No Recife, Implantação da Faixa azul na Av. Domingos Ferreira é adiada

terça-feira, 10 de junho de 2014

A Faixa Azul, espaço de fluxo exclusivo a ônibus e táxis com passageiros, já começou a ser pintada na Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem. Segundo informações da CTTU, apenas as placas de sinalização faltam ser implantadas para completar a estrutura. No entanto, o equipamento inicialmente programado para ser inaugurado no último domingo será aberto apenas na próxima sexta-feira, em virtude do adiamento da entrega da Via Mangue.

Segundo nota da CTTU, reservar uma faixa para os ônibus e táxis só é viável com a migração dos veículos que circulam na Avenida Domingos Ferreira para a Via Mangue. Com a abertura da Via, é esperada uma diminuição de 49% na quantidade de carros circulando na Domingos Ferreira.

A primeira Faixa Azul de Boa Viagem terá 5,8km de extensão, do cruzamento com a Avenida Herculano Bandeira até a Rua Barão de Souza Leão, e seu horário de funcionamento será o mesmo das já existentes na cidade, das 6h às 22h. Os condutores de carros de passeio que trafegarem no espaço estarão cometendo infração leve, com multa de R$ 53,20, além de receber três pontos na carteira nacional de habilitação.

Informações: Diário de Pernambuco

READ MORE - No Recife, Implantação da Faixa azul na Av. Domingos Ferreira é adiada

Metrô de Salvador será enfim inaugurado

A presidente Dilma Rousseff e o governador Jaques Wagner vão inaugurar oficialmente o metrô de Salvador nesta quarta-feira (9). Os dois vão fazer o percurso de 7,3 quilômetros entre as estações Acesso Norte e Campo da Pólvora. Em seguida, as autoridades vão inaugurar o Instituto Senai de Inovação em Logística, no bairro de Itapuã.
Foto: Louise Lobato
Os quatro trens funcionarão de segunda a sexta-feira em horário especial até 14 de setembro. Em junho, a população poderá utilizar o sistema das 12h às 16h. Durante o mês de julho, o metrô vai funcionar das 10h às 16h. Já em agosto e setembro, o sistema começa a operar mais cedo: às 9h e 8h, consecutivamente.

Nos dias de jogos da Copa do Mundo na capital baiana, o serviço será exclusivo para os torcedores que vão assistir as partidas na Fonte Nova. O horário também será especial. "O metrô vai começar a operação cinco horas antes e termina 3h após a conclusão dos jogos para as pessoas que foram cadastradas e pegaram a pulseirinha", explica o presidente da CCR.

De acordo com Hamilton Andrade, gerente de Operações da CCR, a expectativa é de que 500 passageiros sejam transportados em cada trem, totalizando 1.800 pessoas por hora. Depois deste período de jogos, o metrô tornará a receber até mil passageiros.

Informações: Correio 24 Horas


READ MORE - Metrô de Salvador será enfim inaugurado

Metrô de Porto Alegre terá operação especial para Copa

A Trensurb apresentou na última semana seu plano de operação para o período da Copa do Mundo. A empresa espera um grande incremento na circulação de passageiros em razão da Fan Fest no Antiteatro Por do Sol durante os 30 dias de evento, além da anunciada hospedagem de torcedores argentinos em Sapucaia do Sul e do credenciamento do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, como local de estacionamento. Para atender a demanda, a circulação de vagões terá o horário reduzido e, nos dias de jogo do Brasil, o chamado horário de pico será antecipado em duas horas antes do início da partida.

Quando Porto Alegre receber jogos em dias de semana – 18, 25 e 30 de junho –, os horários opostos aos de pico ao longo da maior parte do dia têm intervalo de oito minutos entre viagens ao invés dos dez minutos habituais. Quando a partida na Capital gaúcha for no domingo – 15 e 22 de junho –, os intervalos entre viagens ao longo do dia são de oito minutos ao invés dos 15 minutos habituais, como destacou Carlos Augusto Belloli, diretor de operações da empresa.

Para auxiliar no atendimento dos turistas que vierem a Porto Alegre, a Trensurb convocou voluntários com conhecimento dos idiomas inglês e espanhol. Cerca de 30 pessoas atuam desde ontem até o dia 30 nas estações Aeroporto, Rodoviária, Mercado e, em dias de treinamento na Arena, na Estação Anchieta. Além disso, todas as 22 estações terão sempre pelo menos um empregado do metrô proficiente em língua estrangeira durante os horários de operação.

READ MORE - Metrô de Porto Alegre terá operação especial para Copa

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960