CET vai implantar mais 1,2 km de faixa de ônibus na Zona Norte de SP

domingo, 16 de fevereiro de 2014

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantará, a partir desta segunda-feira (17), 1,2 km de faixa exclusiva na Avenida Miguel Conejo, na região da Freguesia do Ó, Zona Norte de São Paulo. Com essa inauguração, a malha viária viabilizada para o tráfego dos coletivos pela atual gestão passará de 316 km.

Os coletivos terão prioridade à direita no sentido Centro no trecho entre a Rua Baião Parente e a Avenida Santa Marina, de segunda a sexta-feira, das 6 às 9h.

A ação faz parte da Operação Dá Licença para o Ônibus, que tem como objetivo priorizar a circulação do transporte coletivo na cidade, diminuir o tempo de viagem dos usuários e melhorar os padrões de conforto e segurança do transporte público.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), trafegar pela faixa exclusiva de ônibus é uma infração leve, que gera perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Informações: G1 SP

Leia também sobre:
READ MORE - CET vai implantar mais 1,2 km de faixa de ônibus na Zona Norte de SP

Em Maceió, Faixa exclusiva para ônibus entra em vigor

A partir da próxima segunda-feira (17), condutores de veículos que trafegam pelas Avenidas Durval de Goés Monteiro e Fernandes Lima começarão o período de adaptação à faixa exclusiva de ônibus, implantada para dar mais velocidade aos coletivos. De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT), a adaptação serve para que motoristas de ônibus e condutores dos demais veículos comecem de fato a fazer o correto uso do corredor exclusivo, sem ainda receberem a autuação pela infração prevista no inciso I, artigo 184, do Código de Trânsito Brasileiro.

“Durante este período, os condutores flagrados na fiscalização receberão uma advertência por escrito pelo cometimento da infração. Porém, esta advertência não terá validade como multa e o condutor não perderá pontos na carteira de habilitação”, explicou o superintendente da SMTT, Tácio Melo.

O período de adaptação se estenderá até o dia 09 de março. A partir do dia 10, as autuações começarão e o condutor flagrado indevidamente pela faixa exclusiva será autuado pelos agentes de fiscalização de trânsito, que contarão com o apoio de 292 câmeras da Central de Videomonitoramento da SMTT para chegar até o condutor infrator. Além das viaturas que circulam pelas avenidas, agentes de trânsito estarão fazendo a fiscalização em cabines fixadas em cinco pontos da Durval de Goés Monteiro e Fernandes Lima.

Como funciona a faixa exclusiva?
Os veículos particulares, os ônibus de viagens e escolares devem usar apenas as pistas da esquerda e a pista da direita somente quando estiverem prestes a entrar numa via com acesso daquele lado, com a antecedência de duas quadras.

Já os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias continuam também usando  as faixas à esquerda, podendo transitar na faixa exclusiva somente em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, conforme o que preceitua o art. 29, VII do CTB.

Os táxis e os transportes complementares somente podem usar a faixa exclusiva para acesso aos pontos de embarque e desembarque de passageiros, nunca utilizando os pontos de ônibus. Os ciclistas continuarão com a preferência pela direita, mantendo a distância de segurança que é de 1,5m.

Informações: Tribuna Hoje

READ MORE - Em Maceió, Faixa exclusiva para ônibus entra em vigor

Guarulhos terá nova linha executiva de ônibus até a capital

A partir da próxima segunda-feira, 17, os moradores de Guarulhos terão uma nova opção de transporte ao centro de São Paulo. A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) criou uma linha executiva que sairá do Terminal Rodoviário de Guarulhos e vai até o bairro Paraíso, na capital. A Linha 427BI1 será operada pelo Consórcio Internorte.

Serão cinco ônibus rodoviários com motor traseiro, suspensão a ar, poltronas reclináveis, ar condicionado, sanitário, televisão, som ambiente e sistema Wifi.

O serviço deve atender os usuários somente nos dias úteis e a tarifa é de R$ 20, com programação de 40 viagens por dia, sendo 20 viagens ida e 20 de volta.

O ônibus vai passar pela Avenida Tiradentes, Avenida Guarulhos, Shopping Internacional de Guarulhos, Via Dutra, em Guarulhos, e Avenida Santos Dumont, Avenida Tiradentes, Praça da República, Rua Augusta e Avenida Paulista, em São Paulo.

Para mais informações e os horários de saída dos ônibus, acesse o site www.emtu.sp.gov.br.

READ MORE - Guarulhos terá nova linha executiva de ônibus até a capital

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960