BRT começa a ser testados na Grande Recife

sexta-feira, 4 de abril de 2014

O Grande Recife Consórcio de Transporte deu início, nesta quinta-feira (3), aos testes com o novo modal de transporte público da Região Metropolitana do Recife, o BRT. Os veículos, que aqui na RMR se chamará Via Livre, serão testados pelos motoristas do Consórcio Conorte e da Rodoviária Metropolitana, nos corredores exclusivos de ônibus Norte/Sul e Leste/Oeste, respectivamente. 

O novo modal foi apresentado à Imprensa, na manhã de hoje (3). Os jornalistas participam de um percurso demonstrativo com o novo veículo. No sentido cidade/subúrbio, o Via Livre saiu da primeira estação da Av. Caxangá, localizada próximo ao Túnel da Abolição, passou pela estação nº2 e, logo em seguida, retornou para a estação nº 1 novamente.

As equipes também puderam conferir de perto as estações que receberão os BRTs. O novo sistema permite um embarque mais rápido, com pagamento antecipado de passagens, além de portas mais largas, o que permite que mais usuários embarquem ao mesmo tempo. O presidente do Grande Recife, Nelson Menezes, lembrou que as novas estações trarão mais conforto para os usuários na espera pelo coletivo. “Estas estações têm capacidade de atender, confortavelmente, 300 pessoas, que também não irão esperar muito pelo ônibus. A cada um minuto, terá um BRT realizando embarque e desembarque nas estações. Tudo está sendo feito para diminuir o tempo de espera dos passageiros”, afirmou. 

Os novos ônibus irão trafegar por grandes vias da cidade, como a Rodovia PE-15, avenidas Dantas Barreto, Cruz Cabugá, Caxangá e Belmino Correia. Juntos, os dois corredores correspondem a uma frota de 179 veículos, sendo 84 no Norte/Sul e 95 no Leste/Oeste. Para não interferir na operação dos demais ônibus, os testes acontecerão durante a semana, preferencialmente a partir das 20h, e nos finais de semana.


Corredor Leste/Oeste
Os testes iniciarão pelo Corredor Leste/Oeste, que possui uma extensão de 15,1 km e corta uma das grandes vias do Recife, a Avenida Caxangá. Do dia 3 de abril a 16 de maio, os motoristas da empresa Rodoviária Metropolitana, que irá operar o corredor, iniciarão os testes práticos com os novos veículos. Será o momento que os condutores serão capacitados na operação do novo modal, ainda sem passageiros, e se adaptarão a acoplagem, ao câmbio automático e ao motor, que será central ou traseiro, dando mais conforto aos motoristas e passageiros.

Esta primeira etapa de avaliações começará com quatro BRTs, que farão o trajeto da Avenida Caxangá até a Praça do Derby. No caminho, os veículos irão parar em 06 estações que estarão prontas, testando a acoplagem e a sincronia no abrir e fechar das portas. As primeiras a passarem pela experiência serão: Estação Abolição (Caxangá 1), Estação Zumbi (Caxangá 2), Estação Getúlio Vargas (Caxangá 3), Estação Forte do Arraial (Caxangá 4), Estação Parque do Cordeiro (Caxangá 5) e Estação Praça do Derby.

Os usuários do transporte público da RMR poderão conhecer e começar a utilizar o novo modal a partir do dia 17 de maio. Neste momento, no mínimo 50 motoristas já estarão totalmente treinados para começar a operar o BRT com passageiros, dando mais segurança, conforto e agilidade aos usuários. A primeira linha a trafegar com o novo veículo será a 480 – TI Camaragibe/Derby, que neste momento terá seu código modificado para 2480 – TI Camaragibe/Derby. A linha irá operar com 14 BRTs, saindo do TI Camaragibe até a Estação da Praça do Derby. Em junho, o corredor estará operando 100%. 

Corredor Norte/Sul
Os BRTs do Corredor Norte/Sul serão testados no período de 22 de abril e 23 de maio pelos motoristas. O procedimento será o mesmo que acontecerá com o Leste/Oeste. Na primeira fase dos testes, os motoristas do Consórcio Conorte, empresa que irá operar no corredor, iniciarão a operação sem passageiros, com oito BRTs em três estações: Estação Shopping Tacaruna (Cruz Cabugá 1), Estação Olavo Bilac (Rua do Hospício 1/ Praça 13 de Maio) e Estação Praça da República (Av. Dantas Barreto 1). Neste momento, os veículos irão utilizar o corredor Norte/Sul, saindo do Terminal Integrado da PE-15 em direção ao Centro da Cidade.

Os usuários do corredor exclusivo de ônibus Norte/Sul começarão a utilizar os BRTs, a partir do dia 24 de maio. A primeira linha a operar o novo modal será a 915 – PE-15, que passará a se chamar, 1915 – PE-15 (Dantas Barreto). Nesta etapa, a operação passará a ser com 14 BRTs e cinco estações. O número de veículos e estações testadas serão acrescentados gradativamente, conforme a evolução das fases e a chegada dos BRTs. A meta é que até setembro deste ano, toda a operação do Corredor Norte/Sul esteja funcionando.

Informações: GRCT

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Passagem de ônibus em Porto Alegre deve subir para R$ 2,95

O estudo técnico realizado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que aponta aumento de R$ 0,15 na passagem de ônibus na Capital, foi aprovado ontem pelo Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu). Foram 14 votos a favor e três contra ao acréscimo, que equivale a um percentual de 5,66%. Agora, a decisão de elevar a tarifa de R$ 2,80 para R$ 2,95 fica por conta do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati.

A votação foi realizada no auditório da EPTC, na rua João Neves da Fontoura, que chegou a ser bloqueada para o tráfego de veículos. Policiais militares e servidores da Guarda Municipal permaneceram no local para impedir que possíveis protestos atrapalhassem o encontro. Em frente à EPTC, cerca de dez manifestantes aguardavam o anúncio da decisão com cartazes e faixas.

Conselheiro do Comtu, o presidente do Sintáxi, Luiz Nozari, questionou os técnicos sobre a diferença de valores entre a Carris e as empresas privadas. Para a EPTC, o gasto da Carris é superior por fatores como “60% da frota ter ar-condicionado”. “Bom, então quer dizer que, se nos baseássemos apenas pelos índices da Carris, a passagem custaria R$ 3,55”, argumentou ele. 

A Luiz Mario Magalhães, representante da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Nozari perguntou por que a associação não havia sugerido um valor, “como faz todos os anos” e se os R$ 2,95 atendem às mínimas necessidades – incluindo renovação de frota.

“O que impediu a ATP de sugerir um valor é que estamos lidando com três metodologias diferentes desde o ano passado até agora. A ATP está confusa sobre qual o melhor método para Porto Alegre. Além disso, teremos prudência e deixamos para a EPTC fazer isso, pois nosso prédio foi depredado durante as manifestações em 2013”, explicou Magalhães. 

A última tarifa sugerida pela associação ficou em R$ 3,30. “A tarifa de R$ 2,95 está com os dias contados, pois, com a licitação, teremos uma outra metodologia”, rebateu o representante da ATP. 

“Eu só quero registrar que a segunda passagem não é gratuita. Nós estamos pagando-a nestes centavos a mais. E esse sistema do “passageiro pato” é inaceitável. A cada três passageiros, um não paga passagem, enquanto outros dois arcam com 1,5 passagem. Não se faz inclusão social sobrecarregando um segmento da população”, argumentou.

Nozari provocou outro debate envolvendo os cobradores. “Se o salário dos rodoviários representa mais de 40% do custo tarifário e sabemos que a função dos cobradores não precisará em breve mais existir, conforme acordo coletivo de trabalho aprovado, ficaremos pagando por algo que logo será extinto?”, questionou. A EPTC respondeu que, “por enquanto, os cobradores fazem parte do sistema”.

Segundo a prefeitura, o documento leva em conta as recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para a tarifa de 2013. A EPTC garantiu que a revisão dos coeficientes de consumo e índices de uso, componentes da planilha de cálculo tarifário, seguiram a legislação vigente. Além disso, alegou que o aumento no salário dos rodoviários em mais de 7% corresponde a 3,5% da elevação da tarifa. O valor da passagem leva em consideração 32% de isenções e 5% de tributos diretos. Também foi enfatizado no estudo técnico que o preço do óleo diesel subiu 13%, o que impacta em 2,65% na sugestão de aumento. 

Os técnicos da prefeitura informaram ainda que não existe em nenhuma lei ou decreto a previsão expressa da margem de lucro das empresas. “A taxa de remuneração é de 12%, descontada a parcela de depreciação do veículo. No ano passado, a média de lucro ficou em 7,39%”, explicaram.

Informações: Jornal do Comércio


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