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Prefeito de São José dos Campos promete início da obra do sistema BRT para este ano

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O prefeito de São José dos Campos, Carlinhos Almeida (PT), afirmou nesta sexta-feira (17) que pretende iniciar neste ano as obras para a implantação do modelo BRT (Bus Rapid Transit), projeto que consiste basicamente em corredores exclusivos para ônibus. A obra, que deve ficar pronta até 2016, irá custar R$ 800 milhões.

Após desistir de implantar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o projeto do modelo BRT foi apresentado à população na noite de sexta-feira durante uma audiência pública. Segundo o prefeito Carlinhos Almeida, a intenção é iniciar a obra em 2014.
"A nossa meta é começar a obra neste ano. Não é um desafio fácil porque temos que fazer todo esse projeto, toda concorrência e contratar, mas nós vamos correr bastante porque em três, quatro anos é possível implantar pelo menos cinco linhas - duas na região sul, uma na região leste, uma na região norte e uma na região sudeste, que envolve o Putim e o Jardim da Granja", afirmou.

O projeto do BRT em São José dos Campos conta com centrais de embarque e desembarque, centro de controle dos ônibus por GPS, pré-pagamento da passagem, transferência sem custos como o atual bilhete único, integração com outros modos de transporte e prioridade nos semáforos. O traçado terá 78 quilômetros. O principal modelo está em execução na cidade de Bogotá, na Colômbia, e no Brasil em Curitiba (PR).

Na audiência pública, o prefeito também explicou à população os motivos que levaram a administração a optar pelo BRT ao VLT, que inicialmente estava previsto. Segundo ele, a mudança se deve ao fato do modelo atual ser economicamente mais viável.

"O BRT, com R$ 800 milhões, nós conseguimos fazer aproximadamente 80 quilômetros de corredor enquanto que com o mesmo recurso a gente faria pouco mais de 10 quilômetros de VLT. Além da implantação e obra ser mais barata, também a operação é mais barata o que vai permitir ter um sistema mais viável, que possa ser sustentável do ponto de vista da tarifa e que possa ser ampliado com o tempo. Porque com o sistema do VLT o recurso era suficiente apenas para atender a região central, já com esse modelo podemos atender praticamente toda a cidade", explicou.

O pedido de financiamento do projeto, que será custeado com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento 2, já foi aprovado pelo Tesouro Nacional. Segundo a prefeitura, o próximo passo para a implantação do sistema é a apresentação do projeto para a Caixa Econômica Federal, que irá fazer a análise técnica, e a partir daí desenvolver o projeto técnico para fazer a concorrência e contratar a obra.

Informações: G1 Vale do Paraíba e Região

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