Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Trilhos do VLT da Baixada Santista começam a ser instalados no próximo mês

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Começarão a ser instaladas no próximo mês, as 2.400 toneladas de trilhos do primeiro trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista, que fica entre Barreiros e a Avenida Conselheiro Nébias. Os materiais já chegaram ao Brasil. O vencedor da licitação do material rodante foi o Consórcio Tremvia Santos, formado pelas empresas Trans Sistemas de Transportes S.A. e Vossloh Espanã S.A. O desembarque ocorreu no Porto de São Sebastião. Atualmente, eles se encontram no canteiro de obras da Estação Nossa Senhora das Graças, em São Vicente. O local, que fica na esquina da Avenida Marechal Deodoro com rua Nossa Senhora das Graças,será o primeiro a receber os trilhos.

Importado da Espanha, o material é suficiente para suprir as duas mãos de direção do VLT em um trecho de 9,5km, além de uma reserva para sobressalentes, informou a EMTU, empresa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Os trilhos são idênticos aos utilizados no metrô, com bitola (distância entre os trilhos) de 1,435mm.

O sistema de transporte público que o Governo do Estado de São Paulo está implantando terá viagens-teste no segundo semestre deste ano. A chegada do primeiro VLT está prevista para maio e o cronograma de entregas dos 22 veículos será finalizado em agosto de 2015. A operação comercial no primeiro trecho tem previsão para início de fevereiro.

Os veículos contam com 2,65 metros de largura por 44 metros de comprimento. A capacidade é para 400 usuários e a velocidade média de 25km/h (a máxima é de 80km/h). Eles possuem ar condicionado e piso 100% baixo, facilitando a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção.

Obras

As obras do VLT em Santos possuem seis frentes de trabalho. São elas: Estação Nossa Senhora de Lourdes, Túnel José Menino,  três frentes de pavimentação e frente do Pátio Porto.

Já em São Vicente são 12 frentes: cinco trabalhando na via permanente (que contam com “subfrentes” como, por exemplo, drenagem, escavação, montagem de banco de dutos, entre outros); cinco frentes nas estações; Frente do Viaduto Emmerich (na qual existem “subfrentes” como, por exemplo, da Parede Diafragma, Remanejamento de Interferências, Escavação e Demolição do viaduto) e uma frente de pavimentação.

Esta semana, estão atuando nas frentes 687 funcionários (mão de obra direta) e 205 (indireta). Terceirizada são 311. O total são de 1.203 trabalhadores.

Sinalização

O contrato com o ganhador da licitação de fornecimento dos sistemas de energia, sinalização, telecomunicações, controle de arrecadação e de passageiros foi assinado em janeiro de 2013.

O vencedor da licitação foi o Consórcio VLT RMBS, formado pelas empresas Construtora Ferreira Guedes S.A., Trans Sistemas de Transportes S.A., Adtranz Engenharia e Sistemas Ltda. e Brascontrol Indústria e Comércio Ltda.

O projeto executivo está em elaboração pelo Consórcio. A próxima fase será a fabricação do equipamento e instalação quando as salas de controle já estarão construídas ao longo do primeiro trecho do VLT.

Informações: A Tribuna On-line

Leia também sobre:

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960