No Rio, BRS na rua São Clemente para dá preferência ao transporte coletivo

sábado, 9 de agosto de 2014

A rua São Clemente, uma das mais movimentadas de Botafogo, na zona sul do Rio, recebe um corredor expresso para ônibus neste sábado (9). A inauguração acontece uma semana após a instalação do BRS na rua Voluntários da Pátria, no mesmo bairro, que, segundo a Prefeitura do Rio, reduziu o tempo de travessia dos coletivos em quase 20%.
Estefan Radovicz / Agência O Dia

O BRS São Clemente terá três quilômetros e meio de extensão e começará no início da Praia de Botafogo, após a rua Marquês de Abrantes, e vai até a Rua Humaitá, próximo ao número 244, abrangendo os dois pontos após a Rua Miguel Pereira.

No total, serão 12 pontos de parada, com abrigos e totens, distribuídos ao longo do percurso. A fiscalização eletrônica já começa a operar neste sábado.

Os táxis só podem utilizar a faixa exclusiva dos ônibus se estiverem com passageiros. Eles também não poderão parar do lado direito da São Clemente para embarques e desembarques. Já os carros de passeio e as motos só poderão acessar a faixa dos ônibus se precisarem fazer a conversão na esquina.

O novo BRS vai ordenar 40 linhas (33 linhas municipais e 7 intermunicipais) que passam pela São Clemente e 20 linhas que circulam pela Praia de Botafogo, sendo duas intermunicipais.

O limite de velocidade para o novo corredor é de 40 km/h para os coletivos, que devem circular sempre com os faróis acesos. O BRS funciona nos dias úteis das 6h às 21h e aos sábados das 6h às 14h. 

READ MORE - No Rio, BRS na rua São Clemente para dá preferência ao transporte coletivo

Em Fortaleza, Fiscalização nas faixas exclusivas de ônibus começa neste sábado

A partir deste sábado (09/08), as faixas exclusivas para ônibus das Avenidas Dom Luís e Santos Dumont passam a ser fiscalizadas. Com a implantação do binário entre as duas vias, a faixa mais à direita em cada pista será de uso exclusivo para ônibus, vans e táxis. No primeiro mês de funcionamento do equipamento, a fiscalização será realizada em caráter educativo. Dessa forma, infratores que desrespeitarem as regras receberão uma notificação, mas não serão multados.

Segundo a assessoria de comunicação da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), os veículos particulares só podem utilizar as faixas exclusivas para ônibus para realizar uma conversão à direita ou entrar em algum estabelecimento, respeitando a sinalização existente. As faixas são diferenciadas por uma linha de separação azul.

Entretanto, deve-se observar o limite máximo de 100 metros de distância percorrida, o que também configura a distância aproximada entre os postes onde se localizam as câmeras de fiscalização, que registram as placas dos veículos. Sendo assim, aqueles motoristas que forem flagrados utilizando a faixa exclusiva dos ônibus por duas câmeras seguidas devem sofrer a penalização.

As multas começarão a ser aplicadas no final do primeiro mês de funcionamento efetivo dos equipamentos instalados. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), o valor da penalidade para quem transita em uma faixa exclusiva de ônibus é de R$53,20, e o condutor recebe ainda três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Informações: Ceará Agora

READ MORE - Em Fortaleza, Fiscalização nas faixas exclusivas de ônibus começa neste sábado

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960