcionar viagens ainda mais agradáveis e prazerosas, o veículo tem capacidade para 44 passageiros no piso superior, em poltronas semileito, e 12 no piso inferior. As poltronas revestidas de couro utilizam espumas especiais (viscoelástico) na região da cabeça e do pescoço, além de apoios de braço mais largos e macios. 

O modelo conta com camarote para o motorista auxiliar, bar com geladeira e cafeteira, sistemas de áudio e vídeo com cinco monitores, ar-condicionado e sanitário. A iluminação do salão de passageiros utiliza LEDs, com luzes indiretas, que criam um ambiente de conforto visual e sofisticação. Os LEDs estão presentes também nas luzes de leitura dos porta-focos, com acionamento por toque, que contam ainda com amplificadores de áudio individuais e integrados. 

Por Maristela Secco
Informações: Segs.com.br

READ MORE - Marcopolo destaca inovação e tecnologia e os seus 65 anos de fundação na Fetransrio 2014

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960