Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Trensurb celebra 29 anos juntos com os usuários

segunda-feira, 10 de março de 2014

A empresa organizou uma agenda de atividades e surpresas no mês de março para comemorar seus 29 anos de Operação Comercial, completados no dia 4 de março. Na próxima terça-feira, 11, ocorrerá uma ação na Estação Mercado – junto a Galeria Mario Quintana, no túnel de acesso às plataformas de embarque -, com a presença da Direção da Trensurb e o mascote do metrô, o Zurbinho.

Logo na sequência, dia 15, através de parceria com a Groove Cultural, será realizada a 3° Festa Voodoo nos Trilhos com Analog Africa Soundsystem (Frankfurt/ALE), com o encontro marcado para as 22h na Estação Mercado, junto a Praça Revolução Farroupilha, com deslocamento de trem, a partir da meia-noite, até a plataforma da ex-Rede Ferroviária Augusto Pestana.

Ainda como parte dos eventos comemorativos ao aniversário, a Trensurb recebe nas dependências de suas estações o “Xô, Baile dos Anastácio”, do grupo Oigalê. No dia 17/03, o “Xô” começa na estação Sapucaia, se deslocando até as estações São Leopoldo e Novo Hamburgo, a partir das 13h. Já no dia 21/03, o baile inicia na estação Esteio, passando por Canoas, até chegar à estação Mercado, também a partir das 13h.

1.155.553.444 de pessoas transportadas

A Trensurb ao completar 29 anos de Operação Comercial no dia 4 de março, somou mais de 1.155.553.444 (um bilhão, cento e cinqüenta e cinco milhões, quinhentos e cinqüenta e três mil e quatrocentos e quarenta e quatro) de pessoas transportadas. Um número que ratifica a importância do metrô não apenas como transporte público vital, mas, também, destaca sua influência ao longo dos anos na vida de milhares de pessoas.

Esse ano é um dos mais especiais na história da Trensurb, pois é um período de muitas mudanças no sistema metroviário. O diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, disse que "todos estão de parabéns nesses 29 anos de Operação e, para os próximos anos, o desafio de todos é transformar a Trensurb num modelo de gestão e operação, fazendo da empresa um exemplo entre todas as operadoras do ramo da mobilidade”. Kasper afirma, ainda, que “a melhoria da gestão tem por objetivo propiciar condições para que mais e melhores serviços públicos sejam produzidos para a população. E, para que isso ocorra, os recursos de que o governo dispõe devem ser utilizados com a máxima eficiência”.

O Superintendente de Desenvolvimento e Expansão, Ernani Fagundes, enfatiza essa ideia: “rememorar e celebrar os 29 anos de operação nos remete a observar nossa participação em vários momentos: na construção, operação e manutenção dos serviços que prestamos. Acreditamos que fizemos muito, mas temos consciência que os próximos 30 anos precisam ser pensados hoje e agora”.

O diretor de Operações, Carlos Augusto Belolli, destaca que "nesses 29 anos a empresa passou por diversas fases: na década de 80, como um novo modal de transporte; sua expansão, ampliando sua rede; e, agora, adquirindo sua maturidade através da implementação de tecnologias complementares, a exemplo do aeromóvel, da aquisição de novos trens e do projeto de modernização da frota atual”. Já o superintendente de Desenvolvimento Comercial, Aldir Seifried, lembra que “não se pode pensar mais a Região Metropolitana de Porto Alegre sem a Trensurb. Fazemos parte da vida das pessoas e elas reconhecem isso”.

Expansão Novo Hamburgo

Um grato e muito aguardado serviço para a população foi o inicio da pré-operação em horário integral nas novas estações do metrô, desde o último dia 30 de janeiro. Industrial, Fenac e Novo Hamburgo, juntas, transportaram mais de 32.998 mil pessoas apenas nos cinco primeiros dias. Neste contexto, o diretor de Administração e Finanças da Trensurb, Leonardo Hoff, destaca que "os 29 anos da Trensurb são um marco na história dos gaúchos, e um momento ímpar pela chegada do trem a NH, bem como da aquisição dos 15 novos trens com ar condicionado”.

Inovações tecnológicas: aeromóvel e novos trens

Antes mesmo de chegar o segundo veículo do sistema aeromóvel, o A200, em 14 de outubro de 2013, a tecnologia já estava consolidada por sua sustentabilidade, economia energética e transporte seguro e eficiente de usuários. Já os novos trens começam a chegar em maio para iniciar a fase de testes e as novas composições, de quatro carros cada uma, contarão com sistema de ar condicionado automatizado e consumo energético de 20% a 30% inferior aos trens atuais.

Estações revitalizadas

Não menos importante é lembrar-se das revitalizações que ocorreram e estão em andamento nas diversas estações da Trensurb, com novas cores e estruturas. A Estação Petrobrás foi refeita com a arte dos mosaicos, a instalação de luminárias LED e pintura. Já a Estação Esteio, porta de entrada para a Expointer, também recebeu atualizações: com a restauração de pilares, pintura de todo o local e substituição da cobertura da plataforma. Ainda em 2014, está previsto a instalação de um elevador no local. Aeroporto foi remodelada para ser a estação de conexão com o Aeroporto Internacional Salgado Filho, e teve - em agosto de 2013 - uma inauguração do Sistema Aeromovel com a presença da presidenta Dilma Roussef. Além disso, outras estações receberão atualizações este ano: Estação Rodoviária receberá modernização, dentre as quais se destaca a instalação de dois elevadores e obras de acessibilidade universal; e Farrapos, que também será modernizada.

SERVIÇO:

11/03, às 16h: Ação na Estação Mercado, com a presença da Direção da Trensurb e o mascote do metrô, o Zurbinho.

15/03, a partir das 22h: 3° Festa Voodoo nos Trilhos com Analog Africa Soundsystem (Frankfurt/ALE) - saiba mais em www.facebook.com/voodoonostrilhos

17/03 – “Xô” de Teatro com o Grupo Oigalê nas estações São Leopoldo e Novo Hamburgo, a partir das 13h.

21/03 – Continua o “Xô” nas estações Esteio, Canoas e Mercado.

Atividades paralelas

07/03 - “O Mito da Caverna”, exposição de Viviane Ninov, na biblioteca Livros sobre Trilhos, localizada na Estação Mercado.

13/03 - “Tipografia Urbana: um olhar sobre os tipos de cidade”, exposição fotográfica coordenada por Bento Abreu, na Galeria Mário Quintana – Estação Mercado.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960