Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Grande Recife: Linha Camaragibe (CENTRO) passa a operar exclusivamente com BRT Via Livre

domingo, 12 de outubro de 2014

A partir dessa segunda-feira (13/10) a linha 2450 – Camaragibe (Centro) passará a circular exclusivamente com veículos BRT. A ação é mais um passo para a implantação total do Corredor Leste/Oeste, com previsão até o final do ano. Devido à mudança, a linha 2480 – Camaragibe/Derby terá acréscimo de cinco veículo na operação e passa a circular com 15 BRTs, realizando 97 viagens e com intervalo de sete minutos no horário de pico. A linha 2450 continua operando com 18 veículos e realizando 119 viagens por dia, com o mesmo intervalo de sete minutos.

As linhas do Via Livre têm origem no Terminal Integrado de Camaragibe e seguem para a Praça do Derby e para a Av. Guararapes, no centro, atendendo todas as dez estações em funcionamento do corredor, sendo elas: Capibaribe, BR-101, Caiara, Parque do Cordeiro, Forte do Arraial, Getúlio Vargas, Zumbi, Abolição, Derby e Guararapes. 

Com a novidade, os usuários moradores do município de Camaragibe, com destino ao centro do Recife, continuam com as opções de deslocamento por integração temporal ou pelas linhas que seguem direto para o Centro do Recife, sendo elas: 2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião, 2442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras), 2445 - Tabatinga e 2446 – UR-07. 

Para a integração temporal, o usuário dispõe das seguintes linhas: 2402 – Parque Capibaribe/Caxangá, 2460 – TI Camaragibe (Príncipe) e 2469 – TI Camaragibe/CDU que realizam integração temporal com as linhas 2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião, 2442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras), 2445 - Tabatinga e 2446 – UR-07 e com todas as estações de BRT do Leste/Oeste. A operação funciona tanto no sentido subúrbio/cidade quanto cidade/subúrbio. Ou seja, o usuário que quiser utilizar o BRT pode pegar uma das linhas citadas acima, descer na Caxangá e embarcar em qualquer uma das estações de BRT do corredor e seguir nas linhas 2450 – Camaragibe (Centro) e 2480 – Camaragibe/Derby. 

A integração temporal é válida para os usuários que possuem o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Estudante, Trabalhador, Comum e Livre Acesso. Os passageiros terão até duas horas, após ter embarcado em suas linhas de origem, para validar novamente o VEM em outro ônibus sem pagar uma nova passagem. 

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente no número 0800.081.0158.

Informações: GRCT

READ MORE - Grande Recife: Linha Camaragibe (CENTRO) passa a operar exclusivamente com BRT Via Livre

Em SP, Estação Sé do metrô ganha Wi-Fi gratuito

Desde o final da semana passada, usuários do metrô de São Paulo ganharam uma novidade tecnológica: a conexão Wi-Fi. O acesso gratuito à internet foi disponibilizado na estação Sé, na linha 1-Azul.

O hotspot está localizado no mezanino da estação, atrás das escadas de embarque no sentido Jabaquara e antes das escadas de embarque no sentido Tucuruvi. A área foi delimitada com placas e, segundo o metrô, o Wi-Fi suporta somente 200 acessos simultâneos.

Para usar o serviço, o usuário deve se conectar à rede "wifi_metro_sp", cadastrar seu e-mail e aceitar os termos de uso. Cada pessoa poderá usar a rede por 20 minutos, e após o período, deverá esperar 15 minutos para se conectar novamente. O tempo de uso, no entanto, é superior a outras grandes capitais, como Rio de Janeiro (15 minutos, duas vezes ao dia) e Tóquio (15 minutos, cinco vezes ao dia).

Até o final do ano, o metrô pretende instalar Wi-Fi em mais cinco estações. A previsão é que até o final de 2015, todas as estações do metrô de São Paulo recebam o serviço.

Informações: Diário de S. Paulo 

Leia também sobre:
READ MORE - Em SP, Estação Sé do metrô ganha Wi-Fi gratuito

Região Norte de Brasília recebe 40 novos ônibus

A região norte de Brasília recebeu neste sábado, 40 novos ônibus da empresa Piracicabana. Serão contemplados aproximadamente três mil usuários das cidades de Sobradinho, Planaltina, Arapoangas e Plano Piloto, que fazem parte da Bacia 1.

Para o diretor-geral do DFTrans, Jair Tedeschi, as mudanças do transporte público do Distrito Federal têm acontecido gradativamente. “A entrada da Piracicabana com novos veículos para substituir as linhas da Riacho Grande já era prevista. Estávamos só esperando a chegada dos carros da fábrica”, ressaltou.

Os coletivos irão substituir a frota da empresa Riacho Grande, que atendia as demandas das regiões.  A antiga empresa operava com 30 veículos, fazendo as linhas que saiam do Arapoangas e após chegarem ao Plano Piloto eram reaproveitadas nas linhas circulares.

NOVO SISTEMA - O transporte público de Brasília foi divido em cinco Bacias. A frota antiga foi retirada de circulação e hoje 2.630 novos ônibus atendem todo o Distrito Federal.  Foram criados corredores exclusivos, onde os ônibus não ficam presos no trânsito e podem circular livremente e com rapidez.

A modernização do transporte aconteceu também com a implantação do Expresso DF Sul, que reduziu as viagens da região de Santa Maria e Gama ao o Plano Piloto em até uma hora.

Outra novidade do sistema foi a implantação da integração. De posse do cartão Cidadão, o usuário pode, em até duas horas de intervalo entre as viagens e no mesmo sentido, utilizar ônibus e metrô, pagando apenas uma única passagem. Estudantes, portadores de necessidade especiais e idosos acima de 65 anos não pagam passagem, basta apenas se cadastrar em um dos postos SBA.

Abaixo você pode conferir quais serão as linhas atendidas pela nova empresa:

Linhas que a empresa Piracicabana passa a operar em Arapoangas e Planaltina:

0.616     Arapoangas  / Eixo Norte-Sul (EAS) 

616.1     Arapoangas - Paranoá (Ponte JK) / Rod. Plano Piloto   

616.2     Arapoangas - Estâncias / Eixo Norte-Sul 

616.3     Arapoangas - Condomìnios-Estâncias/Eixo Norte-Sul 

616.5     Arapoangas - (Av. Independencia / Eixo Norte-Sul   

616.6     Arapoangas - Estâncias (I - V) / l2 Norte-Sul (Esplanada)

0.643     Arapoangas - / W3 Norte / Sul - EAS 

0.603     Planaltina (Arapoangas) / Clube do Congresso (Sobradinho)  

603.1     Planaltina (Jardim Roriz) / Clube do Congresso (Sobradinho)

Linhas que a empresa Piracicabana passa a operar no Plano Piloto:

0.103  Rodoviária do Plano Piloto / Av. das Nações Sul

103.2  Rod.Plano PilotoW3 SUL / Av. Nações /Academia de Tenis

107.3  Circ. Rod. Plano Piloto / L2 - W3 Sul (Esplanada-EAS)

114.2  Circ. Rod. Plano Piloto / W3 Sul - L2 Sul (EAS - UNIEURO)

0.128  Rodoviária do Plano Piloto / Granja do Torto

128.1  Rodoviária Plano Piloto / Granja do Torto (Zoobotânica)

128.3  Rodoviária Plano Piloto / L2 Norte / Granja do Torto

128.4  Rod.Plano Piloto / L2 Sul / W3 Sul-Norte / Granja do Torto

145.1  Estação da Asa Sul / L2 Norte (Esplanada)

Informações: Jornal de Brasília

READ MORE - Região Norte de Brasília recebe 40 novos ônibus

Prefeitura de BH vai contratar segurança armada para estações do BRT/Move

De acordo com o prefeito, a expectativa é de que sejam contratados 150 vigilantes para conter os casos de roubo, violência e vandalismo. As plataformas já contavam com segurança comum, contratada pela BHTrans. Ainda segundo Lacerda, enquanto a licitação não é concluída, guardas municipais serão deslocados de outras áreas para reforçar a segurança na estações. 

Algumas estações do transporte rápido por ônibus de Belo Horizonte já foram alvos de assaltos e furtos desde o início da operação do sistema. O último caso registrado aconteceu no dia 3, quando bandidos renderam funcionários da Estação Pampulha pela manhã. 

Segundo a Polícia Militar, um dos bandidos estava armado e ameaçou as funcionárias do guichê. Primeiro as trabalhadoras ouviram alguém bater na porta da bilheteria, mas quando foram atender não encontraram ninguém. Logo depois, os ladrões aproveitaram a chegada de outra funcionária para entrar na cabine. 

No Centro de Belo Horizonte, o problema são os furtos de placas de alumínio das estações. Em setembro, um adolescente de 17 anos foi detido após arrancar as peças da fachada de uma das estações, durante a noite.

Por Cristiane Silva e Guilherme Paranaiba
Informações: Estado de Minas

READ MORE - Prefeitura de BH vai contratar segurança armada para estações do BRT/Move

Ribeirão Preto terá corredores de ônibus a partir de novembro

Os 8 km de faixas preferencias para ônibus do transporte coletivo deve começar a funcionar a partir do próximo mês, em Ribeirão Preto, segundo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a prefeitura e o Ministério Público. 

As mudanças ocorrerão nos principais trajetos de ônibus no Centro de Ribeirão Preto. O estudo das vias onde terão as mudanças está na fase final, de acordo com José Mauro Araújo, diretor da Transerp - empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano em Ribeirão Preto.

''Nós estamos também definindo as faixas horárias, porque cada trecho onde será implementada é uma situação diferente", disse. O representante da empresa também disse que a principal preocupação é a necessidade de eliminar os estacionamentos de algumas ruas da área. 

"Será feito de forma a atender todos os interesses, priorizando o transporte coletivo, mas também não prejudicando a questão de estacionamento e de área azul", falou. 

Informações: CBN Ribeirão Preto

Leia também sobre:
READ MORE - Ribeirão Preto terá corredores de ônibus a partir de novembro

Licitação do transporte coletivo de Natal será publicado em janeiro de 2015

O edital para a licitação do transporte coletivo será publicado em janeiro de 2015. O prazo foi confirmado durante reunião na manhã desta sexta-feira (10) entre o prefeito Carlos Eduardo, a secretária municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Elequicina dos Santos; secretário adjunto de Transportes, Clodoaldo Cabral; o procurador Geral do Município, Carlos Castim; a consultora do Instituto Rua Viva, Liane Born, e técnicos da STTU.

Antes da publicação do edital a prefeitura vai realizar quatro audiências populares nas regiões administrativas de Natal para ouvir as demandas da população.

No encontro também ficou definido que é necessária uma reunião de representantes da Prefeitura e da Comissão de Licitação com a Câmara Municipal de Natal e o Ministério Público para discussão da lei municipal que organiza e disciplina o transporte coletivo no município. A lei trata de segurança no transporte de passageiros, dupla função e dupla jornada dos motoristas e regras para a tarifa. 

Informações: Tribuna do Norte

READ MORE - Licitação do transporte coletivo de Natal será publicado em janeiro de 2015

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960