Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Prefeitura de Fortaleza realiza testes com ônibus híbrido

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

A partir desta quarta-feira (12), a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza, colocará em circulação um veículo em teste: o Hibribus. O diferencial desse ônibus é a combinação de um motor à diesel e um elétrico, que funcionam isolada ou simultaneamente, garantindo uma redução de 35% de combustível, segundo a empresa Volvo, responsável pela fabricação do equipamento.

Durante o mês de fevereiro, o Hibribus circulará na linha 075 – Campus do Pici/Unifor. Os passageiros poderão embarcar pagando a mesma tarifa dos demais coletivos, mas poderão usufruir de alguns atributos de conforto ainda não existentes na frota atual, como a redução do barulho do motor, por exemplo. Durante a utilização do motor elétrico, o ônibus híbrido não emite ruído, reduzindo a poluição sonora e permitindo uma boa leitura ou a utilização de fones de ouvidos durante a viagem.

A maior vantagem do Hibribus está no quesito sustentabilidade. Segundo a fabricante, ele emite até 90% menos substâncias nocivas ao ambiente que os equipados com motor Euro 3, e até 50% menos que os propulsores Euro 5. Essa foi a característica que mais chamou a atenção dos gestores da Etufor. “Queremos que o sistema de transporte urbano de Fortaleza entre na era da mobilidade verde, reduzindo os poluentes sonoros e do ar. Desta forma, estaremos proporcionando mais satisfação aos passageiros, com mais responsabilidade ambiental”, afirma Rogério Pinheiro, presidente da Etufor.

A partida do Hibribus é dada exclusivamente com o motor elétrico, que continua em funcionamento até o ônibus atingir, aproximadamente, 20 km/h. Quando o veículo para – nos pontos, semáforos ou congestionamentos, o bloco “convencional” é desligado e o elétrico mantém em funcionamento os sistemas auxiliares, como as luzes, o ar-condicionado e os letreiros.

O veículo possui uma comunicação visual diferenciada, na cor verde. Os passageiros precisarão ficar atentos na hora do embarque, que será realizado pela porta dianteira, pois o veículo segue os padrões de Curitiba, onde 30 veículos deste modelo fazem parte da frota.

Informações: Etufor

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960